Portas para cabine de duche: descrição dos tipos, design e regras de seleção
É difícil imaginar um banheiro moderno sem chuveiro. Um de seus parâmetros importantes são as portas, das quais depende não só a beleza da estrutura, mas também a presença de piso seco na sala durante a adoção dos procedimentos hídricos.
Visão geral da espécie
Hoje, o mercado de encanamento oferece portas de chuveiro para todos os gostos e bolsos. De toda a variedade de modelos, as portas são divididas em 3 tipos de acordo com o método de abertura:
- dobrar (acordeão);
- deslizamento;
- balanço.
O design é subdividido em:
- sem moldura;
- wireframe.
Uma porta de vaivém para uma cabina de duche não é muito popular, uma vez que as casas de banho na maioria dos apartamentos são pequenas e este tipo de porta requer muito espaço para abrir. Entre as vantagens de uma porta de vaivém estão:
- silêncio;
- confiabilidade;
- facilidade de instalação.
Recomenda-se a instalação de portas de batente se o chuveiro for usado por uma pessoa com deficiência ou idosos. Recomenda-se instalá-los no nicho onde está localizado o chuveiro. Neste caso, a instalação é simplificada pelo fato de a porta ser fixada nas paredes que envolvem o chuveiro. O melhor é escolher uma porta de banheiro de vidro temperado; para fortalecer o lado externo, você pode usar um filme colorido, que não vai permitir que o vidro se esfarele se for danificado.
As portas de vidro são duráveis, ecológicas e resistentes às mudanças de temperatura. Mas a principal característica é que eles podem ser feitos sob encomenda para qualquer interior... Os especialistas fabricarão portas de qualquer tamanho e forma (convexa, curva, etc.).A porta de correr é fácil de usar e durável, não requer muito espaço para abrir. Para a instalação, é necessária uma moldura em forma de calhas articuladas na parte superior e inferior, ao longo da qual o painel deslizante "caminha".
Vantagens principais:
- economizando espaço;
- facilidade de instalação;
- força.
Uma porta que abre desta forma é adequada para cubículos de canto, pode ser de vidro ou plástico. Uma espécie de deslizamento são portas pendulares. Esta opção é montada em um rack vertical com dobradiças especiais. Eles se desdobram em qualquer direção - de si próprios e para eles próprios.
Dobrável ou "acordeão" - um tipo incomum de porta de chuveiro. Entre as vantagens estão:
- abertura / fechamento parcial;
- produção de diferentes materiais;
- resistência a lascas, arranhões ou rachaduras.
Uma porta dobrável embutida, em contraste com uma porta de correr, tem um mecanismo mais complexo que quebra com mais frequência. Além disso, possuem baixo nível de isolamento acústico e acústico.
Acessórios
Os acessórios são a principal coisa a procurar ao escolher. A vida útil da porta depende da qualidade e do material dos produtos. Cada tipo tem seus próprios acessórios.
- Dobradiças - usado para portas giratórias e giratórias. A dobradiça é dimensionada de acordo com a carga que pode suportar (peso).
- Maçanetas - instalado em qualquer tipo de porta, o principal aqui é levar em consideração a forma, que deve ser conveniente para abrir e fechar com as mãos molhadas. Recomenda-se escolher alças em forma de bola, poliedro.
- Conectores - mecanismos de fixação das venezianas à parede e dos painéis das portas entre si. Dependendo do tipo de porta, podem ser usadas portas de canto lineares e altas.
- Mangueiras de estabilização - necessário para fortalecer a resistência da estrutura, proteger contra deformação.
- Guias - usado para portas de correr. O rolo da porta é instalado no topo da estrutura, que carrega a maior parte da carga.
- Carruagens - regular o bom funcionamento do painel da porta. Ao escolher, é necessário levar em consideração a largura da porta e o peso que o carrinho pode suportar.
Os acessórios são feitos de liga de latão ou aço, esses materiais não enferrujam e são compatíveis com vidro e plástico.
Materiais (editar)
Os seguintes materiais são os mais comumente usados.
- Copo - o material mais popular. Transmite bem a luz, não deforma quando exposta à água. Mas essas portas exigem um manuseio delicado.
- Plástico - uma opção mais prática e barata em comparação com o vidro, mas as portas de plástico podem ficar turvas com o tempo e a superfície pode ficar coberta de riscos.
- Madeira - a utilização em cabines de duche é extremamente rara, visto que este material não tolera o contacto com a humidade e não transmite luz.
- Acrílico - um polímero sintético que requer cuidados especiais. É necessário lavar essas portas apenas com meios especiais. Mas as estruturas de acrílico podem ter qualquer formato. Ele difere de outros tipos de material por seu preço baixo, variedade de formatos e capacidade de instalação você mesmo.
O material mais adequado para portas de box é considerado plástico transparente ou vidro temperado, que não requer cuidados especiais, são resistentes a temperaturas extremas e umidade, e transmitem bem a luz.
Dimensões (editar)
Para um box de chuveiro padrão, o tamanho das portas é calculado levando em consideração a largura da abertura, geralmente existem estruturas prontas do fabricante à venda. Se o chuveiro for em nicho, as dimensões são calculadas levando em consideração as dimensões da abertura e a altura. Se a entrada for muito larga, 1-2 inserções na moldura podem ser montadas nas laterais.
Se a cabina de duche for efectuada de acordo com um projecto individual, as portas são seleccionadas tendo em consideração os parâmetros do utilizador ou utilizadores. Como padrão, variam de 70 a 110 cm de largura, os tamanhos individuais podem ser maiores ou menores do que esses indicadores. Ao escolher um tamanho, você precisa se concentrar nas larguras mínima e máxima, que são respectivamente 60 e 120 cm.
Para portas de batente, o tamanho é calculado de acordo com a largura da porta, que será igual à largura da porta. Se você quiser uma porta de folha dupla, a largura de uma folha será igual à metade da largura da abertura. As portas deslizantes também têm a mesma largura da porta. Os mais difíceis de calcular são as estruturas dobradas ou semicirculares, onde o comprimento é calculado ao longo de um arco.
Isolamento e opções de design
Quais são as opções de design.
- Filme de fosqueamento - Uma maneira fácil e barata de tornar o vidro opaco, mas com o tempo, o filme pode arranhar, borbulhar ou estourar. Entre as opções de filme podem ser tingidos ou oracais (vinil autoadesivo).
- Vidro fosco - vidro inicialmente opaco, tem um aspecto impressionante e adapta-se a qualquer interior. Apenas as silhuetas serão visíveis através desse vidro. Outra vantagem do vidro fosco é que manchas de sabão e gotas de água seca não são visíveis nele.
O vidro colorido é produzido de várias maneiras:
- o vidro é derretido com a adição de pigmentos corantes;
- pigmentos coloridos são fundidos na camada superficial;
- pintura em vidro a vácuo;
- filme de tingimento (para autotintagem).
Vidros foscos (curvos ou retos) escondem completamente o banhista de olhares indiscretos, mas ao mesmo tempo deixam entrar um pouco da luz. Existem várias maneiras de produzir vidro fosco:
- esteiras com produtos contendo ácido;
- jato de areia na superfície do vidro;
- fosqueamento químico com pastas especiais;
- queima (fusão de diferentes materiais em vidro), o resultado é um vidro fosco com um padrão.
Avaliação de modelos populares
Os modelos mais populares são produzidos pela empresa Albatros e Jacuzzi (Itália), Huppe, Villeroy & Boch (Alemanha), também bons modelos da Laufen (Áustria).
Dicas de Seleção
As portas de vidro do chuveiro têm uma aparência melhor, são duráveis e não mudam com o tempo. Alguns modelos são cobertos com um composto especial que repele a água (as gotas fluem sem deixar vestígios). Particularmente duráveis entre os modelos de portas de vidro são produzido com tecnologia triplex. Este método consiste na colagem de dois ou mais vidros com uma película especial de polímero, fazendo com que o vidro não se desintegre se for danificado. Esta opção é ideal para uma família com filhos pequenos. A única desvantagem é o alto custo.
Você mesmo pode instalar estruturas de vidro, o principal é ajustar corretamente a porta. Em uma estrutura deslizante, ele deve se mover livremente sem tocar na parte inferior; você pode aumentá-lo ou abaixá-lo ajustando a barra. Uma opção econômica é o plástico, que é quase tão prático quanto o vidro. O principal aqui é escolher um material de alta qualidade, caso contrário, ele pode se tornar turvo ou deformar com o tempo.
As portas de plástico fosco irão esconder pequenos defeitos e manchas de sabão.
Antes de comprar, você precisa prestar atenção a:
- fechos (não devem ter defeitos);
- faixas (devem se encaixar perfeitamente uma na outra e na moldura);
- a correção do design (não deve haver preconceito em qualquer direção).
Se você tem uma porta quadrada, é melhor escolher um design deslizante ou giratório com duas folhas. Os fabricantes produzem portas para chuveiros padrão de 80x80 e 90x90 cm. Outros tamanhos são raros, geralmente são feitos sob encomenda.
Para informações sobre como escolher um box, veja o próximo vídeo.