Preciso de uma licença de scooter elétrica e onde posso obtê-la?
O transporte móvel urbano com motor elétrico parece ser o sonho perfeito tornado realidade - é amigo do ambiente, cómodo e totalmente autónomo. Você pode se movimentar sem prestar atenção aos engarrafamentos e horários e, ao mesmo tempo, divertir-se. Mas, na prática, a posse de uma scooter elétrica impõe ao seu proprietário não apenas direitos, mas também obrigações. E um deles diz respeito diretamente ao cumprimento das regras de trânsito, que, embora não separem este tipo de transporte em uma categoria distinta, ainda se aplicam a quaisquer veículos motorizados. Eu preciso de uma licença de scooter elétrica? Onde e como você pode dirigir um veículo particular de baixa potência com um motor ecologicamente correto? Para que scooters elétricos precisam de documentos, qual é a ameaça de sua ausência?
Todas essas questões são de grande interesse para os entusiastas de atividades ao ar livre. Para respondê-las, vale a pena estudar com mais detalhes: como e onde são emitidos os direitos de scooters elétricos com motor com potência superior a 250 W.
Para quais modelos eu preciso de carteira de motorista?
Ao escolher um modelo de scooter elétrico, os motociclistas agora precisam prestar atenção não apenas ao design do veículo ou ao conhecimento da marca. Também teremos que levar em consideração a potência do motor e as características de velocidade do dispositivo adquirido. Isso se deve ao fato de que Desde 2014, as scooters elétricas com motor com potência não superior a 250 W continuam sujeitas às mesmas regras que os peões. Esta categoria inclui todas as crianças e a maioria das modelos adolescentes, desenvolvendo uma velocidade de não mais de 25 km / h.
É proibido dirigir qualquer scooter elétrica com características superiores a 250 W de potência sem carteira de habilitação da categoria M, A1, B. Conseqüentemente, não faz sentido escolher um aparelho potente para um adolescente com menos de 16 anos. Ele simplesmente não poderá andar com o equipamento comprado até que seja treinado em uma escola de direção. Quais scooters elétricos são abrangidos pela lei? Qualquer versão popular desse equipamento com capacidade de 300, 350, 500 watts e mais indicada no passaporte. Não há exceções. Vale a pena considerar outro ponto: a velocidade desenvolvida.
Se o limite de potência de uma scooter elétrica é de cerca de 2.000 W, os limites de velocidade (e também são especificados nas regras de trânsito) podem ser uma piada cruel com o proprietário de um veículo motorizado.
A técnica, que acelera de 50 a 100 km / h, é equiparada a motocicletas leves, também é impossível dirigi-la sem licença. Mas se a categoria M ou B é suficiente para uma scooter elétrica normal, para uma de alta velocidade você precisará da marca A1 em sua licença.
Regras de trânsito para esta categoria de transporte
As regras de trânsito em vigor na Rússia na edição de 2014 definem com bastante clareza o conceito de veículos que requerem carteira de motorista para operar. Todos os veículos motorizados com motores a gasolina ou elétricos com volume não superior a 50 m3 e rodas 1,2,3 são classificados na categoria M. Isso inclui hoje ciclomotores, segways, hoverboards, scooters elétricos, para qual gestão desde 2014 requer a aprovação em um curso de treinamento e a aprovação em exames na polícia de trânsito.
A faixa de potência também deve ser considerada. - para a categoria M para veículos elétricos, é definido na faixa de 250-4000 W. Esse transporte não é obrigado a se registrar na polícia de trânsito. Se a scooter elétrica for mais potente ou se suas características de velocidade excederem 50 km / h, você poderá dirigir o veículo apenas com a categoria de licença A1 correspondente a motocicletas leves. A ausência de carteira de habilitação ou de categoria nela estabelecida por lei implica, caso a infração seja detectada por fiscal da polícia de trânsito:
- a imposição de penalidades na forma de uma pena material no valor de até 15.000 rublos;
- apreensão de veículo com colocação em parque de estacionamento.
Ao dirigir uma scooter elétrica com potência superior a 250 W em passeios e calçadas com o motor ligado, o motorista, mesmo com carteira de habilitação, será multado... A arrecadação será de 500-2000 rublos. Para scooters elétricas que circulam em vias públicas, há requisitos para movimento apenas na faixa da extrema direita, com permissão para mudar de faixa para a esquerda apenas ao virar. Veículos com potência inferior a 250 W podem circular apenas onde bicicletas e veículos não motorizados são permitidos. Deixá-los na estrada é estritamente proibido.
Onde posso obter minha licença?
Para obter uma carteira de motorista da categoria M para dirigir uma scooter elétrica para um futuro usuário da estrada terá que se submeter a treinamento para dirigir uma motocicleta. É realizado por autoescolas credenciadas e consiste em 72 a 105 horas teóricas e 18 horas de movimentação prática no entorno do aterro, onde as condições são próximas às reais da estrada. Sem essa etapa obrigatória, não será possível obter um documento hoje.
Desde 2014, as próprias autoescolas podem fazer o exame, desde que tenham o suporte técnico necessário. Se não estiver, você terá que levá-lo na Polícia de Trânsito Territorial.
Nenhum esforço adicional é necessário para obter uma carteira de motorista da Categoria M com uma carteira A1 ou B. É contado automaticamente, com tal documento você pode andar de scooter elétrico na estrada. Se um veículo for adquirido com uma cilindrada superior a 50 m3 e uma velocidade superior a 50 km / h, ele se enquadra na categoria de motocicletas leves. A categoria M não será suficiente, você terá que passar por um treinamento novamente e obter uma licença com o valor A1.
Não adianta se tornar o proprietário de uma carteira de motorista da categoria M para pessoas registradas no PND ou clínica de toxicodependência. Também existem limitações na acuidade visual. Em qualquer caso, é imprescindível receber e apresentar à polícia de trânsito um atestado da policlínica sobre o estado de saúde na forma prescrita.
Há quantos anos eles foram emitidos?
Você pode obter o direito de dirigir veículos com motor com potência de mais de 250 W e características de velocidade de até 50 km / h ao atingir a idade de 16 anos. O motorista deve receber treinamento em uma escola de direção antes de sair pela primeira vez nas ruas ou estradas da cidade e estradas suburbanas.
Para controlar equipamentos com potência de até 250 W, equivalente a bicicletas e veículos não motorizados, você não precisará de licença, mas o próprio piloto deve ter 14 anos para andar sozinho em vias de pedestres e bicicletas, calçadas e áreas residenciais . Até aquele momento, ele deve estar sob o controle de seus pais.
É importante notar que o limite de idade de 16 anos não é definido apenas para a categoria M. Todas as scooters elétricas com características de velocidade acima de 50 km / he cilindrada superior a 50 cm3 são equiparadas a motocicletas leves.
Significa que você terá que obter os direitos da categoria A1, que também prevê a possibilidade de obter os direitos de operação do equipamento ao completar 16 anos.
Se você precisar de uma licença para uma scooter elétrica, veja abaixo.