Regras básicas para manter amadins
Entre as aves domésticas, os tentilhões estão se tornando cada vez mais populares. Essas aves têm uma aparência espetacular, voz agradável, bela plumagem. Eles não são muito exigentes na preparação, embora possam ser tímidos. Tentilhões alegres com certeza adicionarão variedade à sua vida.
Peculiaridades
Os pássaros pertencem à família dos tecelões, onde existe uma rica diversidade de espécies. Em casa, os tentilhões japoneses são criados com mais frequência - eles são os menos caprichosos em seus cuidados, embora tenham uma aparência o mais lacônica possível. Também são muito populares os pássaros zebra, mais enérgicos e ativos. Menos frequentemente, as casas contêm tentilhões:
- rosto vermelho;
- diamante;
- papagaios.
Em geral, é necessário manter e cuidar de todos os tipos de tentilhões da mesma maneira.
Seleção e preenchimento de células
É necessário manter e cuidar corretamente dos tentilhões para que as aves se reproduzam, se desenvolvam e não adoeçam. O local de manutenção depende muito das capacidades do proprietário. Pode ser uma gaiola ou aviário, o principal é equipar adequadamente o alojamento das aves. Em um apartamento, os pássaros moram na maioria das vezes em gaiolas, esse tipo de colocação é compacto e não ocupa muito espaço, além disso, é muito mais fácil limpar a gaiola. Em primeiro lugar, preste atenção ao material de fabricação. As gaiolas são feitas de metal, madeira ou combinadas.
Características:
- gaiola de metal bastante duráveis, a luz entra bem, a vida útil é longa, uma grande vantagem do metal na higiene, facilidade de cuidado, mas são muito barulhentos, todos os pulos dos pássaros são audíveis pelas famílias;
- gaiola de madeira estético, bonito, nele os pássaros são menos audíveis quando se movem, mas essa espécie não é muito higiênica, menos durável em comparação com o metal, além disso, requerem cuidados mais reverentes;
- modelos combinados combinar as vantagens e desvantagens de ambas as variedades.
Um ponto importante: nem todo material de gaiola de metal é adequado para pássaros. Compre modelos de alumínio e aço, mas ignore os de cobre. No processo de oxidação, o cobre libera substâncias nocivas, o que pode levar ao envenenamento das aves. Você também deve prestar atenção ao formato da célula, seu tamanho:
- a taxa de espaço para um par é de mais de 45 cm de comprimento e mais de 25 cm de altura;
- quando os pássaros se reproduzem, é necessário dar-lhes 2 vezes mais espaço do que o normal;
- o formato do retângulo é mais confortável para os pássaros ficarem, para limpar em uma gaiola;
- desista dos modelos abobadados, aí os tentilhões não serão visíveis;
- a forma redonda desorienta esta raça no espaço;
- desista de celas com decoração desnecessária: varandas, torres, caso contrário, muitas vezes terão que ser lavadas do acúmulo de sujeira.
O design da gaiola é outra nuance que requer muita atenção:
- uma bandeja removível tornará a limpeza mais fácil;
- uma pequena porta abaixo do poleiro permitirá que você limpe e coloque comida e bebida sem o risco do pássaro voar para fora.
Para um desenvolvimento de alta qualidade e uma estadia confortável das aves em aviários e gaiolas, é necessário equipá-los adequadamente. Você vai precisar de:
- um alimentador para mistura de grãos;
- alimentadores para tipos adicionais de feed;
- copo para beber;
- um local para curativos minerais;
- dois ou mais pólos;
- banho de banho;
- local de nidificação se a reprodução for planejada;
- atributos para limpar a gaiola: conchas, vassouras, escovas, trapos.
Há uma série de requisitos para recipientes para bebida e ração, que devem ser levados em consideração:
- São preferidos os produtos de plástico, vidro ou porcelana, são bastante higiênicos, são fáceis de lavar;
- desistir de produtos feitos de madeira, cobre;
- é melhor colocar recipientes na parede da gaiola ou no chão, não sob os poleiros, caso contrário, as fezes vão chegar lá;
- o bebedouro e o comedouro estão localizados em áreas diferentes da gaiola.
Os postes são preferencialmente de madeira, o tamanho é escolhido de acordo com a circunferência das patas, caso contrário, o tentilhão será desconfortável de sentar. O número ideal de postes é de pelo menos 2, eles não estão instalados muito próximos uns dos outros, então os pássaros vão voar. Ao instalar os poleiros, lembre-se de que a cauda da ave não deve tocar as paredes da gaiola. O fundo da gaiola ou o piso do aviário são forrados com os seguintes materiais:
- aparas de madeira;
- serragem;
- areia do rio;
- pedaços de papel.
Somente depois que tudo estiver equipado para uma vida confortável e o desenvolvimento dos pássaros, você poderá lançar os pássaros.
Temperatura do conteúdo
Amadinos são espécies exóticas de pássaros, por isso há muitas características de se manter em casa, embora geralmente os pássaros desta raça não sejam muito caprichosos. Em primeiro lugar é necessário escolher a localização da gaiola.
Isso depende muito da espécie de pássaro. Os japoneses são mais calmos, podem ser colocados a qualquer altura do chão, não se assustam com a aproximação de uma pessoa. As zebras estão mais ansiosas, o lugar ideal para instalar a gaiola é um armário, prateleiras em altura.
É muito importante que as aves fiquem em uma área bem iluminada, protegida das correntes de ar. Se a casa for aquecida por um fogão, uma lareira, as gaiolas não podem ser colocadas e penduradas sob o teto, podem queimar.
Não coloque pássaros nas imediações de aparelhos de aquecimento. Com relação aos níveis de temperatura e umidade do ar, a estabilidade é importante aqui.
Características do conteúdo:
- a faixa ideal de oscilações de temperatura é de 15 a 24 C;
- o superaquecimento e a hipotermia são igualmente prejudiciais para amadins, e eles a toleram mais facilmente;
- uma temperatura de mais de 25 C durante vários dias pode levar a uma deterioração do estado das aves;
- se a temperatura estiver abaixo do normal, é necessário aumentar a nutrição, para que a ave agüente mais facilmente o desconforto;
- o nível médio de umidade é ótimo para o desenvolvimento desta raça;
- é necessário garantir que as oscilações não sejam muito bruscas, principalmente no sentido de diminuição da temperatura.
É muito importante fornecer iluminação adequada. Esse fator também afeta o desenvolvimento e a saúde, como temperatura e umidade. O horário de verão varia idealmente de 12 a 15 horas. Os pássaros precisam de raias diretas, portanto, devem ficar ao ar livre por cerca de 40 minutos por dia durante a estação quente. Se você não seguir essas recomendações, as aves podem adoecer. No inverno, não aumente muito a duração da luz do dia, isso pode levar ao cansaço e a um comportamento lento.
Para fornecer às aves o grau de luz necessário, devem ser utilizadas lâmpadas incandescentes e artificiais. Para evitar o superaquecimento, eles não devem ser colocados a menos de 1,5 metros da gaiola.
Como alimentar os pássaros?
O desenvolvimento e a saúde dos tentilhões em casa dependem diretamente da qualidade e do equilíbrio da nutrição. É necessário alimentar os pássaros de várias maneiras, manter o equilíbrio e fornecer um complexo completo. Existem vários tipos de alimentos:
- misturas de grãos - formam a base da dieta;
- ração para plantas;
- ração protéica macia;
- suplementos de vitaminas e minerais.
A parte principal da dieta são misturas de grãos, que são compostas de vários tipos de milho, aveia e sementes de plantas. Este tipo de alimento deve ser adicionado todas as manhãs. A norma quantitativa é calculada individualmente, uma vez que todas as aves têm apetites diferentes. A média varia 1 a 1,5 colheres de chá por ave adulta.
Cerca de uma vez a cada 7 dias, as aves são alimentadas com tipos adicionais de alimentos, por exemplo, macios. É composto por ovos cozidos, queijo cottage, combinado com grãos. Deve ser lembrado que este produto é perecível, portanto não pode ser deixado por muito tempo e colocado em um recipiente para a mistura de grãos. Várias vezes por semana, vale a pena dar aos pássaros ração vegetal:
- salada;
- urtiga;
- dente de leão.
Periodicamente, você pode adicionar proteínas à dieta, ou seja, diferentes tipos de insetos secos. Quanto aos suplementos minerais, os mais relevantes são giz, conchas, areia, misturas minerais com cálcio e fósforo são fornecidas periodicamente.
A troca de água é feita duas vezes ao dia; em climas quentes, deve-se fazer com mais freqüência. Além disso, o recipiente de água deve ser bem lavado para evitar o acúmulo de muco.
Regras de criação e cuidados com os pintinhos
Amadinos são capazes de produzir descendentes em cativeiro. A reprodução é um processo que requer atenção, mas não muito difícil. Você precisa conhecer as seguintes regras:
- para uma reprodução bem-sucedida, é necessário aumentar as horas de luz do dia para cerca de 16 horas ou um pouco menos;
- será necessária uma gaiola separada e uma casa de nidificação, basta colocar uma casa para que o instinto funcione, é melhor que haja 2 ninhos;
- a idade mínima adequada para reprodução é de 9 meses, a máxima é de 5 anos;
- o homem e a mulher devem estar prontos para o processo, o homem nessa hora aumenta a atividade, o canto torna-se mais frequente, a mulher tenta equipar a casa, assume uma postura de chamada;
- se você notar que os pássaros estão arrebentando as penas um do outro, então o par se formou;
- essas recomendações são comuns a todos os tipos de tentilhões.
O período preparatório suavemente se transforma em postura e incubação. O instinto é muito bem desenvolvido no sexo feminino, não há problemas. Além disso, os machos freqüentemente ajudam as fêmeas na incubação. Uma ninhada geralmente contém de 3 a 6 ovos, mas nem todos eclodem. Para evitar que os pais biquem na casca, durante o período de incubação, é necessário aumentar o teor de proteínas e cálcio da ração.
O período de incubação dura cerca de 2 semanas, depois aparecem pintos nus e cegos. Eles pedem comida na hora, mas a fêmea os alimenta perfeitamente, depois disso o pai também começa a se alimentar. Após 3 dias, aparece o primeiro guincho, após uma semana os olhos se abrem. Então começa o período de plumagem ativa, após cerca de um mês os filhotes são separados do ninho.
Características de domesticação
Para domar uma ave desta raça, você precisa trabalhar com apenas um indivíduo - esta é a regra principal do treinamento. Se você quiser domar vários pássaros, terá que fazê-lo por sua vez. Se houver mais de um amadins, eles não conseguem se concentrar e ficam distraídos. Os pássaros são treinados da seguinte forma:
- separar o indivíduo dos vizinhos durante todo o período;
- vale a pena colocar a ave durante o período de treinamento em uma pequena gaiola com teto conversível ou uma parede, caso contrário, a captura será inconveniente;
- asas são cortadas sem falha, caso contrário, o pássaro pode voar acidentalmente para fora de casa, bater, girar no ventilador;
- passará um curto período e as penas voltarão a crescer, mas o contato com a ave já estará estabelecido;
- no caso de soltura regular de aves, a poda periódica é necessária em uma base contínua.
O objetivo da domesticação é forçar o animal de estimação a sentar-se em sua mão. Algoritmo de ações:
- escolha uma pequena sala;
- feche as portas;
- não force um pássaro que tenha voado acidentalmente para fora imediatamente a voltar para a gaiola, salpique comida no chão da gaiola;
- é necessário forçar cuidadosamente o pássaro a ficar no canto e estender a mão para que o com penas não tenha escolha a não ser sentar-se nele;
- seja persistente e tolerante, esse processo levará tempo;
- é necessário treinar o pássaro todos os dias;
- depois que o pássaro pula sozinho e se senta no braço de boa vontade, por um longo tempo, você pode puxá-lo para fora da gaiola, apenas o mais lentamente possível;
- desista da tentativa se o pássaro estiver com medo;
- depois que o bichinho se acostumar com a mão, e você conseguir, acostume-o aos poucos a sentar no ombro.
Assim que o pássaro, à sua aparição, dá um sinal de que quer sair da gaiola - o animal é domesticado.
Recomendações
Amadins são uma raça bastante sociável, por isso é melhor não ter um representante. Estes são pássaros em bando, eles são comprados em pares. Se você não planeja procriar, você pode comprar não uma fêmea e um macho, mas dois machos ou fêmeas. Escolha pássaros com mais de um ano, avalie sua aparência ao comprar e siga algumas regras:
- não deve haver manchas calvas, desalinho, úlceras, inflamação;
- a plumagem é densa, o tentilhão saudável é bem alimentado, os olhos brilham;
- comportamento vigoroso e ativo;
- a voz não deve ser rouca;
- transportar pássaros em pequenas gaiolas especiais;
- após o transporte, você precisa resistir à quarentena de um mês para não adicionar uma ave doente ao bando;
- a melhor época para comprar é o outono.
No próximo vídeo, você encontrará informações adicionais sobre a manutenção e cuidados com os tentilhões em casa.