Quem é analista-economista e o que ele faz?

Economista-analista É um profissional da área financeira e económica, que se dedica à recolha de dados económicos e estatísticos e sua posterior análise. O campo de atividade do analista envolve a utilização de métodos científicos e econômicos, sua interpretação e posterior formação de recomendações para o desenvolvimento da empresa. Além disso, especialistas nesta profissão lidam com questões de preços, prevêem o movimento e o estado do ambiente de mercado, determinam os parâmetros de competitividade e avaliam a execução de orçamentos.
Peculiaridades
A especialização do analista implica uma gama mais ampla de competências do que a de um economista comum. A especificidade desta profissão implica gestão da informação na esfera econômica, o uso de métodos de previsão matemática... Essas habilidades permitem resolver de forma sistemática e correta problemas de otimização de processos de negócios.
Um economista-analista deve ter mentalidade analítica, pensamento sistêmico, capacidade de formular problemas, resolvê-los utilizando as ferramentas de análise disponíveis, levar decisões à gestão, fornecendo o máximo de informações sobre as soluções possíveis.
Um aspecto importante do trabalho de tal especialista é o conhecimento seguro de programas de escritório (computador) projetados para sistematizar e processar dados de processos financeiros e econômicos.

Responsabilidades do trabalho
No exercício das suas funções, o economista-analista realiza pesquisas sobre diversos dados e fornece à gestão da sua empresa conclusões sobre a resolução dos objetivos traçados.O trabalho analítico é realizado por um especialista no âmbito da sua descrição de funções, a qual é aprovada pela organização onde trabalha. Tal instrução contém uma lista dos deveres e poderes do funcionário. As funções padrão de um economista-analista são as seguintes:
- preparação de projetos e planos da empresa no âmbito dos contratos celebrados;
- execução de trabalhos de planejamento econômico-financeiro;
- análise das necessidades do mercado, o uso de reservas e orçamentos formados para alcançar a máxima eficiência;
- formação de padrões econômicos;
- realizar uma análise abrangente do uso de investimentos de capital, aumentando a produtividade e lucratividade do trabalho, reduzindo perdas e aumentando os lucros;
- formação de relatórios para a gestão e destinatários de terceiros por ramo de negócios;
- informar a administração sobre a presença de deficiências e propor a sua eliminação.

Conhecimento e habilidades
Uma das habilidades básicas de um economista-analista é a capacidade de interpretar os dados coletados por meio de métodos científicos e financeiros, para conduzir pesquisas sistêmicas. Um bom especialista que recebeu uma educação moderna será proficiente nos métodos de análise em vários campos de atividade:
- finança;
- setor bancário;
- comércio de câmbio;
- gerenciamento de riscos.
Especialistas nesta profissão ter conhecimento prático de alta tecnologia, que lhes proporcionam a oportunidade de promover ideias de otimização, rentabilidade, prevendo o desenvolvimento da organização. O dever do analista é fornecer medidas para aumentar a rentabilidade dos projetos empresariais. Deve-se ter em mente que tal trabalho requer certas qualidades pessoais - atenção e alta responsabilidade.

Educação
A formação de especialistas na área de analistas financeiros visa transmitir-lhes o maior conhecimento possível na área de negócios e finanças. Os principais assuntos para economistas são matemática, ciência da computação, russo, bancos, auditoria e contabilidade e noções básicas de programação. É possível obter o título de mestre ou bacharelado em análise financeira em instituições de ensino superior com especialização em Economia.
Para construir uma carreira de sucesso é importante para um economista-analista desenvolver habilidades supra profissionais, as chamadas habilidades sociais. Os programas de treinamento modernos permitem que você pratique essas tarefas. Para construir uma carreira de sucesso, é importante que um especialista desenvolva atenção aos detalhes, boa memória, velocidade de reação, foco nas tarefas, resistência ao estresse e habilidades de comunicação. Durante os estudos, além de estudar matérias básicas, o futuro economista aprende a trabalhar com matrizes de big data, trabalha os princípios de monitoramento de setores da economia.
É importante aprender as habilidades de negociação, pois é importante não só analisar a informação, mas também transmiti-la de forma correta e ideal para a administração e investidores.
Onde trabalhar?
Economista-analista pode trabalhar em instituições científicas e financeiras, empresas comerciais e estatais, estruturas bancárias, no mercado de ações... Basicamente, os especialistas estão envolvidos em grandes organizações com departamentos financeiros. O analista tem como ramo de atividade qualquer instituição financeira e empresa onde é obrigado a avaliar a situação da produção e a emitir uma previsão de desenvolvimento, tendo em conta as tendências do mercado.
