Arabat arrow in Crimea: features, onde ficar e o que ver?
Cada pessoa tem um conceito diferente de férias ideais - alguém precisa de um hotel cinco estrelas no resort mais popular e alguém valoriza a privacidade. Se você, na companhia de amigos, disser que descansou no Arabat Spit, não deverá se surpreender se for perguntado novamente onde ele está. Talvez, a popularidade relativamente baixa deste lugar só seja boa para ele.
Um pouco de historia
A peculiaridade da maioria dos pontos turísticos da Criméia é que todos eles têm uma história muito antiga, que remonta a milhares de anos - até mesmo na antiguidade. A flecha Arabat, apesar de seu tamanho significativo, não tem tal história por uma razão muito incomum - ela ... simplesmente não existia.
Os cientistas modernos chegaram à conclusão de que há mil anos o nível do Mar de Azov e da Baía de Sivash, que hoje estão separados pela seta Arabat, era ligeiramente mais alto - tanto que nenhuma terra podia ser observada acima do agua. Esses reservatórios começaram a rasar há relativamente pouco tempo, portanto, a data de nascimento do espeto pode ser considerada aproximadamente no século XI-XII. Além disso, a inconsistência inicial desta formação é indicada pelo menos pelo fato de que até meados do século 17, nenhuma seta Arabat estava em qualquer mapa desta área.
Teoricamente, é claro, um pouco mais de história pode ser atribuída a este cuspe - por exemplo, o reino do Bósforo, que existiu à beira de nossa era, estava interessado na possibilidade de criar uma fortificação onde hoje a flecha Arabat se junta à Península de Kerch .
Também há informações de que um bastião genovês medieval existiu aqui, embora não haja evidência exata disso.
Na base do Arabat Spit, os restos de uma fortaleza tártaro-turca foram preservados, cuja data exata de construção é desconhecida. Seu aparecimento aqui é aparentemente causado pelos mesmos motivos pelos quais a flecha Arabat começou a aparecer nos mapas - porque os cossacos Zaporozhye, tradicionalmente em guerra com os tártaros, conseguiram se esgueirar despercebidos para a retaguarda do Canato da Crimeia e enviar suas ordens.
Não se pode dizer que a fortaleza Arabat cumpriu com sucesso a tarefa - nos anos 1668-1771, foi capturado pelos eslavos três vezes, e logo ele, junto com toda a península, foi anexado ao Império Russo.
Depois disso, a flecha Arabat apareceu mais de uma vez na história. Por exemplo, durante a Guerra da Crimeia em meados do século retrasado, a mencionada fortaleza, já pertencente à Rússia, mostrou o seu melhor - a sua guarnição conseguiu repelir o ataque do desembarque anglo-francês e não o permitiu para passar o espeto. Depois de mais 70 anos, no final da Guerra Civil, os Reds entraram na Crimeia, que permaneceu o último reduto de Wrangel e de todo o movimento branco, através da flecha Arabat e Sivash.
Descrição
Para encontrar a seta Arabat no mapa, procure o Mar de Azov e preste atenção em sua costa oeste. Lá, ao longo da Crimeia, você verá outro reservatório alongado, separado do resto da área de água por uma faixa de terra mais fina. Esta trança estreita e longa é a flecha Arabat.
A singularidade deste fenômeno natural está em sua forma, pois com um comprimento impressionante de cerca de 110 quilômetros, sua largura varia de uns modestos 0,5-3 quilômetros.
Começando na península da Criméia, no extremo sul, quase confina no norte contra o continente, sendo separada dele apenas por estreitos bastante estreitos.
O Lago Sivash, localizado a oeste de Arabat Spit, aumentou a salinidade, portanto, é praticamente completamente desprovido de qualquer vida, pelo que é freqüentemente chamado de Lago Podre. Como convém a um lugar, há não muito tempo, o antigo fundo do mar, ele é construído principalmente de arenitos.
Devido ao fato de que esta estreita faixa de terra é cercada por todos os lados por corpos de água salgada, sempre houve enormes problemas com a água potável e, portanto, nunca houve assentamentos aqui - alguns estão localizados apenas ao longo das bordas do espeto . Ao mesmo tempo, a abundância de sais levou ao fato de que vários séculos atrás, Chumaks ucranianos chegaram aqui para eles, e hoje existem excelentes condições para o desenvolvimento do turismo balneológico.
Externamente, o espeto parece um deserto arenoso com uma altura máxima de não mais de 10 metros acima do nível dos corpos d'água circundantes. Ao longo de seu comprimento, a flecha Arabat é coberta por um espinho, também chamado de flecha Arabat. Na segunda metade do verão, seca e forma uma erva daninha.
Ao longo de todo o comprimento da flecha não há exatamente uma estrada, mas apenas sua aparência, que normalmente é chamada de "tábua de lavar" aqui. Na verdade, é apenas a direção no arenito, marcada por "lados" baixos (5-8 centímetros de altura) nas bordas, embora turistas experientes digam que, para um carro, essa é uma maneira bastante conveniente. Só existe civilização no norte, onde, até à aldeia de Strelkovoye, a linha costeira está densamente povoada de centros turísticos e acampamentos para crianças, existe uma estrada asfaltada e um sistema de abastecimento de água.
No sul, o único assentamento diretamente no espeto é o vilarejo de Solyanoye.
Desde 2014, o Arabat Spit está em dois estados simultaneamente. Antes dos eventos conhecidos, ele pertencia completamente à Ucrânia, após o que sua parte sul, junto com a península da Crimeia, foi anexada à Rússia, enquanto a parte norte ligeiramente mais desenvolvida permaneceu parte da região de Kherson.
Apesar de a já mencionada "tábua de engomar" rodoviária percorrer todo o comprimento do espeto, a fronteira aqui não é representada por nenhum posto de controle. Aparentemente, presume-se que, devido à enorme distância entre Strelkovo no norte e Solyanoy no sul, cruzar a fronteira neste lugar provavelmente não interessará a ninguém. Ao entrar no espeto através das pontes do lado de Genichesk, os guardas de fronteira ucranianos podem estar interessados no propósito da visita, não há tais restrições do lado do Solyanoy da Crimeia.
Apesar de parecer não haver controle sobre a observância da fronteira, sua travessia neste local, sem passar pelos procedimentos alfandegários, ambas as partes serão consideradas uma infração.
Onde ficar?
A seta Arabat em ambos os lados da fronteira atual são, na verdade, dois mundos completamente diferentes. A parte que fica ao lado da Crimeia diretamente pode ser dita literalmente em algumas frases - Lá praticamente não há infra-estrutura turística, eles vão apenas para se divertir selvagem com sua própria barraca, mas pelo fato de não haver lojas e nem mesmo água potável em qualquer lugar, é um risco decente sem um carro pessoal.
Recentemente, periodicamente, tem havido algumas ações destinadas a organizar acampamentos e instalações semelhantes no lado sul do espeto, mas nenhuma delas ainda conseguiu ganhar fama como comprovada e, o mais importante, um lugar permanente onde você pode chegar a qualquer momento. Quanto à recreação organizada, é oferecida apenas pela centro recreativo "Safari" não muito longe da fortaleza Arabat, o resto da estrutura já está localizado em Kamenskoye, ou seja, não diretamente no espeto.
No lado norte, existem três pequenas aldeias, cada uma das quais pode reivindicar o estatuto de resort local.
As condições neles, por um lado, são semelhantes, por outro, são um pouco diferentes, portanto, cada acordo deve ser considerado separadamente.
O primeiro ao se mover do lado do continente é Genicheskaya Gorka é uma pequena aldeia com uma população de cerca de meio milhar. Devido à sua localização conveniente, foi historicamente o primeiro resort na costa, porque muitos centros recreativos locais foram construídos há várias décadas.
O turista deve ter cuidado, pois apenas alguns deles passaram por grandes revisões e atualizações de tecnologia globais. Ao perseguir preços baixos, você pode encontrar as "conveniências" clássicas da União Soviética. Existem também vários complexos de bem-estar aqui. As moradias mais baratas podem ser encontradas no setor privado, mas geralmente não estão localizadas na primeira linha. Apesar do tamanho modesto da aldeia, não há tão pouca infraestrutura para os turistas - há um parque aquático com delfinário, um parque de diversões e clubes, sem falar em lojas e farmácias. É este assentamento que é escolhido por aqueles que amam um descanso ruidoso e confortável.
Mais ao longo da costa vai Schastlivtsevo, que em termos de população é três vezes maior do que Genicheskaya Gorka (mil e quinhentas pessoas vivem aqui), mas é considerado um resort muito mais silencioso. As pessoas vêm aqui principalmente para o tratamento com lama, que é cosmética azul e medicinal preta.
Não existe uma infraestrutura típica para jovens, além de hotéis de luxo, mas existem vários centros de recreação e acampamentos infantis. Como convém a uma aldeia desta dimensão, e mesmo a um resort, existe uma infra-estrutura mínima na forma de lojas e cafés, para além de farmácias e mercado. Em Schastlivtsevo você ainda está no meio da civilização, mas já está muito mais perto da selvageria da flecha Arabat.
O 1.500º Rifle está localizado por último - além dela, por cerca de cem quilômetros, não haverá um único assentamento, até o minúsculo Salgado, localizado já na entrada da parte principal da Crimeia.Considerando que é bastante difícil e caro entrar nas profundezas do Arabat Spit, Strelkovoye, localizado a uma distância máxima do "continente", orgulha-se de tranquilidade e limpeza.
Ao contrário das aldeias descritas acima e do próprio Genichesk, o fundo do mar aqui se aprofunda mais acentuadamente, portanto, é adequado para nadadores, e as fontes termais locais permitem que você melhore sua saúde. Aqui, como em nenhum outro lugar, faz sentido recorrer ao setor privado, uma vez que ainda existem centros de recreação e sanatórios aqui, mas já são relativamente poucos. Mas por estas bandas existem parques de campismo para quem quer umas férias "selvagens", mas com o mínimo de conforto.
Apesar do isolamento e da fama geral do lugar para um descanso tranquilo, Strelkovoye ainda pode se orgulhar de ter suas próprias discotecas.
vistas
Considerando as peculiaridades da estrutura geológica de Arabat Spit e o fato de que nunca houve realmente grandes assentamentos completos nele, é bastante difícil esperar qualquer visão deste lugar no sentido geralmente aceito da palavra. A principal atração local é a própria especificidade deste lugar - uma faixa de deserto imprensada entre duas margens do mar.
Dentro de uma estreita faixa de terra, muitas vezes há fontes termais quentes, o que torna a natureza local ainda mais única - você deve admitir que algo assim não pode ser visto em todos os lugares. Além disso, as condições locais são muito valorizadas pela incrível privacidade desses lugares, pois imagine: aqui você pode dirigir tão longe que o carro mais próximo está a algumas dezenas de quilômetros de você.
Se, no entanto, falamos das vistas como criações de mãos humanas, então elas aqui, talvez, não irão impressionar muito a quem viu muito, mas em geral são capazes de complementar o retrato original deste lugar.
- Fortaleza de Arabat, localizada no extremo sul, perto da aldeia de Solyanoye, já mencionada acima, e é ela quem pode ser considerada a única verdadeira atração local. Embora a data exata de sua construção seja desconhecida, documentos históricos indicam que essas ruínas pitorescas têm pelo menos 350 anos. A estrutura da fortaleza é especialmente interessante - a fim de protegê-la adicionalmente de balas de canhão, ela foi afogada em uma vala especialmente cavada para que não subisse muito acima do solo, mas ao mesmo tempo não foi cavada nela .
- Na parte central do espeto, você pode ver vestígios de pedreiras soviéticas, onde em um momento eles tentaram estabelecer a extração de conchas rochosas. Os industriais pararam a tempo, percebendo que suas atividades provavelmente levariam à destruição de toda a flecha Arabat e poderiam provocar um desastre ambiental no Mar de Azov. Era costume não deixar as covas restantes sem trabalho - aqui se organizou uma piscicultura, que a encheu de água e começou a criar peixes ali.
Hoje, não há mais fazendas aqui, mas os próprios poços e os reservatórios neles, e até mesmo as criaturas vivas que se multiplicaram e aproveitam a vida longe dos humanos, permanecem.
- Apesar de a flecha Arabat nunca ter se interessado pelas pessoas como local de residência permanente, foi um importante ponto estratégico... Aqui e em nossos dias, há vestígios de guerras passadas. Além de todas as fortalezas iguais, vale citar a linha de bunkers alemães da segunda guerra mundial. Eles estão localizados na lateral do Sivash.
- A aldeia de Solyanoye, localizada no extremo sul do espeto, recebeu este nome por um motivo - ainda hoje existe uma planta de produção de sal aqui, organizada de acordo com o princípio comprovado há séculos. Existem enormes "plantações" de contêineres rasos, onde a salmoura de Sivash concentrada é derramada. Então, o sol escaldante da Criméia começa a trabalhar - sob seus raios, a água evapora, mas o sal permanece.
Hoje é um exemplo único de extração ecológica de sal da água do mar sem o uso de nenhuma tecnologia moderna.
- Nas proximidades da aldeia de Strelkovoye, na parte norte do espeto, é possível ver como o gás natural está sendo extraído do fundo do Mar de Azov. Os sinos de ar são uma visão incomum e um dos poucos lugares onde podem ser observados de terra.
- Perto do início do Golfo Pérsico, os restos de vários navios naufragados podem ser vistos da água. É difícil dizer imediatamente a que horas são esses restos, mas hoje em dia eles são periodicamente usados pelos militares como alvos para a prática de habilidades básicas. É improvável que você tenha permissão para observar os ensinamentos diretamente, mas mesmo em qualquer outro dia esta visão parece bastante interessante.
Como chegar lá?
Considerando a escala do Arabat Spit e sua posição isolada, será possível chegar ao próprio spit apenas pelo sul, da Península da Criméia, ou pelo norte, do lado Genichesk através das pontes.
Ambas as opções são boas a seu modo, já que a parte sul é mais selvagem e isolada, e a norte está mais bem organizada em termos de infraestrutura. Ao mesmo tempo, nem lá nem lá, é claro, não há aeródromos ou uma ferrovia, embora na parte norte fosse parcialmente na época soviética. Acontece que você pode chegar aqui por meio de transporte pessoal ou de transporte público - mas apenas para os arredores de Spit.
Não é tão fácil chegar ao Arabat Spit da Península da Crimeia - nas imediações não existem grandes cidades e nela existe apenas a aldeia de Solyanoye, com uma população de menos de 100 pessoas, o que não contribui para o desenvolvimento dos transportes públicos. A partir daqui (e no inverno, provavelmente apenas da vizinha Kamenskoye), há um ônibus para Feodosia, que fica a 52 quilômetros de distância. É um pouco mais fácil chegar a Feodosia propriamente dito - por exemplo, se você voou de avião para o aeroporto de Simferopol, você pode obter um vôo direto do aeroporto ou com um traslado em Simferopol.
O tempo de viagem é de 2-2,5 horas, o preço do bilhete é de 330-380 rublos.
Uma opção alternativa, especialmente conveniente para quem chegou à Crimeia pela ponte da Crimeia em seu próprio carro, é chegar a Solyanoy por conta própria. De Kerch, localizado na saída da ponte sobre o estreito, a Solyanoye 98 quilômetros, você pode superá-los em 1,5-2 horas. Se você gostaria de ver as partes remotas de Arabat Spit ou apenas encontrar um lugar verdadeiramente isolado para relaxar, esta opção parece ser a ideal, porque Lembramos que não há transporte público ao longo do espeto.
Na parte norte da costa, há quatro assentamentos ao mesmo tempo (Genicheskaya Gorka, Priozernoe, Schastlivtsevo e Strelkovoye) e uma enorme quantidade de infraestrutura turística, portanto, as ligações de transporte são um pouco melhor desenvolvidas aqui - para Strelkovy, localizado por último, há até uma estrada pavimentada alinhada com lajes do aeródromo desmontado.
Os ônibus também vão para lá duas vezes por dia a partir de Kherson - um centro regional localizado longe do continente, eles também passam pelo centro regional de Genichesk, que tem uma conexão direta de ônibus com assentamentos em outras regiões da Ucrânia. No verão, o número de voos do centro regional aumenta muitas vezes. Além disso, Genichesk é facilmente acessível a partir da vizinha Novoalekseevka, que hoje é a estação terminal de vários trens de passageiros das ferrovias ucranianas que conectam a região com o resto da Ucrânia.
Sobre onde parar e o que ver no Arbat Spit na Crimeia, veja o próximo vídeo.