Fortaleza da cidade de Eski-Kermen na Crimeia: características e localização
A história centenária da península deixou uma marca indelével. Portanto, hoje é possível para veranistas e visitantes da Crimeia visitar alguns lugares verdadeiramente únicos. Dentre a imensa lista de atrações, destaca-se a cidade-fortaleza de Eski-Kermen, que não deixará nenhum turista indiferente.
Descrição
Na península, você pode encontrar edifícios antigos interessantes que são cidades-cavernas. Eski-Kermen é um representante vívido do trabalho conjunto do homem e da natureza, o resultado do qual é uma atração que sobreviveu aos nossos tempos, cheia de segredos e enigmas. O lugar da fortaleza abandonada é frequentemente visitado hoje por veranistas da Crimeia, bem como diretores e diretores que usam este sítio arqueológico para filmar filmes.
De acordo com as escavações arqueológicas, a data de fundação da cidade-caverna é considerada o início do século VI, enquanto a cidade-fortaleza era uma estrutura inigualável, criada sobre saliências de penhascos quase íngremes.
Ao mesmo tempo, no curso superior das fendas, havia muros de batalha destinados à defesa da cidade, além disso, fragmentos de torres de vigia e casamatas de cavernas sobreviveram até hoje.
O nome da cidade é traduzido como "fortaleza antiga", uma vez que a cidade ocupava cerca de 4/5 de todo o planalto com uma extensão de 10 hectares. A abordagem para Eski-Kermen era uma estrada indo do sul, as paredes leste e oeste eram penhascos íngremes. Além da estrada principal, era possível chegar ao povoado tanto pelo lado norte, onde se localizava a falésia, quanto pelo lado leste.
No interior da fortaleza foram construídos templos, entre as edificações para esse fim destaca-se a mais popular, chamada de Templo dos Três Cavaleiros. Com base nos dados disponíveis, foi erguido no século XII-XIII. Soldados famosos, em cuja homenagem o templo foi construído, são considerados São Jorge, o Vitorioso, assim como Fyodor Stratilat e Dmitry Salunsky.
Além deste edifício religioso, a Igreja da Assunção merece uma atenção especial, cuja construção foi realizada mais ou menos na mesma época.
A fortaleza foi construída com ênfase na proteção contra ataques e invasões de inimigos, pois as paredes de Eski-Kermen tinham dimensões impressionantes, continham espaço para a localização dos atiradores de pedra. Além disso, em caso de cerco, a fortaleza foi fornecida com o mais necessário - água. Para esses fins, o interior foi construído Nós vamos, em que há água até hoje. É esse o atrativo mais importante da cidade.
O poço tem 50 metros de profundidade e a escada de descida contém 84 degraus. Seu fundo é um salão espaçoso.
Os edifícios residenciais foram construídos de pedra, telhas foram usadas como material de cobertura, os edifícios nas camadas superiores tinham varandas. No entanto, para economizar espaço, os pátios eram estreitos e pequenos. As moradias continham porões espaçosos que eram usados para as necessidades domésticas.
Todos eles foram destruídos no século XVIII em consequência de um incêndio, como evidenciam os restos encontrados nas ruínas, o que indica um ataque repentino à cidade.
Entre os locais de interesse da cidade fortaleza, é necessário destacar as numerosas covas nas rochas, cuja finalidade era o armazenamento de colheitas de cereais. Todos os quartos eram bem ventilados, portanto mesmo com um longo cerco, os habitantes receberam suprimentos de comida. Nas encostas da fortaleza, existem matagais de vinhas outrora cultivadas.
Agora que as fortificações da fortaleza estão quase destruídas, acredita-se que a maioria delas foram destruídas no século VIII como resultado do levante contra os khazares. No entanto, algumas escadarias e cavernas ainda podem ser vistas hoje. Quase todos eles foram esculpidos nas rochas por uma mão humana. No topo da rocha, encontram-se os restos de uma torre de vigia, que se chama Kyz-Kule.
História de origem e lendas
A informação sobre a origem do Eski-Kermen foi obtida apenas graças aos trabalhos arqueológicos realizados nesta área. Em escritos antigos, não há menção à fortaleza, e o verdadeiro nome desta estrutura majestosa também é desconhecido.
Assim, de acordo com pesquisas históricas, a cidade já tem cerca de 15 séculos, e os bizantinos foram os fundadores das fortificações no território da Crimeia. Naquela época, uma importante seção norte da rota comercial do Mar Negro a Chersonesos passava pelas terras da península, e Eski-Kermen era um estacionamento, que foi decidido fortalecer para segurança.
O local não foi escolhido ao acaso, já que a rocha inexpugnável acaba se tornando a opção ideal para a construção de um abrigo confiável.
A fortaleza foi invadida e atacada muitas vezes e, finalmente, a cidade foi saqueada e destruída pelos khazares no século XVIII. Mais tarde, a cidade-caverna continuou a existir, mas já como um ponto comum, que é o centro do comércio. Floresceu no século 10, quando, segundo arqueólogos, viviam na cidade mais de dois mil habitantes. Cavernas esculpidas na pedra serviam de morada. Além do comércio, o artesanato principal, jardinagem e viticultura, vários artesanatos e pesca estavam se desenvolvendo ativamente em Eski-Kermen.
A cidade entrou em decadência durante o reinado dos príncipes gregos. Vários mitos e lendas estão associados a este período. De acordo com um deles, atrocidades terríveis foram cometidas na montanha de pedra. E supostamente a confirmação disso foram os inúmeros restos de ossos encontrados nas cavernas da cidade.Então, essas descobertas foram consideradas como destruição direcionada de pessoas que habitam a área.
No entanto, as salas onde os ossos humanos foram encontrados ficavam perto dos templos da cidade, e eram câmaras que pareciam tumbas de pedra com uma entrada estreita. Posteriormente, foi descoberto que eles desempenhavam o papel de criptas familiares. Os habitantes indígenas da cidade-fortaleza aderiam a certos ritos fúnebres, segundo os quais os mortos eram enterrados em tumbas, e não em cemitérios.
As crenças daqueles tempos baseavam-se na ideia da ressurreição, semelhante à cristã, onde os restos mortais dos mortos eram de grande importância.
Como chegar lá?
A atração está localizada a alguma distância de estradas e rodovias modernas, portanto, a opção de maior sucesso para visitar Eski-Kermen é viajar de carro particular. No mapa, a antiga cidade está localizada a 14 quilômetros de Bakhchisarai. O povoado mais próximo perto da atração é a aldeia de Red Poppy. Além disso, ao visitar o monumento de carro, você também poderá visitar outra cidade-caverna - Couve Mangup, que está localizado a 4 km da outrora majestosa fortaleza.
No entanto, o acesso direto ao Eski-Kermen não é possível, portanto os turistas terão que caminhar uma certa parte do caminho desde a aldeia. Você pode ir de Bakhchisarai a Zalesnoye por um ônibus regular, bem como rotas de rotas para os pontos turísticos de Simferopol, Yalta e Sevastopol. De lá, seguindo as placas, você pode chegar à cidade-caverna.
O percurso pedestre é bastante plano, pelo que pode percorrê-lo sem problemas, mesmo com crianças e idosos. Em média, a caminhada dura cerca de meia hora.
Os serviços privados de excursões organizam o transporte dos turistas em jipes até ao sopé da montanha, mas a subida é efectuada sem equipamento adicional. A ferrovia se tornará uma alternativa ao transporte rodoviário. De trem de Bakhchisarai, você precisa chegar à plataforma "1509 km" e depois seguir na direção da aldeia de Kholmovka. Seguindo a montanha Kaya-Bash, campos e jardins, em 30-40 minutos você pode chegar ao planalto.
vistas
Os principais locais de interesse em Eski-Kermen são as cavernas, só na cidade existem mais de trezentas. Além disso, os turistas podem visitar as cavernas localizadas nas encostas das montanhas, existem cerca de cinco dezenas delas.
As depressões têm tamanhos e formas diferentes, algumas combinadas umas com as outras, formando uma antiga estrutura artificial bastante interessante.
Os arredores mais memoráveis da cidade antiga serão se você seguir a rota pelo Portão Sul da fortaleza. Os turistas terão a oportunidade de ver o templo dos Três Cavaleiros, bem como os antigos afrescos esculpidos em seu interior. Ele foi cortado em um pedaço separado de rocha bem no sopé. O edifício tinha duas entradas; bancos altos ao longo das paredes sobrevivem até hoje. Para permitir a entrada de luz, foram feitas duas janelas na rocha.
Também entre os lugares interessantes em Eski-Kermen deve ser destacado templo "Julgamento", a Igreja da Assunção e a antiga casamata... Na entrada principal da cidade existia um grande templo com uma praça baptismal, um altar e uma poltrona. São as instalações mais antigas do templo, mais tarde o tamanho do templo foi aumentado. A Igreja da Assunção é de pequena dimensão, segundo os trabalhos arqueológicos, anteriormente esta sala na rocha era utilizada para outros fins. Afrescos antigos representando Cristo, bem como o afresco principal da Assunção, foram preservados nas paredes. Esses murais datam do século 12.
A atração principal será o cerco, assim como os fragmentos da basílica.
Segundo algumas estimativas, cerca de 75 m3 de água poderiam ser armazenados na galeria do capô do poço. Situa-se na beira da falésia, uma escadaria íngreme com seis lances de escada foi esculpida para a descida.
Os visitantes terão a oportunidade de explorar Complexo Sentinela do Norte, que ficava um pouco mais afastado do resto dos edifícios. Uma escada e uma entrada ainda estão preservadas nos matagais. Existem duas cavernas aqui, cada uma desempenhando sua própria função. A cidade-fortaleza termina a norte com duas rochas destacadas, anteriormente ligadas entre si por escadas reversíveis.
Como regra, neste ponto o turismo chega ao fim.
Arredores mais próximos
Não muito longe do monumento histórico da cultura antiga fica Cherkes-Kermen. O antigo assentamento hoje está geograficamente localizado na vila de Krepkoye. Ele foi usado e floresceu na península desde o final da Antiguidade. Até agora, apenas koshars sobreviveram dos edifícios, alguns deles estão localizados em fragmentos de rochas e abrigos de pedra.
O "Templo dos Doadores" é outra estrutura antiga localizada nas proximidades. O nome da igreja se deve aos murais internos, que antes retratavam a família dos doadores da igreja.
Na ravina Djurla, situado nesta parte da península, a pouca distância da antiga cidade murada, encontra-se um centro recreativo destinado aos turistas. Para todos que desejam relaxar após um passeio turístico, existe a oportunidade de passar a noite em quartos ou passar um tempo em um acampamento.
Entre as ofertas interessantes para os veranistas está a oportunidade de alugar uma moradia exclusiva em uma caverna.
Informação para visitantes
Agora a fortaleza é um dos monumentos históricos e arqueológicos que estão sob a proteção do estado. Não há restrições quanto ao número e duração das visitas à atração. No entanto, existem certas regras que são obrigatórias para todos. Portanto, no território de Eski-Kermen é proibido:
- realizar quaisquer escavações, até a violação da integridade do solo;
- espalhe o fogo;
- montar acampamentos de tendas;
- pernoite no território com pernoite;
- lixo, prejudicar o meio ambiente;
- deixe inscrições em quaisquer fragmentos da estrutura.
Hoje, a cidade-fortaleza é ligeiramente inferior em popularidade apenas a Chufut-Kale, então as autoridades fazem o possível para preservar o patrimônio histórico intacto.
Para tornar um passeio pelos arredores e pela própria cidade o mais conveniente possível para os turistas, Cartazes são afixados em todo o território, contendo informações sobre todos os principais locais adequados para serem visitados. Além disso, para revisão, há mapa geral da área.
Para explorar a cidade antiga, você pode usar serviços de uma empresa de excursões, graças ao qual durante os passeios será possível conhecer cada atração separadamente. Além disso, a fortaleza está disponível para os visitantes para auto-estudo e caminhadas.
No entanto, muitos turistas ainda recomendam a visita ao monumento com escolta, uma vez que alguns locais, pela sua localização e estado, podem ser perigosos. Além disso, você pode até se perder nas cavernas.
É permitida a filmagem de fotos e vídeos no território do monumento, portanto, os veranistas podem alugar a fortaleza sem quaisquer restrições. A beleza e o mistério deste lugar são propícios à fotografia.
Para que no processo de familiarização com os edifícios antigos não haja todos os tipos de problemas, os turistas são aconselhados a selecionar os sapatos mais confortáveis com sola antiderrapante. A subida à montanha terá várias opções de superfícies sob os pés: solo, pedras, brita de tamanho médio.
Para excursões no verão, você precisará levar um chapéu, bem como um suprimento de água e comida, já que não há lojas perto da fortaleza.
Vai ventar muito no andar de cima em qualquer época do ano; além disso, ao contrário da temperatura abaixo, o ar estará entre 5 e 10 graus mais frio. Para um descanso confortável dos turistas, há um café logo na subida da montanha, localizado ao ar livre.Oferece aos visitantes gazebos separados e churrasqueiras para cozinhar. Os hóspedes do estabelecimento podem saborear a cozinha local confeccionada por chefs profissionais, bem como iguarias orientais tradicionais e marisco.
Para quem deseja passar um tempo na Crimeia com o máximo de impressões positivas, existe a possibilidade de andar a cavalo, bem como de escalar a montanha em veículos todo-o-terreno.
Visita panorâmica à fortaleza de Eski-Kermen, veja abaixo.