O que são amplificadores combo de guitarra elétrica e como escolhê-los?

Certamente todos se lembram que uma guitarra elétrica que não está conectada a um equipamento especial emite um som muito fraco. A razão para isso é o alojamento da espessura em miniatura e a ausência da cavidade do tambor ressonante. Assim, sem um dispositivo adicional, ou melhor, um amplificador combo, é quase impossível ouvir o som de uma guitarra elétrica.


O que é isso?
Um amplificador combo de guitarra é um dispositivo elétrico que amplifica o sinal de uma guitarra elétrica várias vezes. Coloquialmente, é chamado de "combo", e algumas de suas partes foram apelidadas de nomes cômicos. Por exemplo, um pré-amplificador e amplificador são chamados de "cabeça". E o local onde os alto-falantes estão localizados é "kabom" (abreviação para a palavra "gabinete").

Os modelos modernos de combo box, expostos nas prateleiras das lojas de música, diferem indicadores dimensionais e funcionalidade. Dispositivos com baixa potência podem ser usados como amplificadores domésticos. Dispositivos profissionais foram desenvolvidos para ensaios e concertos.

Alguém pode pensar que os modelos modernos de amplificadores combinados consistem em muitas partes complexas, que nem todos podem entender. Na verdade, não é esse o caso. Como mencionado anteriormente, os principais elementos do aparelho são o pré-amplificador, amplificador e alto-falantes. O funcionamento desses elementos é bastante simples. Em um pré-amplificador, um som de guitarra fraco é aumentado para um determinado nível. Em seguida, o sinal vai para o processamento do amplificador, e o som finalizado é enviado para o alto-falante para reprodução.

Variedades
Hoje, nas lojas de música, existem uma grande variedade de amplificadores combinados, cada um com características individuais e recursos específicos... Em primeiro lugar, a diferença está no poder. Quanto maior for, mais alto e mais rico será o som. Para tocar guitarra em casa, um modelo de 10W é suficiente. Bem, para os ensaios em uma sala especialmente equipada, é recomendado usar amperes de 30W. Para apresentações ao vivo, modelos com potência mínima de 50 W devem ser considerados.


Portátil os amplificadores combinados também diferem na maneira como são conectados à energia. O mini-combo é alimentado apenas por baterias, pequenos dispositivos são projetados para alimentação combinada e dispositivos de tamanho normal são ativados somente após a conexão à rede elétrica.

Em amplificadores uso doméstico há vários conectores de entrada e saída no gabinete. É por meio deles que se conecta uma guitarra elétrica e, claro, um microfone. É impossível misturar as entradas de microfone e guitarra, uma vez que estão assinadas. Graças à adição de portas USB, os músicos podem conectar laptops e computadores ao amplificador combo para complementar as músicas com efeitos incomuns.

Vale ressaltar que qualquer tipo de amplificador pode ser utilizado para um violão eletroacústico. O principal é que as características do amplificador de som correspondem às exigências do proprietário do instrumento musical. Pois bem, agora propõe-se conhecer os tipos de amplificadores combo, que se distinguem pelos componentes presentes no enchimento.


Luminária
O primeiro amplificador de guitarra foi precisamente do tipo valvulado. Tecnologias semelhantes foram usadas em televisões e rádios. Os músicos do século passado gostavam dos samples de amplificadores valvulados, pois eles se distinguiam por sua alta qualidade de som. Ainda hoje, há um debate constante nos círculos musicais entre as gerações mais velhas e mais novas sobre a superioridade do som valvulado quente sobre o transistor ou som digital.

As vantagens indiscutíveis dos amplificadores combinados valvulados são:
- pureza de som;
- volume do som;
- potência.

As desvantagens incluem:
- dificuldade de transporte devido à fragilidade das lâmpadas;
- grandes investimentos para substituir lâmpadas quebradas;
- o alto custo do próprio dispositivo.
Transistor
Com o desenvolvimento da tecnologia eletrônica, depois dos amplificadores valvulados, surgiram os conversores de som a transistores. Devido ao uso de preenchimento menos massivo, os dispositivos transistores têm recebido leveza e dimensões reduzidas. O fácil controle de volume torna este amplificador de estado sólido ideal para uso doméstico.

As vantagens de um amplificador combo transistorizado são:
- baixo custo;
- compacidade;
- confiabilidade;
- não há necessidade de contribuições adicionais para substituir peças.

A desvantagem é a qualidade do som em relação aos amplificadores valvulados e o alto custo dos reparos em caso de quebra do dispositivo.
Híbrido
Em um esforço para combinar a beleza do som, semelhante aos amplificadores valvulados, e o baixo custo dos amplificadores transistores, os fabricantes de equipamentos musicais criaram um aparelho híbrido. Seu princípio de operação corresponde ao da tecnologia de lâmpadas e transistores.

As vantagens deste tipo de amplificador combo são:
- pureza de som;
- peso mínimo;
- baixo custo.

A única desvantagem foi percebida apenas por músicos que já haviam trabalhado com amplificadores valvulados. Apesar de os especialistas se esforçarem ao máximo para criar um som analógico, eles não conseguiram um resultado idêntico.
Digital
As tecnologias digitais dominam o mundo hoje.Assim, os fabricantes de instrumentos musicais não podiam ignorar esse fato e desenvolveram caixas de combinação digitais exclusivas, cujo enchimento era um sistema informatizado.

As principais vantagens do combo digital são:
- confiabilidade;
- facilidade;
- mobilidade;
- baixo custo;
- ótimo som no volume máximo.

As desvantagens dos conhecedores de música de qualidade incluem o fato de que o combo produz som digital, mas não analógico.
Modelos populares
Graças às críticas de proprietários satisfeitos de amplificadores combo modernos, foi possível compilar uma classificação dos melhores aparelhos que transformam o som de uma guitarra elétrica. Os 6 principais incluem dispositivos caros e modelos de orçamento, que, apesar de seu baixo custo, não são de forma alguma inferiores aos aparelhos de alta tecnologia. E você pode se convencer disso lendo os comentários em anexo.

Roland AC-33
Um exemplo único de um amplificador combo projetado para funcionar com violões... É alimentado por baterias. Apesar de seu tamanho diminuto, o dispositivo tem uma potência impressionante e vários alto-falantes. A instalação foi projetada para conectar não apenas uma guitarra, mas também um microfone. Este amplificador combo é um grande sucesso entre os aspirantes a guitarristas. Músicos experientes, apenas pegando no aparelho, irão determinar todas as suas vantagens e desvantagens. As características positivas deste modelo incluem:
- diminutividade;
- mobilidade;
- a presença de canais de entrada e saída de som;
- baixo custo;
- potência aceitável.

As desvantagens são:
- um pequeno número de efeitos;
- indefinição da pureza do som e da voz.
Linha 6 Spider IV 15
Um modelo de amplificador compacto e ao mesmo tempo bastante poderoso com um processador individual. O sistema combo está repleto de uma grande variedade de efeitos, vários módulos para simular o acompanhamento de guitarra.

Os músicos garantem que este amplificador pode ser usado como alto-falante, basta conectar o reprodutor.
As vantagens deste modelo incluem:
- uma variedade de variações de som;
- a capacidade de conectar simultaneamente 6 efeitos;
- mobilidade;
- preço.

A desvantagem é a falta de som perfeito.
Marshall MG15GFX
O modelo apresentado do amplificador combo transistorizado pequeno em tamanho, mas equipado com uma ampla gama de configurações para efeitos especiais de som... A singularidade do dispositivo está em na reprodução mais pura possível de qualquer música. Há um conector de fone de ouvido no corpo do projeto para que o músico não perturbe os vizinhos e as famílias com os ensaios noturnos. De acordo com o próprio fabricante, este aparelho é ideal para amantes de violão e jovens músicos que estão começando seu caminho para o palco.

As vantagens deste modelo incluem:
- ampla gama de som;
- compacidade;
- mobilidade.

A desvantagem é a alta tensão, por isso é necessário adquirir um transformador.
Campeão Fender 100
Combinação multifuncional, ideal para jovens músicos e guitarristas profissionais... O dispositivo possui um recheio único, graças ao qual a mais bela sonoridade das melodias é reproduzida em qualquer volume. Com uma grande variedade de efeitos, o guitarrista pode alcançar um som que se adapta a um estilo particular de música.

Para não interferir nas residências e vizinhos, o aparelho possui um conector de fone de ouvido, através do qual o sinal processado será transmitido.
As vantagens deste modelo são:
- compacidade;
- força;
- alta qualidade de construção.

A única desvantagem é o alto custo.
Vox VX50 - AG
Um amplificador combinado compacto em que o elemento de enchimento principal é um tubo de vácuo. Ela é responsável por criar um som rico e uniforme. Com vários efeitos e EQ independente músicos conseguem trabalhar cada som em detalhes.

As vantagens deste modelo são:
- som de alta qualidade;
- força;
- confiabilidade estrutural;
- alto poder.
Não encontramos nenhuma desvantagem com este dispositivo.

Reverb duplo Fender
Amplificador combo profissional projetado para apresentações ao vivo. Este dispositivo é ideal para tocar uma variedade de estilos de melodia. Devido à facilidade de operação, este dispositivo pode ser utilizado até mesmo por iniciantes na arte da guitarra. O sistema combo está equipado com 2 alto-falantes que reproduzem o som mais puro, independentemente do volume selecionado.

As vantagens deste modelo são:
- alto poder;
- pureza de som;
- a presença de pernas especiais, graças às quais a estrutura tem uma ligeira inclinação.

A desvantagem é o alto custo.
Qual é o melhor amplificador combo para escolher?
Existem vários parâmetros importantes a serem considerados ao escolher um amplificador para sua guitarra elétrica. No entanto, você deve primeiro decidir o propósito da compra. É preciso entender se o amor pelo violão é tão forte ou em alguns meses a música vai ficar em segundo plano.

Em seguida, você precisa decidir onde o combo será instalado. Modelos mais potentes são adequados para a garagem. Se a sala de ensaio for localizada em um apartamento, recomenda-se a escolha de aparelhos com menor potência. Ao escolher um amplificador, é importante decidir com antecedência qual direção musical será executada na guitarra elétrica. Por exemplo, o metal pesado requer um amplificador com overdrive.
Agora você precisa entender quanto o músico está disposto a gastar na compra de um combo. Não espere que com um investimento mínimo você possa comprar um modelo sofisticado. Quanto melhor for o dispositivo, maior será o seu custo.


Mas não são apenas as especificações técnicas que afetam o preço do equipamento musical. Para entender do que se trata, você precisa considerar 2 combinações idênticas. O primeiro é propriedade de Yerasov e o último é um produto da marca Fender. O custo de um amplificador Fender será muito mais alto. A razão para isso é o nome famoso da empresa.


É muito difícil para um guitarrista iniciante escolher o amplificador certo. É por isso eles devem buscar o conselho de músicos experientes para ajudá-los a encontrar um aparelho que valha a pena. E aqui os jovens guitarristas enfrentam um dilema entre comprar um novo dispositivo em uma loja ou um amplificador usado de suas mãos. Sem ambigüidades, uma técnica tão séria deve ser adquirida apenas em um ponto de venda especializado. Haverá uma garantia do fabricante. Será possível verificar o dispositivo quanto a um defeito de fábrica. Se algum for encontrado durante a operação, o dispositivo pode ser trocado. E na hora de comprar um amplificador usado, caso haja algum problema, não será possível devolver o dinheiro e fechar o negócio.
Como conectar e configurar?
A conexão passo a passo do amplificador combo é indicada nas instruções fornecidas com cada modelo. O principal é fazer tudo certo, caso contrário, alguns elementos do sistema de amplificador, guitarra elétrica ou gadgets podem falhar.
- Todo o circuito deve ser desenergizado.
- Jacks conectam o fio entre os amplificadores e a guitarra elétrica.
- Se necessário, conecte um pedal de efeitos.
- O amplificador combo está conectado a uma tomada.
- As configurações necessárias são feitas.
- Você pode começar a testar o equipamento.
