O que e como alimentar o tentilhão?
A saúde, o humor e a capacidade de se reproduzir com sucesso em tentilhões dependem principalmente de uma dieta balanceada. A dieta das aves deve ser variada. É importante que o cardápio seja agradável ao próprio animal, e também contenha vitaminas, minerais e outras substâncias úteis. Portanto, o top dress também é permitido. Para manter o pássaro sempre alegre e ativo, leia mais informações sobre como alimentá-lo.
Regras básicas de alimentação
A taxa da quantidade diária de alimento depende do seu tipo. Normalmente, essas regras são apresentadas na forma de uma tabela e têm a seguinte aparência:
- a proporção de milheto deve ser de 65% da dieta total, e durante o acasalamento e alimentação dos pintinhos - 60% e 55%, respectivamente;
- o caroço do canário em qualquer período da vida do tentilhão pode representar, no máximo, 15% da dieta total;
- a proporção recomendada de aveia é de 5%; durante o período de alimentação, a quantidade pode ser aumentada para 10%;
- é útil incluir sementes de plantas silvestres na dieta das aves, 10% é suficiente, mas durante o acasalamento ou alimentação dos filhotes, é permitido aumentar a proporção para 15%.
Idealmente, as recomendações acima devem ser seguidas, mas, infelizmente, nem todo proprietário está pronto para medir as porcentagens. Mas as regras gerais de alimentação estão disponíveis para todos os proprietários:
- a taxa diária de grãos é de 1,5 colher de chá. para aves, a alimentação deve ser feita pela manhã;
- uma mistura macia deve ser oferecida ao tentilhão 1 a 2 vezes por semana, mas quando os pintos aparecem, deve-se colocar comida fresca no comedouro diariamente na quantidade de 1 a 2 colheres de chá;
- para enriquecer o corpo da ave com vitaminas e fibras, trate-a com grãos germinados, mas certifique-se de que fica em um recipiente separado e não azeda;
- oferecer alimento vivo como fonte de proteína: larvas de farinha, larvas, vermes sanguíneos, especialmente essa dieta é importante durante a nidificação e cuidados com os filhotes.
Merecem atenção especial complexos vitamínicos especiais, que têm um efeito benéfico na saúde, no desenvolvimento, na aparência e na reprodução do tentilhão. É mais conveniente comprar vitaminas na forma líquida, então elas são simplesmente dissolvidas em água, que é colocada em uma tigela.
Vitaminas em pó podem ser adicionadas à ração, mas, neste caso, muitos pássaros se recusam a comer, especialmente se a mistura de grãos estiver coberta com pó.
Você pode tentar adicionar suplementos vitamínicos a alimentos moles - então a probabilidade de as substâncias entrarem no corpo da ave aumentará. Pedra mineral e sépia também são usadas para alimentar amadins, pois são uma fonte de cálcio.
Antes de comprar ração pronta para animais, estude cuidadosamente as instruções e a composição. Em caso de mudança de ração, monitore cuidadosamente a condição da ave. Veja se o tentilhão gosta do novo menu. Se letargia, passividade ou outras mudanças no comportamento forem notadas, então certifique-se de mudar o alimento proposto, talvez esta composição não seja adequada para uma ave em particular. Se o estado de saúde da ave continuar, é melhor mostrar ao veterinário, talvez a doença não esteja relacionada a uma mudança na dieta.
Separadamente, deve ser dito sobre a água. É importante manter o bebedor limpo. Água fresca deve ser derramada todas as manhãs e verificada ao longo do dia em busca de comida e outros detritos. Se partículas estranhas forem encontradas, o bebedouro deve ser enxaguado e enchido com água nova. A água da torneira é inaceitável para o corpo do tentilhão; em casos extremos, é permitido usar água decantada. A melhor opção é a água engarrafada, na sua ausência, água fervida serve.
Que tipo de comida eles comem?
Em seu ambiente natural, os tentilhões preferem comer verduras, frutas, sementes, pequenos animais. Para não sentir carência de nenhuma substância, em casa a ave precisa ser alimentada com ração, o mais próximo do natural possível. Os principais produtos para a alimentação desses animais de estimação já foram citados acima, iremos detê-los em mais detalhes.
Mistura de grãos
Na maioria das vezes, esses alimentos estão disponíveis em uma loja de animais ou em departamentos de vendas em clínicas veterinárias. Este é o tipo de alimentação mais simples e comum, pois o proprietário não precisa lavar, cortar ou interferir em nada, apenas deita a porção recomendada no comedouro. A ração pronta de alta qualidade deve consistir em 60% de painço. Para os tentilhões, é melhor não comprar ração para aves para todos os fins. Se não houver uma composição especial para esta espécie de ave, então dar preferência a produtos para pássaros exóticos.
O ideal é que a mistura de grãos acabada não contenha painço, pois este produto se deteriora rapidamente e afeta negativamente a saúde do sistema digestivo dos tentilhões. O painço é permitido a essas aves como purê.
Você mesmo pode formar a mistura acabada. Para fazer isso, grãos de canário, aveia, linhaça, semente de colza, alface, mogara, sementes de cânhamo e gramíneas são adicionados à base do milheto.
Se a quantidade diária acima (1,5 colher de chá) for excessiva ou insuficiente para um determinado indivíduo, conforme pode ser avaliado pelos restos de ração no comedouro, a quantidade da mistura diária de grãos pode ser ajustada.
Grão germinado
A riqueza em vitaminas e minerais torna os grãos germinados uma forma popular de alimentação de pássaros. Se o pássaro não terminou de comer a mistura de grãos, seus restos podem germinar. Desta forma, o produto apresentado pode ser oferecido ao tentilhão 1 a 2 vezes por semana. Alguns proprietários usam sementes germinadas para um padrão de alimentação diferente: por duas semanas, eles os alimentam com um tentilhão e depois fazem uma pausa de um mês.
Antes de oferecer esta guloseima ao seu animal de estimação, é importante certificar-se de que não está azeda.Para evitar esse processo, é recomendável enxaguar o grão antes da germinação.
Alguns proprietários facilitam ainda mais: colocam um recipiente com terra na gaiola, onde as sementes germinam. Os próprios pássaros começam a comer os brotos nascidos. Lembre-se que, com esse método de alimentação, a terra deve ser trazida da horta, pois o solo comprado pode conter aditivos prejudiciais que, se ingeridos, prejudicarão a saúde da ave.
Mash
Alimentos macios e purê podem incluir ovos cozidos, vegetais ralados e cereais. Por exemplo, pode-se ferver o milho moído, misturar com o iogurte desnatado e deixar no freezer. Este tipo de alimento pode ser oferecido ao seu animal de estimação, se necessário. Além disso, misturas suaves podem ser criadas a partir de purê de cenoura e maçã, topo de beterraba picada, queijo cottage e cascas trituradas.
Ração vegetal
Esta categoria inclui verduras, frutas, vegetais. Normalmente as aves gostam muito do tipo de alimento apresentado, pois é ele quem faz a sua alimentação principal no ambiente natural.... Recomenda-se a introdução do tentilhão com vegetais ao cuidar da casa usando pepinos. Este vegetal é picado em círculos e oferecido ao animal de estimação com penas. Normalmente os pássaros preferem bicar a polpa central do pepino. Os seguintes alimentos complementares podem ser cenouras e maçãs, gradualmente você pode passar para bananas, repolho, safras de abóbora.
As ervas aromáticas têm um efeito positivo no desenvolvimento e na saúde das aves. Além disso, os proprietários gostam que este tipo de ração complementar esteja sempre amplamente disponível, especialmente no verão.
Medicinais para tentilhões são considerados folhas de bananeira, folhas de dente de leão, trevo, topos de beterraba.
Se as plantas forem colhidas na rua, escolha espécimes que cresçam o mais longe possível da estrada. É melhor coletar verduras em geral não na cidade, mas em sua casa de verão. Examine cuidadosamente as folhas em busca de insetos e doenças e enxágue bem antes de servir. No inverno, as plantas de interior também são adequadas como verdura, por exemplo, hibisco, begônia, clorofito.
Alimentação animal
A alimentação de insetos vivos tem um efeito benéfico na condição das aves. Como este tipo de feed, você pode usar pequenos vermes, larvas. A alimentação com alimentos de origem animal é de particular importância durante o período de reprodução e criação. Para consumo regular, o tentilhão tem insetos voadores suficientes. No verão, você pode pegá-los sozinho e, no inverno, uma "iguaria" viva é comprada em uma loja de animais.
Curativo mineral
Esses suplementos são vendidos em lojas de alimentos para animais de estimação. Na maioria das vezes, essa alimentação inclui areia, cascalho, rocha de concha. Para o pleno funcionamento do trato digestivo, todos esses componentes devem ser finamente triturado.
É permitido substituir suplementos minerais prontos por receitas independentes.
Por exemplo, você pode moer finamente casca de ovo ou oferecer ao pássaro um regular giz puro.
Alimentando tentilhões com pintinhos
Durante a incubação dos ovos, a fêmea sai do ninho apenas para se alimentar, neste momento o macho a substitui. Esse período é certamente caracterizado por uma perda de força da gestante, sendo importante a manutenção de sua saúde com o auxílio de uma abordagem especial à alimentação. Então, o menu deve incluir comida viva. Além disso, com prazer neste momento, as fêmeas vão festejar frutas e ervas, então estoque urtigas, banana-da-terra, dente-de-leão, cenoura, maçã.
Ao alimentar pintinhos nascidos, a necessidade de cálcio aumenta nos tentilhões. Neste caso, eles virão para o resgate aditivos especiais prontos, casca de ovo ou giz triturados. Boas fontes de cálcio também são queijo cottage, gema de ovo, carne picada cozida... A comida viva está novamente se tornando uma parte importante da dieta: a alimentação diária das fêmeas precisa de 6 a 10 larvas de farinha.
O que não deve ser dado?
Para evitar erros na alimentação dos tentilhões, leia a lista de alimentos proibidos para essas aves.
- Abacate, mamão, manga, caqui. A composição dessas frutas contém componentes tóxicos que podem levar a sérios problemas de estômago do tentilhão até a intoxicação.
- Cebola, alho, salsa, endro. Os óleos essenciais contidos nesses produtos também são prejudiciais ao sistema digestivo das aves.
- Ração multiuso para pássaros ou mistura para papagaios... Amadins só usará alimentos especialmente elaborados para este tipo de ave, ou produtos para aves exóticas. Alimentos para papagaios podem provocar deficiência de vitaminas, exaustão e comportamento passivo do tentilhão.
- Comida humana. Qualquer tipo de comida na mesa humana pode causar indigestão, obesidade, diabetes ou envenenamento para seu animal de estimação com penas.
Sobre qual é a dieta dos tentilhões, veja abaixo.