Características de manter ouriços africanos em casa
Nos últimos anos, tornou-se especialmente popular manter ouriços africanos ornamentais em casa que não vivam na natureza. É por esta razão que não podem ser libertados ao ar livre. Esta raça de ouriços foi obtida através da selecção de várias raças, pelo que os mamíferos se revelaram muito resistentes e ao mesmo tempo adaptados para a vida em apartamento ou casa privada. A seguir, examinaremos mais de perto a descrição de tais animais, aprenderemos tudo sobre sua expectativa de vida e manutenção, e também conheceremos as características de cuidar deles e as regras de alimentação.
Descrição
Os ouriços anões africanos foram criados por criação artificial especificamente para manutenção humana. Esses ouriços parecem muito fofos, não são nada perigosos., atingem cerca de 500 g de peso e cerca de 20 cm de comprimento. Eles diferem uns dos outros principalmente na cor. As agulhas, ao contrário das espécies florestais, são mais macias, o que sem dúvida é uma grande vantagem.
Os ouriços pigmeus são muito amigáveis, rapidamente se acostumam a viver em família. Não hibernam, não exalam um odor pungente desagradável e não incomodam seus donos à noite, pois seu estilo de vida é completamente diferente dos indivíduos silvestres desta espécie.
Não é necessário manter os animais aos pares, pois eles se sentem bem um de cada vez, o principal é cercar o animal com cuidado.
Vamos considerar com mais detalhes suas variedades por cor.
- Indivíduos anões cinza têm olhos e nariz pretos; na barriga e nas pernas podem apresentar manchas escuras. As agulhas são macias, de cor cinza escuro ou marrom, geralmente no dorso e na área das orelhas, têm uma cor transitória do cinza para o preto.
- Os espécimes marrons têm agulhas mais leves, os olhos são escuros, podem ter contornos opacos, o nariz é cor de chocolate. A pele é rosa pálido com um tom acinzentado.
- Os ouriços anões da cor "chocolate" as agulhas são de uma cor castanha pronunciada, os olhos são pretos e o nariz é castanho claro. Essas pessoas parecem especialmente atraentes e fofas. Esta espécie às vezes tem manchas escuras características em seu abdômen e pernas.
- Existe também uma variedade de "champagne" a cor das agulhas de tais indivíduos é geralmente castanho-acinzentado ou bege claro, o nariz é rosa, os olhos podem ser rubi.
- Também há ouriços cor de canelaque têm agulhas bege leitosas.
- Ao escolher um animal de estimação para você, recomendamos que preste atenção à cor comum "sal e pimenta". Os ouriços são quase pretos, mas as agulhas menos pigmentadas também estão presentes na cor. A pele das orelhas e do dorso desses indivíduos costuma ser escura.
Muitas vezes, ouriços-anões nascem albinos, isto é, eles têm agulhas completamente brancas, um nariz rosa claro e olhos escarlates pronunciados. E também só há ouriços brancos que não são albinos, suas agulhas são quase todas descoloridas.
É claro que os criadores de ouriços pigmeus costumam fazer experiências, resultando em cores originais e até únicas.
Vida útil
Antes de arranjar um novo "vizinho", é muito importante descobrir tudo sobre ele, incluindo quanto tempo vivem os ouriços-anões. É claro que, na natureza, os ouriços têm que lutar pela sua existência, conseguir sua própria comida e procurar lugares para passar o inverno, isso é impossível em casa, e com isso a vida dos indivíduos, claro, aumenta.
Com os cuidados adequados e regulares, os ouriços africanos podem viver muito tempo, variando de 5 a 7 anos, mas há casos em que esses animais viveram dez anos.
O principal na guarda é alimentar adequadamente o animal e proporcionar-lhe um local aconchegante para morar, além de zelar pela sua saúde e, se necessário, consultar o veterinário.
Condições para manter
É preciso muito pouco esforço para tornar confortável a vida de um ouriço africano doméstico. Vamos considerar os pontos mais importantes do conteúdo.
- Para um animal de estimação, você precisa escolher uma gaiola espaçosa e confortável. Freqüentemente, são os próprios donos, mas é melhor escolher uma versão pronta, em que não haja galhos muito afiados. O animal pode se machucar por causa deles. Um terrário para manter um ouriço não funciona, como uma caixa normal. O piso da gaiola deve ser coberto com uma cobertura uniforme.
- A serragem pode ser usada como cama na gaiola, enchimento especial ou grânulos de papel. Quanto à serragem, você deve comprar opções que não sejam de árvores resinosas e coníferas, pois os ouriços podem ser tóxicos. A serragem de bétula é considerada a melhor. A serragem é derramada 1,5-2 cm no chão da gaiola, tão uniformemente quanto possível. A limpeza da gaiola, incluindo a troca da cama, geralmente é feita a cada 7 dias, com mais frequência se necessário, especialmente se houver algumas pessoas morando na gaiola.
- Embora os ouriços decorativos sejam domésticos, eles, como indivíduos livres, devem sempre ter um lugar onde possam se esconder. Para isso, na gaiola, você pode colocar uma casinha para a privacidade de um ouriço; nas lojas de animais, os especialistas recomendam escolher aquela que é vendida para chinchilas, mas essa casa, em geral, pode ser feita por conta própria .
- Os ouriços pigmeus são tão ativos quanto os hamsters domésticos, Portanto, se o animal não puder correr livremente pelo apartamento ou casa, é melhor colocar uma roda de corrida na gaiola, cujo diâmetro deve ser de cerca de 30 cm. A roda também é útil para ouriços em termos de saúde: muitos animais de estimação são propensos à obesidade.
- Não se esqueça do banheiro, que é um atributo importante na vida do ouriço africano. A área do banheiro deve ser limpa diariamente.
- Bebedor montado em gaiola deve ser preso a ele ou muito pesado para que o animal não o vire. Recomenda-se trocar a água todos os dias.
- Como brinquedos sinos, sinos e várias bolas são perfeitos para ouriços decorativos.
- Recomenda-se manter os ouriços em temperaturas de 20 a 25 graus. O superaquecimento da sala, assim como a hipotermia, podem levar ao adoecimento do animal. Além disso, se a temperatura for inferior a 15 graus, até um ouriço decorativo pode hibernar, embora isso não seja típico dele. Também é muito importante evitar correntes de ar no local onde vive o ouriço e não abrir as janelas com muita frequência, especialmente quando o tempo está fresco. Os ouriços não gostam muito de sol, então não coloque a gaiola muito perto de uma janela com luz solar direta.
Regras de alimentação
Hoje é costume alimentar os ouriços anões domésticos com comida pronta, mas comida especializada para ouriços em cidades pequenas é muito difícil de conseguir, razão pela qual muitos escolhem comida premium balanceada para gatos como comida. O principal é evitar o amido, vários corantes e aromas na composição. Ao escolher um feed, é melhor consultar um especialista com antecedência.
Vamos descobrir com mais detalhes sobre a possível dieta de ouriços domésticos e sobre os produtos aceitáveis que podem ser dados ao animal.
Além da comida pronta, os ouriços também podem e devem receber outros produtos.
- Carne magra cozida... Principalmente peru, frango e carne bovina. Recomenda-se cortar a carne em pequenos pedaços antes de servir.
- Ovos de galinha crus ou cozidos, você também pode codorna. Não dê mais do que 1-2 ovos por semana.
- Filé cozido de peixe do mar ou rio... Se o peixe com espinhas for cozido, ele deve ser bem descascado antes de servir.
- Legumes... Você pode servir cenouras frescas ou cozidas, bem como aspargos, pepinos e brócolis.
- Frutas e bagas. O melhor é dar maçãs, peras, bananas e melões em rodelas pequenas. Os exóticos devem ser evitados e as frutas e bagas que são desconhecidas não devem ser dadas. Assim, por exemplo, um ouriço pode ser envenenado por frutas cítricas, que são contra-indicadas para ele. A fruta pode substituir o puré de bebé, mas não deve conter ingredientes ricos em amido.
- Ouriços na selva - verdadeiros predadores, mas às vezes os animais de estimação não se importam em comer gafanhotos e vermes, que podem ser comprados em uma loja de animais sem problemas.
Também consideraremos os alimentos proibidos que podem prejudicar a saúde do seu animal de estimação.
- Quaisquer produtos lácteos... Ao contrário da crença popular de que os ouriços adoram leite, eles praticamente não o digerem, causando várias doenças. Recomenda-se excluir todos os laticínios e produtos lácteos fermentados da dieta.
- Abacaxis, abacates, laranjas, tangerinas e limões, bem como quaisquer frutas exóticas e bagas como a lichia.
- Frutos secos, passas, uvas, nozes e sementes. Esses alimentos podem provocar asfixia do ouriço de estimação.
- Doces, incluindo doces e chocolate. Os ouriços, como muitos outros animais, são suscetíveis ao desenvolvimento de diabetes, por isso é melhor excluir esses tratamentos.
- Sal, especiarias, condimentos e todos os produtos com eles são estritamente proibidos para ouriços decorativos, como qualquer selvagem. Cebola, alho e qualquer tipo de fast food também são proibidos.
Cuidado
Cuidar de um ouriço de estimação é fácil. As atividades de cuidado incluem a escolha da dieta correta, banhos e controle do aparecimento de parasitas. Além disso, os ouriços domésticos podem ser treinados, o que ajudará a organizar perfeitamente o seu tempo de lazer.
Os ouriços domésticos africanos não só podem ser lavados, mas também devem ser lavados., alguns animais adoram esse procedimento, especialmente se estão acostumados desde a infância, mas muitos o tratam de forma extremamente negativa. Os ouriços são lavados no máximo 2 vezes por mês, na estação fria tão raramente quanto possível, pois as agulhas secam por muito tempo, e nessa época o animal pode pegar um resfriado. Eles banham ouriços em uma bacia, despejando cerca de cinco litros de água nela, a temperatura da água não deve ser superior a 35 graus.As agulhas podem ser limpas com um shampoo especial e uma escova de dente macia.
É muito importante evitar o contacto com o focinho durante o banho. Após o banho, recomenda-se embrulhar o ouriço numa toalha, que deve secar sozinho.
Os ouriços domésticos africanos são geralmente tratados contra vários parasitas internos e externos, mas não recebem nenhuma vacina, pois hoje não existem vacinas especializadas para ouriços ornamentais.
Recomenda-se lavar as tigelas regularmente após as refeições.... A melhor maneira de fazer isso é usar sabão em pó. Se o animal apresentar sinais de doença, não se deve automedicar, deve-se entrar em contato imediatamente com um veterinário.
Um pouco sobre criação
A criação de ouriços africanos costuma ser feita por profissionais, já que esta é uma etapa muito importante para quem ainda não tem experiência. Os ouriços ornamentais são considerados sexualmente maduros a partir de 6 semanas, é muito importante saber que reprodução relacionada deve ser evitada por pelo menos três gerações, caso contrário, os ouriços podem nascer doentes.
Machos muito jovens não são recomendados para acasalar com fêmeas adultas, pois os ouriços podem começar a picar devido à inexperiência de seus cavalheiros.
Normalmente o acasalamento leva cerca de uma semana, não é desejável manter o casal junto por mais tempo. Os ouriços machos podem ser tricotados a cada duas semanas, mas as fêmeas - não mais do que duas vezes por ano.
A gravidez em mulheres dura cerca de 36 dias., durante a gravidez, o ouriço pode precisar de mais comida e também se torna mais lento. Nos primeiros dias após o parto, a fêmea com os bebês deve ser colocada em uma gaiola separada, sendo melhor não se aproximar dos ouriços. Se o ouriço sentir o cheiro de outra pessoa, ela pode deixar as crianças. A mãe alimenta os bebês nos primeiros 14 dias e, após 2 meses, eles se tornam completamente independentes.
Para todos os detalhes sobre criação e cuidados com ouriços africanos, veja o próximo vídeo.