Descrição e história da fortaleza genovesa, localizada em Feodosia

Contente
  1. História da criação
  2. Epidemia de peste
  3. Punhos e mudança de poder
  4. Nossos dias
  5. Torre Crisco
  6. Torre de clemente
  7. Como chegar à fortaleza?

A Crimeia é famosa não tanto pelo mar e pelas praias. A península possui um grande número de atrações e monumentos antigos. Uma delas é a fortaleza genovesa ou, como também é chamada, a fortaleza Kafa. Ele está localizado no território de um dos mais antigos assentamentos da Crimeia - na cidade de Feodosia. É difícil de acreditar, mas esta cidade foi criada no século VI aC. É por isso que Feodosia é tão rica em monumentos históricos e lendas antigas.

Infelizmente, a maioria dos edifícios não sobreviveu até hoje. Mesmo da famosa e majestosa fortaleza genovesa, muito pouco resta. Portanto, é nosso dever informar sobre este patrimônio arquitetônico único para que o maior número de pessoas possível tenha tempo de conhecê-lo enquanto há oportunidade.

História da criação

Até o século 13, a costa da Crimeia de Kerch a Sebastopol estava sob o domínio dos bizantinos. Mas então essas terras foram tomadas pelos genoveses, que as mantiveram em suas mãos até o século XV. Em um esforço para aumentar sua influência, identificar interesses e proteger posses de ataques de principados hostis, o povo genovês ergueu várias fortalezas em seu território.

Todas as fortificações criadas durante esse período são chamadas de genoveses. No entanto, as fortalezas em Sudak e Feodosia foram as maiores e mais bem preservadas até hoje. Agora, esses edifícios têm o status de reserva histórica e arquitetônica.

A fortaleza em Feodosia foi construída na primeira metade do século XIV para proteger o maior porto marítimo e seus arredores.

Nota histórica: os genoveses não só construíram uma fortaleza, mas também restauraram a antiga Feodosiaporque foi quase completamente destruído após a invasão dos hunos. Os genoveses fizeram de Feodosia o centro de suas possessões na costa do Mar Negro, com extensos laços comerciais e suas próprias moedas. O comércio era realizado não apenas em peixes e outras mercadorias, mas também em escravos. Este porto era o principal mercado de cativos de toda a península.

A fortaleza genovesa consistia em uma cidadela e uma unidade de defesa externa. A cidadela foi erguida no território da Colina da Quarentena por volta de 1340-1343. Ao mesmo tempo, a estrutura revelou-se tão grande que teve de ser concluída por mais uma década.

A cidadela tinha 718 metros de comprimento, as paredes tinham 11 metros de altura e a espessura era de 2 metros. O edifício destinava-se não só à defesa, mas também à localização do tribunal, lojas, armazéns. E também para o tesouro, a residência do bispo e o palácio do cônsul. Atualmente, apenas metade da estrutura sobreviveu, todo o resto foi destruído.

A cidadela foi cercada por uma forte muralha na qual havia 30 torres. A parede tinha 5,5 quilômetros de comprimento. Além disso, um fosso foi colocado ao redor da estrutura, que serviu como um ralo de tempestade e protegeu adicionalmente a cidadela.

Após a conclusão da construção, a fortaleza genovesa acabou por ser a mais poderosa e a segunda maior fortaleza de toda a Europa. Em muitas fontes, a fortaleza genovesa é chamada de fortaleza Kafa. Tanto o primeiro quanto o segundo nome estarão corretos. Isso aconteceu devido ao fato de que antes mesmo da restauração definitiva de Feodosia, em vez da cidade havia um porto comercial de Kaffa. Este porto mais tarde se tornou o principal centro de todas as colônias do povo genovês na costa do Mar Negro.

Epidemia de peste

Acredita-se que a epidemia de peste de 1347 na Europa tenha começado apenas a partir da fortaleza genovesa. E não são apenas boatos. Existem documentos oficiais que confirmam isso. Os documentos pertenciam a um notário chamado Gabriel de Mussy. A infecção ocorreu durante o cerco da fortaleza por Janibek, o cã da Horda de Ouro.

Por ordem do cã, a cidade foi "bombardeada" com cadáveres por meio de catapultas. Segundo os documentos, foi a partir daí que ocorreu o surto da peste no Café. Na Europa, a infecção foi transmitida por ratos, que chegaram em navios junto com os genoveses que haviam fugido da cidade.

Punhos e mudança de poder

O povo genovês manteve a fortaleza em suas mãos até a segunda metade do século XV. Em seguida, os otomanos capturaram a fortaleza Kafa e toda a Crimeia, incluindo outras fortificações aparentemente inexpugnáveis. Em seguida, a estrutura foi capturada pelos turcos. E no início do século 17 - pelos cossacos do ataman Sagaidachny. Além disso, a península era governada pelo Império Russo. E foi então que a fortaleza genovesa começou a ruir rapidamente. Isso foi devido ao fato de que a estrutura foi desmontada em material para a construção de moradias.

Quase o mesmo que Chersonesos e Nápoles cita costumavam ser. Essas estruturas foram sacrificadas durante a construção de Simferopol e Sevastopol - as principais cidades da Crimeia.

Nossos dias

Infelizmente, no momento, apenas as ruínas permanecem da outrora majestosa fortaleza. No lado sul, a parede é mais bem preservada. As torres de São Clemente e Crisco permaneceram nele.

Torre Crisco

Crisco nada mais é do que o nome de Cristo distorcido por estrangeiros. A estrutura consistia em duas camadas e três paredes com amplas ameias. Esta é uma torre aberta, oferece uma vista magnífica e são obtidas belas fotografias em grande escala. De acordo com lendas antigas, foi nesta torre que foram instalados os primeiros relógios mecânicos da Europa, que foram instalados pelos próprios genoveses.

Uma vista igualmente interessante se abre da primeira camada - ondas do mar e um monumento relativamente novo a Afanasy Nikitin. O monumento foi erguido aqui em memória do fato de que o navegador parou em Feodosia durante sua viagem à Índia.

Torre de clemente

Esta torre já consistia em 3 níveis e ligeiramente pendurada sobre a linha das paredes da fortificação. Está ligado às paredes da fortaleza e à torre de Crisco. Perto da torre de Clemente, havia um grande portão da cidade.

Existem também as torres de Thomas, Giovanni di Skaffa. Bem como as torres Dookovaya e Constantine.

A Torre de Constantino foi isolada da parte principal da fortaleza. Agora ele está localizado no centro de Feodosia - no Parque do Jubileu perto da estação ferroviária. Mas essa não é a única coisa notável sobre a Torre de Constantino. Tem um design ligeiramente diferente: duas camadas em uma base retangular com brechas mashikuli articuladas.

Essas estruturas permitiam disparar o inimigo na vertical, eliminando assim os chamados pontos cegos da fortaleza genovesa. Isso aumentou significativamente o poder defensivo da fortificação. A Torre de Constantino se tornou um dos símbolos de Feodosia. Portanto, a imagem deste design pode ser freqüentemente encontrada em produtos de lembrança da Crimeia.

Você não precisa pagar para ver os restos da grande fortaleza com seus próprios olhos. O principal é tratar com respeito um monumento histórico tão antigo, para não deixar lixo no território e não tentar destruir ainda mais a estrutura.

Como chegar à fortaleza?

A fortaleza genovesa está localizada na parte sul mais antiga de Feodosia - na Colina da Quarentena, perto da baía. A parte principal do edifício está localizada na área da Rua Portovaya. Para chegar a este lugar, você pode usar o transporte público para a parada "Most" ou "City Hospital No. 1".

No primeiro caso, você precisará subir a rua Starokarantinnaya e, em seguida, poderá encontrar facilmente o monumento seguindo as placas e placas. No segundo caso, você precisa caminhar pela Rua Korabelnaya até o mar através do "Vale Sagrado". Será ainda mais fácil e rápido chegar de carro à fortaleza. Você não precisará de mais de 10 minutos para isso. Do centro de Feodosia, você pode dirigir ao longo da rua Lenin, Krasnoarmeyskaya, Zemskaya ou ucraniana... É melhor deixar o carro perto do ponto de ônibus ou do mar.

Além disso, você pode admirar as paredes da antiga fortaleza com uma excursão organizada. Esse evento é bastante barato. Ao mesmo tempo, eles vão lhe contar com mais detalhes sobre a história da fortaleza genovesa.

Fatos interessantes:

  • por quatro séculos, o maior mercado de escravos da Europa funcionou perto das muralhas da fortaleza;
  • de acordo com alguns relatos, o nome da cidade e da fortaleza Kafa surgiram devido ao fato de os negros serem frequentemente chamados aqui com a palavra "kafa";
  • Os restos de uma antiga fortaleza podem ser encontrados em todo o território da Feodosia moderna, uma vez que fundações antigas e assim por diante estão escondidas em todos os lugares.

Se você decidir visitar a Crimeia, não deixe de parar em Feodosia para ver com seus próprios olhos uma das mais antigas e maiores estruturas, embora já meio destruída.

Para uma descrição e história do surgimento da fortaleza genovesa, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa