Características de manter um canário em casa
Os canários distinguem-se pelo seu encanto especial e aparência bonita. Esses pequenos pássaros, que não precisam de cuidados complicados e caros, são considerados despretensiosos e despretensiosos. Porém, é preciso conhecer as peculiaridades da criação, alimentar os animais de estimação com uma boa alimentação e zelar pela saúde deles.
Escolhendo uma gaiola e um lugar para ela
Apesar de os canários não necessitarem de cuidados especiais, eles ainda precisam oferecer boas condições nas quais possam viver por muito tempo e não adoecer. Em primeiro lugar, é importante encontrar a gaiola certa para esses adoráveis pássaros. Para os canários, as estruturas de madeira ou metal são adequadas, bem como as opções em que 3 paredes são feitas de plexiglass.
A gaiola em que os canários viverão deve atender a uma série de requisitos.
- Dimensões. É importante prestar atenção não apenas ao material de que a gaiola é feita, mas também às suas dimensões. O tamanho mínimo do "galinheiro" para os pássaros é de 36x16x24 cm, esta gaiola é adequada para manter apenas um indivíduo. Normalmente, apenas os machos cantores são mantidos sozinhos.
Se estamos falando de um par de canários, então eles vão precisar de uma gaiola com um tamanho mínimo de 50x25x30 cm. Se você planeja manter vários pares de pássaros, então você terá que procurar habitações mais espaçosas para eles. As casas para roedores não são adequadas, porque nessas gaiolas geralmente existe uma distância muito grande entre as hastes, através da qual os pássaros podem voar. É necessário selecionar apenas designs para pássaros.
- A forma... É necessário manter os canários em casa em uma gaiola de formato retangular ou quadrado.Estruturas arredondadas parecem interessantes e espetaculares, mas não é recomendado povoar pássaros ali, uma vez que se sentem muito desconfortáveis em gaiolas com tal estrutura.
- Portas... Para manter os canários, você deve selecionar gaiolas com 2 portas. Um deles deve abrir para fora ou subir, movendo-se ao longo das hastes. Outra porta é necessária para que você possa pendurar a banheira do pássaro.
- Fundo. Um palete deve estar presente no projeto da gaiola. Esse detalhe vai facilitar o processo de limpeza da casa, enquanto você não precisa incomodar constantemente seus moradores com suas ações, abrindo o fundo.
Isso só precisa ser feito durante a limpeza geral.
Manter um canário em casa envolve a seleção de uma gaiola feita de material adequado.
- Madeira... As gaiolas de madeira são um dos designs mais populares e adequados. Eles são ecologicamente corretos, podem ser inteiramente feitos de madeira (juntamente com hastes) ou parcialmente. Na maioria das vezes, é claro, apenas a parte da moldura da estrutura é feita de madeira e as hastes são de metal. As gaiolas são feitas de freixo, carvalho ou faia. Estas são as moradias mais caras, mas as mais confortáveis para os pássaros.
- Metal com plástico. As gaiolas de metal com paletes de plástico são populares hoje em dia. Eles são vendidos em muitas lojas de animais e estão em alta demanda. Existem modelos cromados, galvanizados ou com hastes pintadas. Como os canários não roem nada como camundongos ou ratos, é permitido escolher gaiolas com qualquer tipo de haste.
- Acrílico... As gaiolas feitas com este material podem ser vistas em muitas lojas de animais - é nelas que as aves são expostas para venda. Três paredes de tais estruturas são feitas de acrílico, e a parede frontal e o teto são feitos de hastes de metal. Devido à presença de 3 paredes fechadas, o lixo ao redor da gaiola quase não é espalhado, mas ao mesmo tempo as aves têm luz e ar suficientes. Em tal projeto, um palete conveniente para limpeza deve ser fornecido. À venda, essas células não são muito comuns, por isso são encomendadas a um mestre ou feitas à mão.
É igualmente importante escolher o lugar certo para colocar a gaiola corretamente.
- Deve ser colocado em um espaço bem iluminado., de preferência mais perto da janela. No entanto, deve-se ter cuidado para garantir que as aves não sejam expostas à luz solar direta.
- A gaiola do canário pode ser colocada na mesa de cabeceira ou em uma mesa separada perto da janela. Essas aves não devem ser colocadas em um local com correntes de ar, pois podem se resfriar e morrer. Isso deve ser lembrado quando você for ventilar o ambiente. O ideal é escolher um local para que, ao abrir a janela para ventilação, a gaiola não precise ser deslocada para o abrigo.
- Sob nenhuma circunstância você deve colocar uma gaiola com canários nas imediações de aquecedores ou sob um ar condicionado.
- Você não deve colocar a habitação de um pássaro em uma área onde as pessoas andam constantemente: eles incomodarão os pássaros. O local onde se localiza a gaiola dos canários deve ser aconchegante, tranquilo e tranquilo.
Você não pode colocar uma gaiola na cozinha. O pássaro em tais condições pode inalar aromas fortes enquanto cozinha e morrer como resultado.
Clima ótimo
No local onde vivem as aves, é necessário manter uma temperatura constante de 16 a 18 ° C. A gaiola deve ser colocada de forma que as aves tenham livre acesso ao oxigênio. A umidade na sala nunca deve ser alta. Evite as oscilações bruscas de temperatura, pois podem ser muito nocivas para a saúde dos canários.
Com o início do verão, é aconselhável deslocar a gaiola para a varanda / loggia ou jardim. Esses pássaros adoram tomar banhos de ar.
Como e o que alimentar?
Se você deseja que os canários vivam muito tempo e se sintam confortáveis, é necessário cuidar de sua dieta correta e equilibrada. Vamos considerar em detalhes o que e como alimentar esses pássaros.
- É necessário selecionar alimentos especializados para canários, além disso, não é permitido substituí-lo por outros alimentos (para aves de outras espécies).
- Durante os períodos de muda e nidificação das aves, é importante alimentar-se com ração especial. Graças a essa dieta, os canários sobreviverão mais facilmente a esses eventos.
- Em misturas prontas recomenda-se adicionar sementes de girassol ou grãos de trigo sarraceno esmagados.
- Canárias precisam de comida macia portanto, algumas vezes por semana, eles devem receber um ovo cozido. O queijo fresco é uma boa alternativa.
- As verduras certamente adicionarão uma variedade saudável à dieta dos passarinhos. No verão, eles podem receber folhas de dente-de-leão, azeda e banana jovem. Quando a temporada de outono-inverno chega, os pássaros comem com prazer cenouras, maçãs ou pimentões.
- O enfeite superior também será útil. Canárias podem receber areia de rio grossa. Antes de colocá-lo na gaiola onde vivem os pássaros, é necessário desinfetá-lo. Basta escaldar a areia várias vezes com água a ferver.
- Os canários precisam de cálcio. Você pode cuidar do seu conteúdo no corpo dos pássaros, dando-lhes giz ou cascas de ovo moídas. Uma solução conveniente é pendurar o giz em pequenos ganchos.
- Os canários precisam de carvão como medicamento eficaz. Um produto de farmácia é ideal para isso.
- Para o revestimento superior, você deve preparar um comedouro separado. O conteúdo deve ser alterado pelo menos uma vez por semana.
Apesar do fato de que os canários são pássaros móveis, eles são suscetíveis a uma doença tão grave como a obesidade. Um par de colheres de sopa da ração principal por dia é suficiente para o animal, para não enfrentar problemas, é necessário respeitar estritamente a ingestão diária de ração de grãos.
Aparência e cuidados de saúde
Os canários precisam de cuidados adequados para monitorizar a sua saúde. Um procedimento obrigatório para essas aves é tomando banho... Deve ser realizado pelo menos 2 vezes por semana, quando é inverno lá fora. No verão, as aves precisam de banho todos os dias. Para isso, um pequeno banho especial é usado, no qual água limpa e morna é vertida, e então brevemente colocado no fundo da gaiola ou suspenso em uma base de armação.
Ptah aprende a nadar gradualmente. Os primeiros procedimentos de "banho" só podem ser iniciados a partir de um mês de idade. O banho não é permitido durante o período de incubação.
É importante monitorar a condição das garras das aves. Se as garras forem muito longas, elas impedirão o canário de ficar normalmente no chão. De vez em quando, eles precisam ser cuidadosamente aparados com uma tesoura de unha pequena ou uma pinça. O corte das garras não deve ser muito curto, pois isso pode causar dor.
Os canários deveriam ser liberados para voar todos os dias. Antes de soltar os pássaros, você deve:
- feche todas as janelas e portas;
- remova todos os animais, se houver, da sala;
- remova objetos pontiagudos e quentes.
Em especial, os canários precisam de cuidados especiais ao fazerem a muda. Nesse momento, é necessário fornecer às aves alimentos enriquecidos com nutrientes.
É necessário limpar a gaiola pelo menos 2 vezes por semana. É desejável instalar iluminação adicional nas proximidades. Todos os comedouros, bebedouros e poleiros devem ser tratados com água fervente.
No papel de desinfetante, apenas infusões de ervas ou permanganato de potássio são adequados. Para preparar a tintura, é aconselhável usar camomila do campo. Todos os componentes processados devem ser completamente secos antes da reinstalação e o papel branco deve ser colocado na parte inferior da gaiola. Deve ser trocado pelo menos 2 vezes por semana.
Lixo muito bom - areia de rio.
Os canários estão sujeitos a algumas doenças graves que precisam ser detectadas e tratadas adequadamente.
- Inflamação dos olhos. Ela se manifesta na umidade constante dos olhos dos pássaros. Se a doença for leve, as aves devem enxaguar cuidadosamente as pálpebras com ácido bórico (solução) ou infusão de camomila. Se a forma for grave, eles recorrem à aplicação de antibióticos nos olhos.
- Diarréia... Expresso nas fezes moles. Com esse problema, a ave deve receber chá forte ou antibióticos diluídos em água fervida. Você pode dar carvão ativado aos pássaros.
- Frio. Com um resfriado, os pássaros tossem, espirram, respiram pesadamente e surge secreção pelo nariz. Os olhos dos doentes ficam turvos. Nesse caso, o tratamento é feito por radiação infravermelha e são introduzidos antibióticos na bebida.
- Obesidade. É expressa na baixa mobilidade das aves, muda fraca. Nesse caso, o canário deve ser alimentado apenas com milheto e liberado para voar diariamente.
- Varíola. Com esta doença, aparecem nódulos amarelados na cabeça, a respiração torna-se intermitente. Praticamente não há chance de salvar os pássaros. O doente deve ser retirado do resto e a gaiola totalmente desinfetada. Para prevenir a varíola, os canários precisam ser vacinados por via intradérmica na zona de dobras das asas. Deve ser realizado no início do verão e repetido uma vez por ano.
- Doenças das pernas. Neste caso, crescimentos esbranquiçados característicos são formados nas pernas dos canários. Para curar animais de estimação, você deve usar estreptocida ou pomada de alcatrão.
- Carrapatos. Com esta doença, os pássaros ficam visivelmente enfraquecidos, eles correm constantemente para limpar a plumagem. Os carrapatos podem ser removidos com inseticidas.
Características de reprodução
Os canários são sexualmente maduros quando têm um ano de idade. A época de reprodução é na primavera. Para as aves, é imprescindível instalar um ninho especial na gaiola (vale a pena comprar em pet shop), e também distribuir com ele todos os materiais de construção necessários: feno, pedaços de guardanapos de papel. Algumas semanas antes de instalar o ninho, as aves devem receber um ovo cozido com cenoura e uma mistura de giz amassado todos os dias.
As fêmeas começam a pôr ovos 10 dias após o primeiro acasalamento.
Normalmente, há de 3 a 6 ovos em uma embreagem. Os canários os incubam por cerca de 13-14 dias. Os pintinhos nascem completamente nus, cegos e indefesos. A fêmea se ocupa com a alimentação, o macho praticamente não participa dela. Durante a alimentação dos filhotes, os canários devem receber não apenas grãos todos os dias, mas também um ovo cozido misturado com biscoitos.
Após 7 a 9 dias, os filhotes começam a abrir os olhos. Plumagem completa de pintinhos ocorre em um mês. Após o mesmo tempo, as aves adquirem tamanhos "adultos". Aos 40 anos, os jovens do sexo masculino começam a cantar, mas até o final de suas canções "serão formados" não antes dos 9 meses.
Dicas e sugestões úteis
Se você decidir ter canários adoráveis em casa, você deve levar em conta algumas dicas e truques úteis sobre o conteúdo deles.
- Se você é um criador de canários, então, vale a pena saber que a partir do momento em que a fêmea pôs os ovos, e até que os filhotes saiam do ninho, a gaiola não deve ser movida para outro local. Caso contrário, a ave pode parar de incubar e alimentar os filhotes. A limpeza nesta hora deve ser feita com cuidado. Você terá que fazer isso com menos frequência: uma vez por semana.
- Pegando uma gaiola de canário é necessário assegurar que a distância entre as barras não seja superior a 1 cm. (o valor máximo é 1,2 cm.). Se você não prestar atenção a este parâmetro, a ave facilmente apertará sua cabeça entre as hastes, correndo o risco de ficar presa e morrer.
- O canário será capaz de triturar as suas garras de forma natural num poleiro de madeira. Isso não acontecerá com as peças de plástico, por isso as garras ficarão muito compridas e a ave terá que ser capturada para apará-las.
- Apenas 1 bebedouro pode ser fornecido para 1 ou 2 aves durante o outono. Com o início do verão, é aconselhável adicionar um segundo, pois as aves bebem líquidos em grandes volumes do que na estação fria. Se houver mais de 2 pessoas na gaiola, é melhor pendurar vários bebedouros.
- É necessário garantir que a parte superior do maiô e seu palete encaixem da forma mais eficiente possível. Se os fechos não forem suficientemente fiáveis, existe o risco de o fundo cair por baixo do corpo de água e de uma ave aquática. Para deixar a parte de baixo e a parte de cima do maiô mais confiáveis, vale a pena fixá-los com pequenos parafusos.
- Não coloque a gaiola do canário no peitoril da janela mesmo que a luz solar direta não atinja os pássaros. Esta zona será quente no verão e fria no inverno. Nessas condições, as aves serão desconfortáveis e até perigosas.
- Se você está aparando garras de canário, isso deve ser feito com o máximo cuidado. É importante não tocar no vaso sanguíneo durante esses procedimentos. É muito claramente visível, pois brilha através das garras de pássaros leves.
- Agarrar bruscamente com as mãos pode levar à morte de canários, transporte longo em um recipiente muito apertado e abafado. Uma mudança repentina de alimento em um novo local também pode levar à morte da ave.
- Se você deixar o pássaro voar dentro de casa, em nenhum caso você deve deixar baldes ou bacias com água.
- É aconselhável trocar o líquido do banho e do bebedor com mais frequência. É recomendável fazer isso várias vezes ao dia.
- Se o seu animal voa muito raramente, é preciso reduzir as porções de comida, caso contrário o canário inevitavelmente começará a engordar, o que prejudicará sua saúde.
- Na sala onde os canários voam não deve haver plantas venenosas, quaisquer substâncias tóxicas, objetos muito pequenos.
- Canários reprodutores você deve estar ciente de que em indivíduos de cor é necessário separar os pintos com penas de cor clara ou escura pronunciada.
Se você negligenciar esta regra, os escuros irão arrancar seus vizinhos claros.
Para saber como cuidar de um canário, veja o próximo vídeo.