Tudo sobre depilação a laser
A vegetação excessiva no corpo é assunto de complexos para muitas pessoas, independentemente do sexo. A maioria dos homens e mulheres hoje se esforça para ter uma pele lisa e clara. A depilação a laser é uma técnica moderna pela qual se consegue manter por muito tempo a lisura da camada superior do epitélio.
Características, vantagens e desvantagens
A depilação a laser é um procedimento popular para a remoção de vegetação. A popularidade se deve à indolor do processo e à segurança do uso do laser. Se o paciente seguir os conselhos necessários sobre os cuidados com a pele, não haverá consequências negativas ou efeitos colaterais. O laser ajudará a deixar a pele lisa por muito tempo. Vale a pena entender como funciona.
O princípio da depilação a laser é bastante simples. Envolve a destruição e destruição completa do folículo piloso. O laser passa ao longo da haste do cabelo, aquecendo instantaneamente as células de melanina, o que causa a morte do folículo piloso. Ao mesmo tempo, a pele não é danificada e a pessoa não é ferida.
Deve-se observar que o procedimento visa a remoção de pêlos com 3-5 mm de comprimento. Isso se explica pelo fato de esse comprimento significar a fase ativa do crescimento do cabelo, portanto, ele fica mais exposto à radiação. Se as lâmpadas estiverem em repouso com o laser, o cabelo começará a crescer novamente com o tempo. Então você não será capaz de se livrar deles.
Para obter a remoção completa dos pelos corporais, vários procedimentos são necessários com um intervalo de algumas semanas entre eles. Profissionais da depilação a laser:
- resultado de longa duração;
- a capacidade de remover pêlos encravados e cravos pretos;
- rejuvenescimento da pele e restauração da camada superior do epitélio;
- possibilidade de uso de laser para tratamento da área íntima;
- indolor e segurança.
Menos A depilação a laser é que, em uma sessão, não será possível remover a vegetação para sempre. Você terá que comparecer a diversos procedimentos para atingir o resultado desejado. Além disso, as desvantagens incluem a duração do próprio procedimento. Às vezes, uma sessão pode durar até uma hora e meia.
Por fim, uma desvantagem significativa desse tipo de depilação é o alto preço.
Indicações e contra-indicações
A depilação a laser é indicada para:
- tendência a pêlos encravados;
- inflamação da pele;
- hipertricose;
- aumento da sensibilidade da pele para raspar mãos e pés;
- tom de pele claro e cabelos escuros.
É melhor inscrever-se para procedimentos a partir dos 18 anos. Mais cedo, você pode participar de uma sessão de depilação a laser, mas somente com o consentimento por escrito de um dos pais. Este método de depilação tem contra-indicações.
- Gravidez. As instruções do dispositivo não proíbem o procedimento na gestação, mas a maioria dos cosmetologistas recomenda abandonar essa técnica por um tempo.
- Lactação. Não existe uma proibição específica, mas as alterações hormonais podem levar a efeitos inesperados do laser. Houve casos em que o laser não ajudou em nada a se livrar dos pêlos indesejáveis do corpo.
- Bronzeado. Nesse caso, será mais difícil o dispositivo agir sobre os folículos, o que aumentará o risco de consequências desagradáveis.
- Moles. Se uma toupeira for atingida por um laser, ela pode começar a crescer. É melhor consultar um médico antes do procedimento.
- Doenças virais ou infecções. Você pode iniciar a depilação a laser somente depois que o paciente estiver totalmente recuperado.
- Formações benignas. Não é recomendável remover os pelos com laser no diagnóstico de tais patologias.
- Alta pressão. O procedimento neste caso é perigoso e prejudicial.
Além disso, médicos e cosmetologistas não recomendam visitar a depilação a laser se houver escoriações ou cortes na pele. Antes de realizar o procedimento, é melhor consultar uma esteticista que dirá se é possível remover os pelos com laser e qual método deve ser escolhido, caso isso não seja possível.
Os efeitos colaterais podem incluir queimaduras, pigmentação ou reações alérgicas da derme ao laser. De muitas maneiras, a formação de tais reações negativas do corpo é causada pela condição da pele, a potência do dispositivo e as qualificações do especialista que realiza o procedimento.
Descrição das espécies
Os dispositivos a laser usam diferentes tipos de ondas - longas e curtas. Dependendo do tipo de onda, a potência do dispositivo é determinada... Dispositivos de baixa potência são menos desconfortáveis e são adequados para certos tipos de pele.
Vale a pena dar uma olhada mais de perto nos tipos de lasers.
Alexandrite
O dispositivo mais eficiente para depilação dinâmica. O laser é usado em salões de beleza e clínicas privadas de estética. O aparelho dá um resultado alto e garantido. Antes de usar o aparelho, será necessário resfriar a pele externamente. Vantagens:
- a capacidade de remover cabelos claros;
- falta de sensações dolorosas;
- baixo risco de queimaduras na pele.
O resultado pode ser alcançado em apenas algumas sessões.
Rubi
Como funciona - usando ondas curtas para destruir o folículo... O dispositivo é bastante antigo e não tão popular, sendo frequentemente encontrado em clínicas de cosmetologia. Este laser tem mais desvantagens do que vantagens. Apesar do baixo custo do procedimento, o laser deixa irritações e não é adequado para a remoção de cabelos claros ou ruivos.
Diodo
O aparelho possui função integrada de resfriamento da pele, por meio da qual é possível reduzir a dor durante o procedimento. Vantagens do laser:
- destruição completa do folículo;
- a capacidade de remover pelos do corpo de um homem;
- falta de sensações dolorosas.
Infelizmente, esse laser não pode destruir cabelos claros ou ruivos.
Neodímio
A peculiaridade do aparelho é o uso de ondas longas durante o funcionamento. A depilação com esse dispositivo ajudará a agir no folículo piloso e no vaso que o alimenta. O resultado é a destruição completa do folículo. prós:
- a capacidade de usar para remover cabelos claros e ruivos;
- penetração profunda das ondas;
- resultado garantido.
Desvantagem o laser de neodímio são as sensações dolorosas vivenciadas pelo paciente durante a sessão. Basicamente, esse dispositivo é usado para eliminar a rede vascular ou cicatrizes.
Como se preparar para o processo?
Antes de visitar o procedimento, vale a pena se preparar. Isso deve ser feito com cuidado. Em primeiro lugar, vale a pena estudar os tipos de lasers e as características de funcionamento de cada dispositivo. Também recomenda-se aprender mais sobre como é realizada a sessão e quais as contra-indicações e efeitos colaterais do procedimento.
Em 2 a 4 meses é necessário interromper a depilação com cera, navalhas, pastas de açúcar. Também segue:
- desista do bronzeamento e do solário;
- em um mês, comece a tratar a pele com um creme que protege contra a radiação ultravioleta;
- pare de usar loções que contenham álcool em algumas semanas.
Na véspera da sessão, você deve parar de usar cremes, desodorantes e quaisquer cosméticos decorativos, para não agredir a pele.
Muitas pessoas se perguntam quanto tempo deve ter o cabelo antes da depilação. O comprimento do cabelo a ser removido não deve ser inferior a 1 mm.
Deve-se notar imediatamente que a depilação a laser pode não dar o resultado esperado. Isso é determinado pelo background hormonal, que ativa ou reduz o crescimento do cabelo, e também é responsável pela restauração dos bulbos. Se um homem ou mulher tiver distúrbios hormonais, os cabelos aparecerão mesmo após a exposição a um laser. Nesse caso, você deve consultar uma esteticista, que sugerirá um método adequado para a remoção da vegetação.
Estágios do
O procedimento de depilação é realizado em várias etapas:
- preparatório - dura de 2 a 4 meses, durante os quais o paciente cuida da pele e cresce os cabelos;
- o principal - envolve sessão de terapia a laser;
- cuidados após a sessão - a duração da última etapa depende do tipo de derme.
Antes da depilação, você deve consultar uma esteticista e fazer um teste de sensibilidade ao laser. Se o limiar de dor do paciente for baixo, o médico recomendará um creme anestésico.
Durante a sessão, o paciente e o médico devem ter óculos de segurança especiais na frente dos olhos. Essa necessidade é explicada pelo efeito negativo do laser sobre o pigmento, que fica na íris do olho.
A depilação a laser é realizada em pele seca e previamente limpa. As configurações do dispositivo são selecionadas de acordo com as características individuais do paciente - tipo de pele, níveis hormonais, espessura e comprimento do cabelo. A frequência das sessões é determinada pelo médico. Após a depilação por duas semanas, os pelos irão cair gradualmente - isso é correto e normal.
Características da depilação de diferentes partes do corpo
O laser atua de maneira diferente em diferentes partes do corpo. Isso é explicado pela heterogeneidade da cobertura vegetal. Em algumas áreas, os folículos pilosos podem estar localizados profundamente, enquanto em outras, ao contrário, mais próximos do epitélio. Também pode ser causado pelo sexo do paciente. Por exemplo, remover o cabelo do pescoço é mais fácil para as mulheres do que para os homens.
Axilas
As axilas são uma área dependente de hormônios, caracterizada por pêlos grossos e bem pigmentados. A depilação a laser terá um efeito positivo e duradouro para homens e mulheres.
Após o procedimento, recomenda-se desistir por um tempo do solário e dos raios solares.Às vezes, após o laser, pode ocorrer uma reação alérgica na forma de leve irritação ou descamação. Isso é normal e irá embora em breve.
Até que a reação alérgica cesse, não é recomendável tomar sol e nadar.
Partes íntimas
O tratamento dessas áreas é eficaz em 100% dos casos. Os pêlos da zona íntima são predominantemente escuros e ásperos, o que exigirá a frequência de várias sessões. Há uma ligeira diferença nos pêlos entre as nádegas. São mais leves e finos, o que permite uma rápida remoção, deixando a pele mais lisa.
Pernas e braços
A peculiaridade da depilação dessas zonas começa na fase preparatória. Antes da sessão, você precisará raspar os pelos dos braços e pernas e esperar que os novos cresçam 3-4 mm. Depois disso, você pode prosseguir para o procedimento principal.
A vantagem do tratamento a laser de mãos e pés é a ausência de dor... O feixe atinge apenas a haste do cabelo, o que elimina a necessidade de anestésicos.
Sobre o lábio
Os pelos faciais são removidos rapidamente com um laser porque os folículos capilares são superficiais. A duração do tratamento da área acima do lábio é curta, o cosmetologista vai lidar com isso em literalmente 10-20 minutos.
Estômago
Homens e mulheres costumam se inscrever para o procedimento. Basicamente, refere-se à linha do cabelo que desce do umbigo. A duração do procedimento não é superior a 30 minutos. Você pode se livrar completamente dos pelos abdominais em 3-4 sessões.
Voltar
Um procedimento popular entre os homens que às vezes apresentam crescimento ativo de pelos pigmentados nas costas. A depilação a laser na região lombar permite eliminar qualquer tipo de vegetação, independentemente da sua localização e da espessura dos pelos tratados.
Para remover completamente o cabelo da parte de trás, serão necessárias 4-5 visitas à cosmetologia. Nas situações mais avançadas, podem ser necessárias até 12 visitas... Antes do procedimento, um gel é aplicado na área tratada.
Cuidados de acompanhamento
Após o procedimento, vale a pena ter um cuidado especial com a pele. Não deve ser exposto aos raios ultravioleta. Recomenda-se desistir de raspar as pernas, a área do biquíni e tratar regularmente a pele com hidratante. Os cosmetologistas também recomendam ouvir as dicas a seguir.
- Após o procedimento, pela primeira vez, não use cosméticos que contenham álcool. Especialmente se você pretende visitar a esteticista novamente.
- Durante três semanas a partir do momento do último procedimento, recuse-se a ir a locais úmidos (banhos, saunas) para evitar inflamações na pele.
- Não lave durante o dia. Além disso, você deve desistir da toalha por dois dias.
- Não bronzeie a pele após a depilação ou depilação. Se o procedimento foi realizado no verão, recomenda-se lubrificar adicionalmente a pele com cremes ou outras formulações que protejam dos raios ultravioleta.
Às vezes, após o procedimento, se a pele estiver sensível, permanecem queimaduras.
Você não pode se livrar deles sozinho se, como resultado, uma crosta se formou na derme. É melhor procurar a ajuda de uma esteticista que ajudará a prevenir a formação de cicatrizes e cicatrizes.
Verdade e mitos
A depilação a laser é usada há mais de 20 anos. Durante esse tempo, vários mitos sobre o procedimento surgiram. Vale a pena descobrir quais deles são verdadeiros e quais são ficções.
- A depilação a laser leva ao desenvolvimento da oncologia. Isso é um mito, já que o laser não contém raios ultravioleta que podem provocar o desenvolvimento de células cancerosas. A radiação laser é segura, pois penetra na pele a uma profundidade de 5 mm.
- A depilação a laser não remove completamente os pelos. Sim, os cientistas ainda não foram capazes de desenvolver um método que eliminaria a vegetação indesejada em uma sessão. Concluir todo o curso dará o resultado desejado.
- Durante o procedimento, o paciente sente dor. Isso depende do tipo de laser usado. Se o dispositivo estiver com baixa potência, o procedimento será absolutamente indolor.No caso de um laser mais potente, pomadas anestésicas podem ser necessárias.
- Antes de ir a um salão de beleza, você precisa deixar seu cabelo crescer. Isso é parcialmente verdade, mas, se necessário, a depilação a laser pode ser feita 1 a 2 dias após o barbear. Um fato interessante é que o crescimento do cabelo é necessário principalmente para a depilação dos braços e pernas. Quanto mais comprido for o cabelo, melhor será o efeito do procedimento.
- O crescimento interno do cabelo e a formação de cicatrizes são possíveis após o laser. O laser não provoca danos ou complicações, pois atinge apenas o folículo. Portanto, não se preocupe com a formação de cicatrizes após o procedimento.
Apesar da eficácia da depilação a laser, muitos ainda estão convencidos de que a aplicação de açúcar e a depilação com cera são preferíveis. No entanto, não é. Ao aplicar o açúcar, os pelos se soltam junto com a camada protetora da derme, o que posteriormente causa várias complicações.
Visão geral da revisão
Existem muitos comentários online de quem já experimentou a depilação a laser. Alguns falam negativamente sobre o procedimento, mas a maioria das avaliações é positiva. Os pacientes recomendam a depilação a laser, lembrando a indolor do procedimento e o resultado garantido após algumas sessões.
A depilação a laser é uma técnica popular para a remoção de vegetação indesejada.
A vantagem do laser é que ele é capaz de remover os pelos mesmo nos locais mais inacessíveis, onde é impossível lidar com uma navalha, tiras de cera ou adoçante.