Lista dos palácios da Crimeia
A Crimeia não deve ser vista apenas como um destino de praia (embora as praias lá sejam excelentes). Nem todas as regiões do sul podem se orgulhar de tantas atrações como na Crimeia. Na verdade, os nobres russos descansaram aqui e viveram não no setor privado, mas em palácios com os móveis adequados. É sobre os palácios da Crimeia, recomendados em primeiro lugar para serem visitados, que serão discutidos hoje.
Palácios populares
O mais famoso, talvez, seja Bakhchisarai (Khansky). Ele é tão bonito quanto original. Seu sabor oriental cativa a todos que o vêem. Talvez fosse justo chamar o Palácio Bakhchisarai de pérola da Crimeia. A sua construção iniciou-se em meados do século XVI.
Agora existe um museu em funcionamento em seu território. A famosa fonte Bakhchisarai - a fonte das lágrimas é apresentada aos visitantes, foi ele quem foi cantado no poema homônimo de A.S. Pushkin. Você também pode admirar a Mesquita do Grande Khan, o Divan Hall, as câmaras do próprio Khan e o harém, o Gabinete Dourado.
Para visitar o Palácio Bakhchisarai, você precisa ir, na verdade, a Bakhchisarai, à rua Rechnaya, 133. O museu tem seu próprio site, que tem uma programação e um preço para excursões para turistas.
O palácio do Emir de Bukhara é um dos mais belos pontos turísticos de Yalta. Foi construído no final do século XIX - início do século XX, ao mesmo tempo que era rodeado por um parque. O próprio emir chamou o palácio de "Dilkiso", que significa "cativante" em turco. A arquitetura do edifício foi projetada no estilo mourisco, foi erguido pelo arquiteto de Yalta N.G. Tarasov. Para a construção das paredes, foi utilizada a pedra Kerch. O edifício tem uma composição assimétrica, está decorado com belas talhas, pórticos, galerias e terraços.Agora existe um sanatório no interior do palácio, pelo que é acessível para inspecção exclusivamente do exterior.
Para admirar o "Dilkiso", você precisa ir a Yalta, o local desejado está localizado próximo ao Embankment e ao Parque Primorsky, na rua Sevastopolskaya.
O Palácio de Livadia foi construído para Nicolau II no início do século 20 arquiteto N.P. Krasnov. A arquitetura do palácio pertence ao estilo italiano, o valor gasto em sua construção foi fabuloso na época - cerca de dois milhões de rublos. Para a construção do palácio, foi utilizado calcário Inkerman, pois é branco. As comunicações no Palácio Livadia naquela época eram as mais modernas. O palácio está rodeado por um belo parque com sempre-vivas de todo o mundo, canteiros de flores de uma beleza estonteante e gazebos com bancos. A trilha Tsarskaya - o caminho mais famoso do parque, passando pela orla - ainda é acessível para caminhadas.
Livadia Palace é um museu em funcionamento que realiza excursões para turistas. Os banheiros da família real, os salões em que as recepções foram realizadas, bem como o salão da conferência de Yalta (4 a 11 de fevereiro de 1945) estão disponíveis para visualização. Para chegar aqui, você precisa ir até Livadia, rua Baturina, 44A. Você pode chegar lá tanto de ônibus quanto de barco programado.
O castelo da Princesa Gagarina fica no Cabo Plaka, é construído em estilo gótico. A entrada em frente é coroada com a inscrição: "Nos tempos antigos - força." Ao construir o castelo, a princesa quis deixar nos séculos a memória de seu falecido marido e o amor por ele.
Durante a construção do castelo, nenhum dinheiro foi poupado nem em materiais nem em acabamentos. Foi construído pelo mesmo arquiteto N.P. Krasnov, que construiu o Palácio de Livadia. A construção foi executada com mármore italiano, vidro veneziano e azulejos alemães. No final da construção, a princesa morreu. E duas décadas depois, em 1927, ocorreu um forte terremoto. Metade do castelo foi destruída. Teve que ser restaurado de acordo com a descrição existente do castelo. Hoje, este edifício abriga o sanatório Utyos, rodeado por um antigo parque paisagístico, e através dele se chega ao jardim botânico Karasan e ao palácio dos príncipes Raevsky.
Para chegar lá, você precisa ir até Big Alushta, no vilarejo de Utyos. Da aldeia de Pushkino, você pode caminhar até o palácio, você pode chegar lá da estação de trem em Simferopol.
O Palácio de Karasan deve o seu nome ao nome da província persa. Foi construído pelo arquitecto da Crimeia K. Eshliman graças aos investimentos do proprietário da propriedade, M. M. Borodin, que era general do exército. A construção ocorreu na década de 1830, mais tarde os Raevskys tornaram-se os proprietários da propriedade. Hoje, foi encontrado um lugar no prédio do sanatório Karasan. O parque localizado ao redor do palácio é considerado o mais antigo da Crimeia. Sua área chega a 18 hectares, e mais de 200 espécies de árvores e arbustos crescem no território. Para chegar ao sanatório, você precisa ir de Yalta até a vila de Pushkino e depois caminhar.
Kichkine é um pequeno palácio localizado na encosta do cabo Ai-Todor em uma rocha. Situa-se a alguma distância das aldeias de Gaspra e Kurpaty, ou melhor, entre elas. Não há passeios turísticos para turistas pelo território, mas você mesmo pode fazê-los, e como ali existem várias praias, e são excelentes, pode-se passar o dia todo ali. Agora, em Kichkine, há um hotel com o nome apropriado, e na outra metade há um museu em funcionamento, que está aberto ao público.
Traduzido do tártaro, Kichkine significa "bebê". O prédio recebeu esse nome justamente por seu tamanho bastante modesto. No entanto, isso não nega seu luxo inerente. A construção foi concluída em 1913, a construção foi executada por ordem de D.K. Romanov pelo arquiteto N.G. Tarasov, que, devido aos prazos apertados estabelecidos pelo cliente, teve que envolver o arquiteto de Yalta L.N.Shapovalov na obra. Assim, os prazos foram cumpridos.
Para chegar a Kichkine, você precisa dirigir um pouco mais de um quilômetro ao longo da rodovia Alupkinskoye na direção de Yalta.
Palácio "Murad-Avur", que significa "realização dos desejos", foi projetado pelo mesmo N.P. Krasnov por ordem de N.N.Komstadius - um representante russo da antiga família sueca de nobres. O "Murad-Avur" foi construído em várias etapas - primeiro, a construção de uma ala de pedra de três andares foi concluída e, posteriormente, o próprio palácio. A construção foi executada de acordo com o relevo do local, na zona sul tem três pisos e na zona norte tem dois pisos. De acordo com o desejo do proprietário, não há decoração nas fachadas, porém, o mobiliário interno era rico. Infelizmente, a família Comstadius não precisou curtir o ambiente por muito tempo, em 1921 a propriedade foi nacionalizada. O chefe da família morreu em 1917 e, gradualmente, todos os membros da família Comstadius faleceram. Hoje existe um hotel em "Murad-Avur".
Lugares pouco conhecidos
Palácio Yusupov em Koreiz criada como resultado da reestruturação da "Casa Rosa", que pertencia à Princesa Golitsyna. Aconteceu em 1909. O edifício é muito impressionante e monumental, sólido. Não devemos falar tanto em reestruturação, mas sim em demolição e montagem em seu lugar de uma estrutura completamente diferente. Uma das características mais memoráveis do palácio são os leões de pedra que guardam a escadaria, o parque e os jardins.
O castelo Dulber pode ser chamado de pérola oriental da Crimeia. Pertenceu à lista de propriedades dos czares russos, visto que o proprietário era o tio-avô de Nicolau II, o grão-duque Piotr Nikolaevich. A construção foi supervisionada por N.P. Krasnov, mas o projeto foi desenvolvido pelo próprio cliente. Foi muito difícil para o arquiteto, porque o relevo no local é complexo, e o local é sujeito a terremotos, mas ele deu conta da tarefa, Dulber ainda está no lugar. O estilo do palácio é mourisco, mas ao mesmo tempo austero e simples. Uma das características mais interessantes de Dyulber são os ornamentos que adornam suas paredes.
Construções antigas
A casa do arquitecto Wegener é um edifício muito bonito, mas abandonado, localizado junto ao parque Mordvinovsky. É decorado com estátuas de mármore que homenageariam qualquer castelo. A varanda é decorada com o brasão maçônico. Infelizmente, hoje em dia o estado da mansão está muito abandonado, algumas das janelas têm janelas de plástico modernas que estragam o seu aspecto. No entanto, as caixilharias antigas, o chão em parquet, as lareiras, os ladrilhos e os painéis de madeira talhada ainda estão em bom estado na mansão.
Os mesmos belos edifícios incluem a mansão da princesa Baryatinskaya "Uch-Cham", que significa "Três pinheiros". Até 1918, a princesa possuía uma mansão construída por um arquiteto desconhecido. Talvez tenha sido Wegener. Após 1920, a mansão foi nacionalizada, durante a guerra foi usada como sanatório para soldados feridos. Em 1951 foi reconstruído. Agora há um hotel no prédio da mansão.
O palácio do conde Mordvinov foi construído não muito longe dos Três Pinheiros. Sua arquitetura é semelhante a uma villa mediterrânea. A construção foi realizada sob a liderança do mesmo Wegener. Em 1927, a casa de Mordvinov ficou sob a jurisdição do Ministério de Assuntos Internos da URSS. Agora ele está à venda, mas como seu custo é extremamente alto - cerca de 220 milhões de rublos - nenhum comprador foi encontrado.
Outro edifício interessante é o centro de criatividade infanto-juvenil, antigo hospital de S.N. Vasiliev. Este é um belo edifício antigo, embora não seja reformado há muito tempo. No telhado estão dois grifos de pedra, símbolos da península - são fortes como leões e livres como águias. No centro de Yalta, você pode ver muitos mais belos edifícios abandonados, monumentos históricos e culturais.
Como escolher?
Cada turista faz a sua escolha de forma independente, tendo estudado as informações disponíveis na Internet. Faça uma lista, um plano do que você quer ver. Você precisa observar no que realmente está interessado.
E se você tiver tempo - veja tudo, a natureza da Crimeia é linda, o ar é fresco, as praias são excelentes.O que poderia ser mais agradável do que caminhar em belos parques e palácios em um lindo dia de verão? Basta dar um mergulho no mar depois de uma caminhada! E no dia seguinte, volte para o passeio.
Veja o próximo vídeo sobre o palácio do Khan.