Visão geral das reservas naturais da Crimeia
Mais e mais turistas russos recentemente preferiram nossas áreas de recreação domésticas às costas marítimas. E um deles é a Península da Criméia. O incrível mundo natural e o ar curativo da costa do Mar Negro, juntamente com os picos das montanhas da Criméia, fazem maravilhas para os turistas.
Combinar, combinar negócios com prazer, férias confortáveis e passeios benéficos para a saúde em lugares únicos não é possível em todos os cantos do nosso planeta.
Descrição das reservas por localização geográfica
A fauna e a flora únicas da península da Crimeia contribuíram para o fato de que é aqui em um pequeno (relativamente) território que se concentra um número considerável de reservas (5,4% da área). Existem muitos lugares aqui que praticamente não são afetados pelo resultado do rápido desenvolvimento das atividades da humanidade.
A área protegida da península consiste em 6 reservas estaduais, bem como 73 monumentos naturais, mais de 30 zonas de jardins e parques, 9 limites naturais e 33 reservas. Para determinar sua localização exata, você precisa se armar com um mapa da Crimeia e escolher o mais interessante, em sua opinião.
As autoridades da península da Crimeia cuidam da proteção dos monumentos naturais. Com base nos resultados hidrológicos do estudo dos recursos hídricos que fornecem o ciclo de vida das reservas naturais, as pessoas esperam que a natureza intocada seja preservada para as gerações futuras. As reservas na Crimeia começaram a aparecer no início do século passado, e as mais famosas hoje são:
- Reserva natural da Crimeia;
- Yalta;
- Cape Martyan;
- Reserva natural de Karadag;
- Kazantip;
- Opuksky;
- Ilhas Cisnes;
- Planícies aluviais de Astana;
- Reserva Khapkhal;
- Jardim Botânico Nikitsky.
Claro, existem muito mais áreas protegidas e os residentes da Crimeia respeitam cada uma delas. Qualquer turista pode desfrutar da beleza de tais monumentos naturais, o principal é não sujá-los e não deixar "memórias vivas".
Na margem sul
Na costa sul da península da Crimeia, são conhecidas Reserva Karadag, reserva botânica Paragilmen, Cabo Fiolent, reserva Arbat, Cabo Martyan. O maior deles se estende de sul a norte Reserva da Crimeia. Sua área cobre mais de 44 mil hectares da península e é marcante por sua singularidade. No lado sul está localizado e Reserva natural de Yalta.
No oeste
No oeste da Crimeia, existem as famosas Ilhas Swan, o Cabo Aya, na costa noroeste está localizado Cabo Kazantip, e na parte oeste da península de Tarkhankut - uma incrível Trato Dzhangul. Este último está localizado na parte do deslizamento de terra da costa, de modo que pode imediatamente parecer que há lugares agrestes e selvagens aqui. Em vez disso, Dzhangul lembra o cenário de um filme de ficção científica, cuja decoração principal é uma coluna de calcário, cuja altura é de 40 metros.
No leste
Praias naturais de General Reserva Karalar, localizado na região oriental da península da Crimeia, localizada a 35 quilômetros da cidade de Kerch. Baías isoladas com águas claras, estepes intermináveis com vegetação única, praias de areia quente, morros e colinas, pesca incomparável - muitos veranistas se sentem muito confortáveis aqui.
Parque ou reserva Kalinovsky abrange uma área de 12 mil hectares e foi criada a partir da iniciativa de moradores locais que se preocupam com o estado ecológico desta área. Mais de 150 espécies de pássaros são encontradas aqui.
Os santuários de vida selvagem mais acessíveis
A reserva natural mais popular e acessível da Crimeia é Karadag... Os veranistas que vêm aqui ficam maravilhados, assim como toda uma galáxia de cientistas. Ele está localizado a 36 quilômetros da cidade de Feodosia.
Maciço vulcânico Kara-Dag ("montanha negra"), Elevando-se acima do nível do mar por 150 milhões de anos, tornou-se o canto mais bonito da península da Crimeia. Em 1914, uma estação de pesquisa com o nome de T.I. Vyazemsky foi inaugurada lá. Mais tarde, o conhecido acadêmico A.P. Pavlov, em 1922, propôs estabelecer uma reserva natural aqui. Sua ideia foi concretizada muito mais tarde, no final da década de 70 do século passado. É por isso A reserva Karadag é a mais jovem de todas.
A história do antigo vulcão é alimentada por muitos mitos e lendas, uma das quais é a existência da cobra ou monstro Karadag. A reserva cobre uma área de mais de 3.000 hectares. Rochas e montanhas bizarras constituem uma atração especial da paisagem da Crimeia: A Montanha Sagrada, uma formação em arco de 15 metros de altura, a Golden Gate, que são a marca registrada da reserva. Os viajantes curiosos serão surpreendidos por mais de 2.500 espécies de flora diferentes, 52 das quais são endêmicas.
Nas profundezas das entranhas da reserva Karadag existem muitas joias: jaspe, cristal de rocha, ágatas, etc. Mais de 3.000 animais vivem nos lugares reservados de Karadag. Você pode viajar aqui tanto por terra quanto por mar. O maciço vulcânico Karadag é literalmente crivado de desfiladeiros e maciços em forma de placa, que é uma imagem bem pitoresca.
A reserva florestal da montanha de Yalta "começou" em 1973. Hoje tem 40 quilômetros de extensão com vistas maravilhosas e paisagens naturais. Sua área total é de quase 143 m². km. A parte principal é coberta por florestas, que são substituídas por yayls das montanhas, e o ponto mais alto da reserva é o Monte Roka (1349 m).
Você pode visitar este mundo maravilhoso apenas em um determinado momento, existem muitas rotas de excursão. Na maioria das vezes, os desenvolvimentos científicos são realizados aqui por cientistas e ecologistas.
Metade da reserva é formada por florestas de pinheiros da Crimeia; também há plantações de faia, zimbro, pistache e morango. Os representantes da fauna são bastante diversos, muitos dos quais estão listados no Livro Vermelho: águia sepulcral, falcão peregrino, cobra leopardo. As paisagens da reserva de Yalta deixam uma impressão indelével - do monumental Monte Ai-Petri (1234 m) e das Escadas do Diabo à Caverna dos Três Olhos.
Turistas cansados podem relaxar nas moitas Cherry Orchard, nos chamados bules. No território da reserva existe também um museu, que exibe exposições representativas da flora e da fauna da península da Crimeia.
Frequentemente, crianças em idade escolar vêm aqui, para as quais são realizadas palestras especiais, apresentando-lhes a natureza de sua terra natal.
Registre lugares protegidos
Entre as inúmeras áreas protegidas da península da Crimeia, existem algumas especialmente populares, para onde vão os turistas que não estão familiarizados com as pérolas da Crimeia. A lista de lugares que quebraram recordes é bastante impressionante:
- Reserva natural de Kazantip;
- Parque Natural Karalar;
- Opuksky, embora pequeno, mas memorável para sempre;
- "Ilhas dos Cisnes".
Um cabo no Mar de Azov, mais reminiscente de uma engrenagem em formato alongado, chamado Kazantip, fascina à primeira vista. Mesmo que não haja vegetação exuberante habitual para as montanhas da Crimeia, mas suas características geológicas e naturais, às vezes até um pouco rudes, gostavam especialmente de viajantes.
Para alguns, Kazantip parece uma costa deserta, mas essa foto só pode ocorrer durante os meses particularmente quentes do verão. Então, a zona costeira do lugar reservado lembra as paisagens marcianas.
Mas na primavera, depois de abundantes chuvas do sul, a natureza das estepes parece acordar - o território de Kazantip é coberto por uma vegetação esmeralda indescritível, é aqui que um tipo raro de borboletas de calêndula cresce, e várias de suas variedades ao mesmo tempo. No território da área protegida existem famosos monumentos da antiguidade - menires e povoados antigos, que são considerados fontes de energia vital. Pequenos castelos dos séculos passados atraem a atenção de muitos turistas.
O maior
A maior e mais antiga reserva da península, Krymsky, foi fundada em 1923 e ocupa a maior área em comparação com seus “irmãos”: de Yalta a Alushta. Durante a guerra, a reserva foi gravemente danificada por incêndios que destruíram a natureza e destruíram muitos animais, mas em 1944 a reserva começou a ser restaurada.
É aqui que vêm milhares de turistas para desfrutar do magnífico espetáculo, dos milagrosos monumentos naturais.
A emoção começa desde o início da viagem - uma montanha serpentina ao longo da Rodovia Romanovskoye, uma fazenda de trutas, um maravilhoso Mosteiro Kosmo-Damianovsky... Do passe você pode ver o pico mais alto da montanha da Crimeia - Monte Romash-Kosh... Mais tarde, os turistas esperam pelo famoso Gazebo dos ventos, de onde toda a costa sul da península da Crimeia é visível. Tenho rochas pedra vermelhacercado por vinhedos da Criméia, você pode respirar o ar mais puro do sul.
Muitos rios da Península da Criméia começam nesta zona natural: Kacha, Alma, Ulu-Uzen e outros. Mais de 300 nascentes de montanha naturais e nascentes são famosas por suas propriedades curativas. O mais famoso deles é Savlukh-Su, cuja água contém íons de prata. Existem muitas cavernas e grutas, poços naturais.
Mais de mil espécies de plantas crescem no território da reserva, uma parte considerável das quais listado no Livro Vermelho. As florestas de carvalho, carvalho-pinheiro e faia-pinheiro crescem nas encostas das montanhas. Depois das florestas, começam os prados de montanha e yayls, e diferentes tipos de peixes vivem em rios e lagos de montanha.
As Ilhas Swan são um dos locais de férias mais românticos e inesquecíveis da península. Esta área protegida faz parte da Reserva Natural da Crimeia, embora esteja localizada a uma distância razoável dela. Esta é uma chamada área especialmente protegida, que só pode ser alcançada por via marítima com uma licença especial. O verdadeiro reino das aves, que só se avista ao chegar aqui, inclui flamingos rosados, gaivotas, pelicanos, cormorões e graciosos cisnes.
A caça aqui é estritamente proibida, assim como a captura de salmão do Mar Negro. Todos os tipos de golfinhos do Mar Negro mergulham nas águas da Reserva Kazantip, também há cavalos-marinhos aqui.
A restrição de visitas às Ilhas dos Cisnes faz com que o número de flora e fauna aumente acentuadamente, o que faz com que a área protegida encante cada vez mais os novos visitantes.
O menor
O Cabo Martyan apareceu apenas em 1973 e imediatamente ganhou popularidade entre os viajantes. O tamanho do cabo é de apenas 240 hectares, ele está localizado no território do Jardim Botânico Nikitsky. Apesar da pequena área, há exposições magníficas da flora do Mar Negro: mais de 500 espécies de árvores e arbustos, quase 50 espécies de musgo, cerca de 250 líquenes.
Aqui você pode ver mais de 148 espécies de pássaros, 28 das quais são raras: a garça-real, o maçarico-peregrino, o falcão-peregrino. E o que é mais atraente, o clima quente no cabo dura quase seis meses. Os vestígios da cantaria da fortaleza medieval Ruskofil-Kale, de onde vêm os turistas curiosos, encontram-se sobre uma falésia íngreme.
O mais novo
Reserva Opuksky foi fundada recentemente - em 1998. Ele está localizado no sul da Crimeia e tem o nome da montanha de mesmo nome Opuk, que tem 185 metros de altura. Em seu sopé ocidental está o lago salgado Koyashskoe.
A paisagem local é bastante invulgar - rochedos, ilhéus, amontoados de acumulações de pedras, grutas marítimas e, ao longe, no mar - Pedras-Navios. Por muito tempo, a Reserva Natural Opuksky foi um território fechado, portanto muitos representantes da flora e da fauna sobreviveram sem sofrer com as mãos humanas.
No território da reserva, são notadas várias espécies de plantas raras, são encontrados répteis bastante raros, muitas espécies de pássaros passam o inverno aqui e esturjões, belugas, cavalos-marinhos e uma foca-monge brincam nas águas costeiras.
O que você deve considerar ao visitar?
Ao visitar as áreas protegidas da maravilhosa península da Crimeia, você deve se lembrar que nem todas elas podem ser visitadas pelos turistas apenas por sua própria vontade. A natureza, a flora e a fauna das reservas são muito frágeis e sensíveis ao impacto da civilização humana.
Para mantê-los intactos, os viajantes os visitam em determinado horário e somente com autorização e acompanhados pela equipe da reserva. Portanto, preparando-se para a estrada e decidindo visitar as melhores áreas protegidas da Crimeia, não deixe de entrar em contato com a administração pelo site oficial e discutir todos os detalhes.
Em nenhum caso você deve ir para as reservas por conta própria - não há surpresas inteiramente agradáveis e, em alguns casos, até mesmo perigo.
Escolha roupas e calçados fechados para caminhadas nas reservas, além de todo tipo de sprays contra picadas de insetos e protetor solar. E, claro, você precisa levar água em uma viagem - pelo menos um litro por pessoa... Então, suas férias certamente lhe trarão muito prazer e descobertas.
Para uma revisão em vídeo das reservas da Crimeia, veja abaixo.