Ebru

Tudo sobre espessantes Ebru

Tudo sobre espessantes Ebru
Contente
  1. Compromisso
  2. Variedades
  3. Como e de que fazer você mesmo?

Ebru é uma técnica mágica e surpreendente nas artes visuais, baseada na abstração. Ele veio de países do Extremo Oriente e suas raízes remontam aos tempos antigos.

Compromisso

Esse tipo de desenho ajuda a relaxar e não se preocupar com o resultado. Você não precisa conhecer anatomia ou composição para tornar essa prática uma realidade. O resultado será sempre completamente diferente, essa é a principal vantagem desse tipo de desenho. Esta imagem única e interessante servirá como um presente incomum para uma pessoa querida ou como uma adição elegante ao interior da sua casa.

A essência do ebru é que um padrão único é criado na superfície de um líquido com a ajuda de tintas e, em seguida, é transferido para o papel. Os profissionais também praticam a transferência dessa imagem para telas, tecidos, madeira ou couro. A vantagem desta técnica é que o resultado não pode ser repetido exatamente, porém, ao contrário de outras técnicas, assume-se que o desenho manterá seus contornos nítidos.

Esse resultado é obtido utilizando óleos vegetais na tinta, que evitam que ela se misture completamente com a água.

É necessária uma solução aquosa espessa para fazer o desenho. Não é difícil engrossar a água até o estado desejado. Esse líquido lembra geleia ou mingau de sêmola. Essa consistência é necessária para que a tinta não se dissolva, mas permaneça na superfície. Também mantém a forma do futuro desenho, evitando que ele se espalhe e se acumule como um sedimento no fundo do recipiente. Se a solução for muito líquida, todos os corantes se misturarão e o trabalho não funcionará.

Você pode comprar um espessante ebru em quase todas as lojas de artesanato. Hoje existe uma grande seleção de materiais, desde versões econômicas até as mais caras e de alta qualidade. Não ignore este elemento tão importante, pois afeta diretamente o resultado do seu trabalho.

Variedades

Os espessantes vêm em uma variedade de texturas, mas a mais popular é a mistura seca. É mais econômico, uma embalagem pequena dura muito tempo, não há risco de respingar líquido na bolsa durante o transporte. O pó é mais leve e compacto, porém, ao despejar, pode causar caroços e estrias desagradáveis.

Um espessante na forma líquida estará muito mais disposto a reagir com a água e fornecer resultados mais rápidos. Se dissolverá completamente, não deixando grumos que possam afetar a qualidade da pintura acabada e o processo de trabalho. Já para um material líquido, o consumo pode ser várias vezes maior, o que, consequentemente, afeta o custo do produto.

Para preparar adequadamente a solução, você deve ler atentamente as instruções na embalagem do produto. Normalmente, o fabricante indica as proporções corretas para a diluição correta do líquido. Se você não encontrar as instruções de que precisa, consulte o site oficial do fabricante.

Não deve diluir o líquido a olho nu sem instruções claras, pois pode, sem saber, estragar uma grande quantidade do produto.

Prepare um recipiente no qual você vai misturar a solução. Despeje a água de acordo com as proporções indicadas na embalagem. Comece a mexer, adicionando gradualmente o pó ou adicionando um líquido especial. Depois de combinar os dois componentes principais, deixe a massa resultante fermentar nas condições necessárias.

Visto que a composição dos espessantes pode ser diferente, o tempo de cozimento pode ser diferente. No entanto, leva em média cerca de 10 a 20 minutos para cozinhar. Todo esse tempo, o líquido deve ser bem misturado para evitar sua heterogeneidade. Depois de preparar a solução, você pode começar a desenhar com segurança e não temer que a tinta simplesmente se espalhe e o desenho perca a forma.

Como e de que fazer você mesmo?

Apesar do grande número de diferentes tipos de espessantes nas prateleiras das lojas, você pode tentar fazer você mesmo. No entanto, você deve estar preparado para o fato de que na primeira vez o resultado pode não satisfazê-lo. Se você quer experimentar esta tecnologia pela primeira vez, então você deve usar uma receita fácil, não procure por versões mais difíceis. Para fazer isso, você não precisa de ingredientes complexos e incompreensíveis, você pode encontrar todos os elementos necessários em sua cozinha.

O líquido necessário pode ser preparado com farinha. Precisa ser diluído até um estado de pasta não muito grossa, semelhante em consistência à cola PVA. Certifique-se de que a solução não se transforme em massa, caso contrário, essa massa pode ser enviada com segurança para a lata de lixo. Se você tem medo de exagerar na quantidade de farinha, pode substituí-la por amido. Então você obtém uma espécie de gelatina branca.

Infelizmente, não há proporção proporcional exata desses pós para a água, então você deve experimentar e misturar o líquido a seu critério. O principal é não ter medo do fracasso, pois na primeira vez o resultado pode não atender às suas expectativas. É importante não parar e continuar criando.

sem comentários

Moda

a beleza

casa