Tudo sobre eletricistas de segurança e sistemas de alarme de incêndio

Eletricista de alarme de incêndio e segurança É uma pessoa que tem como função instalar e regular sistemas de alarme de incêndio, bem como estabelecer mecanismos de videovigilância, sensores, dispositivos especializados, etc. No mercado moderno esta posição é muito procurada. Requer conhecimentos especiais, sem os quais é simplesmente impossível trabalhar. Os eletricistas são pessoalmente responsáveis por tudo o que acontece com os dispositivos.
Peculiaridades
Vários trabalhadores estão envolvidos na manutenção dos complexos OPS ao mesmo tempo - estes são eletricistas, instaladores, ajustadores e especialistas em manutenção, cada um dos quais com sua própria área de trabalho. A principal vantagem da profissão é altos salários e prestígio. Por contras pode ser atribuído a um treinamento complexo (para se obter uma educação é preciso saber física e eletrônica), imposição de responsabilidade material e moral. O surgimento das tecnologias mais recentes exige o desenvolvimento profissional periódico de um eletricista em um sistema de segurança e alarme de incêndio.
Isso ocorre porque novos materiais e equipamentos de instalação estão sendo produzidos, a própria natureza e o conteúdo da mão de obra estão mudando, e tudo isso é necessário para um trabalho seguro.

Responsabilidades
Em suas atividades, o eletricista OPS adere a descrição do trabalho Da Federação Russa e instruções elaboradas diretamente pela própria empresa onde trabalha. Ao se candidatar a um emprego, você se familiariza com todos os documentos, bem como com as instruções.Ele contém uma lista de direitos, requisitos, deveres e responsabilidades que serão atribuídos ao funcionário. As funções de trabalho de um instalador OPS são as seguintes.
- Reparação e manutenção de sistemas de alarme.
- Inspeção do conjunto de elementos da rota do cabo.
- Limpeza dos contatos, interruptores e outros elementos do equipamento principal e adicional.
- Instalação de linhas de acordo com desenhos e diagramas simples.
- Montagem de ramais e dispositivos terminais (acoplamentos).
- Com a ajuda de dispositivos especiais, o trabalho realizado é verificado e possíveis defeitos são eliminados.
- Trabalhos de instalação, serviço de manutenção de estruturas e dispositivos.
- Instalação de detectores em estruturas de edifícios.
- Executando trabalhos adicionais, verificando a funcionalidade dos sistemas.
Os direitos de um instalador OPS.
- O direito a receber equipamento de proteção individual, o equipamento necessário e um local de trabalho.
- Direito a um ambiente de trabalho confortável e às condições estabelecidas no contrato de trabalho.
- O direito de fornecer informações sobre os problemas identificados durante os trabalhos na empresa, à gestão.
- Direito de enviar ideias para solução de problemas.
Responsabilidade do instalador OPS.
- Por suas responsabilidades diretas.
- Pela execução ou não execução do trabalho de acordo com a descrição do trabalho.
- Para o não cumprimento dos requisitos de segurança, segurança contra incêndio.
- Por causar qualquer dano material à empresa.


Requisitos
A posição de um eletricista inclui cinco categorias - III, IV, V, VI, VII. Cada uma das categorias tem uma tolerância para uma determinada frente de trabalho. III - este é o posto mais alto, maior responsabilidade e poderes mais amplos. Um funcionário altamente qualificado deve saber tudo o que um eletricista de baixa descarga sabe e vice-versa. A única exceção é Vii categoria - há uma responsabilidade mínima e um trabalho não muito complicado que pode ser executado sem nenhum conhecimento adicional. De acordo com o documento, que descreve todos os requisitos para um funcionário (é chamado de padrão profissional), o principal objetivo no trabalho dos especialistas é garantir a segurança das instalações. Isso é conseguido através da instalação de sistemas de segurança e proteção.
Os principais objetivos de trabalho que integram a norma profissional.
- Preparação de equipamento de rádio elétrico de baixa corrente para sistemas de segurança para instalação e aceitação de equipamento de baixa corrente a ser instalado. Preparação para instalação e execução de links de fixadores de equipamentos de baixa corrente a serem montados. Preparação de fios elétricos e elementos estruturais.
- Instalação de peças de comunicação elétrica de baixa tensão, bem como de dispositivos de manobra que se destinam a equipamentos de baixa corrente, bem como instalação de elementos de rota de cabos conectando mecanismos e caixas a um conjunto de sistemas técnicos de proteção. Verificar a instalação das conexões de acordo com os documentos de engenharia e projeto. Instalação e teste de sistemas de comunicação externa para estabelecer conexão com as linhas de controle do sistema central de segurança.
- Instalação de equipamentos de baixa corrente para sistemas de segurança, verificação da instalação e elementos de conexão dos nós de comutação de acordo com os termos da documentação técnica e de projeto. Montagem de detectores e sensores de dispositivos para alarmes diversos - roubo, alarme e anti-roubo.
- Implantação do start-up e comissionamento dos sistemas de segurança e incêndio já montados, bem como a formação sequencial das últimas peças dos equipamentos de rádio elétricos de baixa corrente. Implementação abrangente de ações de inicialização e comissionamento de todo o sistema de segurança, juntamente com os dispositivos através dos quais ocorre o monitoramento, monitoramento central, dispositivos de console através de canais de conexão e linhas de transmissão. Efetuando o start-up e comissionamento de toda a configuração da televisão no posto de segurança.Comissionamento e comissionamento de todo o sistema de controle de acesso junto com dispositivos de monitoramento. Execução de trabalhos de arranque e adaptação de dispositivos de evacuação e rede local de computadores.
Aqui você também pode destacar os requisitos para a formação profissional de um eletricista OPS - trata-se de conformidade com as normas dos SANPINs e GOSTs, conhecimento dos dispositivos e regras de manutenção de segurança e alarmes de incêndio, CFTV e alimentação. O especialista deve conhecer as regras e procedimentos de verificação, utilização de dispositivos especiais, desempenho dos equipamentos, tipos de avarias e formas de eliminá-las. Os requisitos individuais incluem boa visão de cores, audição aguçada, responsabilidade e consciência no trabalho, autocontrole, reação instantânea e um aparelho vestibular estável.


Educação
Durante a formação profissional, o eletricista OPS recebe todos os conhecimentos necessários para o trabalho e aprimora as competências adquiridas. Para começar a aprender, basta ter conhecimentos com base no intermediário ou intermediário - Educação especial.
A principal condição para a apresentação de documentos - disponibilidade de atestado médico, onde não há contra-indicações para trabalhar nesta área. Após completar um programa de treinamento em cursos especiais ou em uma escola profissionalizante, o montador receberá um certificado.
No futuro, não basta que o funcionário tenha crostas com a alta inicial recebida, é necessário fazer regularmente cursos de reciclagem e treinamento avançado... Isso pode ser feito sem interromper o trabalho. Agora, existem muitas formas de ensino à distância onde você pode passar pela teoria. E você pode praticar a prática diretamente no local de trabalho. A duração do treinamento pode variar dependendo das especificidades da empresa e da experiência de trabalho.
Após a graduação e o treinamento prático, o aluno recebe um certificado com a categoria de qualificação atribuída.
Local de trabalho e salário
Os instaladores de sistemas de segurança e alarme de incêndio podem encontrar trabalho em organizações que oferecem serviços de instalação e manutenção para sistemas de baixa corrente... Atualmente, a escolha de organizações que fornecem uma gama de serviços para o projeto e manutenção de sistemas de segurança é bastante grande - uma subdivisão estrutural de segurança privada, EMERCOM da Rússia, empresas de segurança privada. Além disso, as habilidades da profissão são solicitadas em empresas que prestam serviços de manutenção a equipamentos técnicos de segurança ou na venda de equipamentos de segurança.
Os salários nas diferentes regiões podem ser diferentes; em média, para as qualificações mais baixas, você pode começar a ganhar a partir de 15.000 rublos por mês. Quanto mais alta a nota, mais ganham os eletricistas.
