Animais de estimação

Como cuidar de ouriços em casa?

Como cuidar de ouriços em casa?
Contente
  1. Adaptação do ouriço na casa
  2. Condições para manter
  3. Cuidado correto
  4. Recursos de alimentação
  5. Hibernação

O ouriço pode ser considerado um favorito universal. Alguns de nossos compatriotas até domesticam ouriços - isso é perfeitamente possível. No entanto, a moda relativa de ouriços domésticos nos últimos anos não foi provocada por vagabundos domésticos de jardim, mas por um ouriço pigmeu africano criado artificialmente. Mas seja qual for o ouriço que você escolher, as regras para sair serão aproximadamente as mesmas, então vale a pena examinar esse assunto com mais detalhes.

Adaptação do ouriço na casa

Se você pegou um ouriço comum e decidiu trazê-lo para casa, não deve pensar que essa situação é completamente normal para ele. Com o tempo, ele se acostumará, mas no início, encontrando-se em um ambiente desconhecido e não sendo capaz de realizar seus instintos, o animal sofrerá um estresse significativo. Ao decidir ter um animal de estimação com agulha, certifique-se de obter uma gaiola para ele com antecedência. Tendo obtido o animal, coloque-o numa gaiola e no primeiro dia não toque nele - deixe o novo animal se acostumar com a situação e certifique-se de que nada de ruim lhe aconteça.

Melhor, claro, levar um ouriço jovem, mas se você não comprar o animal, com a idade é improvável que você adivinhe. Tentando acostumar o bebê a novas condições, preste atenção ao fato de que esses animais têm problemas com sua visão - eles são guiados no espaço, ao invés, pelo cheiro e pela memória. Por isso, pessoas experientes recomendam uma manobra inusitada para que o animal se acostume com seu dono. Coloque sua própria camiseta suja perto da gaiola.

No início, o ouriço terá medo e se enrolará como uma bola a cada contato, mas você ainda o segura nas mãos e fala com ele de maneira suave e afetuosa. Se ele está tentando cheirar sua mão - dê esta oportunidade, este animal está se conhecendo.

Não há um momento exato para a adaptação do ouriço - tudo depende de quão sociável o indivíduo você se tornou. Alguns estão profundamente interessados ​​no mundo ao seu redor e estão prontos para se conhecerem em um minuto, o que na natureza, é claro, seria uma desvantagem óbvia para o animal. Animais desconfiados podem se acostumar com isso por muito tempo, estendendo o conhecido por quinze dias.

Em qualquer caso, é necessário dedicar pelo menos meia hora diária à comunicação com a sua mascote - para que se habitue mais rapidamente e no futuro não perca o hábito do cheiro do dono.

Enquanto o bebê se acostuma com o novo ambiente, tente não assustá-lo com nada. Outros animais de estimação, se houver, não devem se sobrepor ao ouriço. Qualquer som alto, ruído de TV imprevisível, vozes agudas de pessoas falando e até mesmo um cachorro latindo fora da janela podem assustá-lo, então todos esses fatores devem ser minimizados, acostumando gradualmente o animal ao fato de que todos esses são fenômenos normais.

Condições para manter

O ouriço é uma criatura móvel e bastante ativa, isso será confirmado por qualquer pessoa que já tenha observado o animal na natureza. Significa que sua gaiola deve ser espaçosa o suficiente para não interferir no andar do prisioneiro. Se você decidir manter um ouriço em um apartamento, então 70x45 cm é a área mínima de seu território pessoal, e é melhor se concentrar em um mini-aviário com dimensões de 90x60 cm. Uma altura significativa da gaiola não é necessário, mas ainda é aconselhável focar em 40 centímetros ou mais.

O ouriço da floresta comum é um alpinista surpreendentemente maravilhoso, portanto, o proprietário adquirirá uma gaiola fechada ou observará os brotos regulares de seu animal de estimação. Na maioria das vezes, gaiolas de metal para roedores, vendidas em qualquer loja de animais, são escolhidas para esses animais, mas você mesmo pode projetar uma alternativa de madeira ou até mesmo um recipiente de plástico com paredes lisas e escorregadias, que para o bebê se tornará um obstáculo intransponível - então o tampa não será necessária.

Se a escolha recaiu sobre um contêiner com paredes de treliça, escolha-o de forma que o espaço entre as hastes seja mínimo. Ao pressionar as agulhas contra o corpo, o bebê pode sair para a natureza, mas será ainda pior se ficar preso no processo.

Dos demais requisitos fundamentais para o local de residência a necessidade de boa ventilação na gaiola deve ser enfatizada.

Além disso, o chão deve ser nivelado, porque qualquer irregularidade para um ouriço que não tenha uma boa visão pode causar ferimentos.

Cuidado correto

Cuidar de um ouriço, seja ele um animal decorativo ou um verdadeiro habitante da floresta, exige que em casa o animal se sinta o mesmo que na natureza. Os procedimentos de cuidado e as regras de manutenção são simples.

  • Na natureza, o ouriço viaja grandes distâncias todas as noites em busca de comida e se você aproveitar essa oportunidade, com certeza ele vai engordar, o que não vai acabar bem para o animal. Considerando que a gaiola não é muito grande em qualquer caso, é necessário adquirir uma roda de corrida para o seu animal de estimação, mas não a mesma que para os roedores. Lembramos que o ouriço não enxerga bem e quaisquer irregularidades são perigosas para ele, portanto, ao invés das hastes, a roda deve ter uma superfície sólida em que as pernas não possam ficar presas.

É necessário escolher o diâmetro da roda para que a coluna do animal não dobre durante a corrida.

  • A tigela de comida deve ser larga e estável com bordas arredondadas... Este animal não pertence aos comedores mais acurados, ele mexe durante a refeição, portanto, um recipiente alto e fino será derrubado todas as vezes. É melhor escolher um bebedouro tipo bico em geral, caso contrário, o companheiro de agulha certamente colocará serragem na água.
  • A gaiola em si não é o lar do ouriço. - este animal na natureza está procurando um abrigo mais sério e quer abrigá-lo também no apartamento.Teoricamente, até mesmo coisas improvisadas podem ser usadas para essas necessidades - uma bolsa de viagem velha e macia serve, ou você pode costurar uma bolsa de lã especial.

Em princípio, tal coisa é adequada, desde que amortece bem os ruídos externos e não permite a passagem da luz.

  • Ouriços são brincalhões o suficiente o que significa que precisam de brinquedos para se divertir nas horas vagas. A fera sempre ficará feliz com algo que pode ser enrolado em volta da gaiola, porque os ouriços muitas vezes ganham bolas produzidas para gatos, e até mesmo hastes de papelão nas quais é enrolado papel higiênico. Como alternativa (ou uma boa adição), uma caixa com pedaços de lã picada serve - os ouriços adoram vasculhar esse lixo e relaxar no mesmo lugar.
  • Para manter as condições sanitárias dentro da gaiola, o palete é preenchido com serragem, grânulos de papel especial ou cama para gatos... É importante esclarecer que a serragem de coníferas é categoricamente inadequada como enchimento: o fato é que ao entrarem em contato com a urina de ouriço, entram em uma reação química com ela e emitem gases que podem ter um efeito extremamente negativo na saúde do animal.

Além disso, você não deve comprar enchimentos artificiais com sabor: ninguém pode prever a reação do animal a um cheiro desconhecido.

  • A temperatura ideal para um ouriço doméstico ativo varia de 22-26 graus. Na verdade, a besta, é claro, suportará uma faixa de temperatura muito mais ampla, mas no calor corre o risco de superaquecimento, portanto, tenta se esconder em um abrigo fresco, e um resfriamento significativo para o ex-morador da floresta é repleto de hibernação. Por este motivo, é aconselhável escolher um local para a gaiola longe de aparelhos de aquecimento e protegido da luz solar direta.

Se o aquecimento for desligado abruptamente, típico do primeiro calor da primavera, o animal pode congelar - em tal situação o "selvagem" da floresta hibernará novamente, mas o africano deve ser coberto com um cobertor junto com a casa para que ele não pega um resfriado.

  • Se você quiser cuidar bem do seu ouriço, dê a ele a oportunidade de sair da gaiola também, mas com muito cuidado.... A fera é muito curiosa e não conhece as regras de comportamento estabelecidas pelo homem, pois pode facilmente danificar móveis e até mesmo a fiação elétrica, sem falar nas plantas ornamentais. Além disso, em um apartamento grande, ele pode facilmente encontrar outra “moradia” para si mesmo e, tendo-o perdido de vista, os donos podem nunca encontrar o animal durante o dia até que ele comece a bufar e a piscar à noite.
  • Não dá para andar com um ouriço na rua, mas pode equipar um aviário para ele bem na varanda, lembrando que a luz direta do sol faz mal. O ouriço decorativo africano não pode ser deixado lá para o inverno, pois ele simplesmente congelará, mas um animal comum da floresta será capaz de "cavar" desde que você forneça uma quantidade suficiente de feno ou palha.
  • Uma vez a cada um ou dois meses, é aconselhável banhar o ouriço em água relativamente quente com uma temperatura não superior a 35 graus. Se você organizar o processo corretamente, o pet não vai resistir. O animal deve ser regado cuidadosamente com água para que não caia nas orelhas ou no rosto astuto.

As agulhas são limpas com uma escova de dentes macia; shampoos suaves hipoalergênicos sem qualquer odor brilhante são usados ​​como auxiliares.

  • O bebê que toma banho precisa ser enxugado... Os especialistas também aconselham hidratar a pele com óleos naturais à base de coco, damasco ou mesmo azeitonas. Além disso, é depois do banho que é mais conveniente aparar as unhas do ouriço - sob a influência da água e do sabão, elas amolecem, portanto, o procedimento causa menos desconforto.

Recursos de alimentação

    Todos os especialistas são unânimes na opinião de que o ouriço é muito despretensioso na alimentação e teoricamente poderia comer muitas coisas.Outra coisa é que os donos costumam se interessar pela saúde de seu animal de estimação, por isso devem escolher uma dieta adequada contendo grande quantidade de proteínas e gorduras. Por este motivo, os animais de estimação são frequentemente alimentados carne cozida ou fígado, bem como subprodutos picados no orçamento.

    Você deve ter ouvido que os ouriços amam o leite - isso é verdade, só que não deve ser dado na forma pura, mas com pão embebido nele. Embora na verdade esses animais não carreguem vegetais e frutas em suas agulhas, como muitas vezes é mostrado nas fotos, eles, é claro, também os comem - as mais populares são maçãs e várias frutas silvestres, cenouras comuns também servem. Na natureza, os ouriços, por razões óbvias, não comem frutos do mar, nem peixes, e mesmo assim o animal não recusa nem mesmo tal guloseima, especialmente porque, em termos de conteúdo de nutrientes, pode muito bem ser muito útil para ele.

    No entanto, a maioria dos donos desses animais não faz muitas experiências, preferindo alimentar seus animais de estimação com alimentos aproximadamente iguais, mas previsivelmente saudáveis. A ração média diária de um ouriço é cerca de 300 g de peixe e 200 g de carne picada misturada com cereais. Estes produtos são divididos de forma a serem dados ao animal em duas vezes. Por razões óbvias, a quantidade de alimento varia dependendo do tamanho da amostra.

    Neste caso, não se esqueça de incluir na dieta alimentar e outros alimentos acima descritos, a fim de diversificar as vitaminas e minerais que entram no corpo do animal.

    O ouriço não é uma criatura que comerá em sua plenitude, mesmo que não entre nele, portanto é difícil alimentá-lo em excesso... Outra coisa é que o alimento não consumido, permanecendo na gaiola em uma camada de serragem, pode se tornar um criadouro ideal para vários parasitas, o que dificilmente pode ser considerado uma boa consequência. Portanto, As porções do ouriço devem ser calculadas de forma que o quadrúpede consiga comer tudo de uma vez.

    Hibernação

    Os ouriços-anões africanos não dormem no inverno, mas você terá que suportar os animais comuns da floresta - mesmo que crie boas condições para atividades durante todo o ano, você não pode enganar a natureza. Na natureza, o animal antes de deitar tenta ganhar massa máxima, torna-se cada vez mais letárgico, o que indica a aproximação do frio.

    Não podendo comer enquanto dorme, o bebê perde peso significativamente durante o inverno, o que significa que com o início do outono, você deve aumentar as taxas de alimentação do seu animal de estimação, sem poupar comida. Considerando o perigo da falta de hibernação, você mesmo deve contribuir para a sensação de frescor na atmosfera - para este propósito, uma gaiola de ouriço é frequentemente levada para a varanda durante o inverno... Com essa atitude, o animal vai dormir todo o inverno, mas se você encontrar um lugar fresco no apartamento, a hibernação será reduzida para no máximo um mês e meio a dois meses.

    Você não deve se preocupar com a saúde do seu animal de estimação - é normal para ele passar o inverno ao ar livre, então confie em sua habilidade de construir um ninho normal para si mesmo. Para que não haja problemas com este último, forneça ao ouriço com materiais de construção suficientes - os mesmos remendos de lã, bem como grama seca, gravetos e muito mais, são adequados para essa função.

    Durante o sono, não perturbe o animal - deixe-o acordar quando achar melhor.

    Para informações sobre como cuidar dos ouriços em casa, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa