O que é melhor para casa: uma depiladora fotográfica ou uma depiladora a laser?
A "tortura" que as mulheres tinham de passar ao remover pelos indesejáveis no passado foi substituída por técnicas inovadoras. Graças a eles, o procedimento de depilação tornou-se o mais indolor e eficaz possível.
Hoje em dia, para tirar os pelos do corpo, você pode passar sem precisar ir a caros salões de beleza. Os dispositivos necessários para isso estão disponíveis gratuitamente e os fabricantes modernos garantem sua segurança. Hoje em dia, a fotoepilação e seu análogo a laser são especialmente populares entre os métodos de depilação disponíveis.
As principais diferenças
Os métodos de remoção de cabelo acima têm um mecanismo de ação semelhante. No entanto, cada um deles tem sua própria aplicação e efeito específico no corpo humano. Antes de comprar qualquer depiladora para uso doméstico, você precisa entender como funciona. Em seguida, escolha aquele que mais se adapta a você.
- O princípio de funcionamento dos fotoepiladores é o efeito dos raios de luz de alto pulso sobre os cabelos, quando absorvidos pelas células da epiderme, a energia térmica é liberada. Com a ajuda dessa energia, ocorre a destruição dos fios e folículos do cabelo. Os fotoepiladores são equipados com filtros que cortam os raios ultravioleta, preservando assim a integridade do tecido circundante.
- Com a depilação a laser, o efeito nos folículos capilares é realizado por meio de raios infravermelhos. Eles são direcionados diretamente para as lâmpadas, que são queimadas pelo calor.
O fraco espalhamento e as baixas taxas de absorção da radiação pela melanina, que está contida no cabelo, contribuem para que o laser penetre nas camadas da epiderme o mais profundamente possível.
Vamos considerar como a depilação fotográfica difere da depilação a laser.
- O método de fotoepilação começou a ser usado muito antes dos feixes de laser.
- O feixe de laser atua na pele de forma intensa, seletiva. No entanto, o flash do fotoepilador é mais amplo. No caminho para o folículo piloso, tem um efeito concomitante na pele e nos vasos sanguíneos da epiderme, o que reduz significativamente a sua eficácia - cerca de 20% (segundo estudos internacionais).
- Para a depilação a laser, é necessário que haja uma quantidade suficiente de melanina (pigmento escuro) na estrutura do cabelo, mas a pele é clara. Mulheres morenas correm o risco de queimar-se durante o procedimento. A fotoepilação pode ser realizada em mulheres de qualquer tipo e cor de pele.
- O flash de luz difuso durante a fotoepilação é menos agressivo aos folículos capilares quando comparado ao feixe de laser. Portanto, muitas vezes é necessário realizar sessões adicionais.
- O custo de um fotoepilador é uma ordem de magnitude menor do que seu equivalente a laser. Mas se você levar em conta a eficácia do procedimento, a diferença de preço será insignificante.
- A ação do laser cobre uma área muito menor da pele. Portanto, a sessão de exposição ao laser é mais longa.
Qual aparelho é menos doloroso?
Acredita-se que a depiladora a laser seja mais segura devido ao efeito pontual no folículo piloso. No entanto, essa visão é errônea. O fotoepilador está equipado com elementos filtrantes que protegem a pele dos poderosos raios de luz e tornam o efeito na epiderme o mais suave possível. Como resultado, a segurança desses dois métodos de remoção de pêlos indesejáveis está no mesmo nível.
Dispositivos modernos foram modernizados de forma a minimizar qualquer dor durante seu uso. A julgar pelas avaliações dos usuários, o procedimento com fotoepilador é menos doloroso, durante seu processo há um mínimo de desconforto que ocorre no contexto de uma leve sensação de queimação na pele. Mas, posteriormente, o dispositivo tem um efeito mais severo na pele. Portanto, não se deve se relacionar de forma inequívoca com a opinião dos usuários - o limiar de dor é individual para cada pessoa.
As depiladoras a laser são equipadas com elementos especiais que têm um efeito refrescante na área da pele tratada, minimizando assim a dor. A sensação de desconforto é inevitável ao depilar áreas especialmente sensíveis (por exemplo, a área do biquíni).
O limiar de dor para remoção de pelos com depiladores é determinado pelos seguintes fatores:
- o tamanho da área tratada do corpo;
- uma área de sensibilidade aumentada (por exemplo, axilas);
- percepções individuais de dor;
- características técnicas do dispositivo (potência, intensidade e assim por diante).
A preparação moral e física para o procedimento é de grande importância. Uma pessoa mentalmente estável sentirá um desconforto mínimo, sem se concentrar na dor.
Para pessoas especialmente sensíveis, os especialistas também recomendam o uso de um gel especial. Atua como condutor de luz, analgésico, tem efeito refrescante, minimizando o risco de queimaduras.
O que é mais eficiente?
Ainda não é possível dar uma resposta exata à questão de qual dos dispositivos é mais eficiente. Cada uma das depiladoras desempenha as funções que lhe são atribuídas, mas ao mesmo tempo apresenta vantagens e desvantagens. A eficácia do dispositivo depende de quais tarefas ele resolverá com sua ajuda.
- Um fotoepilador é mais adequado para remover pelos em uma grande área da pele. Ao mesmo tempo, o laser lida melhor com a remoção precisa dos pelos.
- A fotoepilação tem a capacidade não só de remover os pelos, mas também de rejuvenescer e tonificar a pele. Além disso, ajuda a remover a pigmentação.
- Para remover completamente o cabelo, o fotoepilador requer mais sessões do que seu equivalente a laser.
- Nenhum dos dispositivos será eficaz se uma pessoa tiver problemas com a atividade hormonal.
Qual é a melhor escolha?
Ambos os dispositivos têm quase o mesmo princípio de operação. Portanto, a questão de escolher a opção de depiladora mais eficaz em cada caso deve ser decidida individualmente. Ao comprar um dispositivo para uso em casa, os seguintes fatores devem ser considerados:
- qual é o tamanho das áreas do corpo que são mais frequentemente sujeitas a depilação;
- o grau de sensibilidade da pele, sua tendência à irritação e reações alérgicas;
- possíveis contra-indicações relacionadas à saúde ao uso do dispositivo;
- cabelo e cor da pele.
Os dispositivos portáteis destinam-se ao uso doméstico. Antes de comprar uma depiladora, você deve consultar um dermatologista.
O dispositivo para eliminação de pêlos deve ser selecionado com base na pesquisa do médico, bem como tendo em consideração as características individuais.