Leis de animais de estimação
Os animais de estimação, como os humanos, têm direito à vida. O homem os doma - e outra responsabilidade é atribuída a ele. A prática de prevenir o extermínio de qualquer animal não é apenas uma iniciativa das comunidades e grupos de proteção, mas sim termos e condições, amparados por legislação.
Leis Aplicáveis
Na Rússia, manter animais de estimação é regido pelos seguintes termos e condições, agindo com base em decretos e regulamentos em nível federal.
Lei Federal de 27 de dezembro de 2018 No. 498-FZ "Sobre o tratamento responsável de animais e emendas a certos atos legislativos da Federação Russa." A lei está sendo analisada e aprovada e entrará em vigor finalmente em 2021.
Decreto do Governo de Moscou de 8 de fevereiro de 1994 No. 101 “Sobre a aprovação de“ regras temporárias para manter cães e gatos em Moscou ”e“ regulamentos temporários para a captura e guarda de cães e gatos vadios em Moscou ”.
- Lei Federal nº 4.979 "Sobre Medicina Veterinária", aprovada em 14 de maio de 1993.
Nenhuma lei ou projeto de lei ainda prescreveu emendas precisas para as espécies de animais domesticados como animais de estimação. Em outras palavras, você pode manter um gato e um ouriço.
Quais animais são considerados animais de estimação?
Os mais comuns são o cão e o gato.Algumas espécies de pássaros (papagaios, corvos, pombos e várias outras espécies), roedores (ratos decorativos, hamsters, porquinhos-da-índia), pequenas espécies de tartarugas e várias outras espécies pertencentes a diferentes tipos também se enquadram na categoria dos domesticados.
Predadores (leões, tigres, crocodilos, lobos, etc.), alguns tipos de cobras, escorpiões, etc. são proibidos de manter em casa. A questão da importação, por exemplo, de pequenas espécies de macacos para o território da Rússia, também está em fase de solução.
Abaixo você pode se familiarizar com o Decreto de 22 de junho de 2019 nº 795 “Sobre a aprovação da lista de animais proibidos de manter”.
De acordo com a lei, qualquer animal para o qual é emitido um passaporte veterinário é considerado um animal de estimação. Deve ser registrado e periodicamente submetido à profilaxia necessária (por exemplo, antiparasitário). Cães e gatos também devem ser vacinados contra a raiva regularmente e usar coleira anti-rábica.
Em outros casos, o animal é considerado sem dono, não domesticado. Os animais que não foram vacinados contra a raiva e seus proprietários que não receberam os documentos de registro estão sujeitos a sanções adicionais. O proprietário de tal animal paga uma multa de 2 a 3 mil rublos. Nos próximos anos, pode haver um procedimento de lascamento massivo para cães e gatos.
Se tiver um animal que consta da lista de proibidos, mas introduzido antes de 01.01.2020, será considerado animal de estimação.
Os proprietários de tais animais podem mantê-los com segurança, mas será impossível começar novos a partir da lista de espécies proibidas.
Regras de conteúdo
Existe um conjunto de regras gerais para a manutenção de animais de estimação em apartamentos e edifícios de apartamentos, cuja observância decorre da necessidade de prevenir todo o tipo de acidentes e outros incidentes indesejáveis para a sociedade em geral e para determinadas pessoas em particular.
- O animal deve residir no território da pessoa que o domesticou e é responsável por ele. É proibido deixar o animal sair do apartamento - por exemplo, para uma entrada, um hall de entrada ou instalações, galerias e varandas públicas, para uma escada, para o sótão ou para o porão, caves e passagens subterrâneas. Você não pode privar um animal de moradia e mandá-lo para a rua - você deve levá-lo para um abrigo. Ou, se ele estiver em estado terminal, você tem o direito de ir à clínica veterinária, onde será colocado para dormir.
- É proibido ferir deliberadamente animais de estimação de qualquer forma. Mesmo as surras durante o treinamento não são uma exceção. O dono de um determinado animal é obrigado a cuidar dele de maneira adequada. É proibido colocar um animal para dormir - exceto, por exemplo, no último estágio do câncer, que é difícil de tratar.
- Quando um animal inflige algum mal aos vizinhos, transeuntes, o dono será o responsável por isso. Ele irá indenizar a perda e pagar o dano moral (por decisão do tribunal ou de outras autoridades competentes). Se a vítima for ferida, resultando em dano grave, isso não é mais administrativo, mas sim criminal.
- O proprietário deve monitorar o comportamento de seu animal de estimação. Em particular, ele não deve usar, por exemplo, o cão de briga como meio de ameaça ou chantagem. Se o mesmo animal for atacado, conforme a lei, o dono será questionado.
- O comportamento de um animal é um indicador do cuidado de seu dono por ele. Assim, o cão não deve circular no território do desporto ou parque infantil sem focinho, passear com o dono nos transportes públicos.
- Um animal de estimação não deve suprir suas necessidades naturais em pontos de ônibus, nas dependências de escolas, hospitais, etc. Se isso acontecer, o dono é obrigado a fazer a limpeza imediata do animal.
- Se forem encontrados sinais de comportamento agressivo, perigo para os vizinhos e transeuntes, o proprietário é obrigado a isolar o animal das outras pessoas, contactando uma clínica veterinária. Em caso de morte do mesmo animal, o proprietário deve resolver de forma rápida e correta a questão do seu sepultamento, não utilizando para tal um aterro comum.É proibido enterrar um animal morto no solo em pátios de áreas residenciais e prédios de apartamentos. Houve casos em que animais infectados com raiva foram queimados, mas o serviço correspondente também deve tratar desses casos.
- É proibido criar cães e gatos de raças especiais para obter carne para comida ou pele.
- Também não é permitido criar ou comprar cães de luta para participar de lutas de cães.
- Os animais não devem ser deixados sozinhos em uma sala ou carro fechados por mais de uma hora.
Um apartamento (próprio ou temporário) deve ser usado apenas para habitação humana, e não para arranjar ou manter um berçário ou um ponto de superexposição, um abrigo de animais. Caso contrário, o proprietário do apartamento deve separar-se dos animais ou sair deste espaço habitacional. Os mesmos requisitos se aplicam a apartamentos comunitários, albergues e ao setor privado. O uso impróprio de qualquer espaço de vida é contrário ao Código de Habitação da Federação Russa e às normas sanitárias.
Em caso de violação periódica e maliciosa das regras, o proprietário ou responsável pelos animais de estimação é responsabilizado pela administração.
Características de criação de cães e gatos
Antes de comprar um cachorro ou gato, considere o seguinte.
- A área de um apartamento na cidade pode ser insuficiente para um cão, especialmente uma raça grande. O fechamento no mesmo cômodo, a impossibilidade de sair de casa, mesmo por um curto período, pode servir de ímpeto para um transtorno mental. O fato é que quanto maior um determinado indivíduo (raça), mais espaço vital ele exigirá. Como resultado, ela pode se tornar mais agressiva e representar um perigo para as pessoas que vivem nas proximidades. Além disso, no apartamento, muitas vezes o cão pode latir - tal ruído incomoda os vizinhos: se durante o dia pode ser acrítico (a maioria deles está a trabalhar), então ao cair da noite (a partir das 23 horas) o latir do cachorro atrás da parede vai incomodar.
Por lei, à noite (antes das 7h) existe um nível máximo permitido (em decibéis) para qualquer ruído. A violação da lei sobre a observância do silêncio pode implicar o recurso dos vizinhos para a polícia e outros serviços e autoridades do local de residência.
- Os gatos são menos barulhentos e muito mais fáceis de manter. É improvável que eles, mesmo miando "em coro", levantem um ruído maior ou comparável ao latido ou uivo de um cachorro, mas isso não significa que o dono tenha o direito de deixar os animais descontrolados. Você não pode deixar seus animais de estimação por muito tempo (desaparecer por um dia ou mais, sem lhes deixar comida e água, sem trocar os consumíveis das bandejas).
O que mais incomoda os vizinhos é o cheiro a fezes de gato: quando é tão forte que se faz sentir ainda no vestíbulo e / ou na escada, os vizinhos têm o direito de contactar os serviços de fiscalização - até enviar um depoimento ao departamento de polícia do local de residência.
- Os cães e gatos requerem tratamento ou profilaxia para parasitas uma vez por temporada. Você precisa monitorar a saúde do seu animal de estimação.
De uma forma ou de outra, se tais violações forem constatadas, o proprietário de um ou mais animais de estimação é obrigado a agir. Por exemplo, se nada for possível distrair o cão e, assim, silenciá-lo, as paredes do apartamento são revestidas com camadas adicionais de materiais de construção à prova de som.
Cão andando
De acordo com a nova rotina, passear com o cachorro é permitido quando:
- o cão caminha em uma área especialmente designada;
- não é libertado da coleira em locais públicos (parques infantis e recintos desportivos, zonas de acesso de hipermercados e infantários, escolas, pátios de zonas residenciais, etc.);
- se ela estiver amarrada a uma coleira e com focinheira (isso se aplica a cães de raça agressiva (por exemplo, brigas);
- um cidadão passeando com um cachorro deve estar sóbrio;
- representantes de raças pesadas de cães (por exemplo, variedades de cães de briga) são passeados por um cidadão que já completou 14 anos.
Em alguns locais não destinados a passear com cães, pode haver um sinal ou sinal de proibição. A frequência com que os cães caminham deve ser de pelo menos duas vezes ao dia.
Quantos animais de estimação posso manter?
Manter um gato e um cão ou dois indivíduos da mesma espécie, via de regra, não é penoso: todos podem facilmente lidar com isso. Ao decidir se deseja ter mais animais de estimação, os fatores mais importantes são a saúde e a renda do dono, bem como as condições de vida.
Usando animais de estimação como fonte de renda
A menos que você seja um artista ou criador, qualquer uso de animais de estimação para fins lucrativos é severamente limitado. As atividades de zoológicos, delfinários, terrários e outras organizações com a participação de quaisquer animais devem ser registradas e licenciadas.
Punição por quebrar as regras
O tamanho das multas, se um processo administrativo tiver sido instituído sobre este ou aquele incidente, são os seguintes.
- De acordo com a lei, o dono de um animal que danificou a propriedade de um vizinho ou transeunte pagará uma multa de 4 a 5 mil rublos.
- Se o cão for deixado no lugar errado (em particular, em um lugar público) por muito tempo, o dono enfrenta uma multa de 1 a 2 mil rublos.
- Por crueldade com um animal, se o agressor for pego em flagrante, a multa pode chegar a mais de 300.000 rublos.
Nos casos em que houve um extermínio em massa (vários ou mais) de animais domésticos ou vadios, cujo perigo para as pessoas ao redor deles não foi comprovado, o Código de Delitos Administrativos da Rússia não se aplica. Tal técnica é considerada um excesso de autodefesa, portanto, pode-se aplicar um artigo criminal sobre atos de crueldade para com os animais. Nesse caso, por decisão judicial, o infrator é encaminhado para obras públicas gratuitas e multado ou condenado a certa pena de reclusão (condicional ou real).
Quando fica claro que um cachorro está sendo abusado?
Os sinais de tal atitude em relação a um ou mais cães podem ser os seguintes.
- O cão está sempre preso a uma corrente curta ou guiada - o proprietário não abaixará a corrente ou a guia para aquecê-la.
- Nenhum canil. O animal está aberto aos caprichos do mau tempo, não pode se esconder do calor, da chuva ou da neve. Nesse caso, o dono não toma nenhuma medida para proteger o cão disso.
- Ele envenena deliberadamente o animal com fome, sede, etc., o sofrimento do cão é infundado.
Se os vizinhos descobrirem tais táticas por parte do proprietário, é feita uma reclamação por escrito contra ele ao Ministério Público ou à administração do lugar de residência, certificada pelas assinaturas de pessoas que são testemunhas do incidente. Ao mesmo tempo, o consultor jurídico auxilia na elaboração deste documento para que tenha valor jurídico. Anexados ao caso estão imagens fotográficas e de vídeo filmadas por testemunhas oculares do que está acontecendo.
Muitas vezes ocorre uma isca noturna silenciosa, não verificada e noturna de cães com drogas especiais, causando a morte dolorosa desses animais. Existem até caçadores de cães - pessoas que usam drogas e armas de arremesso (ou pneumáticas) contra cães. Suas atividades estão fora do âmbito da lei.
E, no entanto, não é um residente local específico ou um grupo de pessoas aleatórias que deve controlar o número de cães vadios (e se livrar dos desnecessários que representam um perigo para as pessoas com o tempo), mas um serviço especial. É melhor entrar em contato com a administração do seu microdistrito ou cidade com esta questão. Os representantes da administração vão chamar ao local do incidente uma equipe que atua na captura de cães e gatos vadios da região.
Seja qual for o assunto da disputa, o problema pode ser resolvido sem entrar em contato com quaisquer serviços de supervisão... E somente se uma solução pacífica para o problema não ajudar, o infrator será chamado à ordem pelos funcionários desses serviços.
No próximo vídeo, um advogado responde a todas as perguntas sobre as regras de manter e passear com cães.