Quanto tempo vivem os ouriços em casa?
Os ouriços são adorados pelas crianças, e os adultos raramente conseguem esconder sua afeição ao ver este mamífero fofo. Na natureza, os ouriços não vivem mais de 5 anos, mas em casa - todos de 10 a 15 anos. E embora esse animal não possa ser considerado conveniente para se manter em casa, cada vez mais ouriços começaram a ser criados propositalmente, não apenas para os de rua, mas para os decorativos.
O que afeta a expectativa de vida?
Acredita-se que os animais em cativeiro vivem muito menos do que na natureza.
E muitas vezes isso é verdade, mas não para ouriços domésticos, com certeza. É definitivamente mais fácil para ouriços sobreviver sob os auspícios de humanos.
As razões para uma expectativa de vida tão alta:
- a ausência de inimigos (raposas, corujas e texugos) e outros obstáculos que podem custar a vida de um animal;
- disponibilidade de alimentos - na natureza, pode haver uma estação de escassez ou condições que não permitam ao ouriço encontrar comida para si mesmo, e em casa ele não morrerá de fome;
- se o animal ficar doente, o dono deve consultar um veterinário: na natureza, um animal espinhoso só pode contar consigo mesmo;
- em casa, o ouriço não entra em "hostilidades" pela mulher nem pelo território e, como não há conflito, também não há vítimas;
- Finalmente, na natureza, os ouriços muitas vezes se encontram sob as rodas de um carro, eles podem morrer devido a incêndios florestais, bem como durante o envenenamento de plantações agrícolas com pesticidas.
Então, acontece que em uma casa de estufa, o ouriço não corre muito perigo e pode, como resultado dos cuidados de seu dono, tornar-se um verdadeiro fígado longo.
Quantos anos eles vivem?
O ouriço que você pode encontrar na rua terá sorte se viver por 5 anos. Esta é considerada uma vida útil decente para um ouriço em seu habitat natural. Mas se o ouriço acabar por ser o seu animal de estimação, ele pode contar com 10 ou até 15 anos de vida.
Mas não salve ouriços da floresta e os leve para casa, mudando o estilo de vida do animal. Isso não é apenas estresse para o ouriço em si, mas também para os humanos.
Um animal saudável se sente bem em seu ambiente natural, se sente melhor lá, digamos assim. E sua ajuda pode se transformar em feridas e mordidas na sua direção - um bebê espinhoso vai querer se defender. Finalmente, o ouriço, infelizmente, é portador de doenças graves - salmonelose, privação e até raiva. Pulgas e carrapatos vivem na lã e nas agulhas do animal. É por isso uma ideia inocente para trazê-lo para casa, na verdade, um perigo e uma grande estupidez.
Mas, felizmente, existem ouriços que fornecem para manter em casa - Africano, estepe, eurasiático e orelhudo... O representante mais popular dos ouriços domésticos é o pigmeu africano. Este é um animal verdadeiramente decorativo, criado especificamente para viver com humanos. O que os criadores adoram o ouriço africano é o seu pequeno tamanho e boa imunidade. Ele realmente pode viver com você por muito tempo, mais de uma década.
Como prolongar o prazo?
Levar em consideração as características naturais do animal é sempre importante. Não se esqueça que os ouriços são habitantes noturnos e, muito provavelmente, seus biorritmos não coincidirão.
Condições ótimas de detenção
No animal de estimação deve ter sua própria casa. Dê ao bebê um ninho onde ele fique confortável, calmo. Ele deve perceber a casa como seu próprio território, onde não há outro caminho. Gaiolas especiais podem ser encontradas na loja de animais. E você pode equipá-lo para o máximo conforto do ouriço: banheiro, comedouros, bebedouros, chocalhos e até uma roda de corrida. Ainda assim, o animal de estimação também precisa desses "simuladores" - atividade física para um ouriço doméstico é necessária.
E mais um aspecto importante é o sono de inverno. Na natureza, o animal acumula certa reserva nutricional até o inverno, o que o ajuda a sobreviver à hibernação. Portanto, a tarefa do dono é alimentar bem o bebê.
O ouriço provavelmente não conseguirá dormir em um cômodo aquecido, portanto, no inverno, ele precisa ser movido para um local onde a temperatura não seja superior a +5. Este é o grande problema de manter os ouriços no apartamento.
Lembre-se também disso ouriços podem cair de uma altura e quebrar. Perigoso para o animal e contatos com fios e produtos químicos domésticos.
Alimentação correta
Como os ouriços são predadores, eles precisam de proteína animal. Portanto, os ouriços recebem carne, vísceras e peixes. Mas também não se deve proteger os animais de estimação de vegetais e frutas: eles adoram cenouras e maçãs, não desistem de repolho crocante e abobrinha fresca. Os sucos de frutas e vegetais são uma excelente fonte de fibras e vitaminas para pequenos carnívoros. E os animais de estimação também não recusarão um punhado de bagas, para eles será a melhor sobremesa.
Na natureza, os ouriços caçam insetos - besouros e moscas, gafanhotos e gafanhotos. É improvável que os donos se armarão com uma rede para caçar borboletas e correrão para buscar uma guloseima para o animal de estimação (embora essa opção também seja possível), mas comprar insetos em uma loja de animais é mais realista.
Pode e deve ser dado a ouriços cereais, trigo sarraceno e arroz são os mais adequados... Os ouriços também recebem ovos: frango e codorna, cozidos e crus. A ração industrial, que deve ser baseada em proteína animal (pelo menos 30% na composição), também será uma compra útil. A gordura na ração não deve exceder 14%.
Cuidado
Não deixe o ouriço, que acaba de se instalar em sua casa, sair para passear. Se você lhe der liberdade imediatamente, ele se esconderá embaixo do sofá em algum lugar e será um problema atraí-lo para fora de lá. E o ouriço também tem garras afiadas e pode facilmente arranhar o chão ou objetos de valor. Deixe que ele se instale em sua casa, onde passará a maior parte do tempo.
O ouriço deve ser banhado, mas apenas para um adulto. A temperatura da água durante o banho não deve ultrapassar 34,8 graus, e o seu nível não deve ultrapassar 5 cm. Abaixe o animal na água aos poucos, permitindo que ele se acostume com o procedimento. Segure o animal pela cabeça, lave o abdômen e as pernas.As agulhas do ouriço são limpas com uma escova de dentes e xampu de bebê, que devem ser bem lavados. Seque o ouriço com uma toalha, mas não seque com o secador (ele vai se assustar).
Não tente fazer companhia ao ouriço. É um animal solitário. Se você precisar de um par de ouriços, terá que dar uma gaiola para cada um. Não ensine o animal a entrar no quarto: com seus passos e resfolegando, você não conseguirá adormecer.
O animal hiberna no outono - lembre-se da alimentação intensiva que o precede. O animal ficará letárgico e sonolento e, assim que você perceber, é hora de preparar um local de hibernação. Em um galpão, garagem, no sótão, um ouriço ficará bastante confortável para passar o inverno. Faça um ninho para ele com feno e serragem, folhas secas e trapos. Em seu ninho, ele dorme até a primavera. Em uma sala quente, o ouriço não hiberna.
Preocupado com um ouriço é uma realidade que não pode ser evitada. Se você não está pronto para cuidar do animal de acordo com as recomendações, se não pode dar-lhe as condições adequadas, é melhor abandonar a ideia de criar um ouriço.
Para obter informações sobre como manter os ouriços em casa adequadamente, veja abaixo.