Descrição e instalação de suportes de esqui cross-country
A descrição das amarrações para os esquis cross-country permite escolher elementos de alta qualidade para cobrir de forma rápida e confortável qualquer distância, mesmo as mais longas, sem medo de se machucar durante o treinamento. A confiabilidade do sistema é a chave para a fixação, manobrabilidade e durabilidade dos esquis.
Peculiaridades
As amarrações de esqui cross-country são uma parte importante de todo o sistema de equipamentos. Eles afetam o manuseio confortável, definem a direção exata, protegem contra lesões e permitem que você se mova com facilidade e conforto, desfrutando do esqui no inverno.
Para instalar todos os elementos você pode entrar em contato com centros especializados ou fazer todas as ações você mesmo... O processo de instalação não leva muito tempo e esforço, todos os elementos necessários estão incluídos.
Quais são os componentes do mecanismo:
-
salto;
-
cabeça frontal;
-
alfinetes para fixar botas de esqui;
-
grampos e dobras que permitem um deslizamento fácil, evitando o deslizamento.
Todos os componentes devem ser instalados corretamente. Isso leva em consideração o peso, o tamanho da bota e outros parâmetros de uma pessoa em particular. Toda a estrutura é montada individualmente.
Visão geral do tipo
Antes de escolher os componentes necessários, você deve estudar cuidadosamente os tipos de estruturas que os fabricantes oferecem.
Os tipos de amarrações de esqui são divididos em 2 tipos de acordo com suas principais características e estrutura.
-
Mecânico... Construção confiável, usada por muitos anos. Fácil de remover e instalar. Os mosquetões para fixadores mecânicos são caros. As alças para este tipo de montagem são feitas de borracha ou couro de alta qualidade.Das deficiências, pode-se destacar o fato de que para removê-las é necessário se curvar e tocar a sujeira que está na superfície dos suportes.
-
Automático... Embora sejam inferiores aos fixadores mecânicos em confiabilidade e durabilidade, suas vantagens incluem custo acessível e facilidade de instalação. O mecanismo está sujeito a formação de gelo.
Existem vários tipos de sistemas de fixação de esqui.
-
NN (norma nórdica). Este é um dos primeiros sistemas usados na época soviética. A principal vantagem é o baixo centro de gravidade do mancal de impulso. O sistema Nordic 75 é feito de plástico. Essas ligações duram pouco, mas diferenciam-se no custo orçamentário, ideal para esquis de crianças. Freqüentemente, eles podem ser vistos em locadoras. Custo de 250 rublos.
- NNN (nova norma nórdica)... Uma versão moderna do tipo de encadernação soviética, modificada e adequada para todas as variações de botas de esqui. O país de origem é a Noruega, a marca mais popular é Rottefella. Cada montagem é equipada com dois trilhos estreitos e uma rosca cruzada. Adequado para "clássicos" e patinação. A combinação ideal de preço e qualidade.
- NIS... Uma novidade entre o sistema de fixação, que foi inventado de acordo com o tipo NNN em 2005. O sistema foi modificado e equipado com uma prancha, o que, por sua vez, possibilitou a rápida remoção e instalação do suporte, movendo-se no plano longitudinal. Adequado para botas projetadas para o sistema NNN. Custo de 1000 rublos.
- SNS (Sistema Nórdico Salomon). País de origem - França. Marca famosa - Salomon. A gama profissional de fixações para botas de esqui. É equipado com guias largas localizadas ao longo da frente, nas quais são feitos batentes de borracha para melhor fixar a bota e eliminar o efeito de escorregamento. A linha SNS contém 2 categorias - Pilot (projetado para patinação) e Profil (projetado para patinação, modos clássico e misto). Essas montagens precisam ser ajustadas em tamanho. Custo de 4000 rublos.
Os sistemas NNN e SNS são os mais populares e são usados não apenas para corridas profissionais, mas também para iniciantes no esqui. Os sistemas são equipados com flexores de mola ou borracha, o que permite prender a bota com segurança.
Dicas de Seleção
Para encontrar fixações de alta qualidade e confiáveis para esquis cross-country, é recomendável que você leia os conselhos de especialistas experientes. A seleção é realizada com base em uma série de características.
-
A escolha do mecanismo de fixação. Para iniciantes na trilha, o melhor é optar por uma última automática. Isso se deve ao fato de que qualquer distância é percorrida sem pressa e as almofadas automáticas são fáceis de remover e instalar. Não há risco de ferimentos. Para atletas profissionais, recomenda-se optar por uma montagem mecânica. Proporcionará conforto ao se mover, facilidade de uso, reduzirá a probabilidade de ferimentos e ajudará significativamente a aumentar o desempenho da velocidade.
-
Fabricante da empresa... Os mais populares entre amadores e profissionais são os fixadores NNN. Recomenda-se a compra de fixações junto com botas, que, por sua vez, são consideradas universais e adequadas para qualquer tipo de fixações.
-
Cor do fixador... Na calha existem marcas especiais em forma de batentes de borracha de uma determinada cor. Eles devem receber atenção especial. Portanto, branco significa um estilo de pilotagem duro, verde - amarrações de dureza média, preto - padrão, vermelho - são projetados para um estilo de pilotagem suave.
De muitas maneiras, a escolha do sistema de amarração depende do custo, fabricante, qualidade, habilidades físicas do usuário e estilo de pilotagem. O mercado moderno está repleto de opções de todos os tipos, resta fazer a escolha certa.
Como instalar e ajustar corretamente?
Além de escolher um sistema de fixação específico, há também outro ponto igualmente importante - a capacidade de prender corretamente, a capacidade de fazer ajustes. A montagem adquirida pode ser fornecida independentemente, sem entrar em contato com centros especializados. Existem instruções para a montagem, se você segui-las, o processo de instalação será fácil e despreocupado.
A instalação de fixadores do tipo "faça você mesmo" é realizada em etapas.
-
O centro de gravidade... Para determiná-lo, o esqui deve ser colocado sobre uma superfície fina e lisa, por exemplo, uma régua. Além disso, deve ser perpendicular e colocado na borda. Em seguida, ele deve ser movido até que o ponto de equilíbrio seja encontrado. O esqui deve "congelar" exatamente paralelo ao chão, neste ponto você deve fazer uma marca com um marcador.
-
Marcação de furo. Para fazer isso, coloque o suporte de forma que a frente fique na altura da marca. Instale a proteção no suporte de forma que sua base fique centralizada. Para isso, a marcação é realizada inicialmente.
-
Perfurando orifícios... Em seguida, a bota é retirada e em seu lugar, na área da contenção, são feitos orifícios para parafusos, preferencialmente com broca.
-
Tratamento de cola... Os furos são estourados, a cola é colocada neles (está incluída no kit). Esta manipulação evitará rachaduras após a perfuração, protegerá contra umidade e fixará os parafusos com segurança.
-
conjunto... Os parafusos incluídos no kit são cortados nos orifícios. A inserção deve ser feita com firmeza, mas pinçamento não é recomendado.
-
Secagem... Você pode usar os esquis após 10-12 horas.
Para evitar erros durante a instalação, você deve usar regras simples:
-
não faça furos para os parafusos, uma broca com batente ajudará a evitar isso;
-
não use cola comum para esquis de plástico (somente a que vem com o kit), para esquis de madeira, é permitido derramar uma pequena quantidade de cola para fixar os parafusos.
A instalação de fixações de esqui não requer conhecimentos especiais, muito tempo livre e um vasto conjunto de ferramentas. Não se deve esquecer que absolutamente todos os indicadores dependem da correta instalação e ajuste - comodidade, longa vida útil e confiabilidade da estrutura como um todo.
O processo de instalação é descrito com mais detalhes no vídeo a seguir.