Características do Palácio Dulber na Crimeia
Existem vários palácios no território da Crimeia que merecem a atenção de turistas e arquitetos. Entre eles, um dos mais brilhantes representantes da arquitetura mourisca é Dyulber.
História
O Palácio Dulber, projetado por Nikolai Krasnov em Koreiz, perto de Yalta na Crimeia, é um dos pontos turísticos mais brilhantes de nosso tempo. O palácio do Grão-Duque Pedro Nikolaevich na tradução do Tártaro da Crimeia significa "belo". O arquitecto explicou a sua ideia da seguinte forma - “o palácio deve ser visível na zona envolvente”. E ele conseguiu trazê-lo totalmente à vida.
A estrutura é um conjunto arquitetônico assimétrico com ameias e cúpulas prateadas. Existem mais de 100 quartos no interior. Este palácio foi construído entre 1895 e 1897. O projeto foi desenvolvido por um arquiteto de Yalta, alguns dos elementos e decoração do palácio foram escolhidos de forma independente pelo Grão-Duque Pedro Nikolaevich. Ele trouxe muito do que viu em suas longas viagens pelo Egito, Síria e países do Mediterrâneo e do Magrebe. Elementos escultóricos em pedra e composições em mosaico destacam-se nas paredes a branco.
Segundo historiadores, Piotr Nikolaevich teve problemas de saúde desde a infância. Essa é uma das principais razões pelas quais ele passou tanto tempo viajando pelo Oriente Médio.
Lá ele fez esboços da arquitetura local, e foram eles que mais tarde foram usados como esboços na construção do palácio. Um território impressionante foi necessário para a construção. Após a implementação deste projeto, o arquiteto foi contratado para construir outro palácio.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Palácio Dulber foi danificado e, em 1946, foi reconstruído por prisioneiros de guerra alemães e romenos. No período do pós-guerra, os mais altos dirigentes partidários da URSS e de outros países socialistas foram recebidos ali. Hoje, o palácio é mais um complexo de spa de luxo, onde você pode relaxar e rejuvenescer. Dyulber é um exemplo da arquitetura de elite do século XIX. "Lindos ... magníficos ... que roubam corações" - essas palavras podem transmitir os sentimentos que você experimenta ao ver este milagre feito pelo homem com cúpulas prateadas de um conto de fadas oriental. Após a revolução, membros da família real russa foram mantidos em cativeiro em Dulber. Este palácio tornou-se sua última residência na Rússia, de onde deixaram sua terra natal.
Como chegar lá?
Se você não sabe por onde começar a procurar o palácio, pode facilmente se perder no território da Crimeia. Você pode ir de Yalta sem seu próprio carro pelo ônibus número 102. É ele quem vai diretamente para a aldeia de Koreiz. Os transportes públicos param na paragem de autocarro com o mesmo nome. Como ponto de referência, alguns turistas utilizam o Parque da Cadeira, que fica localizado na Rodovia Alupkinskoye 19, no vilarejo de Koreiz. A antiga casa senhorial é agora um conhecido sanatório. A distância até Yalta é de apenas 12 quilômetros.
Descrição da propriedade
A primeira coisa que chama a atenção é a entrada para o lobby principal, que é decorado de acordo com o mesmo princípio da mesquita-tumba do Cairo. Se você tem pelo menos algum conhecimento de árabe, pode ler a inscrição acima da entrada, que significa: "Que Alá abençoe aqueles que vêm aqui."
É assim que este local recebe os turistas, o que de imediato transmite uma sensação de conforto especial. Ao olhar para a arquitetura geral, quero notar imediatamente janelas em arco, uma grande variedade de elementos decorativos na cor prata. É impossível não perceber lindos enfeites que se encaixam perfeitamente em um estilo romântico. Mesmo à distância, o edifício, cujas paredes são brancas como a neve, pode ser facilmente visto.
Quanto à decoração das paredes e do pátio adjacente, tudo é dominado por tons de azul, branco e azul. O quintal, aliás, é muito espaçoso e com ladrilhos para maior comodidade. As numerosas ameias nas paredes falam da influência árabe na arquitetura. Além disso, há muitos pequenos detalhes na pintura. O ornamento floral predomina na escultura em pedra, há atraentes mosaicos e varandas e numerosos arcos são feitos na técnica de lapidação.
Deve-se observar também um grande número de elementos forjados, as maçanetas das portas parecem ser especialmente maciças.
O sanatório apareceu aqui apenas em 1922, o segundo prédio foi construído muito depois - em 1938, mas eles tentaram preservar o estilo. Deve-se notar que nenhum elemento caro foi usado na arquitetura deste edifício. Os faiança, que aqui se apresentam, são painéis confeccionados de forma industrial. Na hora da construção, foram uma verdadeira inovação. As composições foram feitas a partir dos seguintes componentes:
- petrolatum;
- gesso;
- tinturas.
Importante! Quando as estatuetas eram moldadas a partir da mistura, depois de revestidas com verniz, dava-se a impressão de que à sua frente estava uma delicada faiança oriental cara.
Assim, o arquiteto conseguiu substituir materiais caros por outros baratos, o que permitiu uma economia significativa na construção. Também há fatos menos agradáveis sobre a construção do palácio. Algumas fontes contêm informações de que o arquiteto não foi pago imediatamente pela obra, porque então houve grandes problemas financeiros. Peter Nikolaevich foi oferecido para vender a construção do palácio. Em seguida, foi estimado em 600 mil rublos.
Apesar das dificuldades, decidiu-se vender metade da propriedade Znamenka e investir na melhoria da produtividade da olaria. Só depois disso o arquiteto teve o dinheiro necessário para concluir o projeto. Após 20 anos, o castelo foi fortalecido, ninhos de metralhadoras e guardas foram instalados.A partir daqui, a família real teve que fugir em 1919, mas se não pela guarnição, então não se sabe se eles sobreviveram.
Atrações no local
O parque nas proximidades é um verdadeiro jardim botânico em miniatura com morros, plátanos, sequóias, pistaches, cedros, ciprestes e dezenas de outras plantas trazidas de todo o mundo. Há muito espaço para um agradável passatempo. Não só plantas exóticas estão espalhadas por todo o território, mas também foram criadas pequenas áreas de lazer com bancos ao redor de lagoas artificiais.
A área total ocupada pelo parque juntamente com o palácio é de 6 hectares. Não é fácil circular por esses espaços em um dia, então os turistas dedicam muito mais tempo para explorar os pontos turísticos.
Caminhando pelo parque, você pode desfrutar da sombra e do frescor que grandes sequoias, carvalhos e outras árvores altas proporcionam. Palmeiras tropicais e ciprestes coexistem com eles. Aos poucos, a estrada vai até o mar, você pode encontrar estátuas e fontes antigas no caminho para a água, para os veranistas existem pequenos gazebos que são trançados com plantas, o que os torna incrivelmente bonitos. Existem lagos com lírios nas proximidades, onde vivem peixes coloridos. As crianças gostam deste lugar tanto quanto os adultos, porque há um ambiente especial em seu interior.
Hoje, aqui você pode passar um tempo útil dentro das paredes de um sanatório moderno. As excursões estão disponíveis exclusivamente nas áreas do pátio e do parque; os hóspedes são acomodados no restante da área. Infelizmente, a mobília e o escritório pessoal de Piotr Nikolaevich não sobreviveram no prédio principal, então apenas o exterior aqui lembra de tudo. O território do palácio é acessível através da entrada principal, podendo passear em segurança, mas apenas sem criar ruídos desnecessários, para não incomodar os convidados.
Há alguns anos, era possível fazer uma excursão aqui com uma pessoa que poderia contar muitas coisas interessantes sobre este lugar. Agora este projecto foi encerrado e iniciado outro, no âmbito do qual é possível explorar o território do palácio por sua conta. Os turistas podem nadar e tomar sol na praia local, mas não podem entrar nas instalações.
Mas você ainda pode fazer isso silenciosamente para capturar o interior, mas apenas até que você não seja notado.
Na entrada do território, existe um mapa que mostra os objetos que estão localizados em um grande território. Você pode ver que hoje existem vários bares, incluindo um fitbar e um solário. Há também um pequeno aterro, onde sempre há muita gente à noite. Os recintos infantis e desportivos também estão assinalados no mapa, o que facilita a avaliação da sua localização em relação a outros objetos.
Se quiser, você pode usar o solário VIP em funcionamento ou ir ao cinema de verão. Existem também estufas onde as plantas são cultivadas para o paisagismo do parque. O estacionamento para veículos leves está marcado no mapa. A administração providenciou um posto de primeiros socorros na instalação, onde você pode entrar em contato se necessário. Existe um cais onde chegam os pequenos barcos e barcos.
No próximo vídeo, você pode caminhar pelo território do Palácio Dulber na Crimeia.