Tudo sobre pintura em água ebru
A palavra incomum "ebru" esconde uma técnica interessante de desenhar na água. Apesar da aparente complexidade, dominá-lo por conta própria não apresenta nenhuma dificuldade particular, se você escolher as ferramentas certas e não se esquecer do espessante.
O que é isso?
Ebru é uma técnica de pintura na superfície da água. A imagem finalizada geralmente é transferida para papel ou outro substrato sólido que possa absorver: madeira, tecido, cerâmica ou até mesmo couro. A história do surgimento desta tecnologia não é totalmente clara, já que ao mesmo tempo vários países são atribuídos ao papel de sua pátria. Por exemplo, no Japão do século XII existia a arte do suminagashi, que pode ser traduzido como "tinta flutuante". Os praticantes xintoístas aplicaram padrões neste estilo a tecidos e papel de arroz fino, que foram então usados para decoração.
Havia uma semelhança com o ebru na Turquia, desde o século 7. Os mestres turcos eram tão bons em desenhar na água que podiam criar não apenas padrões abstratos, mas também composições mais complexas e bastante realistas. Desenhos nesse estilo adornavam até as folhas finais de livros caros. A pátria do Ebru também é chamada de China, Uzbequistão, Índia e Paquistão.
A especificidade dessa técnica é o uso não de simples água, mas de uma base gelatinosa viscosa com espessante, que permite que a tinta mantenha sua forma e adira à superfície. O extrato de Hevea é geralmente usado como espessante, embora outras opções sejam possíveis. As tintas são criadas à base de bile bovina e minerais especiais.
Usando uma variedade de ferramentas, o artista consegue modificar a aparência das próprias gotas.
O que é necessario?
Desenhar na técnica ebru não é um processo particularmente difícil, mas ainda requer uma série de materiais e ferramentas específicos.
Tintas
Para que a tinta seja adequada para o trabalho na técnica Ebru, ela deve conter pigmento mineral natural, água e bile animal. Deve ser líquido, quase como água colorida, para poder aderir e espalhar-se pela superfície. Você pode comprar uma mistura pronta e um concentrado para diluição nas lojas para artistas. Para começar, tintas caseiras feitas de corantes de óleo e solventes também são adequadas. Basicamente, você pode pintar com tintas acrílicas. O uso de guache só é possível quando se utiliza leite como base.
Antes de iniciar o trabalho, é recomendável colocar a tinta em recipientes separados ou copos plásticos e agitar levemente para distribuir o pigmento. Não direcione o líquido diretamente para a base engrossada, caso contrário, ele irá imediatamente para o fundo.
Espessante
A base líquida para pintura deve ser densa e espessa para que a tinta não afunde. Você pode obtê-lo combinando água com um espessante. Este componente pode ser produzido na forma de pó ou extrato líquido, que requerem diluição adicional de acordo com as instruções da embalagem. Como regra, primeiro o espessante adquirido é bem agitado em água por 10 minutos. A seguir, a mistura é deixada inchar por 5-10 horas, até adquirir a consistência de uma pasta.
Os profissionais preferem um pó chamado kitre, que é derivado de Hevea. Eles também usam preparações de celulose ou carragenina obtida a partir de algas marinhas. Para iniciantes, recomenda-se substituir o espessante especial por amido ou farinha. Por exemplo, você pode obter uma pasta diluindo algumas colheres de sopa de farinha em um litro de água para que não fiquem grumos. A mistura resultante é colocada no fogo e, com agitação, levada para ferver. Quando a temperatura atinge o máximo, o fogo deve ser reduzido e a pasta fervida até engrossar. A substância acabada é resfriada e filtrada.
É igualmente fácil obter um espessante à base de amido. De acordo com este método, após o cozimento da mistura, recomenda-se adicionar uma pequena quantidade de cola de silicato. Gelatina muito espessa é diluída em água. Antes de iniciar o desenho, a substância deve ser filtrada. Outra opção é usar 2,5% de gordura como base do leite, que não necessita de espessante adicional.
Para o ebru, você também pode diluir uma solução aquosa de gelatina ou ágar-ágar. De acordo com este método, o pó na quantidade de 1 colher de chá é diluído em um copo de água. Em seguida, é despejado em um recipiente maior, onde um líquido claro é adicionado aos poucos, até que a substância adquira a consistência de uma geleia espessa. Depois de fechar o recipiente com a tampa e sacudi-lo várias vezes, é necessário deixar fermentar o conteúdo por 2 a 3 horas. A base é filtrada antes do uso.
Instrumentos
As escovas Ebru são criadas com base em crina de cavalo. Para a criatividade, tanto um pincel simples quanto um tipo pincel são adequados. Para evitar que as cores se misturem, cada uma tem sua própria ferramenta. Os pentes especiais, que são várias agulhas fixadas em uma base plana, permitem criar padrões simétricos ou fazer um fundo. Com um furador ou agulhas de tricô, o artista pode criar pequenos detalhes. Ao fazer um trabalho criativo com seus filhos, você pode usar palitos de dente, fósforos ou palitos de sushi.
Os meios necessários para trabalhar também incluem um jornal comum. Se você colocá-lo na superfície de um "lençol de líquido" e puxá-lo suavemente para o lado, poderá se livrar das bolhas de ar. É melhor usar papel base especial para fixar a imagem final, embora folhas simples, não muito densas também sejam adequadas.O recipiente em que será realizado todo o processo deve ser retangular, com profundidade moderada e tamanho correspondente a folha A4.
Técnica de pintura
Desenhar com a técnica ebru em casa é um processo bastante simples, portanto, a ligeiramente modificada é adequada até mesmo para crianças em idade pré-escolar. Uma master class para pré-escolares ou iniciantes deve ser realizada de acordo com um esquema simples. Primeiro, prepare a água com um espessante de acordo com as instruções em um recipiente adequado. Não é necessário encher completamente o recipiente - basta que o líquido esteja no fundo.
Então, com um movimento de agitação, você precisará transferir esta ou aquela tinta para a superfície. Finalmente, usando ferramentas diferentes, padrões diferentes podem ser formados na superfície. O desenho acabado é coberto com uma folha de papel fosco por 10-15 segundos, como resultado a pintura é transferida para a base. No final da lição, a folha é removida da superfície e deixada para secar.
Fundo
Se você criar uma imagem usando a técnica ebru passo a passo com suas próprias mãos, é melhor começar desenhando o fundo. Recomenda-se fazer da seguinte forma: pegar no máximo 2 tonalidades de tinta, previamente diluídas em xícaras separadas, e polvilhar uma pequena quantidade na base. É comum pulverizar a tinta com um pincel ou um distribuidor especial. A tecnologia de trabalho é tal que as primeiras gotas podem se dissolver, mas depois sustentam o resto das imagens na superfície. É conveniente usar um pente para criar o fundo, o que permite aplicar padrões repetidos em toda a superfície. Você também pode tornar o fundo sólido ou colorido, liso ou texturizado.
Desenhando
Para obter o desenho principal, você precisará usar diferentes ferramentas de arte. Primeiro, um pincel é mergulhado na tinta e algumas gotas caem suavemente na base. Em seguida, você pode esticar linhas, formar cachos e espirais, desenhar raios, criar flores e até mesmo desenhar animais ou insetos. Para iniciantes, é recomendado começar com círculos, que ganham diferentes formas por meio de alongamento, e então passar para flores simples e borboletas.
É importante que as gotas formem limites claros quando entrarem em contato umas com as outras. Se isso não acontecer, a consistência da matéria corante provavelmente deve ser alterada.
De certa forma, o trabalho é realizado com um furador: sua ponta é mergulhada em uma lata de tinta, depois é levada suavemente à superfície. A gota de cor deve fluir para a superfície de trabalho. Para aumentar seu tamanho, outra parte do mesmo é adicionada ao centro.
Após cada desenho, a ponta da ferramenta deve ser limpa.
Transfira para a superfície
Para transferir a pintura pela técnica ebru para o papel, é necessário fixar delicadamente a folha na superfície, sem manchar o desenho, e aguardar de 10 segundos a 10 minutos. Se o trabalho foi feito com guache, é melhor esperar um pouco mais para que as cores fiquem mais brilhantes. Um ajuste mais apertado pode ser obtido com os dedos ou um furador. Até o próprio papel pode dizer que a imagem foi completamente absorvida: suas bordas começarão a subir. O papel é removido com dois dedos ou com uma pinça. O trabalho com tecidos e cerâmica é feito de forma semelhante, mas no caso da madeira o produto a pintar é normalmente revestido em todas as faces.
Secagem
É comum secar uma pintura em casa sobre um substrato macio na posição horizontal. Não é proibido usar secador de cabelo para este fim.
Ideias originais
O sujeito da imagem na técnica não convencional de ebru é selecionado dependendo da finalidade para a qual este ou aquele objeto é criado.
- Por exemplo, se você tiver que decorar lenços ou outros acessórios, pode se limitar a padrões abstratos ou dar às gotas a aparência de flores.
- Para criar um cartão comemorativo para 23 de fevereiro, você pode representar o espaço com tintas ou incorporar a tela em uma cor "militar".
- É proposto para decorar um presente para uma mulher com corações ou padrões de flores.
- As obras do Ebru também trazem temas como estações do ano, paisagens e plantas.