Guitarra elétrica

Crítica das melhores guitarras elétricas

Crítica das melhores guitarras elétricas
Contente
  1. Os melhores fabricantes
  2. Principais modelos populares
  3. Classificação de guitarras por propósito
  4. Dicas de Seleção

Guitarra elétrica - a cada segundo adolescente sonha com isso agora, tendo ouvido pelo menos uma música de um grupo de rock popular. De sua infinidade e variedade, começa uma dor de cabeça: cada modelo é único, cada um atrai o olho e a mão. Escolher a guitarra perfeita para você é uma tarefa responsável, e é muito mais fácil fazer isso mergulhando profundamente no assunto.

Os melhores fabricantes

Os primeiros exemplos de guitarras elétricas foram lançados pela Electro String Company em 1931: já os instrumentos pareciam mais uma "frigideira" brilhante - apelido que os músicos deram a eles, pois os modelos eram feitos de alumínio brilhante e tinham formato arredondado e cabo comprido. Apesar da aparência, o mundo gostou dessa invenção. No início dos anos 40, muitas bandas de jazz e compositores sinfônicos não apenas dominaram a novidade, mas também começaram a incluir ativamente o som elétrico em suas obras.

Desde então, muita água correu por baixo da ponte, o panorama da produção de guitarras elétricas mudou muito - agora são de madeira. E cada marca tem seus próprios padrões de qualidade.

O criador de tendências neste segmento do mundo da música foi a marca Rickenbacker: foram eles que inventaram o captador que amplifica as vibrações das cordas vibrantes junto com o sinal acústico. E mesmo que eles não estivessem no topo de sua fama por muito tempo, mesmo que outros fabricantes os empurrassem um pouco para trás, os méritos da Rickenbacker não podem ser negados. Além disso, eles se estabeleceram profundamente como fabricantes de baixos, que se tornaram a base de qualquer grupo de rock.

Inicialmente, esses instrumentos musicais eram feitos exclusivamente por firmas americanas: Fender e Gibson. Eles têm modelos na faixa de 10.000, 20.000, 30.000 e até 50.000 rublos.

Fender, fundada em 1946, neste negócio não foi um pioneiro, mas após quase 5 anos produzindo guitarras elétricas, ele criou um hit - Fender Telecaster, que se tornou o padrão imortal do que um instrumento deveria ser.

Muitas empresas então copiaram esse modelo no processo de manufatura, porque era simplesmente impossível chegar a algo mais revolucionário e perfeito.

O principal competidor da Fender naquela época era Gibson: essa empresa era 16 anos mais velha do que ela, e o fabricante tinha ampla experiência na fabricação de bandolins. Os fundadores da Gibson criaram guitarras ainda mais criativas, inspiradas na estrutura do violino e colaborando com o famoso músico Les Paul: de debaixo de suas máquinas surgiu uma verdadeira obra-prima que mais tarde se tornou um clássico imortal - a Gibson Les Paul.

Os modelos destas duas firmas são dos mais populares do mercado, mas isso não significa de forma alguma que ninguém esteja a tentar pisar nos seus calcanhares!

O terceiro fabricante americano de guitarras mais popular é o B. C. Rich. Bernardo Chávez Rico - o fundador da marca - originalmente se dedicava ao conserto de guitarras, só em 1974 pensou em sua produção em massa. Mas o que um recém-chegado deve fazer em um mercado onde vários fabricantes já se estabeleceram com firmeza? Ele decidiu que, uma vez que era impossível influenciar o conteúdo do produto, era necessário mudar sua forma o máximo possível. Os designs de carroceria de B. C. Rich - e são quase 50 deles - trouxeram ao dono da marca uma popularidade sem precedentes: sua base de clientes consistia principalmente de fãs de hard rock.

No entanto, o mundo da música não é apenas dos americanos.

Uma das marcas líderes mundiais em todo o mundo é a japonesa Ibanez, fundado em 1957 e conseguiu tornar suas guitarras sensacionais não só na Europa, mas também nos EUA,

O ex-importador de violões espanhóis, após a destruição da fábrica de Salvador Ibanez, lançou seus próprios instrumentos no mercado, tendo comprado do antigo proprietário os direitos de fabricação. Design elegante, formato incomum e som incrível fizeram de Ibanez um dos favoritos do mercado musical: Os instrumentos desta marca são tocados em bandas conhecidas como KoAn, System of a Down, Offspring, Slipknot, Limp Bizkit, Asking Alexandria, Poets of the Fall, Kiss e Megadeth.

A Ibanez possui várias linhas de guitarras de várias qualidades: desde instrumentos premium e exclusivos até modelos econômicos que são montados em fábricas chinesas especializadas na reprodução de cópias de marcas famosas.

Mas o rock não vive apenas na América e no Oriente: há também o Ocidente e a Europa com seus próprios produtores competitivos.

Os alemães, com seu amor por música pesada, podem entrar no mercado com uma marca como a Warwick - a renascida Framus. Os negócios do filho continuaram com os do pai: quando a empresa alemã Fred Wilfer, que fornecia violinos e guitarras de alta qualidade para toda a Europa, faliu devido ao aumento da competição, seu filho mais novo, Hans-Peter, foi capaz de reviver sua grandeza, não apenas melhorando o qualidade dos instrumentos criados, mas organizando uma grande rede de distribuição fora da Alemanha, o que fortaleceu incrivelmente a posição da marca no mercado. Guitarras Warwick são tocadas em bandas como Nightwish, U2, Metallica e Russian Amatory.

Músicos da Rússia, além dos importados, também usam modelos nacionais: Inspector Guitars fornece mercadorias de qualidade para a maioria das bandas de rock locais - e o som de seus instrumentos não é inferior ao das marcas famosas.

Principais modelos populares

Quando se trata de guitarras, é difícil não lembrar dos modelos lendários, cujo som há muito se tornou referência para todos os músicos do mundo.

No entanto, isso não significa que eles sejam os únicos a se lembrar.

A principal diferença entre os instrumentos não está apenas no som ou na aparência, mas também na política de preços: o que é bom para um músico experiente, para um iniciante, é a fome e a venda de um rim.

De acordo com a necessidade do consumidor no mercado de guitarras elétricas, existe uma divisão de preços muito clara.

Despesas

Aqueles que estão apenas começando a dominar o instrumento devem escolher modelos baratos. A distância a pé não é a única vantagem. Você pode experimentar guitarras baratas, remodelá-las para você mesmo, tentar algo novo, sem medo de estragá-las demais enquanto procura "a própria".

Por 2.000 rublos, é claro, você não pode comprar uma guitarra: uma capa ou algum equipamento pode custar tanto, mas nem mesmo a mais simples falsificação chinesa.

Por 5.000 rublos, você pode encontrar algo no AliExpress, mas não há garantia de que o vendedor não enviará algo que soe indistinto e pareça ainda pior. Para não postar nas redes sociais posteriormente no espírito de “Expectativa x Realidade”, é mais fácil comprar uma guitarra elétrica usada: assim você terá a oportunidade de pelo menos tocar no instrumento e descobrir seus problemas antes de comprar.

Se você quer algo novo, então a Guitarra Elétrica Azul de Tamanho Real por 8.000 rublos é o que você precisa. Por esse preço, o instrumento vem com cordas, uma alça e um amplificador, que é a melhor opção para um músico com orçamento limitado.

Por aproximadamente o mesmo preço, você pode comprar com segurança o Aria STG-003: O corpo de amieiro de alta qualidade e o design da renomada stratocaster tornam a aparência da guitarra muito agradável. Mas não se pode dizer muito sobre suas características sonoras: este instrumento foi pensado claramente para ensaios caseiros e para quem está apenas começando os estudos, pois a qualidade deixa muito a desejar.

Cort G110 será a melhor alternativa aos dois modelos anteriores, mas também custa mais - quase 10.000 rublos. Por seu preço, esta guitarra pode oferecer não apenas um belo som de luz, mas também um solo impressionante. Resistente a condições extremas de temperatura e umidade, muitas vezes fica chateado, mas um bom cuidado fará de qualquer guitarra uma queridinha.

Segmento de preço médio

Só depois que o novato de cabelos amarelos tiver um pouco de experiência, e quiser extrair não só som, mas Som, é preciso prestar atenção em guitarras mais caras. Mas mesmo por esse tipo de dinheiro, você pode comprar apenas modelos chineses.

As melhores guitarras elétricas, cujo preço varia de 10.000 a 30.000 rublos, são apresentadas por empresas como Epiphone, Jackson e Yamaha.

Yamaha Pacifica por 20.000 rublos é ideal para os amantes do rock clássico: o corpo do ágathis é feito no estilo "stratocaster", devido à estrutura das peças rítmicas vão funcionar com particular sucesso. Mas a desvantagem é que as pickups de fábrica devem ser blindadas ou trocadas.

Epiphone Les Paul Special II por 26.000 rublos dará um tom melhor e um jogo mais agradável. Uma cópia da famosa guitarra, feita de mogno, acariciará ainda mais os ouvidos dos amantes da música: por esse preço, há muitos tons de "carne" no som. O único inconveniente: a impossibilidade de instalar modificações no termobloco.

Mas uma das melhores guitarras de nível básico "mid-range" é a Jackson Monarkh SC JS22: mogno combinado com bordo dá um som interessante e “saboroso” que permite que o instrumento não se perca na mixagem e produza um bom solo. Esta guitarra é adequada para músicos versáteis e seu corpo ergonômico e bem montado proporcionará uma boa execução confortável.

Classe Premium

Guitarras elétricas premium são consideradas modelos originais de marcas como Gibson, Fender, Yamaha e Ibanez. Bonitos e caros, eles não serão acessíveis para todos.

Aqueles que estão olhando para guitarras que produzem um som poderoso, mas ainda não estão prontos para gastar seu dinheiro suado em instrumentos realmente caros, pode ir ao longo da borda inferior de 30.000 rublos e comprar Tokai LG50Q OAK, feito de vários tipos de madeira: bordo, tília e pau-rosa.

Por $ 50.000, um estúdio Gibson Les Paul Alpine White ou Schecter Damien Platinum-6 seria ideal para tocar. Schecter é outra empresa americana que primeiro se especializou em conserto de guitarras e depois transformou sua produção em seu próprio negócio. Os instrumentos Schecter são muito populares entre os músicos por sua qualidade: uma guitarra assim vai tocar heavy metal e thrash metal.

No entanto, apenas a montagem original trará verdadeiro prazer.

Os pequenos para os quais vale a pena economizar são a Fender American Vintage '52 Telecaster Butterscotch Blonde (RUB 119.000), a Ibanez RGR652AHBF-WK (RUB 112.000) ou a Gibson Les Paul Standard 2014 Min-ETune (RUB 191.000). Cada uma dessas guitarras ocupa o seu lugar de destaque na lista das obras-primas da arte, e esses preços não são o limite.

A guitarra mais cara do mundo - Fender Stratocaster, de propriedade de Brian Adams, foi vendida no leilão de caridade Reach Out to Asia por US $ 2,7 milhões. Sua singularidade consistia na presença das assinaturas de uma galáxia inteira de estrelas do rock em sua superfície.

Para encontrar a guitarra perfeita, você pode pesquisar resenhas na Internet: dessa forma você poderá não só aprender algumas de suas características básicas, mas também ouvir o som.

Classificação de guitarras por propósito

Devido às características estruturais, diferentes guitarras podem não servir para nenhum músico. A forma, o apelo, a quantidade de engenhocas para um melhor jogo e técnicas - a qualidade do jogo aqui vai depender diretamente da habilidade.

Para iniciantes

Orçamento, mas boas guitarras são o que o médico receitou para o tratamento da doença da "incapacidade de tocar".

Para quem tem medo de abordar a guitarra elétrica, modelos como:

  • Bala Fender Squier;

  • Guitarra elétrica Epiphone Les Paul;

  • Guitarra elétrica azul de tamanho real;

  • Jackson JS23 Dinky DKA;

  • Gibson Les Paul Standard 2016 T.

Para profissionais

As guitarras profissionais distinguem-se não só pelas suas capacidades avançadas, mas também pelo preço, que por vezes atinge os limites. Os seguintes modelos estão entre os mais populares entre aqueles que há muito tempo seguram o instrumento em suas mãos e sabem como entender música:

  • Fender Stratocaster padrão;

  • Squier Bullet Stratocaster HSS;

  • VGS Soulmaster VSM-120;

  • Epiphone Les Paul Standard;

  • Yamaha Pacifica 112.

Dicas de Seleção

Os olhos de um recém-chegado que entra em uma loja disparam: a abundância de marcas, cores, formas pode facilmente derrubar um cliente inexperiente. Em primeiro lugar, para conseguir uma cópia digna, você precisa prestar atenção à madeira com a qual o violão é feito. O corpo do instrumento com bom som será feito de mogno ou freixo, o que é ideal para músicas de todos os gêneros.

Muito também depende da forma do corpo: As composições de blues são tocadas melhor em guitarras ocas, as semi-ocas são instrumentos versáteis, mas as de corpo sólido são ideais para o metal.

O braço é escolhido apenas por conveniência, mas a madeira da qual é feito também afetará o som: braços de bordo, mogno e multicamadas são muito populares entre os músicos.

Os captadores são talvez a parte mais importante de uma guitarra.

Canal único - singles - são típicos para designs vintage. Escolhidos por seu som claro e claro, eles às vezes são capazes de fazer barulho enquanto tocam.

P90 - Eles soam quase como os singles, mas seus médios saem muito mais pronunciados.

Humbuckers são os captadores mais populares e versáteis disponíveis. Adequado para qualquer estilo de música: do jazz ao heavy metal.

Guitarra para guitarra - contenda. Acústica ou elétrica - a escolha de um gosto excepcional. Mas ninguém pode negar: uma música que fará todo o corpo tremer de vontade e adrenalina só pode ser tocada na guitarra elétrica.

sem comentários

Moda

a beleza

casa