O que fazer para manter as rosas no vaso por muito tempo?
As rosas são uma das flores mais procuradas e queridas por muitos do belo sexo. Os buquês contendo essas flores são apresentados em várias ocasiões. Depois de receberem um buquê tão incrível, muitas meninas se perguntam o que é preciso fazer para manter as rosas no vaso o máximo possível, deliciando os olhos com sua aparência sofisticada. Vale a pena considerar as regras básicas para o preparo da água, além de recomendações e dicas para cuidar de um lindo buquê de rosas frescas.
Preparação de água
A ênfase principal, a fim de manter as flores frescas por muito tempo, precisa ser feita no preparo da água em um vaso. Parece que não há nada a filosofar aqui: você abre a torneira e despeja em um vaso, coloca flores lá e se alegra com as flores lindas. Esta opinião está errada. É necessário abordar seriamente o preparo da água para que um buquê de rosas permaneça em um vaso por muito tempo.
- Primeiro, você deve tomar medidas para ressuscitar as flores. O primeiro passo é colocar o buquê em um recipiente grande para que este fique completamente na água. Isso deve ser feito até mesmo para as rosas mais frescas, pois a maioria delas, desde o momento em que são cortadas do jardim, ultrapassam centenas e milhares de quilômetros antes de chegar ao mercado ou à floricultura.
- A água deve ser selecionada dependendo da estação - assim as flores irão aclimatar melhor. Se você comprar um buquê no inverno, deve colocá-lo em água em temperatura ambiente. Para flores compradas em um verão quente, você precisa preparar água fria.
- A melhor opção é deixar as flores na água. dentro de algumas horas, mas não mais.Já a presença prolongada de toda a planta no meio aquático pode provocar o processo de decomposição e destruição tanto dos caules quanto dos botões.
- Não é recomendado o uso de água clorada, já que as flores não gostam muito desse tipo de água. Se não houver outra fonte (assim que tirar água da torneira), tente deixar repousar por vários dias até que o teor máximo de cloro se evapore. Uma pequena proporção de cloro na água separada agirá como desinfetante, combatendo com eficácia as bactérias que aparecem na água quando as flores estão lá.
- Troque a água todas as manhãs., incluindo aditivos especiais que ajudarão as flores a manter seu frescor natural por um longo período de tempo. À noite, recomenda-se colocá-los em uma bacia com água ou em uma banheira, tentando proteger os botões da entrada de líquidos.
Escolha de suplementos eficazes
Os indicadores de qualidade da água onde se encontra o bouquet com rosas têm um forte impacto na sua frescura. Para alterar a estrutura da água, é necessário adicionar uma variedade de ingredientes ativos. Para tanto, podem ser utilizadas substâncias especialmente desenvolvidas por floristas e os meios usuais que são utilizados no dia a dia. A escolha desse remédio dependerá de vários propósitos.
- Para profilaxia antibacteriana, para que as rosas fiquem mais tempo no vaso, deve-se adicionar aspirina. Observe que deve haver 1 comprimido de aspirina para 1 litro de líquido. Se um volume maior de água for colocado no vaso, o número de comprimidos de aspirina deve ser aumentado proporcionalmente.
- Em vez de aspirina, é recomendado o uso de alvejante normal ou detergente líquido para louças. Em 1 litro de água, você precisará adicionar algumas gotas de alvejante ou uma gota de detergente. Esses meios ajudarão a interromper o desenvolvimento do processo de decomposição. Além disso, a aspirina também permite preservar a cor dos botões de rosa, o que é muito importante para as plantas com pétalas de cores vivas.
- Para obter um efeito antibacteriano, geralmente é adicionada uma solução de bórax, glicerina e álcool.
Importante: para acelerar o processo de dissolução da aspirina na água, deve-se triturá-la antes de usar.
- Se você quiser que o buquê agrade os olhos por mais de 10 dias, é preciso colocá-lo em água com gás. Para isso, acrescente 2 colheres de sobremesa de vinagre de mesa a 1 litro de água (sua concentração deve ser de 9%). O vinagre pode ser substituído por solução de ácido cítrico. Para uma quantidade semelhante de água, é necessária meia colher de chá.
- Para obter um resultado conservante, a amônia é usada. Esta substância necessitará apenas de algumas gotas. Além da amônia, os especialistas aconselham colocar 1 colher de sopa de vodka na água para cada 1 litro de líquido.
- Para prolongar a existência das flores, deve-se adicionar ao vaso carvão vegetal ou carvão ativado, que é vendido em tabletes. Algumas donas de casa usam vários cristais de permanganato de potássio ou uma pitada de alume.
- Você pode nutrir as rosas com açúcar normal. Para fazer isso, adicione 2 colheres de sopa de açúcar a 1 litro de água.
- Se você deseja obter um bouquet exuberante e acelerar o processo de floração, coloque 2 colheres de sopa de óleo de cânfora na proporção de 1 litro de água.
- Dos meios especiais que os floristas utilizam para prolongar a vida dos buquês, pode optar por preparações como "Rosa Viva", "Bouquet", "Flores Frescas".
Importante! Os especialistas não recomendam formulações de múltiplos componentes. É melhor escolher apenas uma das receitas acima e usá-la. Nesse caso, não se esqueça de trocar a água do vaso diariamente. O recipiente onde as flores estão localizadas deve ser bem lavado todas as vezes e as seções da planta devem ser renovadas.
Regras de cuidado diário
O cuidado diário desempenha um papel importante para manter o buquê de rosas fresco. O cumprimento de regras simples aumentará significativamente a vida útil de suas flores.
- Tente borrifar os botões e caules diariamente com um borrifador. Use apenas água parada para esses fins. Todos os dias, uma vez ao dia, enxágue o caule com água, o que ajudará a livrar a planta das bactérias formadas na água, reduzindo o risco de apodrecimento. Um procedimento semelhante deve ser executado antes de repor a água em um vaso.
- Tente colocar rosas todos os dias no banheiro ou em uma bacia que tenha sido cheia de água. Você precisa deixar as flores por 12 horas, é melhor fazê-lo durante a noite. Colocando rosas na água, tome muito cuidado com os botões brancos. Suas pétalas são muito mais suaves do que as das variedades mais escuras. Além disso, quaisquer falhas são imediatamente visíveis em tais pétalas.
- Não se esqueça de atualizar periodicamente as fatias da planta, o que irá melhorar seus processos metabólicos. Isso deve ser feito a uma distância de 1–2 centímetros mais alta do que o corte anterior. Se você não realizar a poda regular das flores, por falta de umidade e nutrientes, elas murcharão e secarão rapidamente.
- Para sua informação, é necessário cortar os caules de maneira especial, utilizando para isso uma ferramenta afiada: uma tesoura ou tesoura de poda. O corte é feito na diagonal, com o ponto de corte submerso. Graças a isso, o ar não chega ao corte, os tampões não se formam no leito vascular do caule e a planta viverá mais. Também é recomendável cortar as próprias fatias em várias partes para garantir que a planta tenha uma melhor absorção de água.
- Não coloque o buquê ao lado de frutas e vegetais frescos, pois eles produzem etileno, o que prejudica as flores. E também não é aconselhável colocar rosas no mesmo vaso com outras flores. A melhor opção é um arranjo semelhante de plantas a poucos metros umas das outras.
Dicas de florista
Muitos floristas recomendam aderir às seguintes regras simples para prolongar a vida útil de um buquê em casa:
- antes de mergulhar a planta em um vaso, arranque todas as folhas que ficarão no nível da água, o que ajudará a minimizar o risco de formação de bactérias patogênicas e salvará a flor da podridão prematura;
- é melhor usar um vaso alto para que a água não atinja um nível abaixo do meio do caule da planta; a melhor opção é colocar o bouquet em um vaso de cerâmica, pois tal material não é capaz de transmitir a radiação solar, o que prolonga a vida do bouquet em casa;
- não coloque rosas não cortadas no vaso, pois elas ficarão encostadas no fundo do recipiente e não poderão receber os nutrientes;
- para que as rosas durem muito tempo, o vaso deve ser colocado à sombra de forma que a luz direta do sol não incida sobre ele, e também não é recomendado colocar as plantas perto de uma fonte de calor, por exemplo, com uma bateria no inverno;
- rosas amam o frescor, mas ao mesmo tempo não toleram correntes de ar, então você não precisa colocá-las ao lado de uma janela aberta;
- para que as flores cortadas durem um pouco mais, alguns especialistas recomendam ferver a ponta do caule; deve ser mergulhado em água fervente por 5 minutos e, em seguida, colocado em um líquido resfriado;
- se você foi presenteado com um buquê no inverno e trouxe da geada, você não precisa colocá-lo imediatamente em um vaso d'água, deixe essas flores por alguns minutos, dando-lhes tempo para se aquecerem um pouco.
Se você notar que suas flores começaram a murchar, tome medidas para reanimá-las.
- É necessário pré-podar a planta de acordo com o método usual. Mas as rosas não são colocadas em água fria, mas, ao contrário, em água muito quente (sua temperatura deve chegar a +90 graus).Para salvar a planta de possíveis queimaduras, é recomendável embrulhar cuidadosamente as folhas e os botões em papel. É necessário esperar até que a água esfrie e sua temperatura seja igual à do ambiente. Enquanto na água quente, a rosa vai se transformando gradualmente, tornando-se bonita e fresca novamente.
- Enrole cada botão em um saco plástico durante a noite. É importante que esteja ligeiramente úmido. O saco plástico deve ser preso, mantendo a estanqueidade, tentando não danificar o caule. Desse modo, você cria um efeito estufa para a planta, como em uma estufa, graças ao qual ela gerará seu botão.
Em alguns casos, cortes no caule podem provocar murchamento prematuro. Se você notar esse dano, será necessário aparar o tronco da planta acima deste ponto. A água deve ser aquecida a uma temperatura de + 38– + 39 graus. É despejado em um recipiente de cerâmica não muito fundo, que tem um gargalo largo, e rosas danificadas são colocadas lá.
Se você comprou uma rosa com antecedência para apresentar em um momento solene e percebe que ela murcha um pouco, faça um novo corte e coloque a flor na água. Após várias horas, a planta é retirada da água, seu caule é envolto em um pano úmido e toda a rosa envolta em papel ou jornal. Assim, as flores são colocadas na geladeira para mantê-las frescas por um longo período de tempo.
Como você pode ver, manter um buquê de rosas fresco por muito tempo não é muito difícil. O principal é seguir regras e recomendações simples para os cuidados diários, então poderá admirar flores primorosas por muito tempo.
Como manter as rosas em um vaso por muito mais tempo, veja abaixo.