Jardim Botânico Nikitsky na Crimeia: descrição e localização

Contente
  1. Pequena descrição
  2. História da aparência
  3. Onde ele está localizado?
  4. Como chegar lá?
  5. A infraestrutura
  6. Plantas e Árvores
  7. Exposições
  8. Estacionar em diferentes épocas do ano
  9. Regras de visita

O jardim botânico costuma ser uma atração puramente local que pode ser encontrada em qualquer grande cidade, e mesmo os moradores locais nem sempre sabem onde ele fica. A este respeito, o Jardim Botânico Nikitsky é uma exceção surpreendente à regra, uma vez que, localizado no resort e Yalta amplamente interessante, é considerado uma das principais atrações não só deste resort, mas de toda a Crimeia como um todo. Se você não gosta de botânica, provavelmente não faz sentido ir aqui especialmente por causa dela, mas se você já está por aqui, não deixe de visitar este reino da flora.

Pequena descrição

Entre outros jardins botânicos, Nikitsky se distingue pelo fato de ser "o mais" em muitos aspectos. Vale a pena começar pelo menos pelo fato de ter uma imensa área de 1100 hectares - ao contrário de tantos outros lugares semelhantes, é bem possível se perder aqui. Além do mais, pelo menos na escala da Europa Oriental, este é o jardim botânico mais antigo - seu fundador, Christian Steven, plantou as primeiras árvores aqui em 1812... Por fim, o jardim está localizado no sul em relação à Rússia e à Ucrânia, está localizado na zona subtropical, o que para a maioria dos cidadãos desses países já é uma maravilha em si, o que significa que graças às peculiaridades do clima, várias plantas do sul de todo o mundo.

Estas não são apenas estufas banais, mas também um arboreto desenvolvido, isto é, um arboreto - um lugar onde plantas lenhosas e algumas outras são cultivadas diretamente no campo aberto. O plantio de espécies botânicas é realizado de acordo com um determinado sistema, portanto, caminhando aqui, você pode muito naturalmente imaginar que está em um país completamente diferente, e fazer uma viagem virtual, mas muito plausível, ao redor do mundo em apenas um dia .

O Jardim Botânico Nikitsky, como toda a Península da Crimeia, é objeto de uma disputa territorial entre a Rússia e a Ucrânia, mas em ambos os casos seu alto status é reconhecido. No quadro da definição russa, foi atribuído significado regional dentro da Crimeia, como para a Ucrânia, considera-o ser um objeto de importância nacional.

História da aparência

Em 1811, a pedido do governador militar Kherson de Richelieu, o conde Vorontsov e do inspetor-chefe da criação do bicho-da-seda, Biberstein, Alexandre I assinou um decreto estabelecendo um jardim botânico estadual, para o qual ordenou a alocação de 10 mil rublos anualmente. A data de fundação da instituição, porém, é considerada no próximo ano, 1812, quando em março foi nomeado o primeiro diretor, o já citado botânico Steven, e em setembro foram plantadas as primeiras plantas.

No início, o arboreto foi concebido para um propósito prático - principalmente árvores frutíferas e ornamentais de variedades exóticas foram plantadas aqui, que nas condições subtropicais amenas da Crimeia podiam ser propagadas e gradualmente aclimatadas às condições russas. Já em 1815, foi publicado o primeiro catálogo do jardim, que incluía 174 espécies de plantas - no entanto, 95 delas eram variedades de maçã e outras 58 eram variedades de pêra. A utilidade da instituição logo ficou evidente, e os diretores começaram a ser enviados em viagens ao exterior com despesas públicas para estudar melhor a flora local.

Pessoalmente, Steven, que liderou a instituição nos primeiros 12 anos desde o momento de sua fundação, coletou quase meio mil espécies de plantas para sua criação.

Os sucessores revelaram-se não menos ativos - a coleção continuou a crescer, e em 1828 uma escola especial foi até inaugurada aqui, onde se podia aprender jardinagem prática. Ao mesmo tempo, os vinhedos surgiram aqui, que mais tarde se tornou a base de todo um instituto de pesquisa de viticultura e vinificação.

No final do século 19, o Jardim Botânico Nikitsky experimentou um certo declínio. - passaram a financiá-la menos, porque o acervo crescia mais devagar, os experimentos de seleção praticamente não eram realizados e a ênfase principal era dada ao ensino dos alunos da escola adjacente. Somente em 1907, com o advento dos botânicos proeminentes Kuznetsov e Wulf, a pesquisa foi retomada, e este último, alguns anos depois, também coletou um herbário da Criméia único de 100 mil folhas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Arboreto esteve perto da destruição - os militares não se importaram em nada com a segurança do arboreto, e os alemães também removeram o famoso herbário de Wulf. Ele, no entanto, ainda conseguiu encontrar e retornar.

Depois da guerra, o jardim foi restaurado e continuou a crescer aos poucos.

Onde ele está localizado?

Na maioria dos mapas, especialmente se não forem particularmente detalhados, o Jardim Botânico Nikitsky não está marcado. Aliás, Nikita não costuma ser indicada ali - esse é o nome da aldeia de 2 mil habitantes, à qual o arboreto é "atribuído". Porém, o povoamento no plano administrativo-territorial está subordinado a Yalta, sendo este já muito maior e mais famoso, por isso aparece na maioria dos mapas.

Se você não tem ideia de onde ela está, procure Yalta naquela parte do mapa onde a Península da Criméia está imprensada entre os mares Negro e Azov - grosso modo, é ao sul e um pouco a oeste (para baixo e ligeiramente à esquerda) de Moscou. Yalta, e com ela Nikita e o jardim botânico, estão localizados na parte mais ao sul da península da Criméia, em sua famosa costa sul, quase diretamente ao sul de Simferopol.

No caso de surgirem dificuldades devido ao fato de o mapa ser muito detalhado, guie-se pelo fato de que o jardim botânico está localizado sete quilômetros a leste de Yalta, atrás de Massandra e Otradnoye - ele está imprensado entre Nikita e o Mar Negro.

Como chegar lá?

A maneira mais fácil de chegar aqui é pela vizinha Yalta - a distância ao longo da rodovia não ultrapassa 10 km em qualquer lugar, e com uma direção normal de carro próprio ou alugado, você pode chegar aqui em 20 minutos. Neste caso, você precisa se concentrar nas rotas que levam a Gurzuf e Alushta.

Naturalmente, uma atração tão popular e exigida não poderia ficar sem transporte público - está incluída no sistema da cidade de Yalta. Aqui está a parada final não apenas dos ônibus 29 e 34, mas também dos trólebus intermunicipais 2 e 53. Uma grande vantagem do transporte público é que você não se perderá com ele - ele o deixará bem na frente do portão de entrada. Existe uma maneira ainda mais romântica de chegar aqui - velejar de barco, e embora eles vão com muito menos frequência e se movam mais devagar, esta é uma aventura à parte.

Para quem gosta de andar com o máximo conforto, existe um táxi - porém, você terá que pagar cerca de 2 mil rublos por ele.

Se você está vindo de outras localidades, é mais lógico escolher o transporte que vai para Yalta. A cidade não tem estação ferroviária própria e, em geral na Crimeia, é difícil com a comunicação ferroviária, no entanto, a cidade é conectada por linhas de ônibus diretas a todas as extremidades da península, bem como a muitas cidades da parte europeia de Rússia - Moscou, Astrakhan, Volgograd, Krasnodar, Rostov-on-Don, Sochi e muitos outros. Para quem chega de longe, será lógico usar o aeroporto de Simferopol, que está ligado a 70 cidades da Rússia por comunicação aérea direta, e de lá seguir para Yalta da maneira que lhe for conveniente.

A infraestrutura

O Jardim Botânico Nikitsky é todo um complexo não só botânico, mas também de infraestrutura auxiliar. É extremamente difícil listar tudo o que está nele, portanto, selecionaremos apenas os objetos mais importantes.

  • Jardins superiores e inferiores. Juntas, essas duas seções formam o Arboreto - a parte principal do jardim, onde cresce a parte predominante das plantas exóticas lenhosas do jardim botânico. Foi a partir daqui que começou um viveiro de plantas frutíferas e ornamentais cultivadas, eventualmente crescendo até um jardim botânico inteiro por mil hectares.
  • Parque "Montedor". Esta parte do arboreto esteve fechada à visitação por muito tempo, mas foi reaberta há alguns anos. Do lado de fora, este é um parque típico da Crimeia, apenas ligeiramente complementado por plantas exóticas, mas foi criado pelas mãos de paisagistas profissionais, razão pela qual pode ser considerado um verdadeiro exemplo de jardinagem e arte de parque.
  • Estufa de cacto. Quem gosta das paisagens típicas mexicanas deve vir aqui - há uma coleção verdadeiramente enorme de várias suculentas, composta por mais de mil espécies. Um ingresso separado não é vendido aqui - isso é uma espécie de bônus para o parque Montedor.
  • Reserva "Cape Martyan". Esta área protegida é, por assim dizer, um objeto separado de particular interesse devido à floresta preservada de zimbro, que tem pelo menos 5 séculos de idade. O território da reserva é adjacente ao jardim botânico, cujos pesquisadores estão realizando experimentos científicos aqui.
  • Centro de Saúde. Nem todo jardim botânico pode se orgulhar de ter seu próprio sanatório, mas Nikitsky ainda tem isso. O prédio é relativamente pequeno, mas equipado com tudo que você precisa, e aqui você pode realmente melhorar sua saúde, pois o mar, a praia e a reserva ficam perto, não há indústria por perto e o ar é cristalino.
  • Centro de Pesquisa e Inovação (SIC). Esta instalação foi criada especificamente para que especialistas na área de ciências agrícolas pudessem se reunir em convenções e conferências, aprimorar suas próprias habilidades ou mesmo realizar a prática de pós-graduação após a graduação. Esses visitantes não precisam procurar um hotel em algum lugar de Yalta e resolver problemas de transporte para viagens de ida e volta diariamente - o próprio SIC fornece um hotel para esses casos.

Plantas e Árvores

O fundo botânico de Nikita é composto por milhares de variedades de árvores e pequenas plantas, agrupadas de forma inteligente de forma a dar uma ideia de uma determinada região da terra e permitir a criação de um exemplo de desenho paisagístico atraente.

Devido à grande diversidade biológica, a floração de uma determinada espécie no jardim botânico ocorre durante todo o ano.

Ainda hoje, a coleção de plantas apresentadas ainda está sendo reabastecida, inclusive devido a novas espécies importadas, mas em geral, o parque já começou a se reproduzir, portanto, os próprios jardineiros locais cultivam mudas e mudas em locais especialmente designados. Além disso, os botânicos que trabalham na estrutura do jardim botânico realizam experimentos e experimentos seletivos, devido aos quais novas variedades de plantas conhecidas ainda estão sendo desenvolvidas.

Graças a isso, a diversidade de espécies está crescendo constantemente, o que significa que você pode vir aqui várias vezes ao longo da sua vida - provavelmente, durante a sua ausência, algo novo aparecerá aqui.

Exposições

Além de grandes seções do jardim botânico, há também exposições relativamente pequenas, uma visita que pode deixar impressões não menos vivas do que todo o parque como um todo. Alguns trabalham constantemente, outros recebem hóspedes apenas em uma determinada estação, mas vale a pena dar um passeio pelo menos pelos principais - de repente, para você, eles se tornarão o principal destaque e a melhor lembrança.

  • Exposição de dinossauros apareceu no Jardim Botânico Nikitsky há relativamente pouco tempo, mas quase imediatamente conquistou o amor louco das crianças, e mesmo entre os adultos ela é interessante para muitas pessoas. Em princípio, os organizadores simplesmente colocaram no Parque Primorsky esculturas em tamanho real de répteis antigos, que aqui e ali espiam dos matagais, assustando alguns visitantes e mergulhando outros no deleite. Esta é uma das zonas fotográficas mais populares em todo o jardim botânico.
  • Desfile de tulipas - uma tradicional exposição de primavera que mostra como essas belas flores podem ser diversas. Nas últimas décadas, eventos semelhantes foram organizados até mesmo em algumas grandes cidades do exterior, atraindo milhares de turistas durante o florescimento das tulipas, e um verdadeiro jardim botânico teria vergonha de não ter algo assim. Via de regra, a inauguração está prevista para a primeira quinzena de abril, mas a cada ano certas mudanças cronológicas são possíveis devido às peculiaridades do clima.
  • Bola de crisântemo no conteúdo semântico, lembra um desfile de tulipas, só que é indicado para o outono - durante o período de floração dessas flores. Eles geralmente são vistos com um pouco menos de reverência do que as tulipas, mas os esforços dos botânicos locais, que recriam impressionantes canteiros de flores todos os anos, criam uma verdadeira obra de arte. No Japão, eles já perceberam que esse canteiro de flores pode parecer muito interessante, mas nem sempre é necessário ir tão longe - não há pior à mão. Este evento ocorre em novembro, quando até mesmo os subtropicais já sucumbiram em grande parte à influência do outono, porque as últimas cores brilhantes têm uma magia especial.

Estacionar em diferentes épocas do ano

A beleza do jardim botânico de Nikita é que você pode vir em qualquer época do ano - sempre há algo interessante aqui.Claro que, no inverno e em fevereiro-março, a flora local pode parecer mais pobre do que de abril a outubro, mas então torna-se possível ver em flor, ainda que em estufa, aquelas plantas que simplesmente não crescem em nosso clima. É por isso que os amantes da botânica não visitam o Jardim Botânico Nikitsky em uma determinada estação - para eles pode ser interessante a qualquer momento.

Talvez, se você ainda é um turista de praia, que está em sua maioria em Yalta e arredores, você chegará aqui não antes de maio e não depois de setembro, mas se de repente você se encontrar aqui no inverno, as férias na praia irão desaparecer por si só, mas a possibilidade de uma viagem para Nikita permanecerá.

As mesmas rosas florescem aqui quase o ano todo, sem falar nas plantações de estufa, que podem ter seus próprios, completamente diferente do nosso calendário de floração usual. Várias vinhas tropicais podem não florescer na primavera, como era de se esperar, mas no ano novo, deliciando os visitantes com cores vivas. Claro, se você não é muito versado em botânica e chegou ao jardim botânico nos meses frios do ano, faz muito sentido estudar a situação com antecedência ou solicitar uma excursão organizada, caso contrário, você pode pagar por um simples caminhar pela floresta de inverno.

Em qualquer caso, a vida nos parques do jardim nunca para, o verde, inclusive exótico, pode ser observado durante todo o ano, portanto o Jardim Nikitsky é considerado uma das principais atrações de Yalta.

Regras de visita

O Jardim Botânico Nikitsky permite visitas independentes e excursões organizadas. Visitantes experientes são aconselhados a não serem gananciosos e usarem os serviços de um guia - só ele pode realmente revelar tudo o que é interessante, falar muito sobre as plantas que você pode parecer normal no fundo do resto da vegetação. Ao mesmo tempo, um iniciante, mesmo que seja um botânico experiente, não consegue descobrir sem um mapa, então se você anda por conta própria é melhor fazer o download do mapa com antecedência ou comprá-lo na entrada.

Observe também que sua caminhada não levará menos de duas horas e não fará mal nenhum estoque de umidade vital.

O horário de funcionamento do parque muda três vezes ao ano. A instituição trabalha mais no verão - de 8 para 20 horas, no inverno a jornada de trabalho é bastante reduzida - de 9 para 16 horas. Outubro é um mês especial, tem programação própria - neste período o arboreto funciona das 8 às 18 horas.

Ao mesmo tempo, a bilheteira da entrada central fecha uma hora antes do encerramento do jardim botânico, pelo que não entrará a partir deste momento.

De referir que existe um grande número de exposições temporárias e permanentes no território do jardim botânico, que não estão incluídas no preço do bilhete principal. Não existe bilhete universal para todas as exposições, exceto talvez como parte de uma grande excursão, portanto, vale a pena estocar dinheiro - as etiquetas de preços não são chocantes, mas também não oferecem uma visão geral de pelo menos metade do território. Um adulto será admitido no Arboretum por 300 rublos e um aluno - por 150, no parque Montedor - por 150 e 100 rublos, respectivamente. A exposição de dinossauros, localizada no Parque Primorsky, exigirá 500 rublos por pessoa, mas os descontos são oferecidos não só para crianças, mas também para alunos aposentados - 300 rublos serão retirados de cada um deles.

O museu será o mais barato - apenas 50 rublos para um adulto e 25 para uma criança.

Um passeio completo pelo Jardim Botânico Nikitsky custará ao visitante vários milhares de rublos, mas, como podemos ver, há descontos para crianças. Ao mesmo tempo, vários visitantes têm entrada gratuita na maioria dos ramos do jardim botânico. Na maioria dos casos, trata-se de categorias de cidadãos que gozam de direitos privilegiados também em muitas outras situações. Talvez o benefício mais exigido seja para crianças menores de 7 anos, se você tem três ou mais filhos menores, também pode solicitar a entrada gratuita.

Uma regra incomum é que a instituição permite que os recém-casados ​​visitem suas seções gratuitamente se a data de registro do casamento for hoje.

As regras de conduta no território do arboreto são lógicas, mas ainda assim as revisaremos brevemente. Você não pode entrar no território com seu próprio transporte, e também não tem permissão para andar nos gramados, fazer paradas ou fazer um piquenique sobre eles, ou passear com animais de estimação. É proibida a coleta de quaisquer materiais vegetais para qualquer finalidade, mesmo que sejam folhas caídas, ainda mais não é permitido causar nenhum dano à vegetação local. A fotografia profissional no jardim botvny só é possível após acordo com a administração da instituição. A violação de qualquer uma das regras acima resultará em multa monetária. Os colaboradores do parque têm o direito de, a qualquer momento, exigir a apresentação do bilhete de entrada, devendo, portanto, ser guardado o recibo do caixa.

Descrição e localização do Jardim Botânico Nikitinsky no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa