Camurça artificial para móveis: prós, contras e recomendações de cuidados
A camurça artificial é um material bastante popular para estofamento atualmente. Todo mundo conhece a beleza e a qualidade da camurça natural, então esse material é muito valioso. O análogo artificial na aparência praticamente não difere do natural, portanto, dá à casa uma atmosfera especial de chique e luxo. Em termos de qualidade, este produto é, obviamente, inferior à camurça real, mas ao mesmo tempo tem as suas próprias vantagens.
Peculiaridades
A camurça artificial tem uma composição de fibras muito simples. Um quarto é algodão e o resto é poliéster. As fibras são conectadas ao tecido, às vezes a parte superior do produto acabado é tratada com uma camada de Teflon, para que o material não absorva contaminantes líquidos. A rigidez e flexibilidade do produto são determinadas pela estrutura dos fios. As fibras sintéticas proporcionam um alto grau de alongamento elástico, o tecido é minimamente suscetível a vincos e não estica durante todo o período de uso. Existem dois tipos de camurça falsa:
- à base de tecido;
- em um suporte contínuo não tecido.
A primeira opção é mais popular, pois permite que o ar passe bem. As diferenças estão na estrutura do material, a altura, densidade e direção da pilha variam. A nobreza da camurça é formada pelo jogo de tons claros. Todo mundo conhece o efeito que é criado no tecido ao acariciá-lo com a mão. Quanto mais alta a pilha, mais brilhante é o traço remanescente.
O analógico artificial tem o mesmo princípio, portanto, a versão com alto teor de fibras tem maior valor.
É dada especial atenção à produção de pintura do produto. Este processo consiste em três etapas - adsorção, difusão e fixação de corantes.Antes de a tinta ser aplicada na tela, ela é cuidadosamente examinada quanto a defeitos e é realizado tratamento térmico e com vapor. Corantes dispersos de ácido, cromo, diretos são usados para tingimento.
Atualmente, as lojas de móveis oferecem uma grande variedade de cores falsas de camurça. Normalmente, os compradores preferem uma cor sólida, mas a camurça estampada também é comum.
Móveis estofados em camurça falsa em tons de bege, verde-oliva, esmeralda e creme parecem muito bonitos.
Vantagens
A principal vantagem do Alcantara sobre a camurça natural é seu custo acessível. Visualmente, apenas um mestre profissional os distinguirá. A qualidade do tecido natural é superior, entretanto, e o material sintético tem muitas vantagens.
- Se você tratar os móveis com cuidado, o tecido durará vários anos e manterá sua aparência original por muito tempo.
- O material é altamente durável, sendo difícil de rasgar, esticar ou danificar.
- O tecido é muito resistente à exposição à radiação ultravioleta e alta umidade. A cor não desbota nem desbota por muito tempo.
- Habilidade incomum da camurça artificial para móveis: ela aquece no inverno e refresca no verão.
- O material permite a passagem do ar de forma eficiente, resultando em um clima interno agradável.
- Por si só, a camurça falsa é um tecido quente. Móveis estofados com este material confortável criam uma sensação aconchegante no ambiente.
- A camurça artificial é imune à eletricidade estática.
Outra vantagem da camurça artificial é que é muito agradável ao toque. É agradável sentar em um sofá assim, tocá-lo com a mão, brincar com fibras ao sol.
A mobília parece muito nobre e dá ao interior um ar de graça. A camurça falsa realça o gosto sofisticado dos proprietários.
desvantagens
Antes de escolher o material apresentado para o estofamento do sofá, vale a pena se familiarizar com suas deficiências.
- Apesar de o tecido ser muito resistente a quaisquer solicitações mecânicas, não resiste às garras de um animal teimoso. Portanto, é melhor que os donos de gatos se recusem a comprar camurça artificial.
- Se um material de cor clara for adquirido, os proprietários precisam estar preparados para o fato de que ele se sujará rapidamente. Este problema é especialmente relevante em lares com crianças pequenas.
- A camurça artificial exige um manuseio cuidadoso, bem como a observância de condições especiais de limpeza.
- Cabelo e cabelo de animais são facilmente "presos" ao material.
Recomendações de seleção
Escolhendo camurça falsa para estofamento, guie-se pelas seguintes regras.
- Preste atenção especial à cor do tecido. Recomenda-se evitar sombras claras, pois as manchas são muito perceptíveis e é problemático se livrar delas. Ao mesmo tempo, um sofá muito escuro também não é adequado para todos os ambientes. O sofá de camurça falsa preta parece impressionante, mas tem a capacidade de absorver espaço, portanto, é adequado apenas para uma sala muito espaçosa.
- Procure dar preferência a produtos com alto grau de impregnação de Teflon. Isso simplificará muito a manutenção do material. A vantagem desse tecido é a capacidade de lavagem.
- As lojas de estofados oferecem opções de pilha longa e curta. A duração da vida do material depende desses fatores. Deve-se ter em mente que a camurça com pelo comprido se deteriora mais rapidamente.
- À venda você pode encontrar um produto com uma superfície rugosa, pouco familiar ao toque. Isso não deve alarmar o comprador. O fato é que se trata de um tipo de camurça falsa, laminada para maior durabilidade. Esse tecido é de alta qualidade, o processamento adicional permite que o produto mantenha sua forma, mas ainda é recomendável instalar um sofá estofado com uma versão laminada em ambiente de escritório, e não em casa.
- Basicamente, os departamentos de móveis na Rússia, incluindo lojas online, oferecem produtos feitos sob medida da China. Não se deixe intimidar por esses produtos. No Império Celestial são produzidos tecidos bastante bons, que constituem forte concorrência para os produtos da Turquia ou da Itália, cujos materiais praticamente não se encontram à venda, apesar das garantias dos vendedores.
Regras de cuidado
Ao cuidar de um sofá coberto com camurça falsa, ouça as seguintes diretrizes.
- A dica mais útil é comprar uma capa removível. Ele protegerá o tecido contra abrasão, danos mecânicos e outros fatores externos. A tampa pode ser removida, lavada e trocada se necessário.
- Assim que o líquido entrar em contato com a camurça, é necessário sacudir imediatamente as gotas e limpar com um pano úmido. Se houver uma mancha, você pode limpar com refrigerante (deixe por um dia e depois passar o aspirador) ou seque com uma esponja e água com sabão, mas você não pode esfregar vigorosamente. Assim que o material estiver seco, restaure o pêlo com uma escova macia.
- Aspirar um sofá coberto com camurça falsa é permitido todas as semanas, mas é melhor usar um bico macio.
- É melhor usar serviços de lavagem a seco para limpar o material. A opção mais preferida é a limpeza a seco com solventes de hidrocarbonetos ou cunha seca. Esses métodos não irão danificar o tecido, mas apenas darão uma nova aparência.
- Deve-se ter cuidado para garantir que a contaminação dos alimentos não seque no tecido.
- Para o cuidado do produto, são adequados produtos especiais e removedores de manchas para camurça natural e artificial. No entanto, teste o produto antes de usar um composto semelhante para remover manchas. Para fazer isso, você pode tentar aplicar um removedor de manchas na parte de baixo do estofamento e observar a reação.
- Se o sofá for coberto com uma capa de camurça sintética reforçada com Teflon removível, é lavável. Mas em nenhum caso é permitido torcer o produto após a lavagem, deve-se usar uma centrífuga.
- Ao lavar, não use alvejantes, solventes, produtos químicos, formulações à base de petróleo.
Avaliações
A maioria das críticas sobre sofás de camurça falsa são positivas. Os consumidores elogiam os móveis por sua aparência muito estética. Com os devidos cuidados, o material mantém sua textura e cores. A eficácia do sofá é notada mesmo após vários anos de uso e, no caso, quando fica junto à janela sob a luz direta do sol. As pessoas gostam de tocar no sofá, o material lembra veludo.
Os consumidores estão satisfeitos com a capacidade do estofamento em responder rapidamente ao cuidado adequado - com a ajuda de uma solução de sabão, é possível limpar a sujeira pesada.
Apesar disso, muitos ainda cobrem o sofá com uma manta ou manta, revelando sua beleza apenas durante a visita dos convidados. Isso é feito para estender a vida útil do material.
Avaliações negativas estão associadas à propriedade da camurça artificial de descolar o nível decorativo superior com o uso ativo do sofá. Nota-se a vulnerabilidade do material às garras dos animais. E também nem todo mundo gosta do cuidado com o produto e da capacidade da camurça em atrair cabelos e lã.
Para informações sobre como distinguir a camurça natural da artificial, veja o próximo vídeo.