Como é a caverna da Criméia Emine-Bair-Khosar e como chegar até ela?

Contente
  1. Emergência
  2. Descrição
  3. O que ver para os turistas?
  4. Como chegar lá?

A caverna Emine-Bair-Khosar é mais conhecida como Mammoth. É um dos lugares mais fabulosos e incomuns da península da Crimeia. Ao entrar, você tem a sensação de estar na casa de criaturas fabulosas que vivem em seu mundo subterrâneo em paz e sossego, longe da agitação do mundo. Todo turista deve visitar este monumento natural único.

Emergência

O nome Emine-Bair-Khosar, traduzido da antiga língua turca, significa “um poço na encosta de uma montanha perto de um carvalho”, mas as pessoas o chamam de Mamontova. O facto é que foi aqui que se descobriu o esqueleto de um mamute, que hoje pode ser visto num dos corredores.

Esta caverna única deve sua aparência a um conjunto de fatores:

  • processos geológicos que duram milhões de anos;
  • condições naturais das montanhas da Crimeia;
  • a originalidade da paisagem;
  • a estrutura das rochas que as constituem.

De acordo com a classificação geológica, a origem da caverna é atribuída a processos cársticos, pois foi formada em decorrência do intemperismo e lixiviação de rochas moles instáveis ​​como arenito e calcário.

Uma grande precipitação transformou as depressões em poços profundos, e estes últimos em longos túneis, que deram origem a rios subterrâneos que moem as pedras por dentro.

A idade de Emine-Bair-Khosar é estimada em 10 milhões de anos, mas o estudo da Caverna do Mamute, os cientistas começaram apenas em 1927. Desde 1970 as expedições espeleológicas lá tornaram-se regulares, no entanto, se você ouvir o folclore local, torna-se óbvio que as pessoas sabiam da existência desta caverna muito antes.

Uma lenda muito bonita está conectada com a caverna, segundo a qual a bela e jovem Emine, apaixonada pelo pastor Bair, vivia perto do sopé da montanha Chatyr-Dag. Os jovens sonhavam em se casar e planejavam um casamento após a colheita. Mas o cruel Khan Selyamet viu a garota e queria conquistá-la para si. Para atingir seu objetivo insidioso, ele decidiu se livrar do pastor, para isso ele ordenou que o sujeito fosse para a floresta selvagem e exterminasse o javali que lá vivia.

Somente nesse caso o cã estava pronto para dar seu consentimento a esse casamento. Bair correu para o topo da montanha, levando consigo os javalis furiosos. Ele sabia que havia um poço profundo ali. Seu cavalo saltou facilmente e os javalis, um após o outro, desapareceram no funil. Bair se sentiu cansado e decidiu se acomodar durante a noite nas pedras próximas, mas no meio da noite ele acordou e acidentalmente caiu em um poço.

O fiel cavalo do pastor era muito esperto, ele próprio voltou à aldeia e galopou direto para Emine, que imediatamente se sentiu mal. A bela correu em busca de seu amado. Quando o cavalo a trouxe para o poço, ela desceu com cuidado - lá ela encontrou o noivo, ferido, mas vivo.

Com esforço, superando uma dor terrível, os jovens subiram as escadas e voltaram para sua aldeia, e quando Bair se recuperou, eles representaram o tão esperado casamento. Desde então, os habitantes locais apelidaram a misteriosa caverna de Emine-Bair-Khosar.

Descrição

Uma das mais belas cavernas da península da Criméia, Emine-Bair-Khosar, está localizada no nível mais baixo da montanha Chatyr-Dag, de modo que todos os que fazem uma excursão terão a oportunidade única de admirar as vistas pitorescas da montanha. A única entrada tem a forma de um poço com paredes de descida acentuada, cuja altura ronda os 16 metros. O acesso em massa para turistas à Caverna Mammoth foi inaugurado há relativamente pouco tempo - em 1994, quando os espeleólogos conseguiram romper um túnel horizontal, tornando a descida na cavidade segura para pessoas sem treinamento físico especial.

A caverna consiste em vários corredores que se fundem. O comprimento total é de 2 km, mas os turistas não podem visitar mais da metade. Emine-Bair-Khosar consiste em cinco níveis, com o superior localizado a uma profundidade de 30 m da superfície e o inferior levando os visitantes a 180 m. A temperatura aqui, mesmo no verão, não sobe acima de 5 graus, e a umidade é quase 100%. Todos os salões e galerias à disposição dos turistas estão equipados com escadas e corrimãos. Iluminação brilhante foi realizada em todos os lugares.

A entrada na Gruta do Mamute é paga, mas o preço da visita é bastante democrático, existe um sistema de descontos para crianças do ensino básico e escolar.

É impossível se perder nesta caverna. Portanto, se você não se desviar da rota planejada, não haverá necessidade de um mapa.

Curiosamente, os experimentos foram realizados há vários anos: o objetivo dos pesquisadores era saber como as pessoas se sentiriam em uma caverna por 21 dias. Verificou-se que o ar úmido tem o efeito mais benéfico em todos os processos bioquímicos do corpo humano. Os sujeitos facilmente, quase imperceptivelmente para eles próprios, passavam de 24 para 48 horas e ao mesmo tempo não se cansavam de forma alguma. Em um ambiente frio, o processo de envelhecimento das células diminui e o sistema nervoso se estabiliza gradualmente. Mas não sem efeitos colaterais: por estar em constante escuridão, o cérebro não recebia a quantidade necessária de luz e respondia a essas condições incomuns com alucinações coloridas.

O que ver para os turistas?

O conhecimento da caverna começa no espaçoso Salão Principal. É uma gruta com cerca de 120 m de comprimento e a cerca de 40 metros de altura existe o mesmo poço, que é descrito em lendas e lendas locais. Parece a boca de um vulcão. O salão abriga um museu paleontológico.Aqui você pode ver os esqueletos de mamutes que viveram nesses lugares centenas de milhares de anos atrás, incluindo o mamute Kolya, cujo esqueleto recebeu o nome do paleontólogo Nikolash que o descobriu. Os cientistas descobriram que o mamute bebê era muito jovem, não tinha mais do que 12-15 anos, seu peso corporal era de cerca de duas toneladas e sua altura de cerca de três metros. Esta exposição encontra-se no salão principal da caverna sem cabeça - durante a queda do animal, seu crânio se partiu em pequenos fragmentos.

Todos os anos, os arqueólogos desenterram os restos de alguns novos animais, mas o rinoceronte lanudo é considerado o mais antigo. Sua idade é determinada em cerca de 50 mil anos. Ele está acompanhado por três mamutes adultos, bem como ursos-das-cavernas e tigres-dente-de-sabre, que há muito desapareceram da face da terra.

Os restos mortais de um homem na caverna ainda não foram encontrados. Os arqueólogos tendem a pensar que as pessoas conheciam o poço e eram extremamente cuidadosas ao se movimentar pela cordilheira. O Lake Hall parece muito incomum e verdadeiramente fantástico. Como o nome indica, existe um lago subterrâneo, sua profundidade varia em função do nível de precipitação, em média é de 55-65 m. A água permanece gelada durante todo o ano.

O Hall of Idols parece espetacular, aqui você pode ver bizarras figuras milagrosas de até 10 metros de altura. No nível inferior, estão localizadas as formações de gotejamento, que se parecem com caramelo derretido de várias cores - do fulvo ao chocolate amargo com frequentes intercalações de minerais cintilantes na neve.

O Tesouro é muito bonito - um salão pequeno, mas realmente impressionante. Graças às hélices, formas espirais, filiformes e onduladas são formadas aqui, que brilham em todas as cores do arco-íris sob os raios de luz.

Kecskemet é um salão cuja principal atração é um par de pequenos pilares feitos de estalagmites. Um deles se assemelha a um pequeno vulcão, enquanto o outro é branco puro. Aliás, é ele quem é chamado de mestre da caverna.

Este é um salão com uma acústica incrível: o menor ruído ecoa aqui três vezes.

A Sala do Trono também está aberta aos turistas. Aqui você pode ver uma formação incomum, que recebeu o nome de "Cap de Monomakh", consiste em uma substância viscosa semilíquida de cor branca como a neve. Sua altura é de cerca de 15 metros e, vista de lado, a formação parece um cogumelo gigante.

O Hall da Hostess está localizado a uma profundidade de 70 m. É considerada a área mais baixa acessível para excursões. O salão recebeu esse nome por causa da educação única no centro, que lembra vagamente uma figura feminina. Apenas cerca de 700 metros estão abertos à visita dos turistas, mas são o suficiente para obter as emoções mais indescritíveis e desfrutar da fotografia de abertura.

Como chegar lá?

Sem dúvida, Emine-Bair-Khosar é uma caverna que interessa a muitos turistas que preferem um descanso ativo. Não é surpreendente que muitos visitantes da Crimeia sonhem em estar neste lugar. A maneira mais fácil é usar os serviços de uma operadora de turismo - quase todas as agências realizam excursões organizadas, fornecendo um carro turístico que levará os viajantes ao seu destino.

Para os amantes de viagens independentes, é melhor chegar de transporte público: Para isso, apanhe um trólebus, seguindo a rota nº 51 ou nº 52, saindo de Simferopol, ou apanhe um minibus suburbano "Yalta - Simferopol", saia perto da aldeia, daí caminhe até à aldeia de Mramornoye, de onde siga as placas direto para a entrada da caverna ... Se você planeja fazer uma excursão em seu carro, então você precisa ir da capital da península pela rodovia Yalta, de lá virar para Mramorny.

Cuidado: logo após a aldeia, uma estrada bastante íngreme espera por você, que leva ao topo de Chatyr-Dag.

Se você decidir visitar a Caverna Mammoth, então você deve usar algumas recomendações úteis.

  • É bastante frio e úmido na caverna, então as roupas devem ser adequadas: você precisa de um casaco ou um casaco quente, um chapéu é desejável para as crianças.
  • Os sapatos devem ser atléticos, confortáveis ​​e a superfície deve ser resistente à umidade. Sandálias, chinelos e sapatos de salto alto não funcionam aqui.
  • Certifique-se de fotografar o que achar necessário na direção da viagem. Ninguém lhe dará um tempo separado para a filmagem de fotos e vídeos.

No próximo vídeo, você pode dar uma olhada mais de perto na caverna Emine-Bair-Khosar.

sem comentários

Moda

a beleza

casa