Visão geral da cidade caverna de Bakla na Crimeia

Contente
  1. Vida de assentamento antigo
  2. Visual moderno
  3. Como chegar lá?
  4. Opções de acomodação

Bakla traduzido da língua tártara da Crimeia significa "feijão" e, à primeira vista, parece estranho, porque estamos falando de um trato localizado na Crimeia na região de Bakhchisarai. Mas todos os viajantes que lá estiveram notaram que as grutas e cavernas se assemelham ao formato de grandes feijões.

Bakla está localizada em uma das encostas íngremes ao sul das montanhas da Crimeia, a uma altitude de 300 metros, e é considerada a cidade-caverna mais ao norte da Crimeia. O povoado mais próximo é o vilarejo de Skalistoye, localizado a 2,5 km de Bakla.

Esta cidade-caverna é um patrimônio cultural da Rússia de importância federal e um monumento do patrimônio cultural da Ucrânia.

Vida de assentamento antigo

Este monumento histórico foi descoberto em 1929. Os cientistas descobriram que por volta da segunda metade do século III, as pessoas fundaram o primeiro assentamento fortificado aqui. Nos séculos subsequentes, ele cresceu mais e mais, e no século VI um castelo foi erguido aqui com grandes blocos de calcário. Tinha cavernas de batalha comunicantes e um fosso protetor. A povoação rural em redor do castelo não possuía muralhas defensivas, o que era típico da Idade Média.

Sarmatian-Alans e Goths viveram no território de Bakly. Eles se engajaram com sucesso na agricultura e na pecuária. O clima quente favoreceu o cultivo de vinhas e a produção de vinho. No século 5, quando Bizâncio converteu esses e outros povos ao Cristianismo, uma guarnição militar bizantina especial surgiu aqui. A cidade caiu sob os golpes das tropas da Horda de Ouro liderada por Beklarbek Nogai em 1299.

Visual moderno

Hoje, a cidade-caverna de Bakla é representada pelos restos de uma muralha e uma torre, um templo construído em um complexo de aposentos, sepulturas de pedra e cavernas artificiais de importância econômica e defensiva. A área total é de 20 hectares e o comprimento é de 12 quilômetros. Na parte oeste de Bakla estão os restos de uma grande igreja, provavelmente um mosteiro. Isso é evidenciado pelas células esculpidas nas rochas com nichos escavados nas paredes para lâmpadas.

Há também uma gruta com pinturas murais representando santos, templos, cruzes, navios, peixes.

Em 1970, uma necrópole foi descoberta perto da igreja perto do rio Cuba, provavelmente dos séculos V-IX. Mais de 800 estruturas funerárias foram examinadas. As coisas descobertas nos cemitérios agora podem ser vistas no Museu Bakhchisarai. Estas são joias bizantinas, anéis, cruzes, cerâmica e vidro. No vale próximo à cidade-caverna, também foram descobertos os restos de templos, que foram construídos no mesmo local no período do século VIII ao século XIII.

As chamadas covas de grãos, que são cerca de 200, também despertam o interesse dos turistas. Esses recessos para armazenamento de grãos de cima são semelhantes às janelas de navios subterrâneos, seu diâmetro é de cerca de 40 centímetros, abaixo os poços se expandem para um metro e têm uma profundidade de cerca de dois metros. Como exatamente esses celeiros foram feitos permanece um mistério. Anteriormente, esses poços eram cobertos com tampas de pedra e as juntas eram cobertas com argila.

Com este método de armazenamento, o grão não se deteriorou por muito tempo, sendo uma reserva em caso de hostilidades.

Como chegar lá?

Você pode chegar a Buckla de ônibus, que circula entre Simferopol e a aldeia de Nauchny. Após cerca de 20 minutos, você deve descer na vila de Skalistoye na segunda parada perto da loja. Em seguida, caminhe 2,5 quilômetros para sudeste até um belo lago (uma pedreira inundada de até 20 metros de profundidade) com águas azul-turquesa, que os habitantes locais chamam de lago marciano. Além disso, um caminho bem trilhado será visível na barreira.

Outra opção de rota de ônibus é dirija de Bakhchisarai a Novopavlovka, depois 2 km de ônibus ou caminhe até a vila de Skalistoye.

A viagem de carro levará cerca de 46 minutos se você for de Bakhchisarai, e cerca de uma hora se você sair de Simferopol. Na estrada, você precisa virar no local onde há uma placa "Científico" e, em seguida, dirigir no asfalto por 2,5 quilômetros até o lago marciano. Antes dele, vire à esquerda na estrada de terra que leva ao mosteiro de São Lázaro.

Há também uma maneira mais difícil de chegar à cidade-caverna de Bakla de trem elétrico. Para fazer isso, você precisa ir em Simferopol e chegar à estação de Pochtovaya. Em seguida, caminhe 2 quilômetros até Novopavlovka e pegue o ônibus até a vila de Nauchny. Em seguida, proceda conforme mencionado anteriormente na descrição da primeira rota de ônibus.

Opções de acomodação

Para dar uma olhada neste lugar incrível, você pode pernoitar não muito longe da cidade caverna. Mas lembre-se que é estritamente proibido fazer fogueiras e pernoitar no território deste patrimônio cultural. Portanto, vale a pena escolher com antecedência o lugar certo para você fora de Buckla.

Existem as seguintes opções de acomodação:

  • casas particulares na aldeia de Skalistoye;
  • hotel na aldeia de Nauchny;
  • mini-hotel "Skif", localizado na aldeia de Novopavlovka;
  • base turística na aldeia Trudolyubovka;
  • de carro, você pode voltar para as cidades mais próximas de Bakhchisarai ou Simferopol.

A cidade-caverna de Bakla não é uma das rotas mais populares da Crimeia. Portanto, aqui você pode desfrutar com segurança da beleza da natureza local e ver as condições em que viveram nossos ancestrais distantes.

Este percurso é ideal para viajar com crianças. Na verdade, é tão raro em nossa época dinâmica que adultos e crianças consigam, no sentido literal da palavra, tocar a história e a cultura antigas.

A seguir, você encontrará uma visão geral da cidade-caverna de Bakla, na Crimeia.

sem comentários

Moda

a beleza

casa