Visão geral dos mosteiros da Crimeia

Contente
  1. Mosteiros ortodoxos em operação na Crimeia
  2. Outras opções
  3. Visão geral dos mosteiros mais antigos

A Crimeia atrai todos os anos um grande número de turistas que gostam não só de mergulhar na praia, mas também de admirar a beleza da natureza, preferindo o descanso, turismo ativo. Existem muitos lugares sagrados e historicamente significativos.

Os mosteiros atraem não só turistas, mas também peregrinos, crentes e todos aqueles que desejam tocar os grandes lugares e sentir sua atmosfera indescritível.

Mosteiros ortodoxos em operação na Crimeia

Levará muito tempo para ver todos os mosteiros sagrados ativos na península. Entre os mosteiros, pode-se até encontrar opções de hospedagem, se o objetivo do turista é a solidão, a peregrinação.

Mulheres

Há vários mosteiros femininos entre esses mosteiros.

Toplovsky Holy Trinity-Paraskevievsky

Um dos mosteiros femininos mais populares para residentes locais e visitantes é o Mosteiro da Santíssima Trindade, em homenagem a São Paraskeva, nas proximidades da vila de Topolevka, localizada na rodovia Feodosiya. Este lugar é tão atraente porque dá a você a oportunidade de mergulhar na fonte, se lavar em uma cachoeira, visitar o próprio templo, bem como a Catedral da Trindade Vivificante, a caverna de Constantino e as fontes sagradas.

Segundo a lenda, mesmo antes da construção do templo, santos eremitas viviam aqui, e após a morte do mártir de Paraskeva, uma fonte que era considerada curativa começou a fluir. Você pode passar pela cerimônia de batismo na igreja batismal do território.

A área em que o mosteiro está localizado merece uma descrição separada - são florestas magníficas, montanhas que cercam o lugar sagrado. Há um pitoresco vale de rio nas proximidades.Entre as relíquias do mosteiro: uma partícula da Cruz vivificante do Senhor, as relíquias do curandeiro Panteleimon, São Paraskeva.

Santíssima Trindade, Simferopol

O primeiro edifício do mosteiro, ainda em madeira, foi erguido no século XVIII, após algumas décadas foi demolido e foi erguido um novo, que hoje alberga um convento. O território é pequeno, mas muito bonito, além disso, existem várias fontes sagradas à disposição de todos.

O mosteiro contém as relíquias de São Lucas, o ícone "Luto" da Mãe de Deus, que são relíquias com propriedades milagrosas. O Museu de São Lucas, que viveu uma vida incrível que combinou serviço a Deus e medicina, irá demonstrar a história deste maravilhoso santo, e lá você também poderá aprender sobre as curas que aconteceram em suas relíquias. O ícone "Luto" também tem uma história completamente única.

Em 1998, o ícone foi renovado, em vez de uma imagem quase imperceptível, uma imagem nítida e brilhante apareceu. A conclusão da encomenda de artistas e cientistas foi inequívoca - o ícone não foi submetido a restauro.

Katerlezsky de São Jorge

Segundo a lenda, um dos pastores orava neste local todos os dias, tendo uma visão que se repetia anualmente no dia de São Jorge, o Vitorioso. Mais tarde, seu ícone foi encontrado na montanha, após o que foi tomada a decisão de construir um templo. Agora, na aldeia de Voikovo, na Península de Kerch, há um pequeno mosteiro de mulheres neste lugar.

Masculino

Existem muitos mosteiros no território da península.

Santa Dormição, Bakhchisarai

Fundada no século 15 após o aparecimento milagroso do ícone da Mãe de Deus. Foi construído à maneira do grego Athos e sempre foi especialmente reverenciado entre os crentes e conhecedores da história. No século XX, o mosteiro tornou-se muito grande, no seu território existem 5 igrejas, capelas, muitos edifícios. Mas, no período soviético, caiu em um estado dilapidado. Somente na década de 90 o mosteiro começou seu grande renascimento. Hoje o complexo inclui igrejas, celas, campanários, a caverna da igreja de São Marcos, o templo de Constantino e Helena.

Entre as relíquias, destaca-se o ícone milagroso da Assunção da Mãe de Deus, famoso por suas habilidades curativas. Além disso, os peregrinos se curvam diante do ícone do Salvador, que contém partículas de relíquias sagradas.

São Jorge, Sebastopol

Este mosteiro está localizado em um dos lugares mais bonitos da península, em uma falésia sobre o mar. Perto estão o magnífico Marble Beam e o Cape Fiolent. Os dados sobre a construção do templo variam, segundo alguns - foi fundado nos anos 800, segundo outros - no século XVI. No entanto, o templo foi oficialmente construído em meados do século 16, e somente mais tarde foram descobertos achados arqueológicos, indicando que um mosteiro com um antigo templo em cavernas foi erguido aqui anteriormente. A Igreja da Natividade de Cristo foi construída ao lado dela.

Os turistas são atraídos não só pela luxuosa composição arquitetónica do mosteiro, mas também pela magnífica paisagem que o rodeia.

O rosto de Gergius, o Vitorioso, é retratado em uma cruz de pedra em uma das rochas. Os peregrinos visitam o mosteiro com o propósito de orações e curas milagrosas, pelas quais é famoso. Para chegar ao templo, você precisa subir as escadas de 200 metros de altura.

Cosmo-Damianovsky, Alushta

Este mosteiro atrai especialmente por sua localização de incrível beleza - um desfiladeiro em uma reserva natural. Aqui pode encontrar uma fonte de cura, perto da qual existia uma igreja com um hotel e uma capela, esta última, aliás, sobreviveu até aos dias de hoje. Não só ortodoxos, mas também muçulmanos vêm aqui, já que a lenda sobre a vida de Cosma e Damian é muito notável. Eles praticavam a cura e foram martirizados no local de um mosteiro moderno. Após sua morte, uma fonte, considerada curativa, foi aqui registrada como mineral.

Sua água contém uma quantidade razoavelmente grande de prata e zinco. No século 19, um templo e um mosteiro foram construídos aqui.Este lugar era especialmente reverenciado pelos czares russos e membros de suas famílias.

Stavropégico de Santo Reverendo Paisius Velichkovsky, Morozovka

Um dos mosteiros mais historicamente jovens, localizado perto de Sebastopol. A história de sua origem é extremamente curiosa. Certa vez, após um serviço religioso na igreja de São Vladimir, um roubo foi descoberto, muitos ícones, vasos de prata, livros e relíquias desapareceram.

No entanto, imediatamente após o serviço religioso, um dos paroquianos doou um terreno ao templo para a construção do mosteiro. Hieromonk Paisiy recebeu uma bênção para a construção do mosteiro. Este não é um mosteiro muito grande em termos de território, mas é muito venerado, principalmente entre os peregrinos e pacientes oncológicos. O mosteiro tem uma capela de Santo Nektarios, invocações às quais curam tumores.

Svyato-Stefano-Surozhsky Kiziltashsky, Sudak

A localização deste mosteiro é extremamente pitoresca, a paisagem lá é muito semelhante à da Suíça. A área de Kiziltash, onde fica o mosteiro, é cercada por rochas vermelhas. Em uma das rochas há uma fonte curativa, ao lado da qual foi erguido um templo. Segundo a lenda, a caverna foi descoberta por um pastor escondido da chuva, que viu um ícone da Mãe de Deus na água. Ela foi transferida para a igreja, mas seu paradeiro agora é desconhecido.

Após o assassinato do abade Parthenius e a queima de seu corpo, decidiu-se classificá-lo entre os santos e chamá-lo de mosteiro Kiziltash. Na época soviética, o mosteiro foi fechado e abandonado, mas no final da década de 90 do século XX voltou a funcionar.

Santa Anunciação, Mangup

O mosteiro foi construído não muito longe da cidade-caverna, a entrada era bastante inacessível. Hoje, para encontrar o caminho que leva a isso, você precisa trabalhar muito. Este lugar é ótimo para a solidão, oração e fuga da agitação do mundo. Como o mosteiro está localizado acima do vale, você precisa subir até ele. Apesar da baixa altura de 200 metros, a subida não é fácil. Mas a vista do mosteiro é simplesmente incrível.

Existem outras possibilidades para chegar ao mosteiro, mas não são menos difíceis: num caso, terá de se espremer através da garganta rochosa "Ratoeira", no outro - descer 20 metros do planalto de Mangup ao longo das rochas.

A entrada do mosteiro é precedida por uma gruta, onde pode colocar-se em ordem antes de visitar. O templo da caverna e os ícones em nichos de rocha são bastante notáveis. A estrutura é bastante original, de fato, o mosteiro está localizado em dois complexos de cavernas. As grutas artificiais surgiram no século VI, e o mosteiro foi erguido na virada dos séculos XV e XVI. Na década de 90 do século XX, o mosteiro nas rochas começou a reviver.

Um milagre arquitetônico não é a única coisa que atrai os turistas - os peregrinos vêm para a fonte sagrada, que está localizada no território, bem como para o ícone "O Coração".

Uma impressão surpreendente é causada pelos afrescos que sobreviveram desde o início da fundação do mosteiro. Vistas incríveis do deck de observação. Montanhas da Crimeia, cordilheira principal, planalto de Mangup - tudo se abre para olhos admiradores.

Sava, o Santificado

As informações sobre a origem e construção deste mosteiro em caverna não sobreviveram, pois durante a época da conquista da Crimeia pelos turcos, todos os templos foram destruídos. Os turistas modernos podem contemplar as partículas das relíquias de Sava, o Santificado, o ícone de fluxo de mirra de Sava da Sérvia. No planalto, existem celas e edifícios para uso doméstico, uma igreja, bem como uma fonte sagrada com banho para os visitantes.

    Além disso, os mosteiros bastante populares na Crimeia são:

    • São Nicolau, Kholmovka;
    • Uspensky Anastasievsky, Simferopol.

    Outras opções

    Visto que nacionalidades historicamente diferentes viveram no território da Crimeia, é natural que não apenas as igrejas ortodoxas possam ser vistas durante uma viagem.

    Dervixes Tekkie, Evpatoria

    Um lugar incrível e misterioso, o único mosteiro muçulmano da península.A residência dos maometanos está muito bem localizada, na meca turística da Crimeia, por isso há muitos turistas lá. O mosteiro inclui:

    • fluindo com células;
    • mesquitas para orações;
    • Madrasah da escola sufi.

    Tekkie foi fechado durante a era soviética e começou a reviver há cerca de 10 anos. A própria Evpatoria Oriental é incrivelmente atraente para os turistas, e seu prédio mais antigo é ainda mais atraente. É muito simples e monumental. A altura do mosteiro de 2 andares é de 20 metros, os tetos abobadados com cerca de 10 metros de altura são incríveis. Há uma mesquita adjacente ao tekki; no terreno da escola há um museu da cultura dos tártaros da Crimeia.

    Mosteiro armênio

    Este é o único mosteiro deste tipo na Crimeia, fundado no século XV, embora ao mesmo tempo existissem várias igrejas e 4 mosteiros no território da península. O mosteiro é chamado Surb-Khach, ou seja, a Santa Cruz. Nos tempos soviéticos, foi abolido e, após a guerra, o mosteiro foi destruído por um longo tempo. No final da década de 2000, reabriu as portas aos visitantes e passou a funcionar para o fim a que se destinava. Ele está localizado na Antiga Crimeia (distrito de Kirovsky). As mulheres não têm permissão para entrar nas celas atuais, mas os edifícios antigos estão abertos, incrivelmente bonitos e milagrosamente sobreviveram.

    Visão geral dos mosteiros mais antigos

    No território da península da Crimeia, muitos edifícios antigos sobreviveram, entre eles existem mosteiros.

    St. Klimentovsky, Sevastopol

    Este é o mais antigo mosteiro tipo caverna localizado nos subúrbios de Sebastopol. Segundo a lenda, a construção do templo ocorreu após o martírio de São Clemente em 101. No início, as relíquias eram mantidas em uma gruta submersa, depois surgiram as primeiras cavernas, que se transformaram em celas de monges. O templo, bancos, trono e altares foram literalmente talhados em pedras. Os turcos, que tomaram posse da Crimeia, chamaram a caverna da morada, ou seja, Inkerman.

    Quando a península se tornou russa, o mosteiro foi reaberto, mas apenas antes da chegada do poder soviético. Na década de 90 do século XX, o mosteiro foi restaurado, agora funciona. Mas até agora, os arqueólogos encontraram coisas únicas no território.

    Theodora Stratilat, Maloye Sadovoe

    Este mosteiro não é muito conhecido entre os turistas, mas os peregrinos visitam de bom grado o mosteiro Bakhchisarai. Foi completamente destruído após a invasão dos turcos. A recuperação total e o início do pleno funcionamento ocorreram em 2004. Além do próprio mosteiro, é extremamente atraente o vale de Belbek é lindo e impressionante.

    No território existe um templo de Theodore Stratilates, que está localizado na rocha e lembra a morada de uma enorme serpente. Esta é uma gruta natural. Além disso, não muito longe dela existe uma fonte sagrada que atrai os visitantes com suas propriedades. Para chegar até lá, é preciso passar por uma gruta de 140 metros.

    Morada de Luke

    A aldeia desaparecida de Laki é famosa por si só, mas os turistas que a visitam devem definitivamente ver o Templo de São Lucas. Era uma vez uma aldeia grega no Vale do Lak, mas em 1942 foi praticamente destruída para ajudar os guerrilheiros. Apenas a destruição do templo estava além do poder dos inimigos. Em 2005, o mosteiro de um homem foi inaugurado sob ele - incrivelmente bonito. lugar luminoso e abençoado.

    Sobre os mosteiros da Crimeia, veja abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa