Lista de pontos turísticos de Bakhchisarai na Crimeia

Contente
  1. Excursões incríveis
  2. Lugares que valem a pena visitar
  3. Como chegar às atrações?
  4. Lugares interessantes nos arredores
  5. O que ver com as crianças?

A Crimeia é um daqueles lugares onde você definitivamente deve planejar suas férias. É simplesmente fisicamente impossível ver toda a península em uma semana, então antes de tudo pense no tipo de férias que o atrai e o que você quer ver. Este artigo lista as principais atrações da cidade de Bakhchisarai, na Crimeia. Esperamos que isso ajude você a decidir sobre a escolha da direção.

Excursões incríveis

Os feriados na Crimeia estão se tornando cada vez mais populares a cada ano. Vale a pena considerar porque a península atrai tanto turistas. O descanso na Crimeia tem as seguintes vantagens:

  • infraestrutura de transporte desenvolvida;
  • tarifação competente, que permite ao turista relaxar na Crimeia mais barato do que em destinos usuais como Turquia e Egito, sem perder o conforto;
  • clima continental ameno, sem extremos de temperatura;
  • Diversidade de descanso - na Crimeia, cada turista encontrará um tipo adequado de descanso, seja um passatempo calmo e sereno na praia ou em sanatórios, passeios turísticos ou passatempo ativo para os amantes do descanso extremo.

    Claro, como qualquer outro destino, as férias na Crimeia têm suas desvantagens. A principal desvantagem observada por muitos turistas é a qualidade do serviço. Muitos turistas enfatizam a perseverança dos taxistas, gritando uns com os outros para conseguir um cliente. Vendedores, motoristas de táxi e garçons podem ser desagradáveis ​​com os turistas. A segunda desvantagem séria é a infraestrutura. Os turistas reclamam que os barracões e as escadas que conduzem à praia são da época soviética. Caminhar até a praia por uma avenida quebrada sem iluminação é a norma nas pequenas cidades à beira-mar.

    Pese os prós e os contras antes de viajar. A presença de desvantagens não é razão para abandonar um encaminhamento, mas saber as desvantagens com antecedência o ajudará a se preparar para elas durante suas férias, o que permitirá que você reaja de forma menos agressiva a elas.

    Uma das direções em que todas as vantagens acima mencionadas são combinadas com sucesso é a pequena cidade de Bakhchisarai, localizada na parte sudoeste da Crimeia. No Bakhchisarai moderno, pode-se distinguir condicionalmente a Cidade Velha e a Cidade Nova.

    Para os turistas, uma visita obrigatória é Parte velha da cidade, em que as atrações estão localizadas. Esta cidade é elogiada por muitos poetas - A.I. Akhmatova, A.S. Pushkin e outros grandes poetas que dedicaram linhas a esta bela cidade.

    Também podemos ver uma descrição da cidade nas obras do Príncipe Vyazemsky, um famoso poeta e historiador russo.

    Palácio de Khan

    Uma das principais atrações da cidade, que lhe deu o nome, é o Palácio do Khan (celeiro). Bakhchisarai traduzido do turco significa "palácio dos jardins". A data exata da construção da residência dos cãs da Crimeia é desconhecida.

    De acordo com historiadores, Khan-Saray foi construído na virada dos séculos XV e XVI. A construção do palácio foi iniciada durante o reinado de Khan Khadzhi-Girey. Segundo a lenda, o local onde a residência foi construída não foi escolhido por acaso - enquanto caminhava ao longo do rio, o filho do cã percebeu que lutava contra cobras. O perdedor, uma cobra gravemente ferida mergulhou na água e saiu do outro lado do rio, saudável e forte novamente. Khan decidiu que era um bom sinal construir um palácio nas margens desse rio. Em memória desse evento, há uma imagem esculpida de duas cobras lutando acima da entrada do palácio.

    O palácio do Khan serviu como residência dos cãs da Crimeia até o final do século VIII e, ao longo de vários séculos, passou por um número significativo de mudanças em relação à aparência dos edifícios e ao conteúdo interno.portanto, ele não pode nos "contar" toda a história de seu magnífico passado. Na sua forma original, concebida de acordo com o plano dos construtores, a residência foi incendiada após a captura da cidade pelas tropas do Marechal de Campo Minich em 1736.

    No momento, a área da propriedade dos cãs da Crimeia é de cerca de 5 hectares. Neste território existem vários edifícios do palácio, um harém, a mesquita de Khan Biyuk-khan-jami, o cemitério da família Girey, a Torre do Falcão, vários edifícios oficiais (na maioria das vezes as excursões são feitas para o Divan Hall) e pátios. Existem inúmeras fontes nos pátios - algumas delas eram usadas para coletar água; outros eram usados ​​para ablução antes da oração (por exemplo, a famosa Fonte de Ouro pode ser vista perto da entrada da pequena mesquita Khan).

    Mas atrai especialmente turistas Fonte das Lágrimas, também conhecida como Selsebil. O segundo nome da fonte está associado à inscrição na sua parte inferior. De acordo com o Alcorão, Selsebil é uma fonte celestial que mata a sede dos fiéis que morreram pelo Alcorão. Por causa desta fonte, muitos viajantes visitam o palácio do Khan.

    Atualmente, a Fonte das Lágrimas está localizada no pátio da fonte, mas inicialmente estava localizada no mirante do edifício principal do palácio ou nas paredes do túmulo de uma das concubinas de Khan Gerai - Dilara Bikech.

    Existem muitas lendas bonitas sobre a criação desta fonte, mas, talvez, de acordo com uma das histórias mais românticas, que dá um encanto especial a este lugar, esta fonte foi construída em memória da bela Dilyara, a amada de Khan Kyrym- Geray. Infelizmente, os historiadores sabem pouco além do nome da menina: a inscrição "bikech" lança uma pequena luz sobre o mausoléu de Dilyara. Havia muitos títulos para as esposas do cã, por exemplo, khani, khanum e outros.

    O apelo "biquíni" é típico das concubinas do cã, indica a origem estrangeira da misteriosa Dilyara - era proibido tomar mulheres muçulmanas como concubinas.

    De acordo com as lendas, um saco foi trazido para o cã feroz, quando foi aberto, uma garota, linda como uma rosa, apareceu diante do cã. O coração do cã estremeceu - o cã se apaixonou por Dilyara à primeira vista. No entanto, a felicidade do cã foi curta. A bela concubina morreu repentinamente, sob uma versão - devorada por saudades de casa, e segundo a outra - uma rival ciumenta do harém envenenou Dilyara. Lamentando profundamente o amor que partiu prematuramente, Kyrym-Giray enterrou sua amada com o maior respeito, erguendo um mausoléu sobre seu túmulo e anexando uma fonte a ele.

    A fonte impressiona com a arte da escultura. Lindas flores e frutas em vasos são esculpidas na superfície fria do mármore, simbolizando o Jardim do Éden. Na parte superior do chafariz, está esculpida uma flor de cinco pétalas, em formato de olhos, e abaixo dela várias tigelas com água. Tudo isso nos fala sobre a tragédia e seu significado - a dor é tão grande que a pedra rompeu em lágrimas.

    Água é lágrimas, e as tigelas simbolizam a dor do cã, que às vezes se intensifica, depois diminui um pouco, mas toda vez que enche novamente o coração de Kyrym-Gerai.

    Mas os historiadores têm muitas dúvidas - se o cã realmente a amava tanto, por que não transferiu Dilyara ao status de esposa? Além de Dilyara, pelo menos mais três concubinas foram enterradas separadamente (suas criptas também sobreviveram até hoje), mas por que elas foram honradas com criptas separadas, e não enterradas junto com todos os servos. Em 1824, foi publicado o poema de AS Pushkin "A Fonte Bakhchisarai", que garantiu a glória deste lugar - até hoje, a lenda romântica sobre a criação da fonte atrai artistas, poetas e amantes, e na tigela superior da fonte em memória do grande poeta encontram-se rosas vermelhas e brancas.

    Em 1917, um museu foi fundado no território do complexo do pátio - a coleção foi baseada nos objetos do interior e da vida cotidiana do palácio.... Em 1925, as filiais do museu tornaram-se "cidades-cavernas", o que será discutido a seguir.

    Em 1996, em um dos edifícios do Palácio de Khan, foi inaugurado o Museu de Arte, que exibe pinturas e obras escultóricas de mestres dos séculos XVIII a XX.

    Mosteiro da caverna da Assunção

    Entre as falésias íngremes, escondendo-se da agitação do mundo exterior em uma rica vegetação, o Mosteiro da Santa Dormição está localizado na Garganta de Santa Maria. É uma das principais atrações da Crimeia. A razão para isso é a história do aparecimento do templo neste lugar.

    Segundo uma das lendas, um pastor levou um rebanho de ovelhas para um pasto localizado perto das montanhas. Ao pôr-do-sol de um dos dias, voltando ao povoado, o pastor notou um brilho incomum nas montanhas. Decidido a descobrir o que causou esse fenômeno, o pastor subiu nas rochas e congelou, chocado - a imagem da Mãe de Deus apareceu diante dele.

    O pastor agitado correu de volta para a aldeia e contou aos residentes e ao padre local sobre o milagre que tinha visto. A população da aldeia decidiu organizar uma procissão religiosa até ao ícone e levá-la à casa do padre. No segundo dia, o ícone desapareceu da casa do padre e foi novamente encontrado no mesmo desfiladeiro no mesmo local. E novamente os habitantes a trouxeram para a casa do padre, mas no terceiro dia a situação se repetiu. Então os habitantes decidiram que a aparência tripla da imagem indicava que a própria Mãe de Deus havia escolhido este lugar para si.

    E foi decidido construir um templo naquele lugar, e como o ícone apareceu pela primeira vez na grande festa da Assunção, o templo, e mais tarde o mosteiro, foi chamado de Assunção.

    A data exata da fundação do templo não é conhecida com certeza. Acredita-se que o templo foi fundado entre os séculos 8 e 13 e é definitivamente uma das mais antigas igrejas ortodoxas. Durante sua longa vida, o templo passou por muitas experiências - durante o reinado dos cãs da Crimeia, as igrejas ortodoxas foram destruídas, mas este templo era respeitado não apenas pelos ortodoxos, mas também pelos muçulmanos.De acordo com as histórias, grandes governantes costumavam ir ao templo, pedindo ajuda à Mãe de Deus, e também não economizavam nas doações para o templo.

    Um dos mais favoráveis ​​para o mosteiro foi o século XIX - surgiram muitos novos edifícios, incluindo casas para peregrinos, e foi construído um belo jardim.

    Em 1921, por decisão das autoridades soviéticas, o mosteiro foi encerrado e, durante os anos do poder soviético, a propriedade do mosteiro foi saqueada. Durante a Guerra da Crimeia e a Grande Guerra Patriótica, o mosteiro desempenhou o papel de hospital (após estes trágicos acontecimentos surgiu um cemitério no território do mosteiro), e depois, nos anos 70-80 do século XX, desempenhou o papel de um dispensário neuropsiquiátrico.

    E só em 1993, após um golpe de estado, o mosteiro foi transferido para a jurisdição da UOC (Igreja Ortodoxa Ucraniana). O trabalho começou na restauração do templo - as escadas que conectam os edifícios do templo foram reparadas, uma incrível pintura de pedra foi restaurada e uma fonte foi equipada com a qual os visitantes do templo podem tirar água benta.

    No momento, o templo contém ícones especialmente reverenciados como:

    • Santo Ícone da Assunção da Mãe de Deus;
    • o ícone do salvador com partículas de relíquias sagradas;
    • uma cruz enviada de St. Athos e outros.

    Ao entrar no templo, preste atenção à parede esquerda da escada - medalhões de vários templos e mosteiros de todo o mundo estão selados nela. Dentro de cada um há um punhado de terra do local onde está localizado o templo retratado no medalhão. Deve ser lembrado que visitar templos só é possível com roupas fechadas - shorts e camisetas não são adequados para visitar o mosteiro. As mulheres também precisam trazer lenços de cabeça com elas.

    Se você ainda se esqueceu, não se preocupe - em frente à entrada do templo há uma caixa com lenços e saias. Não se esqueça do recipiente para a coleta de água benta.

    Importante! No território do mosteiro, os abades pedem para desligar o telemóvel e também para não tirar fotografias sem autorização do metropolita.

    Chufut-Kale

    A data exata da fundação deste povoado, bem como de todos os objetos da cultura antiga, é desconhecida. Mas na maioria das vezes os pesquisadores estão inclinados aos séculos VI-VII DC. NS. Este edifício foi o lar das tribos dos sármatas e alanos - imigrantes iranianos. Desempenhava uma função defensiva - em três lados a fortaleza era rodeada por penhascos íngremes, e a entrada da fortaleza era um caminho estreito que podia ser claramente visto do planalto em que se situava o edifício. Como resultado de guerras sangrentas, os proprietários da fortaleza mudavam constantemente.

    No século XII, foram as tribos Kipchak que fizeram desta fortaleza a sua capital. No século XIV, artesãos instalaram-se na fortaleza, que construíram outro muro de defesa - assim surgiu uma nova parte da cidade, que se chama Juft-Kale, que significa “uma fortaleza dupla. Mais tarde, porém, devido a uma mudança na população da fortaleza (os caraítas permaneceram na fortaleza, aderindo à fé judaica), o nome fluiu suavemente para Chufut-Kale, que significa "Fortaleza Judaica".

    Também se sabe que nesta fortaleza, os governantes orientais mantiveram em cativeiro embaixadores russos, lituanos e poloneses e representantes de famílias famosas, exigindo resgates significativos ou terras para eles. Para eles, uma igreja cristã foi construída aqui, na qual os prisioneiros podiam não apenas orar, mas também se encontrar com parentes. Com o tempo, a igreja foi transformada em mosteiro, que existe até hoje e é conhecido como Mosteiro da Santa Dormição.

    Cafeteria "Degirmen"

    O café sempre esteve presente na cultura dos tártaros da Crimeia, era uma espécie de símbolo do bem-estar da família. Você pode experimentar o verdadeiro café da Crimeia na cafeteria Degirmen, localizada a 100 metros do Palácio de Khan. Além do café, o local é famoso por seu museu - modelo do Bakhchisarai medieval, cuja área é de 18 metros quadrados. A cafeteria também oferece uma grande variedade de doces que podem ser trazidos de Bakhchisarai como lembrança.

    Grand Canyon

    Uma vez na Crimeia, preste atenção às incríveis atrações naturais da península, que incluem o Grand Canyon. Está localizada no território da reserva, que leva seu nome, na encosta nordeste do Monte Ai-Petri. Há mais de dois milhões de anos, uma placa tectônica se fraturou, resultando na formação deste monumento natural.

    Este objeto pode ser encontrado em diversos guias e não é surpreendente, pois a profundidade do cânion é de 320 metros, a largura na parte mais estreita não ultrapassa os 3 metros e ao longo de todo o comprimento do cânion (mais de 3,5 km) há cachoeiras de até 3-4 metros de altura.

    Este é o desfiladeiro mais profundo do território da Crimeia, mas não faz muito tempo que chegou à fama - em 1925 apareceu um documentário sobre este milagre da natureza.

    No fundo da garganta, corre o rio Auzun-Uzen, que é alimentado por inúmeras nascentes e nascentes. Mesmo no verão mais quente, a água do rio permanece fria. O tempestuoso rio formou muitos banhos naturais na garganta, alguns dos quais com até 2,5 metros de profundidade. O mais famoso deles é o Banho da Juventude. Segundo as histórias dos moradores locais, o banho devolve às pessoas que nele se banharam, sua antiga força e vigor.

    Anteriormente, o Banho da Juventude também era conhecido como Lago Negro (Kara-Gol). Este nome se deve ao fato de apesar das águas claras, o fundo do lago não é visível. A segunda característica é a temperatura da água - mesmo no dia mais quente, a temperatura não ultrapassa os +12 graus. Isso se deve ao fato de que este banho é alimentado por inúmeras nascentes de montanha.

    É importante lembrar que o território do Grand Canyon é protegido, portanto, durante a viagem, os turistas são proibidos de fazer fogueiras, arrancar plantas e caçar, mas todos podem nadar.

    Conforme você caminha até o cânion, preste atenção a flora única deste lugar. Mais de 3,5 mil árvores que crescem no território da reserva são relíquias, por exemplo, teixo de baga, saxifragem irrigada, além de diversos tipos de orquídeas.

    Ao planejar sua viagem, pense em roupas e sapatos confortáveis. Escolha sapatos confortáveis ​​com sola antiderrapante. As excursões ao Grand Canyon são realizadas apenas no verão e exclusivamente em tempo seco - durante as enchentes e chuvas de primavera, a quantidade de água aumenta, transformando o rio em um riacho tempestuoso.

    No entanto, elogios de comentários de turistas indicam que o resultado vale o esforço.

    Lugares que valem a pena visitar

    A cidade de Bakhchisarai tem uma história rica. Mas as principais atrações que podem transmitir o clima deste local colorido e original são as seguintes:

    • Palácio de Khan;
    • as cidades das cavernas de Eski-Kermen, Tepe-Kermen e Chufut-Kale;
    • Mosteiros da Assunção e da Santa Anunciação;
    • O grande Canyon.

    Como chegar às atrações?

    O Khan's Palace está localizado na Cidade Velha, na Rua Rechnaya, 133. Se você vier da estação ferroviária, precisará pegar o ônibus 2 ou o microônibus 3 na parada Dom Sbyta. Desça na parada "Cartório". De carro, esse trajeto leva 9 minutos. Mapa de rotas em Yandex. Os mapas são apresentados a seguir.

    Para chegar à cidade-caverna de Chufut-Kale da estação ferroviária, você também precisa pegar o ônibus número 2. Desça na parada Staroselie. O esquema do percurso de carro é mostrado na figura a seguir.

    O Mosteiro da Assunção está localizado a 1,5 km de Chufut-Kale. O diagrama de uma viagem de carro é mostrado na figura abaixo.

    O Monastério da Anunciação está localizado perto da cidade das cavernas de Mangup-Kale, que está localizada no lado oposto de Staroselya. A estrada da estação ferroviária para o Mosteiro da Anunciação leva 46 minutos (sem engarrafamentos).

    O povoado mais próximo do Grand Canyon é o vilarejo de Sokolinoe.Se decidir visitar esta atração por conta própria, você pode chegar a esta vila com o ônibus nº 129 ou microônibus nº 165 e, em seguida, procurar outros viajantes. O percurso de carro é mostrado na figura a seguir.

    Lugares interessantes nos arredores

    Se você se encontra nesta cidade incrível, então vale a pena visitar os arredores pitorescos da região de Bakhchisarai.

    Cachoeira Suatkan

    Um dos destinos populares é Suatkan Falls. O nome da cachoeira, na tradução do turco, significa "jogar água". A cachoeira se origina no Monte Kaya-Bash a uma altitude de 540 m. No início de sua jornada, o riacho cai de uma altura de 13 metros, quebrando contra as saliências das rochas e transborda em um pequeno lago cercado por seculares habitantes desses lugares - teixos.

    Mas, como muitas cachoeiras no sul, as Cataratas de Suatkan são sazonais - você só pode vê-las na primavera.

    Se quiser chegar à cachoeira Suatkan de carro, você precisa chegar ao vilarejo de Golubinka pela rodovia Bakhchisarai-Sevastopol: você pode seguir pela rodovia Sevastopol-Bakhchisarai, virando à direita na área de Verkhnesadovoye ou ao longo da T0105 rodovia através da antiga fortaleza Mangup-Kale. Imediatamente após Golubinka, vire à direita, atravesse a ponte sobre Belbek e siga para Novopolye. Depois de Novopolye, na bifurcação, vire à direita para Putilovka e Bogatoe Gorge.

    Depois disso, é melhor sair do carro e ir a pé, pois na primavera a estrada fica difícil até para SUVs.

    Pilares Bakhchisarai

    Além de sua rica história, a região de Bakhchisarai possui uma paisagem incrível, formada sob a influência dos elementos. Um dos fenômenos naturais surpreendentes é a formação dos chamados pilares Bakhchisarai ou, como também são chamados, “esfinges Bakhchisarai”. São enormes formações calcárias de até 15 metros, que adquiriram formas bizarras como resultado de séculos de exposição ao vento e à água.

    Você pode subir até os pilares Bakhchisarai da Cidade Velha. Não tenha preguiça de subir até eles - do planalto, onde estão os pilares, abre-se uma vista deslumbrante da parte antiga de Bakhchisarai.

    Vinícola Alma Valley

    Os amantes do vinho, bem como todos os interessados ​​no processo de vinificação, devem considerar visitar um local como a adega do Vale de Alma, situada perto das povoações de Vilino e Peschanoe. A área da vinha é de 250 hectares. A vinícola produz atualmente 35 vinhos de 7 linhas diferentes.

    Importante! Passeios e degustações estão disponíveis apenas para maiores de 18 anos.

    O que ver com as crianças?

    Como já foi mencionado, os tipos de recreação na Crimeia são muito variados - para os visitantes mais jovens, há também entretenimento de sua preferência. Se você estiver de férias com crianças, considere visitar o parque Bakhchisarai "Crimeia em miniatura na palma da sua mão", localizado na rua r. Lenin 4 (em frente ao palácio do Khan), que contém cópias dos principais e importantes pontos turísticos da península.

    Uma adição agradável para os jovens visitantes do parque será familiarizar-se com os heróis de seus contos de fadas e desenhos animados favoritos no "Multipark", localizado no lado direito do parque em miniatura... As crianças poderão conhecer personagens como Avatar, Batman, Mickey Mouse e muitos outros. Além disso, um minizoológico está localizado no território do complexo Multipark, onde vivem leitões, cabras, galinhas e outros animais. Se desejar, você pode comprar comida para os animais e alimentá-los, o que certamente alegrará os pequenos visitantes do parque. Também há trampolins na parte sombreada do parque.

    Importante! O custo da visita ao parque em miniatura para adultos e crianças maiores de 13 anos é de 500 rublos, o ingresso para uma criança de 3 a 13 anos custa 300 rublos e crianças menores de 3 anos não pagam.

    As crianças mais velhas podem achar interessante visitar planetário. O Observatório Astrofísico da Crimeia foi organizado em 1945 com base no Laboratório Pulkovo, fundado em 1908.A parte principal do observatório está localizada na aldeia. Região científica de Bakhchisarai. O observatório possui 17 telescópios, um dos quais é o segundo maior telescópio óptico da Rússia.

    Em boas condições de tempo, o Sol é mostrado na palestra de visão geral durante o dia, e os objetos do céu noturno são mostrados à noite. Recorde-se que o observatório é, antes de mais, uma instituição científica e não de entretenimento, pelo que o horário de recepção dos visitantes é limitado, devendo o horário da visita ser previamente combinado. De carro, a estrada de Bakhchisarai para a aldeia. O científico levará cerca de 30–35 minutos.

    Importante! A maior parte da excursão acontece ao ar livre ou em salas sem aquecimento, escolha roupas quentes e sapatos para visitar o observatório.

    Para uma visão geral dos pontos turísticos de Bakhchisarai, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa