Depilação ou depilação?
Preparamos nosso corpo com especial cuidado para a temporada de saias curtas, camisetas e maiôs. Utiliza-se "artilharia pesada": inscrições em academias de ginástica, corrida matinal, dietas, produtos anticelulite e depilação ... ou depilação? Vamos examinar mais de perto a diferença entre esses procedimentos e a quais vantagens e desvantagens você deve prestar atenção ao escolher a forma ideal de se livrar dos pelos do corpo.
Qual é a diferença entre depilação e depilação?
A diferença entre esses métodos de depilação é apenas uma, mas significativa, porque daí decorrem os principais prós e contras dos procedimentos. A depilação é a remoção dos pelos da superfície da pele. Ou seja, a parte invisível do cabelo - a base e a raiz, localizadas sob a pele - permanece intacta e segura. A depilação é a remoção completa correspondente do cabelo da raiz.
Mudanças de tecnologia e novidades no mundo da cosmetologia têm levado à confusão de conceitos, já que alguns especialistas acreditam que a depilação deva ser chamada de procedimentos que afetam diretamente o folículo piloso e levam à morte dos fios. Isso significa que a depilação com cera e o shugar devem migrar com segurança para a seção de depilação. Ainda iremos, talvez, à moda antiga aderir à primeira teoria e referir esses procedimentos à remoção de cabelo. Mas, neste caso, não é a terminologia que importa para nós, mas a definição dos prós e contras dos procedimentos, o que nos ajudará a fazer uma escolha.
Depilação: características, variedades e nuances
Uma vez que a depilação envolve a remoção apenas da parte visível do cabelo, na qual a raiz permanece intacta, o mesmo cabelo continua a crescer e torna-se rapidamente perceptível ao olho e ao toque.Por outro lado, durante a depilação não prejudica o folículo piloso e a pele, e o procedimento é absolutamente indolor.
Creme depilatório
Outra ferramenta simples e fácil de usar é o creme de depilação. Deve ser aplicado na superfície da pele onde se deseja depilar, e deixar por 3-10 minutos (dependendo do fabricante), em seguida remova com os cabelos com uma espátula especial. Os princípios ativos suavizam a estrutura dos fios e, quando influenciados mecanicamente pela escápula, eles descamam. Após esse procedimento, o cabelo também cresce de volta rapidamente, porém, alguns fabricantes podem adicionar substâncias que retardam um pouco seu crescimento, tornando-os macios e finos. Pêlos encravados são menos prováveis porque a pele não é ferida durante o procedimento. Porém, vale lembrar que compostos químicos intensos na composição do creme podem causar reações alérgicas, por isso não deixe de testar o produto antes de iniciar o procedimento.
Depilação: características, variedades e nuances
Para a depilação, incluímos a depilação na raiz e no folículo. Essa técnica permite que você mantenha a pele lisa o maior tempo possível e o cabelo depois de crescer enfraquecido e ralo. Esses procedimentos costumam ser caros e requerem planejamento prévio, pois a maioria deles é realizada por uma esteticista. A depilação tem outra desvantagem indiscutível - uma sensação desagradável e relativa dor do procedimento, cujo grau depende do tipo de depilação, da zona de depilação, do seu limiar de dor, bem como do profissionalismo do mestre. Além disso, a depilação não é recomendada durante a gravidez.
Vamos dividir condicionalmente a depilação em dois tipos, para que não haja confusão com a terminologia.
Remoção de pêlos da raiz
Este tipo inclui as seguintes ferramentas e técnicas:
-
Depilação - depilação com cera derretida. Cera morna e quente e tiras de cera são usadas. A cera envolve os cabelos e, uma vez que endurece, eles podem ser facilmente puxados pela raiz em um movimento. Para isso, é necessário que o cabelo não seja menor que 3 mm, mas de preferência 5–7 mm. O procedimento pode ser realizado em casa com fitas especiais e cera quente. Por exemplo, você pode pegar essa cera para depilação em EVA.UA. A cera quente é mais difícil de usar e requer certas habilidades, há risco de queimaduras ou ferimentos na pele, então a melhor opção é consultar uma esteticista.
-
Shugaring - o procedimento é semelhante ao enceramento, mas com uma pasta especial feita à base de açúcar e mel. A principal vantagem da aplicação de açúcar sobre a cera é reduzir a probabilidade de pêlos encravados.
- Fitoepilação É uma alternativa popular à cera, que usa fito-resina natural.
-
Depiladora - um dispositivo elétrico para depilação a partir da raiz. A depiladora inclui uma peça cilíndrica giratória com dezenas de pinças em miniatura que arrancam os pelos automaticamente. A desvantagem da depiladora antes da depilação com cera e açúcar é puxar cada fio separadamente, por isso esse método é mais longo e dolorido. Mas a depiladora é fácil de usar e destinada ao uso doméstico.
Remoção de cabelo com folículos
A cosmetologia moderna não pára e regularmente oferece novidades em cuidados pessoais. A depilação não é exceção e, nos últimos tempos, surgiram várias maneiras inovadoras de remover os pelos. A essência da técnica é que ela afeta o folículo piloso de várias maneiras, levando à sua morte, o que faz com que o cabelo pare de crescer por completo. Entre eles, os seguintes são dignos de nota:
-
depilação à laser - destrói o folículo por aquecimento;
-
fotoepilação - a luz de alta pulsação priva o folículo piloso de fluxo sanguíneo e nutrição;
-
eletrólise - produz uma queimadura química e térmica do folículo piloso, levando à necrose de suas células-tronco e à interrupção da nutrição;
-
elos depilação - depilação com tecnologia ELOS, que é semelhante à depilação a laser, mas menos dolorosa e adequada para todos.
Apesar de todas as vantagens da tecnologia, existem algumas armadilhas a serem consideradas.
-
Para a realização do procedimento, não são necessários apenas equipamentos, mas também conhecimentos específicos, portanto, é realizado apenas por especialistas certificados.
-
O procedimento é bastante caro e demorado. Para atingir o resultado esperado, um mínimo de 8 a 10 sessões serão necessárias. Em seguida, é necessário submeter-se a procedimentos que suportem o resultado 1–2 vezes por ano.
-
Na maior parte, não é tão doloroso quanto arrancar fios de cabelo vivos, mas é definitivamente extremamente desagradável.
-
A depilação a laser categoricamente não é adequada para proprietários de cabelos claros, pois devido às peculiaridades do mecanismo de ação, o laser simplesmente "não os percebe". No entanto, ele pode ser substituído pela tecnologia ELOS menos popular.
Uma variedade de métodos modernos de tratamento de pêlos indesejáveis, que levam em consideração muitas nuances e desejos das clientes, permitem que você escolha aquele que é mais adequado para você.