Mosteiro da caverna de Chelter-Marmara na Crimeia: descrição, história e localização

Contente
  1. Localização
  2. História
  3. Descrição
  4. O mosteiro hoje
  5. A vida do clero
  6. Como chegar ao mosteiro?

Existem muitos locais históricos únicos no território da península da Crimeia. Um dos edifícios antigos mais famosos é o mosteiro da caverna Chelter-Marmara, localizado a uma altitude de 400 metros acima do nível do mar.

Localização

Este edifício é um grande mosteiro em caverna, que inclui muitas passagens e quartos. A atração está localizada em Sevastopol, perto da vila de Ternovka. Edifícios deste tipo são comuns na Crimeia. Muitos séculos atrás, os monges equipavam habitações dentro das montanhas. De maneira semelhante, as pessoas se defendiam dos inimigos.

Ao combinar e ramificar passagens naturais dentro das rochas, complexos inteiros surgiram.

O antigo mosteiro de Chelter-Marmara está localizado na montanha Chelter-Kaya, na parte oeste. Há uma grande cruz ortodoxa no topo da rocha. O nome da vista, consistindo de duas palavras, significa o seguinte: "chelter" (em tártaro) - uma grelha ou peneira, "Marmara" - o nome de uma aldeia que estava localizada nas proximidades no passado (de acordo com historiadores).

História

Não há dados exatos sobre como este mosteiro surgiu. Muitos especialistas acreditam que foi fundado por adoradores de ícones que pertenciam a uma das direções do cristianismo bizantino. Acredita-se que a estrutura tenha sido fundada no século IX. Esta informação sugere que o mosteiro apareceu antes do nascimento oficial da antiga ortodoxia, cujo início remonta a 1054.

De acordo com a segunda versão, o mosteiro foi fundado antes, no século VIII. Alguns historiadores relatam que ele era originalmente ortodoxo.As cavernas da montanha onde se encontra o monumento histórico foram formadas naturalmente.

Os monges que viveram nesta área muitos séculos atrás aproveitaram-se deles e os equiparam.

Muitos historiadores acreditam que o mosteiro foi habitado até ao século XV. Depois que foi destruída pelos conquistadores turcos. O principal objetivo dos militares era o enriquecimento. Durante as campanhas, os turcos frequentemente saqueavam igrejas. O mosteiro foi esquecido até 1886. Em seguida, a incrível estrutura atraiu a atenção de Berthier-Delagarde, um engenheiro militar e arquiteto nascido em Sebastopol.

Descrição

O antigo mosteiro é surpreendente pelo seu grande tamanho. Além disso, os monges protegeram e fortificaram o mosteiro de forma confiável. Pedaços da parede defensiva de pedra sobreviveram até hoje. A morada inclui 5 níveis, que são compostos por cavernas naturais e passagens feitas à mão. Toda a instalação é dividida em 50 quartos separados. Infelizmente, nem todos eles sobreviveram.

Apesar de alguns deles estarem completamente destruídos, os turistas modernos têm algo a apreciar.

Primeira camada

Esta parte era usada para necessidades domésticas e consistia em pequenas passagens nas montanhas. Além disso, na primeira camada, o clero equipou várias tumbas. Eles podem ser identificados por suas entradas circulares. Havia também celas (moradas de monges) - quartos compactos com entradas baixas e pequenas.

Segundo nível

Esta parte do mosteiro é considerada a mais emocionante. Do primeiro nível, uma escada de pedra leva a ele. Aqui está uma galeria decorada com colunas de pedra. Deste lugar, as passagens correm para 11 salas separadas, as dimensões das quais são maiores em comparação com as instalações do primeiro nível. Muitos deles se formaram naturalmente na montanha.

Separadamente, é interessante notar um amplo salão com colunas de pedra maciças. A área da sala é de 150 metros. Aqui, os ex-moradores equiparam contêineres especiais para coletar a água da chuva e utilizá-la no dia a dia. Essa previsão ajudou a resistir a possíveis cercos.

Terceiro nível

A próxima camada atingiu nosso tempo em sua forma original apenas parcialmente, devido à destruição parcial. Os historiadores determinaram que 15 quartos foram equipados neste nível. Todos eles são conectados por passagens e escadas, criando um único sistema.

Durante a pesquisa, os cientistas descobriram duas tumbas. Em frente às entradas dos túmulos, há inscrições em grego antigo. Infelizmente, ao longo de vários séculos, as letras ficaram muito gastas e não foi possível decifrá-las. Cada quarto tem janelas que os monges cortam pessoalmente para a montanha. Os buracos estão voltados para o vale pitoresco.

Camadas superiores

Os últimos níveis foram os mais atingidos. Você pode chegar ao nível mais alto do mosteiro do topo da falésia, através de um buraco especial. No entanto, você precisa ser o mais cuidadoso possível aqui. Os historiadores acreditam que uma igreja estava localizada nesta parte do mosteiro, talvez não na única. Deve-se notar que o mosteiro da caverna é um marco histórico e é protegido por lei.

A fim de preservar o antigo mosteiro, o objeto está sendo reconstruído e reformado.

O mosteiro hoje

Hoje o mosteiro é eficiente. Os monges se estabeleceram nele e são ativos. Em 2007, com base no edifício, foi organizado um mosteiro em homenagem ao sacerdote Savva, o Santificado. Hoje em dia, uma sala incrível dentro da montanha é usada como igreja.

Ícones famosos foram colocados aqui:

  • O Monge Sava, o Santificado;
  • São Sava da Sérvia, paroquianos locais declaram que em 2009 transmitiram mirra.

É importante notar que o fenômeno surpreendente foi confirmado por representantes dos membros de uma comissão competente. Paroquianos e monges acreditam que um evento tão surpreendente está associado à chegada do Patriarca Kirill de Moscou e de Toda a Rússia, que visitou a diocese da Crimeia.O jorro de mirra do ícone começou antes da chegada planejada das pessoas acima mencionadas e, após a partida, o fenômeno começou a desaparecer gradualmente.

A vida do clero

Agora os irmãos Chelter-Marmara estão sendo excitados por alguns monges. Cada um deles está trabalhando duro para restaurar e melhorar o mosteiro. Os monges dão uma grande contribuição para a preservação do valor histórico da Crimeia. Atualmente, os serviços religiosos são realizados todas as semanas, aos domingos. Além disso, eventos especiais são realizados nas datas dos feriados ortodoxos.

As salas de estar e de serviço estão localizadas não apenas na parte principal do mosteiro, mas também no planalto. Uma escada leva a ela, que fica no alto da montanha. Perto do mosteiro, a uma distância de 1 km, existe uma nascente natural rodeada por um bosque. Foi iluminado em homenagem ao Monge Eutímio. O balneário também foi equipado.

Como chegar ao mosteiro?

Para ver o famoso monumento histórico com seus próprios olhos, você pode usar o transporte público. A maneira mais fácil de chegar lá é em Sebastopol. Você precisa se sentar na parada "5º quilômetro da rodovia Balaklava". De lá saem os ônibus 40 e 109. Saia na aldeia de Ternovka. Além disso, você terá que caminhar até os pontos turísticos.

O microônibus sai dentro do horário. Você também pode chegar lá de carro particular usando um mapa ou navegador GPS. Endereço - península da Crimeia, cidade - Sevastopol, região de Balaklava, vila de Ternovka. Não é muito conveniente chegar ao mosteiro de Simferopol. Os ônibus partem da cidade para as aldeias de Khmelnitskoe e Rodnoe. Eles partem da estação Zapadnoye.

No próximo vídeo, veja uma visão geral do mosteiro da caverna Chelter-Marmara na Crimeia.

sem comentários

Moda

a beleza

casa