Animais de estimação

Quantos anos vivem os canários e de que depende?

Quantos anos vivem os canários e de que depende?
Contente
  1. Quanto tempo eles vivem na natureza?
  2. Toda a vida em casa
  3. De quais fatores isso depende?

Hoje em dia, os canários são frequentemente encontrados nas famílias russas como animais de estimação. Esses pássaros são amados por sua benevolência, mente astuta e inquietação. No artigo, você descobrirá quantos anos os canários vivem na natureza e em casa, bem como quais fatores afetam a longevidade dessas aves.

Quanto tempo eles vivem na natureza?

Em sua terra natal - as Ilhas Canárias - esses pássaros bonitos preferem se mover em pequenos bandos de até 15 indivíduos, raramente ficando no mesmo lugar. Na natureza, sua dieta consiste em sementes de plantas sazonais e pequenos insetos. Acima de tudo, esses pássaros adoram folhas de repolho ou alface, portanto, costumam se instalar perto de assentamentos humanos.

Ao contrário de outros pássaros, os canários são bem legais. Eles adoram nadar na água e geralmente consomem mais água do que outros pássaros. Para se sentirem seguros à noite, esses pássaros se reúnem em bandos e passam a noite em árvores altas.

Assim que começa o período de nidificação, os canários vão à procura de um casal e afastam-se de todo o rebanho. Essas aves colocam seus ninhos, feitos de penugem de plantas, musgo e grama seca, bem acima do solo em copas de árvores inacessíveis. A ninhada geralmente consiste de 3-5 ovos, que são incubados pela fêmea por duas semanas. Fato interessante - nessa época o macho sai do ninho apenas em busca de alimento, e no resto do tempo entretém a fêmea cantando ou a protege de outros pássaros e animais.

Aproximadamente 2,5 semanas após o nascimento dos filhotes, eles começam a aprender intensamente a voar, beber água e obter sua própria comida. O homem os ajuda incansavelmente nisso.Um pouco depois, ele deixa os filhotes e volta para a fêmea, que está construindo um novo ninho em outro lugar. Em um período de nidificação, os canários podem botar ovos de 1 a 3 vezes. Após o término desse período, o casal volta ao seu rebanho ou está em busca de um novo.

Em condições naturais, os canários vivem em média de 8 a 10 anos.

Toda a vida em casa

Normalmente, os canários são preferidos para serem mantidos em pequenas gaiolas de metal para aves ou em aviários espaçosos. Nessas condições, esses animais de estimação, é claro, não são ameaçados por animais perigosos, como na natureza, mas também apresentam desvantagens nesse conteúdo.

Em cativeiro, os canários costumam viver por muito tempo - de 10 a 15 anos, o que depende de muitas nuances.

De quais fatores isso depende?

Os canários são animais de estimação muito delicados em termos de manutenção e cuidados, pelo que será necessária a máxima atenção e paciência dos seus proprietários. A expectativa de vida das aves depende de fatores como nutrição, condições de alojamento, cuidados, hereditariedade, bem como a atitude do próprio dono para com o animal, a que se deve prestar atenção ao se criar um canário.

  • Hereditariedade. Proprietários inexperientes muitas vezes não prestam atenção a um fator tão importante como a hereditariedade e a predisposição a doenças. Na maioria das vezes isso ocorre devido ao fato de o animal não ter sido adquirido em creche especializada, mas em mãos, onde não foram fornecidos documentos, pedigree ou passaporte veterinário. Ao comprar canários, mesmo que esteja comprando um animal de estimação em um berçário comprovado, examine cuidadosamente a aparência do pássaro. Deve ser ativo, sem penas molhadas perto do ânus ou bico, as penas devem se ajustar confortavelmente ao corpo e não estar desgrenhadas.
  • Solidão. Como todos os pássaros domesticados, os canários são incrivelmente sociais e ativos. São incapazes de ficar sem a companhia de outra pessoa por muito tempo e tentam constantemente chamar a atenção para si mesmos: eles pedem por jogos ou são simplesmente provocados. Por falta de atenção de seus proprietários, os canários literalmente murcham e se fecham em si mesmos. Tudo isso pode levar a consequências desastrosas - depressão e apatia, das quais o pássaro é difícil de remover. Para evitar tais problemas, os criadores aconselham colocar gaiolas com pássaros no apartamento para que os donos fiquem sempre no campo de visão do canário - para que ele não se sinta abandonado.
  • Outros animais de estimação. Os especialistas aconselham a criação de canários sozinhos ou em companhia de um indivíduo do mesmo rebanho e da mesma idade. Se você decidir fazer amizade com um canário jovem e relativamente velho, é improvável que isso aconteça O mesmo vale para diferentes espécies. É especialmente importante proteger este pássaro de outros animais de estimação. Canários nunca terão amizade com cães e gatos, apenas regozijando-se e provocando.
  • Clima interno. O cômodo em que vive seu animal de estimação deve ser limpo, com umidade média e sem oscilações de temperatura. É importante não manter o canário sob a luz direta do sol ou deixá-lo perto de janelas - a ave pode adoecer com as correntes de ar. O melhor de tudo é que essas aves se sentem em uma sala seca, mas ventilada, com uma temperatura de pelo menos + 22 ... 24 graus Celsius.
  • Pureza... A limpeza natural foi transmitida aos canários por seus ancestrais que viviam em florestas densas. Essas aves não gostam quando sua gaiola ou aviário está sujo ou cheira mal. Por falta de higiene, essas aves tornam-se silenciosas, inativas e inquietas. São frequentes os casos de agressão, quando a ave corre para o dono ou arranca as penas.
  • Doenças. Assim que você perceber um comportamento estranho atrás de seu canário doméstico, ou observar sinais de algum tipo de doença, leve-o imediatamente ao veterinário. No caso de um organismo tão delicado como o canário, a automedicação pode ser fatal.

A alimentação é o fator mais importante que afeta a saúde e o humor, a alegria do canário e até mesmo quantos anos ele viverá. Por isso este item será considerado separadamente dos demais. Ao alimentar um canário em casa, siga as recomendações dos especialistas.

  • A alimentação dessas aves não deve ser apenas rica em vitaminas, mas também balanceada. A melhor opção seria comida especial para canários - nenhuma mistura para outras aves funcionará aqui.
  • A fase mais difícil na alimentação de um canário é a nidificação e a muda. Neste momento, a ave precisa de uma dieta especial fortificada.
  • Os canários adoram verduras, por isso, na primavera e no verão, inclua em sua dieta plantas como dente-de-leão (folhas, é claro), banana-da-terra, azeda, alface.
  • De vegetais para canários, cenouras, maçãs e pimentões serão úteis. É melhor se os vegetais forem frescos. Lembre-se de enxaguar bem as frutas e vegetais antes de servi-los ao seu animal de estimação.
  • Como aditivos ao alimento principal, você pode adicionar sementes de girassol e grãos de trigo sarraceno (triturados) à ração dos canários. Cerca de 2 vezes ao mês, a dieta pode ser enriquecida com ovo cozido ou requeijão com baixo teor de gordura.
  • Alguns especialistas aconselham dar aos canários areia de rio desinfetada (como cobertura).
  • O cálcio é um ingrediente extremamente importante para os canários e, portanto, não será supérfluo adicionar um pouco de giz ou cascas de ovo amassadas à comida. O giz pode ser convenientemente enganchado em um gancho e pendurado direto na gaiola.
  • Para que as aves possam sobreviver ao inverno sem problemas e não adoeçam, às vezes deve-se adicionar carvão na dieta (você pode comprar na farmácia). Ele serve como um medicamento universal.
  • E também não se esqueça de enxaguar os comedouros de vez em quando, trocar seu conteúdo por um novo para que não se forme bolor.
  • Superalimentar o canário não vale a pena, mesmo que o bichinho mostre com toda a sua aparência que quer mais. Para pássaros adultos, não mais do que duas colheres de sopa de ração por dia, junto com suplementos, serão suficientes.

A melhor alegria para o seu pássaro será deixá-lo voar um pouco pela sala. Tais procedimentos, na opinião dos criadores, melhoram muito o ânimo dos canários, tornando-os mais ativos e saudáveis.

    Se você quiser deixar seu canário voar, existem certas regras a seguir.

    • Feche bem todas as janelas da sala, feche as portas. Este ainda é um pássaro selvagem que quer ser livre e pode até voar para a rua. Além disso, se as portas ou janelas não estiverem fechadas, há a possibilidade de que se fechem com força de uma corrente de ar e machuquem seu animal de estimação.
    • Remova todos os animais de estimação da sala. Mesmo que seja um gato que acabou de rastejar para debaixo do sofá, ou um cachorro que, ao que parece, nunca ofenderia uma mosca.
    • Não deve haver recipientes abertos com líquidos na sala. Como já foi mencionado, esses pássaros adoram nadar e beber água e, portanto, podem simplesmente ser envenenados por produtos químicos deixados inadvertidamente ou água estagnada.
    • Se você deixar seu animal de estimação entrar na cozinha, certifique-se de que os queimadores não estejam acesos e que não haja água fervendo em lugar nenhum. E também a ventilação deve ser bem fechada na hora do passeio do pássaro.
    • Em geral, tente manter seu animal de estimação à vista durante essas caminhadas.

    Veja abaixo para cuidados canários.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa