O que ver na Caverna de Mármore na Crimeia e como chegar até ela?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. O que você pode ver?
  3. Regulamentos de segurança
  4. Como chegar lá?

A Crimeia não é apenas passar férias em praias confortáveis ​​e nadar no mar quente. Muitos turistas preferem escalar os picos das montanhas, e ainda mais visitantes combinam os dois tipos dessas atividades. Esses entusiastas ficarão interessados ​​na famosa Caverna de Mármore. É sabido que a Crimeia esconde muitos milagres, milagres, e no fundo de suas profundezas não há menos interessante do que na superfície.

Peculiaridades

A Caverna de Mármore é a principal atração da cordilheira Chatyr-Dag. Localizado no planalto mais baixo, o próprio complexo inclui três cavernas, que são reconhecidas como as mais bonitas do território da Crimeia e estão incluídas no TOP-5 das mais interessantes da Europa. A caverna é recomendada para visitar todos os veranistas da península. A caverna de mármore foi descoberta há relativamente pouco tempo - em 1987, e alguns anos depois foi aberta para turistas visitantes.

Deve-se notar que a história deste lugar único é completamente diferente das histórias habituais sobre expedições espeleológicas sérias. A caverna, que na época era chamada de "Afganka", foi descoberta por um pastor comum, que procurava uma ovelha que havia ficado para trás do rebanho na encosta da montanha. No entanto, a honra oficial de serem considerados os pioneiros deste monumento natural pertence aos espeleólogos de Simferopol.

A Caverna de Mármore recebeu seu nome imediatamente após ter sido estabelecido que aproximadamente 90% de toda a sua superfície é composta por calcário marmorizado. A entrada da gruta situa-se a uma cota de 920 m, tendo-se verificado que surgiu há muitos milhões de anos, devido à erosão das rochas.No momento, a caverna está totalmente adaptada para visitas de grupos de excursão: caminhos foram colocados aqui, iluminação foi organizada e cercas de proteção foram erguidas. Os turistas podem seguir uma das várias rotas de vários graus de dificuldade.

O comprimento total da Caverna de Mármore é de cerca de 2 km e inclui 3 camadas. Deve-se notar que nem todas as grutas deste lugar único são acessíveis para visita - para estar em algumas áreas, você precisa de um treinamento sério de escalada, do qual nem todo visitante da Caverna de Mármore pode se orgulhar.

Porém, esta não é a única razão pela qual muitas das grutas da Caverna de Mármore estão fechadas aos turistas. O fato é que as pessoas podem causar danos significativos a um monumento natural mesmo estando nele - junto com correntes de ar, rajadas de vento, dióxido de carbono e poeira, algas verdes penetram em seu interior, que, sob as lâmpadas de iluminação, começam a crescer, destruindo o rocha frágil.

Claro, os servos da caverna limpam periodicamente os crescimentos, mantêm a temperatura exigida e um determinado nível de iluminação na sala, mas ainda é difícil resistir à natureza. Tudo isso levou ao fato de que na caverna não existem apenas salões fechados, mas até mesmo cimentados, aos quais apenas cientistas selecionados têm acesso, e mesmo assim a cada poucos anos. Essa precaução não é de forma alguma supérflua - o fato é que as gemas naturais perecem não tanto pelo toque humano quanto pelo calor, luz e respiração.

O que você pode ver?

A caverna de mármore consiste em vários níveis, cada um contendo vários quartos. No topo está a Galeria dos Contos de Fadas - todos os percursos começam aqui. Você pode encontrar aqui O dono da caverna, a Princesa Sapo, o Mamute e até o Papai Noel - todos pareciam estar congelados na pedra... Essas figuras foram criadas pela própria natureza e, em toda a sua aparência, lembram os heróis favoritos dos livros infantis - daí o nome da caverna.

Algumas outras esculturas parecem mais lindas flores de pedra crescendo bem nas paredes. Enormes estalactites com drusas gigantes estão penduradas por toda parte, assumindo as formas mais complexas.

Do lado da Galeria dos Contos de Fadas, abre-se o Passo do Tigre com cerca de 400 m de extensão. Foi descoberto na década de 90 do século passado e recebeu o nome dos restos mortais de um grande animal encontrado aqui, que a princípio foi confundido com um dos mais perigosos predadores antigos - o tigre dente-de-sabre. Mais tarde, descobriu-se que era um leão das cavernas, mas eles não mudaram o nome da passagem. Os turistas observam que o Tiger Pass é muito mais bonito do que todas as outras passagens da caverna.

De grande interesse e Perestroika Hall comprimento de 150 metros. Aqui você pode encontrar estalactites chamadas Minarete, Dragão e Zumbis.

Figuras de pedra únicas do Rei e da Rainha podem ser encontradas no salão do palácio, que é considerado a última parte do roteiro de excursão. Dele, em uma escuridão impenetrável, começa o Clay Hall - não faz parte dos programas turísticos. O chão desta sala é coberto com uma espessa camada de argila, as abóbadas descem gradualmente e gradualmente se transformam em uma passagem sem saída.

Voltando à Galeria dos Contos de Fadas, você pode passar para o segundo nível. Aberto para visitantes desde 2006 Os salões Pink, Luster e Theatre, bem como o Hall of Hopes e o Vernadsky Hall. Seu comprimento total é de 600-700 m. O Pink Hall tem esse nome devido às flores de pedra que parecem rosas - elas literalmente cobriam a abóbada da caverna. Aliás, é por esse lugar que passa a Tiger Run.

No Salão das Esperanças os visitantes podem ver cascatas de riachos de cor dourada, que formam algo como altares, onde os habitantes das civilizações mais antigas deixaram seus sacrifícios a potências superiores. Externamente, esses altares lembram vagamente águas-vivas gigantes, que enviaram seus tentáculos de pedra para as profundezas da caverna.

O maior salão no segundo nível - Varanda, está dividido em dois pisos por um enorme degrau.O compartimento superior lembra uma varanda, decorada com tons extravagantes. De grande interesse é o Chandelier Hall, cuja abóbada é decorada com centenas dos melhores tubos, uma reminiscência de lustres surreais - alguns deles pendurados quase até o chão.

Os corredores localizados no primeiro nível mais baixo estão atualmente fechados para turistas. Aqui, por milhões de anos, a água esculpiu poças abertas no fundo, então parece que todo o espaço sob seus pés está coberto de pérolas.

Para os amantes de tudo o que é místico e misterioso, há aqui algumas grutas que vão fazer você realmente começar a ter medo de fantasmas. Para os românticos da Caverna de Mármore, existem pilares de pedra criados por estalactites e estalagmites que cresceram junto com eles, são popularmente chamados de "beijos".

Acredita-se que os amantes, estando perto deles, devem invariavelmente fazer um desejo, e então sua vida juntos será longa e feliz.

Atualmente, está sendo cogitada a questão da abertura de rotas para pessoas com formação espeleológica. Na Caverna de Mármore, concertos de orquestras musicais sinfônicas são frequentemente realizados, e cada uma dessas apresentações é sempre acompanhada por uma casa cheia. Os conhecedores da boa música sabem que a acústica mesmo dos melhores salões não pode ser comparada com as características sonoras das cavernas. Em um lugar como este, a música clássica soa mais cameral, poderosa e incrivelmente épica.

Regulamentos de segurança

A Caverna de Mármore é uma atração turística bastante incomum, portanto, para todos os visitantes, há regras estritas que eles devem seguir.

  • É proibido visitar a caverna por conta própria, somente grupos de excursão são permitidos em seu interior, onde espeleologistas profissionais atuam como acompanhantes.
  • Ao inspecionar a caverna, todos os visitantes devem ficar juntos, qualquer atraso para trás do grupo está repleto de consequências mais perigosas.
  • É estritamente proibido visitar a caverna sob a influência de drogas ou álcool. Os turistas com animais e armas não são permitidos no interior. Não é permitido fumar dentro da caverna.
  • Para visitar um local natural, nenhum equipamento especial de escalada é necessário, mas deve-se ter em mente que uma queda brusca de altitude pode causar sintomas adversos no sistema cardiovascular dos visitantes, muitos reclamam de zumbido, como em um avião, portanto, irá não seja supérfluo estocar pirulitos que funcionam bem com esse problema.
  • Observe que a temperatura do ar na caverna nunca sobe acima de 9 graus, enquanto a umidade é de 98-100% e a duração mínima da excursão é de meia hora. Portanto, é aconselhável vestir-se bem com antecedência, pois as crianças precisam de chapéu. Porém, na entrada da caverna, você sempre pode alugar jaquetas e suéteres.
  • Os turistas não estão autorizados a subir ao primeiro andar, mas se o visitante decidir mesmo assim descer, então necessitará de calçado desportivo (recordamos que a passagem ao nível inferior só é possível a pessoas com formação profissional em espeleologia).
  • E, claro, não perca o momento de fotografar todas as belezas do lugar em que você se encontra - na volta, o guia não lhe dará a oportunidade de parar para captar todas as obras de arte milagrosas, que tenham não igual em todo o mundo.

A visita à caverna não é gratuita - você terá que pagar pela excursão. Tradicionalmente, os ingressos são vendidos para várias rotas diferentes, e todos podem sempre escolher aquela que quiserem. É possível que os visitantes tenham que esperar um pouco se o grupo de turistas não estiver lotado.

O preço da excursão em 2019 é:

  • Galeria dos contos de fadas - 30 minutos. / 500 rublos;
  • transição "Galeria dos contos de fadas - Pérolas do lago" - 50 minutos / 600 rublos;
  • transição "Galeria dos contos de fadas - Trilha do tigre" - 60 minutos / 600 rublos;
  • visitando todas as instalações - 80 minutos / 700 rublos;
  • excursão às cavernas Chatyr-Dag - 1400 rublos.

Crianças menores de 5 anos podem entrar na caverna gratuitamente... Há um desconto de 50% para crianças de 5 a 12 anos. Alguns turistas procuram economizar dinheiro e comprar uma passagem para a rota de excursão mais barata, entretanto, tal excursão acaba sendo curta, e nem moral nem financeiramente não “compensa” o esforço e dinheiro gastos para chegar à caverna.

Como chegar lá?

A caverna de mármore está localizada imediatamente abaixo da parte inferior do planalto Chatyr-Dag, próximo a ela há algumas outras cavernas: Tysyachegolovaya e Kholodnaya. De acordo com o mapa, o povoado mais próximo do monumento natural é a vila de Mramornoye. A Caverna de Mármore pode ser alcançada de carro ou transporte público. Para fazer isso, você precisa pegar o ônibus pela rota Alushta-Simferopol ou Yalta-Simferopol, chegar a Mramornoye e caminhar 8 km.

A maneira mais fácil é pegar um táxi ou inscrever-se em uma excursão organizada, que inclui viagens no ônibus encomendado. Este tipo de serviço é prestado por agências de viagens de todas as cidades da Crimeia, incluindo a capital.

A caverna está localizada a 31 km de Simferopol, a distância de Alushta é de 43 km, 77 km de Yalta e 114 km de Sudak. De carro de Simferopol para a Caverna de Mármore pode ser alcançado em 40 minutos, a estrada de Alushta levará um pouco mais de tempo - 50 minutos.

A Caverna de Mármore é, sem dúvida, um dos lugares mais atraentes da Crimeia, muito procurada por todos os turistas que vêm descansar nesta península. Esta é uma das principais maravilhas que tornam famosa a península da Crimeia e que atrai turistas de diferentes partes do nosso país, e não só dele. A Caverna de Mármore não revelou completamente todos os seus mistérios para as pessoas, você pode voltar aqui várias vezes, cada vez descobrindo algo novo e desconhecido.

Para obter informações sobre como chegar à Caverna de Mármore, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa