Bicicleta elétrica

Eu preciso de uma licença para e-bike e onde posso obtê-la?

Eu preciso de uma licença para e-bike e onde posso obtê-la?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Sobre conflitos legais
  3. Comparação da Rússia e países estrangeiros

Uma bicicleta com motor elétrico é conveniente e frequentemente mais prática do que mecânica. Porém, no dia a dia, é preciso levar em conta não só a conveniência, mas também as normas legais. É útil saber quais são os requisitos legais para andar de e-bike.

Peculiaridades

O rápido crescimento da extensão das cidades e o congestionamento das ruas com carros e motocicletas tornam os meios de transporte alternativos relevantes. Um deles acabou de virar uma bicicleta elétrica. A potência do motor varia de 0,15 a 1,5 kW. O híbrido é mais leve do que uma motocicleta e quase tão rápido.

É muito mais fácil estacionar e guardar, e muitos já apreciam a conveniência de dirigir.

No entanto, é precisamente a alta velocidade, combinada com a massa ainda bastante tangível, que tais dispositivos se enquadram na categoria de transporte motorizado. E na Rússia, por muito tempo, eles se preocuparam com o lado legal do uso de bicicletas elétricas. Pela primeira vez, essa questão foi expressa em um decreto do governo de 22 de março de 2014. Vários critérios para uma bicicleta elétrica também foram introduzidos lá. Esses incluem:

  • equipamento com motor elétrico;
  • potência do motor até 0,25 kW;
  • a velocidade desenvolvida não é superior a 25 km / h.

Ao mesmo tempo, tudo o que é mais potente do que 0,25 kW e mais rápido do que 25 km / h já está classificado como ciclomotor. Conseqüentemente, neste caso, os direitos a uma bicicleta elétrica são exigidos. Existe uma categoria especial M. No entanto, na vida real, é muito difícil traçar a linha entre veículos de 0,25 e 0,35-0,5 kW.

Eles podem ter a mesma aparência e ter quase o mesmo material técnico, mas desenvolver velocidades muito diferentes.

Sobre conflitos legais

Mas nem tudo é tão simples quanto parece.Existem e-bikes com classificações de potência variáveis. A velocidade deles, como você pode imaginar, também varia, embora possa diferir em quase 2 vezes. E surge um paradoxo: em alguns casos, para a mesma técnica, são necessários direitos, mas, em outros, você pode prescindir deles. Esta questão não está totalmente regulamentada na legislação russa.

Portanto, tudo se resume a decisões tomadas na hora pela polícia de trânsito. Teoricamente, eles podem ser desafiados, mas na vida real isso é impossível ou exige uma quantidade exorbitante de tempo e esforço. Portanto, você precisa saber com antecedência se pode andar de bicicleta elétrica sem documentos ou não. E o ponto mais importante, claro, é a própria potência da moto. O problema é como exatamente os policiais de trânsito vão verificar e avaliar esse indicador.

As regras de trânsito da Federação Russa indicam claramente como andar de bicicleta e como usar ciclomotores. É responsabilidade dos ciclistas se deslocarem por caminhos dedicados e equipados. Mas na maioria das cidades domésticas, ou não existem tais caminhos, ou existem muito poucos deles, e eles estão localizados de forma inconveniente e impraticável. Fora dos grandes assentamentos, a situação é ainda mais terrível. Em teoria, andar de e-bike deve seguir as mesmas regras.

Porém, muda tudo que pode ser acionado tanto por motor elétrico quanto por pedal. E é improvável que os inspetores encontrem provas de que um ou outro método foi usado em um determinado momento. Mas, ao mesmo tempo, é óbvio que a polícia de trânsito está tentando proteger o tráfego o máximo possível. Portanto, eles assumirão por padrão que o motor foi usado.

Conclusão: para sua tranquilidade, é melhor passar pelo registro padrão de uma bicicleta elétrica e cuidar da obtenção da licença.

A multa por dirigir sem carteira é de 5 a 15 mil rublos. Além disso, o veículo será apreendido e devolvido somente mediante apresentação de documento de habilitação para dirigir. Proprietários de ciclomotores elétricos enfrentam dificuldades devido à falta de práticas de fiscalização e estruturas regulatórias no nível das agências. Portanto, os ciclistas precisam de:

  • cumprir todas as regras de trânsito;
  • não entre em conflito com outros usuários da estrada;
  • conduzir a uma velocidade relativamente baixa;
  • escolha um estilo de condução calmo sempre que possível.

Comparação da Rússia e países estrangeiros

Nos países da Europa Ocidental, o tráfego rodoviário é limitado a uma velocidade de 20 ou 30 km / h. O significado específico depende da legislação de cada estado. Portanto, as bicicletas elétricas, que podem viajar a velocidades de até 50 km / h, com certeza precisarão de uma licença.

Na Ucrânia, a legislação é estruturada de forma diferente - não a velocidade é limitada, mas apenas a capacidade total. Lá é necessário registrar os direitos de um veículo com capacidade de 4 kW ou mais. Não é necessário obter placas de veículos. A bicicleta elétrica em si também não precisa de registro. Na Rússia, o registro de bicicletas elétricas também é realizado a partir de uma potência de 4 kW. Se o motor do veículo estiver mais fraco, você não precisará entrar em contato com a polícia de trânsito sobre isso.

Quanto à legislação em vigor na Bielo-Rússia, ela não distingue as bicicletas elétricas em categorias distintas. Porém, levando em consideração o equipamento do veículo com motor, os policiais de trânsito entendem que deve ser considerado um tipo de ciclomotor. Portanto, essas bicicletas só podem ser usadas por pessoas com 16 anos ou mais que tenham obtido uma licença AM.

Se você tiver o direito de controlar o transporte de qualquer outro nível, os poderes do nível AM são atribuídos automaticamente e não exigem prova adicional.

Mas a legislação bielorrussa difere da legislação russa no sentido de proíbe que os ciclistas usem ciclovias. Eles só precisam circular na faixa de rodagem das vias públicas e em nenhum outro lugar.E mais um requisito, que é importante lembrar para os russos que viajam de bicicleta elétrica para Minsk ou Orsha - você não pode andar sem um capacete de motociclista abotoado.

Nos três estados, o procedimento para obtenção do direito de dirigir uma e-bike é o mesmo que para os motoristas, motociclistas. Isso significa visitar uma autoescola, passar em exames, obter documentos oficiais para tal entrega, passar em uma comissão médica.

Na Rússia, você terá que adquirir uma apólice da OSAGO e instalar placas em seu “amigo do aço”.

Para efeito de comparação: no Cazaquistão, uma bicicleta elétrica é oficialmente classificada como ciclomotor. Não é necessário obter uma licença especial para isso, no entanto, dirigir por menores de 16 anos não é permitido.

Em Israel, a partir de 1º de janeiro de 2019, só é possível dirigir uma bicicleta elétrica na estrada se você tiver carteira de motorista e passar no exame de direção. Também foi introduzido um relaxamento: agora, esse transporte pode ser usado não a partir dos 16 anos, mas a partir dos 15 anos.

Na Inglaterra, é permitido fazer isso a partir dos 14 anos, mas apenas com capacetes para ciclistas; todas as e-bikes devem ser registradas e impostos devem ser pagos.

Nos EUA, você não pode andar de e-bike a mais de 32 km / h; alguns estados têm restrições adicionais. Portanto, a lei da Califórnia exige que apenas pessoas com pelo menos 16 anos de idade viajem.

Os limites de velocidade diferem ligeiramente nas diferentes províncias do Canadá. Limitadores de velocidade devem ser instalados em quase todos os lugares.

Na Noruega, as leis não fazem distinção entre bicicletas convencionais e elétricas. É fácil ver que, no exterior, quase nenhum lugar onde direitos especiais são exigidos, e a ênfase está em outras maneiras de melhorar a segurança.

Esperamos que esta informação ajude quem decidir conduzir tal veículo no estrangeiro.

Para informações sobre se você precisa de uma licença para e-bike, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa