Visão geral do mosteiro da caverna "Shuldan" na Crimeia

Contente
  1. Peculiaridades
  2. História de origem
  3. O que ver?
  4. Atrações nas proximidades
  5. Como chegar lá?

Os viajantes que exploram as principais atrações da Península da Crimeia não devem perder o Mosteiro Shuldan de Cristo Salvador. Definitivamente, você deve visitá-lo, mergulhar no espírito da história antiga e refletir sobre a corrupção da vida ao lado do santuário. Os viajantes que visitam o templo têm uma vista muito pitoresca do alto dos arredores do Vale Shul, das montanhas cobertas de vegetação verde.

Peculiaridades

A estrutura do mosteiro consiste em 20 cavernas esculpidas na rocha, e o templo principal tem cerca de 20 m². A cidade-caverna está localizada em um maciço rochoso e consiste no mosteiro-caverna de Cristo Salvador, que atualmente está sendo restaurado pelas forças dos próprios eremitas. Existem cavernas e grutas perto do mosteiro. Perto do santuário existe uma nascente com uma pequena fonte na rocha. A entrada da caverna, onde vive o eremita moderno, é claramente visível de baixo.

Na encosta em frente ao "Shuldan" crescem muitas flores e ervas aromáticas, na primavera você pode admirar os flocos de neve e a grama dos sonhos.

Turistas de longe podem ver uma estrutura incomum - uma torre construída em pedras e decorada com uma cúpula dourada brilhante. Ele se eleva majestosamente acima da cobertura da entrada do templo principal e complementa harmoniosamente a imagem ao redor. A torre foi construída recentemente, mas tornou-se um destino turístico regular. A entrada da torre é totalmente gratuita e qualquer pessoa pode subir e admirá-la de perto.

A descida e a subida ao mosteiro parecem superar obstáculos, a escadaria de madeira frágil é especialmente impressionante.

História de origem

"Shuldan" refere-se a mosteiros em cavernas. Foi fundado no século 8 DC. NS. monges que fugiram de Bizâncio. Esses tempos são conhecidos como o período da luta dos imperadores de Bizâncio Leão e Constantino da dinastia Isauriana com os ícones. Monges refugiados se estabeleceram perto da moderna Sebastopol e fundaram um mosteiro aqui. Talvez eles tenham tido a experiência de construir mosteiros semelhantes em cavernas em sua terra natal, em Athos.

O mosteiro existiu até os séculos XV-XVI. Os monges viviam modestamente, na solidão se dedicavam à viticultura e faziam vinho, eram produzidos cerca de 300 mil litros de vinho anualmente. Essa ocupação era a principal fonte de renda dos monges. Até hoje, afrescos que datam dos séculos XII-XIII foram preservados nas paredes das cavernas. Agora, o mosteiro é o lar de monges modernos que estão empenhados em sua restauração. No mosteiro, eles são usados ​​para equipar celas para monges e monges, edifícios anexos e um templo principal aberto para os peregrinos.

O mosteiro tornou-se um abrigo para pessoas que se encontravam em situações difíceis de vida, que abusavam de álcool ou drogas. No passado recente, os monges do mosteiro ajudaram essas pessoas na reabilitação e no retorno à vida normal. Depois estas pessoas ficaram no mosteiro e ajudaram os monges a melhorá-lo, e não é de estranhar que em toda parte em cada pequena gruta haja um lugar para morar e haja pertences simples (pratos, bules, camas de cavalete com colchas, mesas). Mas entre os eremitas também existem clérigos estrangeiros.

Pelo esforço conjunto de eremitas e monges, foi construída uma torre da capela, localizada acima da entrada das cavernas do mosteiro.

O que ver?

O templo principal tem a forma de uma basílica, foi escavado no interior da rocha, as abóbadas assemelham-se a uma caixa e o altar é separado por um arco. No centro há um recesso para a instalação de um trono, no qual deveria sentar-se um dos ministros da igreja. Do lado norte, você pode entrar na capela e ver afrescos que representam a Mãe de Deus em suas paredes. A estrutura do templo é tal que todos os quartos estão localizados perto de um longo terraço comum. Se você caminhar ao longo do terraço, poderá desfrutar das vistas maravilhosas do Vale Shul.

Se você caminhar ao longo do terraço, poderá desfrutar das vistas maravilhosas do Vale Shul.

Catedral de Cristo Salvador em uma caverna

Os visitantes do templo podem caminhar por uma galeria cercada com uma vista pitoresca das montanhas e entrar por portas esculpidas nas instalações do templo na caverna. Este lugar é ricamente decorado com ícones e pinturas feitas na tradição ortodoxa. No templo, você pode colocar velas, orar por ajuda e tocar o santuário você mesmo. Textos de orações são pendurados nas paredes do templo. E depois de sair do mosteiro, você pode caminhar até a caverna do eremita moderno.

Fonte

A pia batismal é uma pequena depressão esculpida na rocha, onde a água escorre da rocha e a pia batismal gradualmente se enche. Um pequeno ícone é instalado acima da fonte. Você pode se lavar na pia batismal e, principalmente, os corajosos podem até tomar banho. A temperatura da água na fonte é de + 4-5 ° С. No caminho existem lindas grutas. Ivy se contorce ao longo das rochas. Você pode encontrar uma nascente sob a rocha e tirar água. Descer a montanha é sempre mais difícil do que subir, e o caminho de volta costuma ser um pouco mais demorado.

À esquerda, você pode apreciar a vista de Mangup.

Atrações nas proximidades

Ao redor do templo existem pequenas cavernas escavadas, que têm escadas e tudo o que é necessário para a vida dos eremitas. Especialmente interessante para turistas será inspeção do local de sepultamento dos monges. Se você olhar de perto, poderá ver os supostos cemitérios dos mortos em pequenas aberturas no chão e nas paredes. O corpo foi colocado em um nicho, coberto com uma pesada laje, e somente após 3 anos os restos foram removidos para o ossário.

Ele contém as relíquias dos primeiros colonos do mosteiro, que são cuidadosamente dobradas e mantidas no batistério em frente aos principais ícones.

Não há fios elétricos para o mosteiro, então os monges, como nos velhos tempos, usam lamparinas a querosene. Para aquecer o templo e as celas no inverno, usa-se a lenha, que é obtida com grande dificuldade no planalto, e depois, com a ajuda de aparelhos especiais e muito primitivos, é baixada. Se você caminhar um pouco em direção a Ternovka, também poderá ver cavernas semelhantes. Há mosteiro "Chelter"... Existem cerca de cinquenta dessas cavernas no total, elas estão localizadas em 4 camadas.

Apenas o reitor da igreja, Padre Anatoly, reside permanentemente no mosteiro. Ele sempre recebe os hóspedes com hospitalidade.

Como chegar lá?

Normalmente, os turistas preferem usar o transporte público para chegar ao mosteiro da caverna. Para fazer isso, em Sevastopol, na estação de ônibus Zapadnaya, você precisa pegar um ônibus com destino à estação de Zalesnoye vila. Você precisará sair mais cedo, na estação Avtomobilnaya, a barragem do reservatório o ajudará a navegar. Em seguida, vá a pé na direção da aldeia Ternovka. À direita, verá uma estrada de terra que conduz ao mosteiro.

Atualmente, infelizmente, não há excursões especiais para o mosteiro Shuldan, turistas e crentes entram em seu território de forma gratuita e gratuita. Venta bastante lá em cima, onde fica o mosteiro, por isso é melhor vestir um blusão ou casaco leve. Ao viajar, é necessário ter calçados esportivos. E para quem tem medo de altura, é melhor pensar na conveniência da caminhada. O caminho para o mosteiro é feito por caminhos de montanha íngremes e nem sempre existem vedações.

Os visitantes do mosteiro da caverna Shuldan irão experimentar verdadeira paz e tranquilidade, apreciando a beleza dos arredores. Mas, ao visitar o templo, alguns viajantes descuidados deixam para trás montanhas de lixo, e isso estraga a impressão de visitar um lugar tão colorido. No entanto, um verdadeiro conhecedor não prestará atenção a tais ninharias e irá capturar belas vistas de Ternovka, o reservatório, as plantações de uvas na encosta na câmera.

Assista à excursão ao mosteiro Shuldan no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa