Fotoepilação em casa
A depilação em casa é uma das maneiras de se livrar do excesso de pelos do corpo. Esta opção é indicada para quem não consegue ir ao salão ou prefere cuidados domiciliários a todos os procedimentos estéticos e de salão de beleza. A demanda por esses serviços só está crescendo e, portanto, o método está sendo modernizado e cada vez mais adaptado para o uso doméstico.
O que é isso?
Tanto a depilação a laser quanto a fotoepilação funcionam de acordo com princípios semelhantes - consiste na ação de ondas de luz. Um raio de luz incidindo sobre o cabelo faz com que ele se desprenda do folículo e caia. Ou melhor, cair. O laser também mata o bulbo, portanto, o crescimento adicional do cabelo é excluído. Mas ainda existem diferenças entre esses procedimentos.
A fotoepilação possui características próprias.
- O espectro do dispositivo corresponde ao intervalo de 560 a 1200 nm... Na operação de tal dispositivo, vários lasers são organizados ao mesmo tempo, e podem remover os pêlos de qualquer tonalidade, com exceção dos grisalhos, e de qualquer pele.
- O fotoepilador é incapaz de remover todos os pelos de uma ou outra parte do corpo em uma sessão... Isso se deve ao funcionamento do laser. Portanto, haverá o dobro de procedimentos que resolverão completamente o problema do excesso de vegetação em comparação com a depilação a laser.
- O raio da depiladora aumenta, porque mais elementos emissores de luz são usados. Em uma sessão, o dispositivo cobrirá uma área maior da pele.
- O tempo da sessão está diminuindo, se você comparar o fotoepilador com um dispositivo a laser. E é reduzido em 2 e, em alguns casos, 3 vezes.
A fotoepilação como procedimento é mais cara do que a depilação a laser.Comodidade, rapidez, indolor, eficiência - é isso que pagam quem quiser resolver questões tão íntimas em casa.
A principal desvantagem desse método é o alto custo do fotoepilador.... Mas tudo é comparativo: a princípio o preço pode parecer alto, mas se você imaginar quantas sessões têm que ser feitas, e o fato de outra pessoa poder usar o aparelho depois, o custo não parece exorbitante. Além disso, quem, por algum motivo, não quer fazer o mesmo no salão, faz fotoepilação em casa.
Indicações e contra-indicações
Um fotoepilador é uma lâmpada especial que emite flashes fotográficos que afetam negativamente a melanina, o pigmento responsável pela cor do cabelo. Os feixes de luz têm ondas e produzem calor de energia luminosa. O folículo piloso se desintegra, que então cai, e os vasos que o alimentam, pode-se dizer, são selados. Isso é a fotoepilação mais eficaz será para pele clara e cabelos escuros crescendo nelas... Portanto, pessoas com essas indicações são consideradas as melhores candidatas para o uso da fotoepilação.
Cabelos claros e grisalhos são muito menos suscetíveis à ação do dispositivo., porque há muito pouca melanina neles. Em qualquer caso, um procedimento definitivamente não será suficiente. Em alguns casos, 5 sessões são suficientes, mas alguém precisará fazer todas as 10.
Ao mesmo tempo, é impossível fazer fotoepilação com muita frequência; as pausas devem durar pelo menos um mês.
O que acontece após a primeira sessão: os pelos, cujos folículos já foram destruídos, vão caindo gradualmente, mas não imediatamente após a sessão de depilação. Porém, o aparelho não arranca os fios, mas destrói o bulbo que os alimenta, ou seja, enfraquece os fios, não lhes deixando chance depois.
Quem não tem permissão para fazer fotoepilação:
- pacientes hipertensos;
- pessoas com varizes;
- pacientes com doença isquêmica do coração;
- diabéticos;
- pessoas com tendência a reações alérgicas cutâneas graves;
- aqueles que atualmente apresentam feridas, ferimentos, arranhões, etc. na área de depilação;
- pessoas que têm muitas manchas na área de tratamento;
- menores;
- mulheres grávidas e com hepatite B;
- aqueles que estão atualmente tomando antibióticos e / ou outros medicamentos graves.
E todos que estão pensando em depilação em casa devem verificar esta lista. Claro, não depile se não se sentir bem, temperatura corporal elevada, mesmo quando estiver sob estresse... Tudo no corpo está interligado, o que significa que pode ter consequências negativas.
Como escolher um dispositivo?
Se não houver contra-indicações, pode ir para o equipamento.
Ao comprar, faz sentido prestar atenção a indicadores importantes.
- Potência da máquina... Depende da saturação da cor dos fios. A melhor opção de casa é considerada um dispositivo com uma potência de 3-5 J por 1 centímetro quadrado. Se a pele for sensível, o valor da energia deve ser reduzido. Embora a eficiência do aparelho não dependa diretamente da potência, uma técnica muito “ativa” pode deixar cicatrizes ou queimaduras na pele.
- Área coberta... Isso determinará o tempo gasto em um procedimento. A maioria dos dispositivos modernos mede 6 centímetros quadrados.
- Taxa de flash... O indicador ideal é 2 segundos.
- Número de derivados de flash... A qualidade da lâmpada também depende disso. Quanto mais alto for este indicador, menos frequentemente a lâmpada terá que ser trocada. Um valor de 200k é considerado confiável.
- Reputação do fabricante... Se este é um produto "sem nome", e mesmo sem instruções claras, uma garantia clara e ainda mais um certificado de qualidade, é melhor procurar uma alternativa. O dispositivo deve estar no mínimo sob garantia.
- Filtro UV forte... Esta é uma tonalidade laranja-avermelhada.
Mas apenas um fotoepilador não é suficiente para o procedimento. Teremos de comprar, além disso, óculos de proteção, gel de refrigeração e anti-sépticos adequados.
Como preparar?
É ótimo se, antes de marcar uma sessão de depilação, uma mulher (ou um homem - esse procedimento é para todos) visitar um dermatologista. Haverá a certeza de que definitivamente não há momentos protegendo do procedimento. Além disso, o médico aconselhará como esse tipo de pele pode reagir a tal intervenção, como cuidar dele mais tarde, etc.
A próxima fase preparatória é redução do comprimento do cabelo até 1-2 mm. A fotoepilação funciona apenas em cabelos desse comprimento., então você tem que se armar com uma navalha. Qualquer outra coisa não servirá. Obviamente, não é aconselhável sentar-se com uma régua e, portanto, a área de depilação deve simplesmente ser reduzida a zero dois dias antes do procedimento fotográfico.
Então você deve ler as instruções e como o dispositivo funciona. Talvez assista a um vídeo tutorial. Depois da parte teórica, você pode preparar a pele: esfregar, lavar e depois atingir o ressecamento perfeito.
Como isso é feito?
O gel de resfriamento pode ser aplicado na pele antes de ligar o dispositivo. Isso reduzirá o desconforto do procedimento (embora não deva ser doloroso) e ajudará a pele a lidar melhor com este momento estressante. Em seguida, você precisa configurar o dispositivo: ligue-o, coloque-o na pele. Os sensores determinam se as configurações estão corretas para uma determinada pele e tipo de cabelo. Se normal, o indicador é azul ou verde, se não normal - vermelho.
Em seguida, você precisa seguir a ordem das ações.
- Use óculos especiais que protejam a retina da radiação ultravioleta.
- Traga o dispositivo ligado para a área tratada em um ângulo de 45 graus. Se tudo estiver correto, o indicador acenderá na cor correspondente. O fotoepilador emitirá um sinal que indicará o início do trabalho.
- O dispositivo deve ser movido sobre a parte desejada do corpo até que outro bipe seja ouvido, indicando que o dispositivo foi concluído. Em seguida, o dispositivo é movido para outro local. E isso deve ser feito até que toda a área de depilação seja processada.
- O número de flashes é decidido individualmente. Depende da área afetada, do tipo de cabelo e pele, da reação e da sensibilidade. Por exemplo, para remover pelos na axila, 5-7 flashes são suficientes, mas na área do biquíni - de 30 a 90.
- Quando a depilação estiver concluída, a pele deve ser tratada com um gel ou creme calmante, e o dispositivo pode ser limpo com um anti-séptico (desligado, é claro).
Às vezes, bem no processo de trabalho, você precisa aumentar a potência. Isso pode ser feito se durante o processamento a pessoa não sentir nada e presumir que o dispositivo pode funcionar com mais potência sem riscos.
O procedimento geralmente leva de 20 a 40 minutos. As primeiras sessões em casa podem ser longas: é preciso se adaptar, pegar o jeito, ter muito cuidado - isso é normal. No futuro, as sessões serão mais rápidas, as ações serão mais confiantes, o resultado é melhor de vez em quando.
Cuidados de acompanhamento
De qualquer forma, a fotoepilação é um estresse para a pele. É afetado por flashes de luz de alto impulso, ou seja, a pele não pode deixar de reagir a eles. Então, ela precisa de recuperação.
Que tipo de cuidado a pele precisa:
- se mostra sinais de irritação, pode ser tratado com pantenol ou seu análogo;
- não tome banho quente por uma semana após a depilação, e o banho só deve ser morno;
- solário, sauna, bronzeamento - tudo isso é proibido, e você pode voltar a isso somente quando todo o processo de depilação tiver sido concluído;
- você não pode usar roupas apertadas e desconfortáveis - é possível aumentar a irritação na área de influência do dispositivo;
- para restaurar o equilíbrio da água, você precisa beber pelo menos 2 litros de água por dia.
Piscinas e corpos d'água abertos também serão redundantes durante o curso. O protetor solar deve ser aplicado na pele antes de sair de casa. Claro, isso deve ser feito sempre no verão, mas neste caso é obrigatório. Para obter um efeito estável e esquecer a vegetação em uma determinada área, é necessário realizar pelo menos 5 sessões de depilação. Alguém vai precisar de mais.O intervalo mínimo entre os procedimentos é de 3 semanas, mas é melhor para a pele suportar um intervalo mensal.
Obviamente, se o procedimento parecer doloroso ou desagradável, se depois dele a pele ficar significativamente irritada, o estado geral de saúde piorou, a fotoepilação não deve ser repetida. Erros podem ter sido cometidos, mas muito provavelmente esse método de livrar-se da vegetação não é adequado em um caso particular.
O perigo de um procedimento domiciliar reside precisamente no fato de que a própria pessoa seleciona o modo incorreto de operação do dispositivo. Portanto, todos aqueles que não têm confiança em suas habilidades e na capacidade de organizar tudo corretamente, devem pensar em ajuda profissional.