Mosteiro da caverna da Santa Dormição em Bakhchisarai (Crimeia)
Enfraquecemos com sede espiritual,
Eu me arrastei no deserto sombrio,
E o serafim de seis asas
Ele apareceu para mim na encruzilhada.
A. S. Pushkin
Logo na entrada da Igreja da Assunção da Mãe de Deus, Serafim nos espera com paciência. Artisticamente esculpido na rocha, este guardião do Divino Mistério apareceu aqui da forma mais milagrosa. Uma coluna esculpida deveria estar em seu lugar, mas no momento mais crítico, a mão do mestre parou de repente, incerta, e acidentalmente caindo de pedaços de pedra revelou o rosto de um anjo ao seu olhar atônito. Resta ao artista apenas trazer um pouco a imagem misteriosa que lhe apareceu.
Cada templo tem seu próprio anjo, mas nem sempre e nem em todos os lugares em que você pode vê-lo na realidade. Desde o momento do nascimento da caverna sagrada da Assunção da Mãe de Deus, sua história mais rica e em muitos aspectos trágica do século doze foi acompanhada por segredos e enigmas desconhecidos. Os serafins - esses anjos de amor, luz e fogo, ocupando a posição mais alta na hierarquia de escalões próximos a Deus - simbolizam essa proximidade sagrada.
Descrição
O Mosteiro da Caverna da Santa Dormição está confortavelmente localizado a 2 km da cidade de Bakhchisarai, na rocha da Garganta de Santa Maria (Maryam-Dare), onde fragmentos de edifícios tártaros do século 16 ainda estão preservados.
Localizado no coração do desfiladeiro, entre as belezas naturais mais pitorescas das terras da Crimeia, cercado por penhascos altos e poderosos, este milagre artificial, branco como a neve, não é de forma alguma discordante com a paisagem montanhosa circundante.
O caminho para o mosteiro passa ao longo da garganta do desfiladeiro de Maria, onde se penduram pedras da montanha terrivelmente à direita, e o declive da falésia à esquerda.Mais acima ao longo da estrada, em pedras lisas e trabalhadas, há células-cavernas cortadas pelas mãos trabalhadoras de monges.
Além disso, inesperadamente, como de um conto de fadas, a cúpula branca da Igreja da Dormição do mosteiro aparece no alto, para a qual sobe uma escada espaçosa e majestosa. Uma viagem às profundezas dos séculos começa aqui, onde, sentado à sombra de árvores centenárias, você pode examinar cuidadosamente a parede com muitas imagens de templos e mosteiros mundialmente famosos.
Em sinal de especial reverência pelo mosteiro, era chamado de Lavra. E mesmo os cãs da Criméia, que professam o Islã, recorreram repetidamente ao ícone da Mãe de Deus para pedir sua bênção por um resultado favorável em questões difíceis.
A decoração do templo é notável em seu ascetismo - não tem tetos pintados, paredes de azulejos e ricos mosaicos. Nada vai desviar a atenção dos peregrinos do santuário principal da Lavra - o ícone milagroso da Mãe de Deus "Três Mãos".
No templo da caverna principal, esculpido na montanha, uma iconostase de pedra clara separa a parte do altar. O chão é coberto por um ornamento de mosaico despretensioso que lembra as criações de Chersonesos. Há uma pequena colunata à direita da entrada ao longo da parede. À esquerda, pelas janelas, os raios discretos do sol do sul penetram na sala.
Entre as colunas, na parede à direita, há uma pequena caverna onde está guardada a venerada cópia da Mãe de Deus Bakhchisarai. O próprio ícone, que deu origem à construção do mosteiro, foi transferido durante o reassentamento de cristãos da Crimeia (século XVIII). Por muito tempo, até 1918, foi mantido na Igreja da Assunção perto de Mariupol, e então seu traço se perdeu.
Atrás da cerca da lavra existem vários templos, celas de monges, um campanário e anexos. Algumas acomodações turísticas estão abertas.
Um pouco abaixo do templo da Assunção, existe um templo em miniatura de Marcos, esculpido nas rochas. Com acabamento artístico em madeira, parece muito aconchegante. Os serviços divinos diários acontecem aqui, e os serviços de domingo e festivos são realizados na igreja principal.
Na praça principal do mosteiro, em homenagem ao ícone da Mãe de Deus, encontra-se uma "Fonte vivificante" e sobre ela construída uma capela em forma de fonte. Inicialmente, a imagem da "Fonte Vivificante" existia nas listas sem a sua imagem. Posteriormente, um frasco foi incluído na composição e, em seguida, imagens de um reservatório e uma fonte apareceram no ícone.
O aparecimento do ícone em mosaico da Mãe de Deus "Primavera que dá vida" está associado à cura milagrosa do homem cego pela Mãe de Deus, que ocorreu no século V em uma fonte não muito longe de Constantinopla. O guerreiro Leo Markell, que testemunhou esta cura milagrosa, levantou-se então para o imperador (455-473), ergueu um templo com o mesmo nome ("Fonte Vivificante") no local da fonte.
Desde 1993, um mosteiro foi inaugurado no mosteiro. A Igreja da Assunção da Virgem foi restaurada. Alguns dos edifícios internos do mosteiro ainda estão em reconstrução.
Do outro lado do vale, você pode ver construções externas incomuns, semelhantes a grandes cabanas ucranianas, com telhados típicos para elas. No entanto, estes não são telhados, mas sim rochas salientes, às quais monges inventivos anexaram apenas paredes, tendo recebido cômodas salas de serviço. Eles contêm vários animais e vegetais para alimentação.
Agora, além de dois templos em cavernas restaurados, um número considerável de estruturas terrestres foi erguido: entre eles edifícios fraternos, um hotel para peregrinos e oficinas. Novos prédios estão sendo ativamente construídos no vale e prédios antigos estão sendo restaurados.
Na saída do mosteiro - a estrada subindo a montanha, para Chufut-Kale.
História
Quase nada se sabe sobre a época da construção, os fundadores e criadores do Mosteiro da Santa Dormição. Nesta ocasião, existem várias versões, confirmadas apenas por lendas e crenças antigas. Só podemos dizer com certeza que este mosteiro ortodoxo é o mais antigo dos mosteiros da Crimeia. As versões apresentadas sobre a origem do mosteiro são muito difundidas - do século VIII ao século XIII.
Vários especialistas atribuem o surgimento do mosteiro ao período entre os séculos XI e XV. No entanto, é bem possível que os monges tenham aparecido na Garganta de Maria no século VIII, durante o período de sua expulsão pelos iconoclastas.
É provável que inicialmente os monges tenham cortado a construção do templo das rochas e o próprio mosteiro tenha sido formado um pouco mais tarde.
O motivo da construção do templo foi a aquisição significativa do ícone da Mãe de Deus, chamado Bakhchisarai.
Desde o século 17, o mosteiro foi a residência dos Metropolitas de Gotha (Patriarcado de Constantinopla). Eles lideraram o caminho espiritual dos gregos e representantes de outras nacionalidades que uma vez adotaram a Ortodoxia.
No final da guerra com os turcos em 1774, o príncipe A.A.Prozorovsky chegou à península com tropas. Ele informa ao soberano que não muito longe de Bakhchisarai há uma antiga igreja grega, cortada na montanha, e seu alto clero pretende construir um novo templo. Mas, apesar de o trono local ser chefiado por um cã pró-russo, em vez de renovar o mosteiro, sua desolação ocorre.
O renascimento do mosteiro está associado ao nome de São Inocêncio, que ocupou a cátedra Kherson em 1948. Em 1850, a igreja foi inaugurada solenemente, e o Arquimandrita Policarpo tornou-se seu reitor. A inauguração contou com a presença do clero supremo e de muitos peregrinos da Crimeia, incluindo os tártaros, que aceitaram com entusiasmo o evento.
No século XX, nas proximidades do templo, foi construída a esquete de Anastasia Uzoreshitelnitsa. Erguido no local de uma antiga igreja caseira, está localizado a 8 km do mosteiro.
O mosteiro adquiriu grande importância durante as operações militares da Crimeia de 1853-1856. - um hospital militar foi localizado dentro dela.
O governo soviético não favoreceu os crentes e, em 1921, o mosteiro foi fechado e uma colônia para deficientes foi organizada em suas instalações. A partir de 1929, o mosteiro desapareceu gradualmente. Desde 1970, abriga uma instituição neuropsiquiátrica.
A revitalização ativa do mosteiro começou em 1991, com a mão ligeira do arcebispo Lazar de Simferopol. Em 1993, com a inauguração do mosteiro, foram reconstruídas quatro igrejas mosteiras, celas, casa do abade, torre sineira, restaurada a nascente de água e a escadaria principal. Hoje, em número de funcionários, o mosteiro é o maior da Crimeia.
Arquitetura
Os peregrinos e turistas que chegam ao mosteiro são imbuídos da sublime atmosfera espiritual do mosteiro, mesmo a caminho dele. A alta escadaria antiga e a arquitetura especial do mosteiro, a proximidade com a natureza intocada e algo misterioso - tudo isso cria uma impressão incomum e duradoura.
Além da rocha e da arte rupestre, as características arquitetônicas do mosteiro são enfatizadas pelos seguintes edifícios.
- Torre sineira. De uma só camada, construída na forma de um pórtico figurado, colunas ordenadas da ordem toscana são claramente visíveis em um pedestal muito alto. Tudo isso brilha com um telhado dourado em forma de uma bela tenda. Acima do templo principal está um ícone particularmente venerado da Mãe de Deus, localizado em um recesso com uma imagem torcida.
- Fonte, mais perto do pé da escada, inspirado na escultura de um anjo. À esquerda da fonte encontra-se a acolhedora casa do abade do mosteiro, construída no século XIX.
- Deque de observaçãolocalizado em frente à entrada principal do templo, oferece uma vista maravilhosa do desfiladeiro e das antigas ruínas de uma cidade grega.
- Salas de utilidades claustros com pedras semelhantes a telhados penduradas neles.
A última técnica arquitetônica é simbólica para todo o conjunto arquitetônico, unida pelo objetivo principal - enfatizar a unidade e harmonia do divino, natural e feito pelo homem.
Fatos interessantes
As cavernas do mosteiro têm qualidades acústicas maravilhosas. No local em frente à igreja caverna, as vozes dos visitantes são barulhentas, mas vale a pena dar alguns passos para o norte e esse barulho desaparece quase completamente. Assim, o calcário com sua estrutura porosa absorve intensamente o ruído.Sabendo disso, os construtores do templo aumentaram o tamanho das instalações do templo dos Santos Constantino e Helena, cujas paredes refletiam o som.
Graças a isso, o altar ficava no centro do ressonador volumétrico, e os sons das orações chegavam a Chufut-Kale, onde, caindo nos chifres da caverna, eram refletidos e ressurgiam no mosteiro. Devido a esse efeito, os cristãos que oravam tiveram a impressão de que as rochas próximas também produzem orações com eles.
Existem várias belas lendas sobre a aparência do templo. Então, um jovem pastor, conduzindo o rebanho por uma das cavernas, percebeu uma luz brilhante nela. Dentro da caverna, ele ficou surpreso ao encontrar um ícone do Santíssimo Theotokos, iluminado pela chama de uma vela, flutuando no ar. Sua admiração não teve limites, principalmente porque o episódio aconteceu em 15 de agosto - exatamente no Dia da Dormição de Theotokos. Levando o ícone para casa, pela manhã o pastor descobriu que ele não estava lá.
Mas, seguindo para o pasto, próximo à mesma caverna, ele viu novamente a luz e o ícone. O pastor levou o ícone para casa novamente, mas a história se repetiu. Os aldeões, tendo sabido deste evento, adivinharam que a Virgem Maria deseja que um templo em sua homenagem seja construído neste lugar.
O Mosteiro da Santa Dormição foi visitado por pessoas coroadas: os imperadores Alexandre I e II, Nicolau I. Os eventos e fenômenos milagrosos que acontecem aqui têm constantemente atraído e ainda atraem tanto cristãos quanto pessoas simplesmente curiosas que acreditam em milagres.
O mosteiro, como as suas paisagens envolventes hipnotizantes, é igualmente interessante no verão e no inverno. Mas ao lado dele há outro monumento em caverna maravilhoso e muito popular - o assentamento Chufut-Kale.
Os principais santuários do mosteiro.
- Ícone da Assunção da Mãe de Deus em um manto prateado - a doação do comandante Bakhchisarai Totovich. Os crentes recebem deste dom a cura de doenças mentais e físicas. Prova disso são os muitos pingentes de ouro e prata, como presentes para se livrar de doenças desconhecidas.
- Duplicado do ícone da Mãe de Deus em um manto de prata, com joias... Doação da esposa do General Martynov em 1856
- Duplicado do ícone da Mãe de Deus de Kiev-Pechersk, em uma túnica dourada - um presente do Metropolita Filaret por ocasião da celebração da abertura do esquete.
- Ícone do Salvador com 84 fragmentos de relíquias de santos - o presente do Mosteiro da Mãe de Deus de Korsunsky.
- Cruz com a imagem da crucificação de Jesus Cristo... Composição de três espécies valiosas de madeira. Presente do Velho Athos em 1850
- A imagem da Mãe de Deus e do Menino... Exibido nas rochas.
Como chegar lá?
Você pode chegar rápida e facilmente ao mosteiro com o ônibus nº 2, que segue da estação ferroviária Bakhchisarai até a parada "Staroselye". Em seguida, ele permanecerá para uma pequena caminhada.
É melhor ir para o mosteiro por meio de transporte pessoal do anel viário que passa em frente a Bakhchisarai (se você se mudar de Simferopol). Há uma placa visível na pista que indica o caminho até o destino. Além disso, contornando as rochas mais bonitas, chegamos a Staroselya e, depois de estacionar no estacionamento, seguimos para o mosteiro a pé.
Seguimos até a antiga mesquita Takhtaly-Jami, construída no século XVIII, onde você poderá matar a sede na fonte que ali se encontra, tendo em vista a próxima ascensão ao mosteiro.
Excursões
Os mosteiros de montanha são um espaço histórico especial da cultura espiritual da Crimeia. Alguns deles foram fundados por mestres bizantinos nos séculos VIII-IX e não interromperam suas atividades, estando sob o jugo tártaro. As mesmas são as estruturas montanhosas de Kachi-Kalion e o Templo de Contas.
O Mosteiro da Santa Dormição é um reduto da Ortodoxia na região da Crimeia. As excursões a este mosteiro são frequentemente combinadas com uma visita ao povoado de montanha Karaite Chufut-Kale com suas kenassas, mausoléus e grutas, o que é explicado pela proximidade de instalações turísticas.
A gama de impressões recebidas pelos turistas deve incluir vistas estonteantes das montanhas, ar delicioso com cheiros de pinheiro e tomilho, bem como um clima especial e saudável de cura local.
É conveniente ordenar essas excursões como parte de viagens em locais onde você pode se familiarizar com as regras com antecedência, com o conhecimento preliminar correspondente com os registros de serviços, preços e outras nuances. Aqui você pode saber os preços de excursões em várias direções e encontrar as opções adequadas.
Para visitar um santuário cristão, as mulheres devem ter um lenço na cabeça e roupas fechadas na cabeça. A entrada do mosteiro está aberta em qualquer época do ano, no entanto, os turistas podem visitar apenas alguns locais rochosos.
Também é necessário preparar-se fisicamente para essa excursão, pois em alguns casos os turistas farão uma jornada cansativa até a montanha. É aconselhável ter água potável, chapéu e calçado confortável. Não é recomendado levar crianças menores de 7 anos para Chufut-Kale - a excursão pode ser cansativa para elas.
Existem várias excursões complexas (com vários objetos de exibição) de Bakhchisarai. Seu custo varia de 500 a 1500 rublos.
Sobre o Mosteiro da Caverna da Santa Dormição em Bakhchisarai, veja o próximo vídeo.