Economista

Tudo sobre a profissão de economista-financeiro

Tudo sobre a profissão de economista-financeiro
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades de um especialista
  3. Uma responsabilidade
  4. Educação
  5. Emprego

O economista-financeiro é uma profissão difícil, mas interessante. Para o desempenho eficaz das suas funções profissionais, o especialista deve possuir um grande conhecimento e também experiência prática. Muitos jovens estão interessados ​​nesta carreira. Em nosso artigo, consideraremos todas as nuances da profissão de economista-financeiro.

Peculiaridades

O trabalho de um economista nas atividades financeiras é considerado de bastante prestígio, razão pela qual a cada ano centenas e milhares de diplomados do ensino médio ingressam nos departamentos de economia de instituições de ensino superior em todo o país. Ao contrário do ponto de vista prevalecente que o moderno o mercado de trabalho vive um excesso desses especialistas, é muito difícil encontrar um funcionário verdadeiramente qualificado, experiente e motivado.

Em primeiro lugar, este a especialidade vai interessar aos jovens que têm uma queda pelas ciências exatas, além de ter uma mentalidade analítica, deseja trabalhar em um escritório e receber altas recompensas materiais por seu trabalho. Como qualquer outra profissão, a carreira de financista é caracterizada não apenas por traços positivos, mas também negativos. Antes de finalmente decidir vincular seu destino a essa profissão, você deve pesar cuidadosamente os prós e os contras.

Para começar, consideremos as vantagens da atividade profissional de um economista-financeiro.

  • Pagamento de alto lucro. Os principais economistas e financiadores da empresa (especialmente se estiverem envolvidos no setor privado) recebem uma remuneração material bastante elevada por seu trabalho. Não é segredo que cada um de nós se esforça para conseguir uma profissão que garanta um alto padrão de vida.A profissão de economista-financeiro se enquadra exatamente nessa categoria.
  • Condições de trabalho confortáveis. Os funcionários do departamento econômico das empresas trabalham em um ambiente de escritório muito confortável. Além de um escritório espaçoso, um economista financeiro líder em um grande empreendimento pode contar com uma academia ou piscina gratuita, lanchonete, horários convenientes de trabalho, sem excesso de trabalho e assim por diante.
  • Capacidade de trabalhar em uma ampla variedade de áreas. Os economistas-financiadores são especialistas que trabalham em empresas que operam nos mais diversos ramos da atividade humana. Assim, você pode exercer atividades econômicas em qualquer área de seu interesse (por exemplo, medicina, esportes, construção, indústria, etc.).

No entanto, não se esqueça das deficiências existentes.

  • Rotina. O cotidiano de um economista-financeiro é parecido, um especialista faz muita papelada. Conseqüentemente, uma pessoa que não está inclinada a realizar tarefas rotineiras e padronizadas típicas não conseguirá permanecer no cargo por muito tempo.
  • Demanda desigual. A demanda por esses especialistas do setor econômico é desigual em nosso país. Portanto, nas grandes cidades será muito mais fácil encontrar trabalho do que nas províncias. Assim, para conseguir um emprego, você precisa se mudar para uma metrópole.

Uma análise aprofundada das vantagens e desvantagens da atividade profissional de um especialista é um passo importante no processo de escolha de uma futura carreira, o que o ajudará a não se arrepender da sua escolha no futuro.

Responsabilidades de um especialista

As responsabilidades funcionais de um economista-financeiro são definidas em um documento oficial - descrição do trabalho. Cada empregador é obrigado a familiarizar os candidatos ao cargo com este documento antes de oferecer-lhes emprego oficial. De acordo com a descrição do cargo, o economista-financeiro tem responsabilidades como:

  • implementação e controle sobre a implementação de transações financeiras na empresa;
  • Elaboração da documentação com base na qual a empresa desenvolve suas atividades financeiras;
  • comunicação com gerentes, sócios e colegas;
  • preparação de documentos diversos (incluindo bancários);
  • fazendo relatório;
  • Distribuição de renda;
  • contabilidade de custos;
  • desenvolvimento e monitoramento do cumprimento dos planos financeiros anuais e trimestrais;
  • elaboração de cronogramas de venda de produtos (ou serviços);
  • estudo das fontes de financiamento da empresa;
  • trabalho analítico;
  • monitorar o cumprimento dos indicadores financeiros exigidos e muito mais.

É importante lembrar que esta lista não está fechada. Dependendo da empresa específica e das especificidades de seu funcionamento, as responsabilidades do cargo podem ser alteradas e complementadas. Assim, a presença de aptidões, aptidões e conhecimentos profissionais adicionais, bem como de características pessoais marcantes, irão ajudá-lo a destacar-se da história de todos os candidatos.

Uma responsabilidade

Ao contratar para o cargo de economista-financeiro, deve-se ter em mente que em alguns casos este especialista responsabilidade séria pode ser atribuída. Por exemplo, se um funcionário não cumpre ou desempenha indevidamente seus deveres profissionais, ele pode incorrer em responsabilidade disciplinar, administrativa, civil ou mesmo criminal.

E responsabilidade pode surgir se o funcionário causar danos materiais. Essas informações são fornecidas em detalhes na descrição do trabalho de um especialista, portanto, é muito importante familiarizar-se com este documento antes de iniciar a implementação direta de suas funções de trabalho.

Educação

Se você quer trabalhar como economista financeiro, então você você precisa obter a especialidade apropriada... Além disso, dependendo do local de trabalho específico e dos requisitos do empregador, pode ser necessário um nível diferente de qualificação. Por exemplo, um empregador pode exigir um diploma de ensino secundário profissional ou superior (a segunda opção é preferível).

Ao escolher uma instituição de ensino dê preferência a instituições que sejam respeitadas pela comunidade econômica profissional. Preste atenção não só à formação teórica, mas também à formação prática dos alunos. No processo de formação é muito importante obter as melhores pontuações possíveis, pois este fator pode tornar-se decisivo no emprego e distingui-lo da massa geral de candidatos. Além disso, se você deseja ascender ativamente na carreira, é importante participar regularmente de eventos educacionais especializados: palestras, seminários, master classes e assim por diante.

Assim, você continuará sendo um especialista requisitado no mercado de trabalho, e também ficará por dentro das últimas novidades do setor.

Emprego

Como mencionado acima, um economista-financeiro pode trabalhar em uma variedade de áreas. No entanto, na maioria das vezes, esses especialistas são procurados em áreas como:

  • bancário;
  • empresas de investimento;
  • agências de câmbio e corretagem;
  • empresas de consultoria;
  • grandes empresas de manufatura.

Paralelamente, o especialista pode atuar não só como empregado contratado, mas também exercer atividades empreendedoras. Além disso, muitos especialistas estão engajados em atividades científicas ou educacionais.

sem comentários

Moda

a beleza

casa