Cavernas vermelhas na Crimeia: atrações e localização

Contente
  1. História
  2. Peculiaridades
  3. O que ver para os turistas?
  4. Como chegar lá?

Saindo de férias de verão, todo viajante ou apenas um veranista está esperando por algo extraordinário do próximo passatempo. Portanto, é desejável que as tão esperadas férias na costa do Mar Negro se tornem extraordinárias.

Recentemente, as férias na Crimeia estão ganhando cada vez mais popularidade - excelentes condições climáticas e pontos turísticos inesquecíveis atraem milhares de turistas.

Se você prefere um descanso ativo, e não apenas passar o tempo em uma espreguiçadeira perto das ondas silenciosas, então você definitivamente deve visitar a caverna misteriosa, mas completamente inexplorada, com o nome romântico de Kizil-Koba.

História

Uma das maiores cavernas da Europa, que é uma masmorra fabulosa de seis níveis, está localizada na Crimeia, a algumas dezenas de quilômetros de Simferopol, a capital da península da Crimeia. Kizil-Koba significa “vermelho” na tradução e vai para as profundezas da terra por 26 quilômetros. Grande parte desta formação, constituída por inúmeras grutas subterrâneas, ainda não foi estudada por cientistas e amantes da descida subterrânea e, como sabem, o desconhecido atrai sempre muitos curiosos.

A história da Kizil-Kob começou há 70 mil anos.

Escavações arqueológicas realizadas nas imediações indicam que povos antigos já haviam se estabelecido aqui naquela época distante.

Cientistas descobriram meios-cavados, que serviam de local de culto para xamãs e sacerdotes locais, o que é confirmado pelos ossos de animais sacrificados e várias cerâmicas encontradas.Mais tarde, nos séculos 3 a 4 dC, as tribos citas se estabeleceram aqui, e na caverna, onde a temperatura sempre era baixa, eles guardaram inúmeras ânforas com vinho.

Os soldados da Horda de Ouro também passaram por aqui - pontas de flechas e os restos de selas de couro para cavalos foram encontrados neste local por arqueólogos.

Por muito tempo, nossos ancestrais mineraram argila refratária nas cavernas Kizil-Koba, e já em 1803 o escritor russo Pyotr Sumarokov descreveu pela primeira vez os segredos da Caverna Vermelha e os primeiros turistas começaram a chegar aqui. O famoso poeta e diplomata A.S. Griboyedov também veio aqui. Os viajantes desceram em grutas inexploradas com velas e tochas.

Na década de 90 do século passado, um mirante de 500 metros foi preparado para os turistas. Hoje, multidões de turistas fazem uma excursão aos corredores profundos de Kizil-Koba, na esperança de ver os mistérios da caverna e descobrir os mistérios da caverna.

Peculiaridades

A Caverna Vermelha recebeu o nome da tonalidade marrom-avermelhada dos calcários do período Jurássico Superior. O maior salão disponível para excursões é o salão da pia batismal azul, cuja altura chega a 145 metros, portanto é completamente impossível vê-lo, a área de inspeção real da caverna atinge apenas 500 metros, mas o que aparecerá aos olhos de quem o admira é o suficiente para uma experiência inesquecível.

A rota para os turistas começa ao longo do rio Su-Uchkhan, que é alimentado por muitos riachos do fundo das montanhas.

Foi a água, penetrando nas profundezas da caverna natural, que criou as grutas, galerias e corredores de formas surpreendentes. O curso do rio vai fundo na água, de modo que as abóbadas de alguns salões se limitam ao nível da água. Essas áreas, em alguns lugares completamente submersas na água, são chamadas de sifões: há seis delas em Kizil-Kobe.

Os viajantes poderão ver os dois andares inferiores da caverna, no primeiro deles correm as águas do rio, e o segundo andar está equipado com plataformas especiais para turistas.

Os arcos baixos de algumas seções não permitem subir mais alto.

O que ver para os turistas?

  • O primeiro corredor da cavernaencontrar turistas é a reconstrução do santuário, que ficava aqui há muitas centenas de anos. O olhar de admiração dos turistas verá crânios de animais, pedras de moinho e vasos de barro: tudo isso pertenceu a um povo antigo que vivia nas encostas próximas. O comprimento do "reino subterrâneo" é de 26 quilômetros, a profundidade do subsolo chega a 135 metros.
  • Em quase uma hora você poderá conhecer as belezas de vários cômodos: "Acadêmico", "Indiano", "Argentino". Os lagos formados pelo curso do rio nas grutas são marcantes em seu mistério. Enormes estalactites, cuja altura da mais impressionante é de 8 metros, correntes subterrâneas, bizarras mudanças nas rochas - tudo isso faz parte de uma excursão inesquecível que guias experientes farão para quem quiser.
  • A propósito, os viajantes têm à sua disposição dois tipos de excursões: básicas e extremas, para a parte do sifão da Caverna Vermelha.

Os adeptos dos esportes radicais podem descer até lá com a ajuda de um equipamento de mergulho e de uma roupa de neoprene, já que não existe via seca.

Esse passeio dura cerca de três horas, e os organizadores fornecerão fantasias. Primeiro, você vai superar o sifão, um obstáculo natural de 1,5 metros de comprimento. Não é difícil mesmo para um turista inexperiente fazer isso, então você precisa nadar uma distância de 100 metros ao longo de um rio subterrâneo. Embora a princípio uma rota tão incomum só pudesse ser ultrapassada por espeleólogos, profissionais - exploradores de cavernas.

Para os amantes radicais, uma corda especial é puxada ali, na qual você pode segurar com as mãos, chegando ao hall do "Porto do Norte". Então você tem que superar o caminho cheio de pedregulhos, abrindo caminho entre os escombros naturais. A parte da caverna que se abre a seguir a este caminho atinge literalmente o seu multicolor: formações de gotejamento de diferentes formas e cores não vão deixar ninguém indiferente.A beleza imaculada conquista amantes de segredos e descobertas, as pessoas não conseguiam chegar aqui há muito tempo, então há algo para ver. Qualquer pessoa que tenha completado 16 anos e saiba nadar pode fazer essa viagem.

Segundo os cientistas, hoje o subsolo da caverna continua crescendo devido ao fato de que um rio subterrâneo lava as novas abóbadas da caverna.

Pode-se descer ao sifão direto do hall do santuário, o caminho para os turistas é coberto com um piso, já que durante as enchentes um rio subterrâneo muitas vezes inunda a rota turística.

É ao longo de suas margens que os turistas curiosos poderão caminhar durante uma excursão, passear perto de cachoeiras subterrâneas e ver poços subterrâneos inseguros. As listras das abóbadas da caverna se assemelham a várias figuras. Alguns deles - "Gnomo chorão" ou "Mestre da caverna" - envolto no mistério de várias lendas e mitos. É triste que algumas exposições interessantes tenham sido destruídas impiedosamente por vândalos. Mas ainda hoje, o ponto final da excursão é o entusiasmo da masmorra - a mais bela cachoeira de vinte metros "Riachos Rosa".

Não é proibido tirar fotos do "interior" da caverna durante a excursão, porém, você pode fazer isso durante uma parada.

Os veranistas com certeza serão convidados a visitar várias cavernas Kizil-Koba misteriosas: Kharanlykh-Koba, Golubinaya, Camomila.

Indo nesta jornada misteriosa certifique-se de levar roupas quentes com você - é muito frio no subsolo, durante o ano a temperatura aqui não sobe acima de 9 graus Celsius.

Os turistas que não trouxeram agasalhos recebem jaquetas na entrada da caverna.

A jornada ao longo da misteriosa montanha não se limita apenas a misteriosas descidas sob o solo - Depois de sair da caverna, os excursionistas são convidados a descer até o local Tuff com nascentes borbulhantes. A água chega aqui de um dos lagos subterrâneos, localizado um pouco mais alto na cordilheira. É verdade que as nascentes desaparecem se o nível da água no lago diminuir.

No processo de "espremer" a água do solo, que ocorre devido à liberação do tufo de calcário, o dióxido de carbono desaparece e o equilíbrio químico é perturbado. Os resíduos orgânicos são lavados com água, deixando espaços vazios. Os cientistas chamam essa formação de monumento a um rio subterrâneo. Há também uma cachoeira majestosa e pitoresca de Su-Uchkhan de 25 metros nas proximidades.

É do sítio Tuff que os turistas têm uma vista incrível: o topo da montanha Pakhkal-Kaya, ou "Bald Ivan" (como os locais chamam), que serviu aos guerrilheiros da Crimeia durante a Grande Guerra Patriótica como um ponto de observação, bem como a saliência do planalto Chatyr-Dag e a pirâmide Taz-Tau.

Mas não são apenas os segredos de Kizil-Koba que atraem turistas aqui. Um mar de delícias aguarda os viajantes nas proximidades da misteriosa montanha. Um caminho de dois quilômetros por lugares coloridos até a caverna passa pelo acampamento especializado "Vale das Fadas das Cavernas Vermelhas". Se não quiser ir a pé, tem ao seu dispor um pequeno comboio que o levará por 50 rublos até ao local da sua paragem.

O "Fairy Valley" é um parque paisagístico e recreativo moderno, local de descanso para inúmeros turistas. É nos gazebos bem equipados localizados em seu território que você pode apreciar todas as delícias da natureza única da Crimeia.

Se você vier de férias com seu próprio carro, ele poderá ser deixado em um estacionamento pago por 40 rublos por hora.

No território do centro recreativo "Fairy Cave" há muitas coisas fascinantes. Numa área de cerca de 100 hectares, poderá instalar-se na sua própria tenda, existem também lagos com diferentes formas de fontes, inúmeros cafés com comida aromática para todos os gostos. Aliás, se você já estocou carne para churrasco com antecedência, pode prepará-la você mesmo nas churrasqueiras disponíveis aqui. Particularmente surpreendentes são as inúmeras estatuetas de pedra, gnomos, animais e até a Estátua da Liberdade espalhadas por todo o território.

Para os amantes do mel natural, aromático e saudável, os apicultores locais oferecem uma grande seleção de produtos apícolas. Curiosamente, no apiário local, você não pode apenas comer mel, mas também obter procedimentos de bem-estar: sessões de sono em colmeias. Bastante incomum e útil tanto quanto possível.

As crianças certamente se interessarão por passeios a cavalo nas proximidades da base, enquanto guias experientes oferecerão para adultos roteiros especializados pelos locais do movimento partidário. Os amantes também podem ter aulas de equitação ali mesmo.

Os amantes de esportes podem tentar a sorte em competindo no campo de golfe. Os extremistas serão capazes de andar de maneira arrojada no off-road da Crimeia em jipes. Para os amantes da velocidade razoável, os organizadores do recreio oferecerão passeios em carros elétricos ao longo do território do vale.

Lojas de souvenirs, um pequeno zoológico onde vivem porcos, raposas, macacos, cabras e outros animais vietnamitas, aluguel de equipamentos esportivos - todos esses serviços são oferecidos aos veranistas. Mas o mais importante é a oportunidade de relaxar nesta base maravilhosa em confortáveis ​​pavilhões de madeira, alguns dos quais se parecem mais com os edifícios dos antigos vikings. Pequenas casas onde você pode pernoitar estão equipadas com chuveiros e banheiros, além de tudo que você precisa para umas férias em classe econômica.

Você pode relaxar aqui em qualquer época do ano - venha passar o fim de semana e respire o ar fresco da Crimeia. Os feriados do calendário são frequentemente realizados aqui e, recentemente, um parque de cinema Viking foi construído nas proximidades, onde as filmagens do famoso filme Viking aconteceram. Se você ainda não teve tempo de explorar todas as maravilhas do enigma da Crimeia de Kizil-Koba, então a vinte quilômetros do "Vale das Fadas" existem muitos hotéis prontos para receber hóspedes por qualquer período de tempo.

Como chegar lá?

A Caverna Vermelha está localizada perto de Simferopol, na área com. Perevalny. Se você estiver viajando sem transporte próprio, da estação ferroviária da capital da Crimeia, os táxis da rota "Simferopol-Perevalnoe" partem a cada 20 minutos.

Você pode chegar lá por trólebus indo para Alushta ou Yalta. Você precisa chegar à parada "Stadium" ou "Perevalnoe - 2". Fica a três quilômetros da própria caverna. Você precisa chegar até lá através do acampamento "Fairy Valley" descrito acima.

De carro, você terá que dirigir cerca de 25 quilômetros ao longo da rodovia Yalta saindo de Simferopol.

O sítio arqueológico único Kizil-Koba deve ser incluído na rota proposta de qualquer turista na Crimeia, caso contrário, sua história “da Crimeia” ficará incompleta.

Veja abaixo uma visão geral da caverna por dentro.

sem comentários

Moda

a beleza

casa