Cabine de chuveiro feita de blocos de vidro: prós e contras, exemplos de cuidados e design
Numa pequena casa de banho, com um mínimo de espaço livre, há todos os motivos para instalar uma cabina de duche em blocos de vidro. Tais estruturas se distinguem por sua ergonomia, estética de aparência e, além disso, são extremamente funcionais.
Vantagens e desvantagens
Instalar cabine de chuveiro ao invés de banheira é uma escolha comum quando a área do banheiro é limitada, quando há necessidade de acomodar equipamentos de última geração, por exemplo, uma máquina de lavar. Alguns se contentam em instalar apenas uma base de ducha e uma cortina impermeável, outros preferem um sistema monobloco que é instalado como um todo.
Mas por que não parar em uma opção mais interessante, como uma cabina de duche com blocos de vidro?
Uma característica de um bloco de vidro é sua estrutura - o material consiste em pequenos cubos de vidro estreitados das laterais. Por serem ocas e conter ar rarefeito, a estrutura tem características de isolamento térmico e isolamento acústico.
Os blocos de vidro vêm em vários tamanhos e espessuras. Os elementos que os compõem têm forma quadrada, triangular e retangular, tipos especiais de segmentos destinam-se a extremidades e cantos, caso seja montado um modelo angular da cabine. Além disso, a textura e a gama de cores dos produtos podem ser diferentes. A própria variedade de tais opções fala a favor de um chuveiro feito de blocos de vidro.
Mas esses designs também têm outras vantagens:
- paredes de bloco de vidro fornecem impermeabilização completa;
- o material é caracterizado pela alta resistência e durabilidade, garantindo a estabilidade da estrutura;
- a estrutura de vidro permite a passagem da luz e retém o calor, tornando os procedimentos de higiene mais confortáveis;
- as características da superfície dos blocos de vidro excluem a formação de mofo e bolor sobre eles;
- um grande sortimento de produtos de diversos tamanhos permite a construção de diversos tipos de estruturas: retas, curvas, semicirculares;
- a cabina de vidro é fácil de limpar e lavar, para isso os produtos domésticos comuns são adequados.
Uma vantagem definitiva é o fato de que se for necessário erguer divisórias adicionais no banheiro, elas não exigirão acabamento especial.
Uma série de desvantagens das estruturas de vidro também estão presentes:
- antes da instalação, você precisará construir uma estrutura feita de pedra, concreto ou metal;
- os blocos são de peso considerável (cada segmento pesa de 2,5 a 4,5 kg), o que pode prejudicar o piso e causar rachaduras nas fileiras inferiores das paredes;
- como o material não pode ser aparado, não é possível ajustá-lo a certas dimensões;
- ao criar estruturas semicirculares e curvas, as curvaturas devem ter um grande raio, caso contrário, a aparência da cabine será prejudicada por vãos significativos;
- é impossível furar ou perfurar as paredes de um chuveiro de vidro, portanto, é preciso cuidar com antecedência das braçadeiras das prateleiras e dos suportes, e já durante a instalação, colocar os fechos.
Finalmente, as comunicações necessárias não podem ser estabelecidas neste material, e isso também é uma desvantagem significativa.
Instalação
Em banheiros compactos, é extremamente importante usar racionalmente cada metro quadrado de espaço livre.
Neste caso, você precisa escolher a forma e o tamanho ideais da estrutura, e o modelo de canto da cabine será a melhor opção:
- ocupa um mínimo de espaço devido à sua compactação;
- não há necessidade de instalar uma moldura de metal ou tijolo, uma vez que duas paredes da sala podem cumprir a tarefa de fundar as paredes da estrutura;
- tudo o que precisa ser feito é instalar a partição de bloco de vidro como a terceira parede e montar a porta;
- outra opção é uma parede semicircular ou curva feita de meios blocos com a mesma parte inferior com uma abertura (então a porta não é necessária ou uma cortina especial pode ser usada em seu lugar).
A economia de espaço, é claro, envolve a instalação de uma cabina desse tipo no lugar do banheiro, mas pode ser instalada em outro canto se a sala não tiver os eletrodomésticos necessários.
No entanto, você pode ir por outro caminho. Com uma divisão retangular alongada, você pode colocar o banheiro no meio da parede mais longa instalando prateleiras de vidro para itens de higiene de um lado e uma máquina de lavar ou banheiro do outro. Em outras palavras, os nichos criados por esta colocação de chuveiro devem ser preenchidos organicamente.
Variedade de designs
Além da utilização em pequenas casas de banho para poupar espaço, a utilização de blocos de vidro na instalação de uma cabina de duche justifica-se se o estilo geral do apartamento for moderno. Paredes e divisórias feitas de tijolos de vidro são bastante relevantes se os proprietários do apartamento gostam de direções estilísticas como hi-tech, eco, pop art, moderno, urbanismo ou minimalismo.
Neste caso, as opções de design para a cabina de duche são variadas nas suas ideias de design.
- Atualmente, os blocos podem ser usados para criar modelos de formato quadrado, retangular com arredondamento suave nos cantos, de formato semicircular com a mesma porta transparente arredondada... Com uma área ampla, serão adequadas estruturas que lembrem um labirinto e que percorram todo o perímetro da sala, dividindo-a em setores funcionais.
- Uma opção comum é partições semicirculares, zoneamento do espaço comum e área de banho. Ao mesmo tempo, a luz natural é preservada dentro da cabine durante o dia, e a umidade no banheiro é significativamente isolada por divisórias.
- Ao erguer paredes de blocos de vidro, é permitido combinar elementos transparentes e coloridos, o principal é que eles são comparáveis em suas características de resistência. No entanto, o vidro transparente ainda é o vidro preferido e mais solicitado.
- Populares são designs coloridos de qualquer formato com bela decoração em forma de conchas, peixes, flores, folhas e pedras dentro de cubos, os produtos com retroiluminação LED não parecem menos chiques e inusitados. No interior de um banheiro moderno, o vidro fumê e o vidro fosco costumam ser combinados, o que melhora a aparência da cabine e do cômodo como um todo.
Se você optar por uma escada de drenagem, então qualquer ideia original para criar um produto a partir de blocos de vidro é possível, porque, na verdade, um palete comprado sempre limita as possibilidades de configuração da cabine.
Cuidado
É muito simples cuidar das paredes de blocos de vidro do box do chuveiro. Isso se deve ao fato das superfícies de vidro não serem muito suscetíveis à penetração de umidade, apodrecimento, mofo e sujeira, além disso, não absorvem odores estranhos.
Portanto, para limpar ou refrescar a aparência das paredes e divisórias da estrutura qualquer detergente usado para banheiras, pias, superfícies de azulejos é aceitável. A exceção são os pós de limpeza especiais que contêm componentes rígidos que determinam suas qualidades abrasivas. Essa composição pode danificar a superfície do vidro, deixando riscos feios nela.
Além de algumas desvantagens, um chuveiro com bloco de vidro é uma solução economicamente viável e eficaz para a questão de criar um espaço racional para procedimentos de higiene. E a variedade de tons, formas e texturas deste material permite-lhe criar um design interior único e original mesmo numa pequena casa de banho.
Para informações sobre como os blocos de vidro são colocados, veja o próximo vídeo.