Visão geral do Parque Natural Karalar na Crimeia

Contente
  1. Onde é?
  2. O que estava aqui antes?
  3. Descrição
  4. As praias da reserva
  5. Por que o parque é chamado de lugar de poder?

Viajar é a busca por endorfinas, novas experiências e inspiração. Há um ditado que diz: "Quando você sai para caminhar, você vai com uma pessoa e vem um pouco diferente." O que podemos dizer sobre uma viagem completa, que às vezes é a melhor maneira de reiniciar. E nem sempre você precisa ir a lugares com grande fluxo de turistas e uma primeira linha no ranking dos destinos turísticos mais procurados.

Existem áreas, zonas, territórios dos quais muitos nunca ouviram falar, mas assim que lá se encontram, apaixonam-se por eles de todo o coração. E esta definição descreve perfeitamente o Parque Natural Karalar.

Onde é?

Para chegar ao parque paisagístico regional, você precisa vir ao norte da Península de Kerch, na parte oriental da Crimeia. A reserva está localizada não muito longe do velho Kerch, e se já aí está a descansar ou veio à cidade para turismo de “eventos”, encontre a oportunidade de visitar também a reserva. É muito fácil e conveniente ir de carro a Kerch. Excursões organizadas a este lugar não são fornecidas, mas isso é mais uma vantagem do que uma desvantagem.

Karalar Park é uma boa reserva natural para viagens individuais ou em família. Muitas pessoas vão lá para ficarem sozinhas com seus pensamentos, para fazer uma reinicialização psicológica. O território é o mais adequado para isso - as paisagens são calmas, líricas, cinematográficas. Você não será cobrado por visitar o parque. Aparentemente, até que as excursões centralizadas sejam organizadas, ela não existirá.

Enquanto isso, mesmo supondo que o local possa ser visitado de ônibus, não haverá muito sentido nisso, e metade da beleza da reserva simplesmente não será vista. Porque o carro é a única opção boa. Você pode, é claro, pegar o transporte público ou um táxi até a vila de Kurortnoye, mas apenas a pé. Mas nem todos podem caminhar a pé, pois são 21 km, que se estendem ao longo da costa.

Planeje uma rota com antecedência usando o navegador, google map. Aliás, ao ampliar o mapa, você verá uma espécie de anúncio de uma viagem futura - é difícil não notar quantas baías o Parque Karalar inclui.

E eu quero morar em cada um, porque até seus nomes líricos já estão chamando a atenção.

O que estava aqui antes?

Não cabe na minha cabeça, mas por várias décadas o território da reserva atual foi um campo de treinamento para testes militares. Por 50 anos, armas de grande destruição foram testadas nesses lugares lindos e únicos. Quase imediatamente após a Grande Guerra Patriótica, um campo de treinamento foi formado e durou toda a corrida armamentista. Mas não é preciso temer: aqui não houve explosões, na verdade o local de teste pertencia ao campo de aviação militar Bagerovsky, e lá, segundo as informações disponíveis, estavam empenhados na desgaseificação e descontaminação de aeronaves.

No entanto, coisas terríveis não passaram pelo parque natural. O aeródromo foi fechado no início dos anos 70, enquanto o aterro sanitário se transformou em cemitério nuclear onde foram enterrados equipamentos e maquinários contaminados com radioatividade (além de outras 6 mil toneladas de solo contaminado com substâncias nocivas). E só em 1998 as autoridades locais perceberam o erro: finalmente apreciaram a natureza única e alocaram uma área de 5900 hectares, que se tornou a base da zona de reserva.

Tornou-se um complexo paisagístico regional em 2007, depois expandido para outros 900 hectares. Já pelo quarto ano, o Parque Karalar foi considerado uma reserva protegida de importância regional.

Descrição

Além do território em terra, a reserva também inclui 360 hectares da área de água de Azov. A reserva inclui quase toda a parte norte da Península de Kerch. O lugar não é apenas pitoresco: morros, planícies, pedras, pedreiras, rios, lagos e belas praias compõem uma zona natural comum.

Havia também alguns objetos historicamente significativos aqui.: por exemplo, os restos de assentamentos antigos (Idade do Bronze) foram incluídos no marco natural. É claro que para alguém elas não parecerão nada mais do que um monte de pedras, mas uma pessoa educada e experiente pode dar uma avaliação real dessas pedras.

No noroeste, a reserva é banhada pelas águas do Mar de Azov, seu litoral é caracterizado por uma estrutura rochosa - não as saliências mais rápidas, falésias profundas e picos agudos. As formações rochosas parecem estar crivadas de grutas, velhas pedreiras. No fundo da península de Kerch, a estepe sai, o que surpreende o viajante, principalmente na primavera. Nesta temporada pode orgulhar-se de uma vegetação impressionante, espécies raras de flores.

No verão, a área é realmente queimada pelo sol.

No leste da reserva você verá Lago Chokrak, que está distante do Mar de Azov por um aterro estreito. O lago é um dos maiores reservatórios desse tipo na Crimeia. Avançar - Maciço de estepe Osovinsky, um lugar de solidão, muito propício para filosofar, repensar sua vida. Alguns turistas comparam isso com o fim do mundo: então, a estepe parece misteriosamente sem vida.

No sul do parque há um trato artesiano em grande escala. E toda essa diversidade em uma área. Os fãs da chamada recreação civilizada com praias repletas de banhistas, atrações e outros estabelecimentos de entretenimento provavelmente não gostarão da desolação visível e solitária do Parque Natural Karalar, estendido na eternidade. Mas este lugar, figurativamente falando, não é para "um amplo, mas para um espectador profundo".

É ótimo se você conseguir estar aqui na primavera. No verão, a estepe fica empoeirada, cinza, aparentemente seca por causa do sol implacável. A primavera é outra questão.Na estação do despertar, tudo aqui floresce e tem um cheiro doce. Aqui você pode ver pássaros raros listados no Livro Vermelho. E as flores aqui não são raras em sua variedade. Quais são as famosas tulipas da Crimeia que você não encontrará em nenhum lugar semelhante!

As praias da reserva

Isso é o que atrai turistas em primeiro lugar. Sim, é difícil esquecer as ondas de floração rosa que rodeiam o Lago Chokrak. É salineros, planta acostumada a viver nas margens de lagos e mares salgados. Mas ainda assim, a desolação das costas, que se alinham em uma espécie de linha interrompida infinita, triste e grandiosa, você provavelmente ainda sonhará com ela. Atrás do Lago Chokrak, a estrada sobe até um planalto, ao longo do qual você pode se mover ao longo da costa. Belas paisagens se abrem depois da primeira curva da estrada.

É interessante que planejando inicialmente a rota, a partir dos mapas, do navegador, você vai aprender que a estrada ao longo da rota leva apenas uma hora. Mas você definitivamente não vai encontrar uma hora! Você definitivamente vai querer ficar lá, tirar uma foto aqui, sentar aqui, e naquele lugar pegar uma sacola cheia de conchas, das quais existem bilhões.

Cada baía que se abre aos seus olhos é linda à sua maneira. E quais são seus nomes: Fox, Pontonnaya, Lilac, Shelkovichnaya, Lady, Monkey. Mas as baías mais famosas do parque são General e Shirokaya.

Você pode ouvir muitas vezes que em geral as praias da reserva são chamadas de generais.

Uma das mais interessantes é a Baía de Barynya. Ela é a baía de Nefertiti, ela é a rocha Deva. À distância, a rocha parece uma silhueta feminina. Alguém vê Assol esperando seu príncipe, alguém é uma viúva triste que perdeu seu amado nas profundezas do mar, alguém é um andarilho solitário. Você pode criar sua própria versão: o lugar é propício para o pensamento criativo e romantizar o que você vê.

Em algumas baías, teoricamente é possível descer de carro, mas a saída não será fácil. Portanto, é melhor caminhar. Existem gazebos no território de algumas baías. Eu gostaria de sentar neles com garrafas térmicas e pastéis deliciosos, mas um vento forte pode atrapalhar seus planos.

Mas, como dizem os turistas, mesmo o tempo ventoso não assusta as crianças se você as levar para passear. Eles ficam felizes em correr pelas praias em blusões, coletar conchas e desfrutar de uma extensão sem precedentes.

Quando parece que não haverá fim para as praias e baías, assim como para a sua imersão em si mesmo e o diálogo com a natureza, sinais de civilização começam a ser vistos. O navegador mostrará que depois de passar por uma grande área, você chegou ao vilarejo de Zolotoe. E faz jus ao seu nome, especialmente se o tempo estiver bom - areia dourada, a luz do sol derramada ao longo da costa, rapidamente substitui um pouco sombrias praias ascéticas.

Por que o parque é chamado de lugar de poder?

Na verdade, pode-se ouvir essa definição dos turistas. Talvez valha a pena explicar isso pela auto-suficiência hipnótica do lugar - não perturbado hoje pela atividade humana, barulho, agitação do território, desprendimento geral com a ordem interna, o domínio dos elementos, e não a "coroa da natureza". Alguém comparou o Parque Karalar com as melhores ferramentas de psicoterapia propostas.

Mesmo se você estiver visitando este lugar com uma pequena empresa, terá a impressão de que a natureza está falando com você pessoalmente. As pessoas até aconselham vir aqui durante os períodos de reflexão, tomando decisões responsáveis. Eles se referem ao fato de que certas forças gravitacionais, as forças dos elementos, têm um bom efeito na intuição de uma pessoa, e ela escolhe a decisão certa. O Parque Karalar definitivamente vale a pena visitar para aqueles que:

  • adora viajar com uma sensação de solidão, conversa silenciosa com a natureza;
  • adora a rápida mudança de objetos naturais - lago, mar, estepe, baías;
  • adora caminhar ao longo de litorais românticos, soprado pela brisa do mar, balançando conchas sob os pés;
  • Há muito tempo queria admirar a vegetação da estepe.

As impressões nos alimentam, então não economize nesta energia vital!

Para uma análise em vídeo do Parque Natural Karalar vista do ar, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa