Ajuste de treliça de guitarra elétrica

Se a guitarra elétrica parou de crescer e as cordas começaram a tocar a porca ou, inversamente, se afastaram do braço muito alto, então, na maioria dos casos, isso significa que é hora de começar a ajustar o truss rod (ou simplesmente o truss rod). Esta peça indispensável para o fortalecimento do braço está presente em todos os modelos de violões e violões. Uma guitarra clássica não tem treliça, então é impossível colocar cordas de metal em um "clássico" - o instrumento pode simplesmente desabar devido a uma carga inaceitável no braço e no corpo. Como eliminar a deflexão do braço de uma guitarra elétrica atuando na armação é descrito posteriormente neste artigo.
O que é necessário para o ajuste?
Uma boa guitarra elétrica é um instrumento musical bastante complexo, portanto, afinação fina de todos os detalhes estruturais (a posição do braço em relação ao corpo, sua regularidade, paralelismo e altura dos trastes, a altura das cordas acima das selas, e assim por diante) é executado na fábrica do fabricante. No entanto, cada ferramenta requer suas próprias condições especiais de armazenamento e operação, que dependem dos materiais de fabricação de determinados modelos. O usuário, por outro lado, muitas vezes nem se dá ao trabalho de ler as recomendações do fabricante a respeito dessas questões. Mas também acontece que nem sempre é possível cumprir algumas das condições recomendadas para garantir a plena operacionalidade da guitarra.
A deflexão do pescoço é influenciada não apenas por fatores mecânicos (o grau de tensão das cordas, a espessura e rigidez das cordas, aperto excessivo ou enfraquecimento excessivo da treliça, a afinação do instrumento), mas também as condições atmosféricas do violão.Estes últimos incluem a umidade do ar, seus indicadores de temperatura, a frequência de mudanças repentinas de temperatura e umidade.

Para um iniciante, é claro, será difícil não apenas ajustar o tensor, mas também avaliar corretamente a situação. Isso é ele nem sempre será capaz de determinar as razões para a perturbação do instrumento, o barulho das cordas ou a gravidade de seu aperto.
Freqüentemente, o toque das cordas nas selas durante a produção de som pode ser eliminado simplesmente ajustando sua altura acima do braço da guitarra com os parafusos de ajuste na ponte. A mesma manipulação elimina um ligeiro excesso da altura das cordas sobre as soleiras.
É por isso é melhor para um guitarrista iniciante entrar em contato com a oficina ou com músicos mais competentes que tenham experiência em afinar a vara... Se puxar sem cuidado, existe o risco de destruição do pescoço e até do corpo do instrumento.
A haste é feita de aço forte e bastante resiliente. Seu principal objetivo é resistir aos puxões das cordas, evitando que o braço entorte ou mesmo quebre. Na aparência, o tensor se assemelha a um parafuso, cujo comprimento é quase igual ao comprimento do pescoço, uma vez que é inserido em seu corpo desde o calcanhar (onde o pescoço está preso ao corpo) até a cabeça (onde o mecanismo de ajuste está localizado). A seção transversal da barra pode ser quadrada ou redonda. Por um lado, a haste é fixada “firmemente”, e na outra extremidade possui uma porca (parafuso), girando a qual se ajusta a deflexão do pescoço.
Existem 2 opções para a localização da porca de ajuste da âncora:
- do calcanhar da barra;
- no cabeçote.

Antes de ajustar, inspecione a ferramenta para encontrar o ponto de acesso ao parafuso de ajuste da haste. Se estiver localizado na cabeça, o acesso a ele é mais frequentemente fechado por uma tampa (pode ser na parte de trás da cabeça ou na frente). A tampa (ou a ranhura sem a tampa) é fácil de ver.
Se o parafuso estiver localizado no calcanhar do pescoço, o acesso a ele na maioria dos modelos de guitarra elétrica também é fechado por uma tampa, localizada principalmente na parte lateral das costas. Existem também opções de acesso superior à localização do dispositivo de ajuste, por exemplo, através do orifício do ressonador em violões semiacústicos ou da tomada de captação.
Para o processo de afinação da âncora, você precisa ter teclas de ajuste especiais: elas podem ser diferentes dos fabricantes de violões. Acima de tudo, existem parafusos de ajuste hexagonais Allen com diâmetros de 4-6 mm, bem como porcas para chaves cilíndricas. As imagens dessas chaves são apresentadas a seguir:

Uma chave de fenda para desparafusar os fechos da tampa do soquete, na qual o mecanismo de ajuste da haste está oculto, é encontrada em todas as casas.
Ressalta-se que renomados fabricantes de guitarras elétricas comercializam seus produtos, complementando-os com as ferramentas necessárias para o ajuste. Isso inclui, por exemplo, Fender, Gibson, Ibanez, Dean e outras marcas.
O principal é não perder o instrumento, pois encontrar a tonalidade original, digamos, para ajustar a haste de uma guitarra Fender Strat será muito problemático.
Em que posição a âncora deve estar?
A treliça é afinada para tal deflexão do braço da guitarra elétrica para que o músico possa confortavelmente prender as cordas sem sobrecarregar a mão e os dedos esquerdos, mas ao mesmo tempo receber um som claro deles sem barulho, batendo nos limiares com vibração livre ou sua ausência completa em alguns trastes. Ou seja, tal conceito é um alívio normal para o pescoço. Assim, a posição correta da treliça é quando ela fornece uma ligeira deflexão reta (natural) do braço em direção às cordas. Isso pode ser ilustrado com a seguinte imagem:

Aqui, a deflexão do pescoço é quase imperceptível, por isso pode ser chamada de "reta". Em uma guitarra elétrica, o grau de "retidão" do braço é controlado pelo seguinte método:
- simultaneamente prenda as cordas na 1ª casa e no local onde o braço está preso ao corpo (aproximadamente na XIV casa), com a ajuda de um capo (ele fixa as cordas na 1ª casa, enquanto a mão direita pressiona as cordas na casa XIV);
- com a mão livre restante, meça com uma sonda ou régua a distância das cordas até o topo da porca do VII traste... Se a folga estiver entre 1,5-2 mm, a deflexão do pescoço está dentro da faixa normal ("reta"). Em outros casos, você deve ajustar a âncora.
A deflexão na qual o tamanho da folga entre as cordas e a porca do 7º traste é maior que 2-2,5 mm é considerada muito grande. É necessário apertar a âncora. Se a folga for inferior a 1,5 mm, a haste deve ser afrouxada.

Instruções passo a passo para configurar
Imediatamente você precisa dizer: Tenha muito cuidado ao ajustar a barra de tensão por conta própria. O aperto excessivo do parafuso pode causar sérios danos ao instrumento, até a quebra do pescoço e rachaduras no corpo.
Para o trabalho, você precisa usar apenas chaves originais que se encaixem perfeitamente na porca (ou a cubra), para que não haja risco de rasgar as ranhuras. Além disso, certifique-se de que a chave esteja totalmente inserida antes de girar o parafuso de ajuste.
As etapas passo a passo para configurar a âncora consistem em vários pontos.
- Desaparafuse os parafusos de fixação da tampa do soquete de ajuste da âncora com uma chave de fenda. A tampa é removível.
- As cordas da guitarra estão afinadas para a afinação padrão de um músico.
- Ao afinar a haste, o violão deve estar na posição de trabalho., isto é, estar nas mãos de um violonista (por exemplo, pendurar nos cintos se ele estiver tocando em pé, ou ser localizado com uma concha no quadril se estiver acostumado a tocar sentado). Na posição de trabalho, resultados de ajuste mais precisos são obtidos.
- Insira a chave nas ranhuras do parafuso de ajuste (porca) e gire um quarto de volta na direção desejada... Se a deflexão do braço precisar ser reduzida (as cordas estão muito altas acima do braço), o parafuso deve ser girado no sentido horário. Se a deflexão em direção às cordas for insuficiente (as cordas estão muito baixas acima do pescoço e até mesmo tocam a sela), a porca de ajuste deve ser girada no sentido anti-horário, enfraquecendo a haste e permitindo que a força de tensão das cordas aumente a deflexão de o braço do instrumento.
- Após cada volta do parafuso, a folga entre as cordas e a porca da 7ª casa é medida de acordo com o método de controle acima... E também as cordas são afinadas para a escala tonal original, pois ela pode mudar. É melhor afinar a guitarra usando um afinador cromático que perceba até mesmo uma ligeira mudança na afinação.
- Adicionando 1/4 de volta do parafuso a cada vez, você precisa atingir o espaço necessário entre as cordas e a porca de metal do 7º traste para tocar confortável.... Cada guitarrista tem o seu, que depende da maneira e do estilo de tocar. Um é suficiente para um vão de 2 mm, enquanto o outro é pequeno e de 3 mm. Mas você não deve se esquecer dos limites da construção de violões.

Depois de ajustada a haste, verificada a afinação do violão e a facilidade de tocá-la, resta colocar a tampa do soquete de ajuste no lugar e aparafusar seus fechos com uma chave de fenda.