Cabines de chuveiro com porta giratória: variedades, seleção, instalação
As cabines de duche surgiram no mercado russo há quase 20 anos e, nos últimos anos, conseguiram criar raízes tanto nas lojas de canalização como nos apartamentos dos nossos compatriotas. E também ao longo dos anos, surgiram muitos tipos de cabines e ainda mais modelos diferentes. Neste artigo, veremos o tipo de chuveiro com porta de batente. Vamos falar sobre os prós e contras, todos os tipos de formas e tamanhos, e também sobre como escolher a cabine certa para seu banheiro.
Vantagens e desvantagens
Antes de iniciar uma conversa sobre as características das cabines com portas giratórias, vale a pena falar sobre os principais tipos de todas as cabines de duche:
- fechado - cabines clássicas seladas que podem ser instaladas não só no banheiro, mas também em qualquer outro cômodo;
- abrir - modelos compactos sem uma ou duas paredes e cobertura, concebidos para serem colocados em casas de banho com pequena área;
- combinado - cabines caras que combinam as qualidades das opções anteriores.
Cada tipo tem suas próprias vantagens e desvantagens de design, mas hoje vamos falar sobre os prós e os contras de um elemento como portas giratórias usadas em diferentes tipos de cabines de duche.
Prós:
- praticidade - ao contrário das portas de correr, as guias não podem quebrar nas portas de batente e a porta não bloqueia;
- aperto - essa porta fecha hermeticamente e sem uma junta de borracha que pode se desgastar, e então a água escorrerá;
- resistência ao choque - as portas são feitas de vidro resistente e difícil de danificar;
- facilidade de reparo - em caso de danos, a porta de batente é fácil de substituir;
- preço baixo - as cabines com portas de batente têm um preço mais baixo do que os modelos com portas de correr.
Mas também havia algumas desvantagens:
- uma cabina de duche com porta de batente só pode ser instalada numa casa de banho espaçosa, uma vez que é necessário um certo espaço livre para que a porta se abra sem tocar em nada;
- se as dobradiças forem feitas de metal em pó, quebrarão constantemente com o peso da própria porta.
Como você pode ver, não existem tantas deficiências e elas não são tão significativas. Se o seu banheiro tem área suficiente, eles são facilmente compensados pelas virtudes.
Materiais (editar)
As portas de chuveiro podem ter vantagens e desvantagens adicionais, dependendo do material usado para fazê-las. Hoje, 4 tipos de matérias-primas são usados para esses fins.
- Copo - a opção mais fácil. É diferente dos vidros das janelas com espessura aumentada, não inferior a 5 mm. A principal vantagem do material é que não se forma mofo no vidro.
- Acrílico - externamente semelhante ao vidro comum, o mesmo transparente. Mas pesa muito menos, mas ao mesmo tempo se distingue por maior resistência. No entanto, arranhões aparecem facilmente na superfície do plexiglass, que não podem ser removidos.
- Poliestireno - tem muito em comum com o plástico comum. Daí as desvantagens correspondentes: necessidade de manutenção cuidadosa, vida útil curta e outras. As vantagens incluem baixo preço, baixo peso e resistência à umidade.
- Vidro triplex - o material mais caro, mas o mais durável. Isso se deve às características de design. O material é composto por duas camadas de vidro temperado, entre as quais existe uma película de reforço.
A opção ideal ainda não foi encontrada. Mesmo o poliestireno mais controverso pode ser usado em certas situações. E a escolha, como sempre, é sua.
Formas e tamanhos
Ao escolher uma cabine de duche, o comprador deve prestar atenção, em primeiro lugar, às suas dimensões e forma. V dependendo do modelo, o formulário pode ser:
- quadrado ou retangular;
- pentagonal ou hexagonal;
- assimétrico;
- semicircular.
Os tamanhos são mais variados. Nesse sentido, os compradores terão, de fato, uma ampla escolha. O principal é que o banheiro tenha área suficiente para acomodar a opção desejada.
Por exemplo, as cabines quadradas e semicirculares têm dimensões iguais: 80x80 cm, 90x90 cm, 100x100 cm. Os modelos retangulares podem ser estreitos, mas alongados em comprimento: 140x40 cm, 150x85 cm. Para cabines assimétricas, as dimensões são mais fora do padrão: 110x80 cm, 122x76 cm, 130x85 cm.
As opções e combinações disponíveis são infinitas. Existem até chuveiros muito espaçosos com dimensões de 1,5 x 1,5 metros.
Fabricantes
A marca desempenha um papel importante na escolha do encanamento. Muitos de nossos compatriotas não levam esse fator em consideração e estão atrás de preços baratos. No entanto, isso geralmente termina com uma falha rápida da aquisição e o custo de ainda mais fundos.
Se você quer ter certeza da qualidade do box do chuveiro, preste atenção aos fabricantes de renome de vários países.
A Alemanha é conhecida por sua qualidade alemã, especialmente na produção de diversos eletrodomésticos, eletrônicos e louças sanitárias:
- Westerhof;
- Hansgrohe;
- Edelform.
Itália - esses fabricantes também são amplamente conhecidos na Europa e no exterior, e seus produtos não são de forma alguma inferiores em qualidade aos alemães:
- Albatros;
- Jacuzzi;
- Cerutti.
China - tem muitos fabricantes virtualmente desconhecidos que produzem louças sanitárias de baixa qualidade a preços muito baixos. Mas por um preço razoável, você pode encontrar cabines bastante aceitáveis. Os seguintes fabricantes merecem confiança:
- Fresco;
- Apollo;
- Baraka.
Rússia - os fabricantes nacionais oferecem aos residentes russos acessórios de encanamento muito bons a preços bastante acessíveis:
- "Aquatica";
- Aqualife;
- Doutor Jet.
Mas esta é apenas uma pequena parte das empresas no mercado que produzem cabines de duche de alta qualidade.Você pode encontrar facilmente outros modelos de outras marcas. E para não se enganar na hora de escolher, confira nossas dicas.
Como escolher?
Em primeiro lugar, você precisa considerar suas capacidades financeiras. Os materiais de fabricação, conjunto de funções e dimensões dependerão do custo da cabine. Então você precisa avaliar seu espaço livre. O funcionamento do chuveiro não deve causar dificuldades, como uma porta de batente que não abre totalmente.
Se você é um pouco fanático por diversos procedimentos hídricos e só precisa de um banho para higiene, deve escolher o modelo mais simples para não pagar a mais por recursos desnecessários. E se você for tomar banho, como em uma sala de massagens, uma ampla gama de funções adicionais será útil.
No caso de um banheiro pequeno, é melhor escolher uma cabine de canto aberta.... No entanto, não seria razoável aceitar um modelo com uma porta de vaivém. As portas deslizantes economizam espaço. E se o banheiro tiver mais de 8 metros quadrados, você pode comprar qualquer tipo.
Sempre verifique as especificações da cabine antes de fazer uma compra. A pressão da água é especialmente importante. Nos andares superiores dos edifícios, a partir do 9º, pode não ser suficiente.
Inspecione cuidadosamente cada pequena coisa, cada detalhe da cabine. Uma peça de construção abaixo do padrão pode destruir um chuveiro inteiro. Por exemplo, os componentes eletrônicos falham, as dobradiças da porta quebram ou aparece uma rachadura no palete.
Estão disponíveis cabines de duche com uma ou duas portas à escolha. A segunda opção é mais conveniente, mas requer mais espaço livre.
A aparência da cabine também deve se ajustar organicamente ao interior geral da sala.
Cuidado
Devido ao contato constante com a água, as cabines de chuveiro perdem sua aparência original com o tempo. O fato é que a água da torneira contém muitas substâncias e impurezas que afetam negativamente o material de fabricação. Para evitar que isso aconteça você precisa cuidar regularmente da cabine. É aconselhável fazer isso após cada banho. Isso permitirá não apenas manter uma aparência apresentável, mas também aumentar a vida útil.
Para reduzir a quantidade de sais e minerais na água, você pode instalar filtros especiais grossos e finos.
Ao escolher produtos de limpeza é necessário excluir todas as substâncias abrasivas que possam danificar qualquer um dos materiais que compõem o box do chuveiro... Nada pode se livrar dos arranhões que surgiram. O mesmo vale para pincéis rígidos.
Para encontrar o agente de limpeza certo para sua cabine, você precisa descobrir em que materiais ele consiste e quais recursos eles possuem.
Se o banheiro tiver ventilação forçada, o nível de umidade será sensivelmente reduzido e, com isso, o aparecimento de fungos nocivos. Se a ventilação não estiver disponível, produtos químicos profiláticos podem ser usados.
Deve-se ter em mente que as cabines importadas são projetadas para águas mais macias do que as provenientes dos sistemas domésticos de abastecimento de água. Isso significa que nas duras condições da Rússia, eles precisarão de cuidados mais cuidadosos.
Escolher uma cabina de duche não é uma tarefa fácil e muito responsável. Mas se você levar em conta todas as nossas recomendações e encontrar o seu modelo, ele lhe servirá fielmente por muitos anos, atendendo a todas as suas necessidades.
Para informações sobre como instalar um box de chuveiro com porta de vaivém, veja o próximo vídeo.