Cabo Martyan na Crimeia: descrição e localização
A natureza do nosso planeta é única. E a natureza intocada pela civilização é duplamente bela. Não há muitos lugares no mundo onde você possa apreciar a beleza das regiões subtropicais do Mediterrâneo. Muito provavelmente, eles podem ser contados em uma mão, mas mesmo eles serão mais do que o suficiente para mergulhar no mundo da natureza selvagem, ouvir o canto de pássaros raros e ver espécies de animais em extinção com nossos próprios olhos.
Um lugar maravilhoso que todos deveriam visitar, a Reserva Natural do Cabo Martyan. Ele está localizado na Crimeia, perto de Yalta. Uma grande cidade não afeta de forma alguma não apenas a reserva em si, mas também a área circundante.
Os turistas que apreciam o turismo ecológico, e esse movimento se popularizou nos últimos anos, vão mergulhar em uma reserva protegida, onde as paisagens estão totalmente intocadas e o ar é cristalino. Essa viagem não será apenas interessante, mas também útil e divertida.
História
O próprio território da reserva surgiu devido ao movimento das placas tectônicas - uma parte da crista Nikitsky, que no momento do movimento das placas desabou no mar, formou depois de si um cabo, talude na beira da água (são também chamado de "caos de pedra").
As montanhas que circundavam a cordilheira, e agora o cabo, protegiam e ainda protegem o território dos ventos do norte, proporcionando assim o terreno um clima uniforme, sem oscilações extremas de temperatura. Este clima é considerado típico da costa sul da Crimeia.
O clima é formado sob a influência de latitudes geográficas e processos atmosféricos que são criados sob a influência do Mediterrâneo e do Mar Negro. No entanto, as condições meteorológicas na península diferem porque a costa sul é cercada por cadeias de montanhas vindas do norte. Ou seja, devido à posição geográfica do cabo o ar frio não sai totalmente da crista e, se cair, não sai com tanta força.
Daí acontece que a temperatura nunca é muito fria aqui, mesmo que aceitemos o fato de que a reserva está perto do mar.
Geograficamente, o Cabo Martyan não é tão grande, apenas 240 hectares, e esse número inclui o Mar Negro que banha o cabo.
Agora o território da reserva pertence ao Jardim Botânico Nikitsky, considerado natural laboratório científico.
Graças ao trabalho do acadêmico Peter Simon Pallas, um jardim botânico foi criado no cabo. Em seus escritos, ele descreveu que esse território preservou uma autêntica paisagem e vegetação natural, que, em sua opinião, é considerada o padrão da vegetação mediterrânea.
Mais de 500 espécies de plantas estão protegidas na reserva. O morango de frutos pequenos é considerado uma das plantas mais raras e protegidas do Cabo - a única árvore perene de folha larga em toda a Europa Oriental. Esta árvore está listada no Livro Vermelho Internacional.
Outros representantes do Livro Vermelho que crescem no território da reserva podem ser considerados:
- zimbro alto;
- pistache de folhas opacas.
É digno de nota que a idade de alguns arbustos de zimbro chega a 100 anos, mas também existem esses espécimes raros, com idade superior a 500 anos.
A reserva é muito jovem, pois só recebeu esse status em 1973. Em 1969, as antigas fortalezas existentes no seu território, cuja construção remonta aos séculos XIII-XV, foram colocadas sob vigilância, nomeadamente, a fortaleza, que leva o nome de Ruskofil-Kale, construída no século XIII, recebeu o estatuto de um monumento arqueológico.
Mas se você se aprofundar na história da formação da reserva, poderá entender que ela foi considerada um monumento natural ainda na década de 40 do século passado. Na verdade, foi durante esses anos que os cientistas perceberam que existem espécies raras de animais e plantas no cabo, o que torna o território único.
A ideia da criação de uma reserva de zimbro teve o apoio de muitos cientistas e trabalhadores do jardim botânico e, portanto, em 1947 o bosque do cabo recebeu o título de reserva, que foi colocado sob proteção.
Mas, legalmente, o território não era uma reserva natural até 20 de fevereiro de 1973. Foi neste dia que foi registada a reserva, indicando que a extensão total do território é de 240 hectares, dos quais 120 são terras (bosques, bosques e um jardim botânico) e a outra metade de 120 hectares é o Mar Negro.
flora e fauna
Muitos turistas de todo o mundo percorrem um longo caminho para admirar os incríveis e belos pontos turísticos da Crimeia. Não é difícil adivinhar que também existe uma grande demanda por plantas e animais. Principalmente se você tiver a oportunidade de ver com seus próprios olhos tão raros representantes da flora e da fauna.
Conforme mencionado anteriormente, existem cerca de 500 espécies de árvores. Este é um lugar verdadeiramente único onde você pode encontrar zimbros e outras plantas raras.
No território da reserva, as plantas são divididas entre as que florescem o ano todo e as que florescem na estação. Normalmente, cerca de 68% das plantas florescem durante todo o ano, com o restante sendo aquelas que crescem no verão ou inverno. Devido ao clima, a vegetação florida em algumas espécies pode durar de 10 a 15 dias e até chegar a dois meses.
Muitas plantas começam sua bela floração em maio, o que é típico do relevo desta região.
A parte principal do terreno é coberta por bosques de carvalho fofo (a altura desta árvore chega aos 4-8 metros em 60 anos), um pouco menos é ocupada por representantes do zimbro alto. Mesmo na reserva, é possível encontrar pinheiros da Crimeia - sua altura chega a 10 metros, o diâmetro do tronco varia de 20 a 40 cm e a idade é em média 90 anos, o que é 2 vezes mais do que um carvalho.
Devido à grande quantidade de precipitação, a vegetação se estende cada vez mais. Claro, isso não acontece sem a ajuda de uma pessoa que cuida de plantas raras.
Morango de frutos pequenos, que se encontra no território do cabo, é considerada uma árvore caducifólia perene. Sua altura é de aproximadamente 20 metros. Ela cresce em uma comunidade, ciclicamente, em pequenos grupos.
Esta árvore está sob supervisão especial, pois é termofílica e morre em temperaturas abaixo de 15 graus negativos. E para ele, as geadas primaveris são consideradas uma época perigosa, quando após vários dias de calor, a árvore sai da "hibernação". Geadas severas podem arruiná-lo.
O início da floração é considerado o período a partir do início de abril, a planta murcha em meados de maio e, em junho, as folhas caem. Os frutos da árvore começam a amadurecer no final de outubro e continuam a amadurecer até janeiro.
E também vale a pena notar uma grande variedade de orquídeas. São 22 espécies, e todas estão protegidas.
Cerca de 130 espécies foram descobertas nas águas costeiras do Cabo Martyan algas. No que diz respeito ao mundo animal, você não deve confiar muito no fato de que poderá ver quaisquer mamíferos de grande porte aqui, já que eles não são encontrados no Cabo Martyan.
Mas você poderá ver muitos insetos:
- besouro de solo granular;
- grandes centopéias-centopéias;
- louva-a-deus;
- grandes cigarras;
- borboletas "Polyxena".
No território do Cabo existem diferentes tipos de lagartos (em particular, uma espécie rara do lagarto rochoso da Crimeia e da lagartixa de pés descalços da Crimeia).
Entre os pássaros você pode encontrar avifauna (todas as nove espécies que existem no mundo), Gaio da Crimeia, Grosbeak, Spruce Crossbill, Pika.
É quase impossível encontrar mamíferos especialmente grandes na reserva, mas ainda assim espécies raras de animais vivem lá. Um desses representantes pode ser considerado Marta-pedra da Crimeia, que também é chamado de raposa da montanha ou rato da floresta.
Como chegar lá?
A maneira mais rápida de chegar à reserva é de Yalta. Os ônibus de transporte precisarão chegar à vila de Nikita. Para uma viagem mais conveniente, você pode usar as coordenadas do cabo N 44,506379 E 34,245028. Se você quiser ver o mar, há uma rota de barco a motor de Yalta a Gurzuf (a rota passa pela reserva).
Mas se você não está em Yalta, não deve ficar chateado. Você pode chegar ao cabo em qualquer ônibus intermunicipal que viaje na direção de Yalta. Diga ao motorista o que você precisa para o Cabo Matryan e você terá uma viagem inesquecível.
Para mais informações sobre as características da reserva, veja o vídeo a seguir.