Web designer: descrição da profissão, formação, requisitos e responsabilidades
As profissões relacionadas com o trabalho na Internet (por exemplo, o desenvolvimento ou design de sites e páginas da Web online) têm sido muito populares nos últimos anos. Deve-se ter em mente que não apenas os graduados e candidatos, mas também as pessoas de status e idade mais impressionantes - aquelas que desejam mudar de vida - prestam atenção a essa oportunidade de carreira.
Ao mesmo tempo, a profissão de web designer é cada vez mais interessante. Quem é esse, o que exatamente faz esse especialista no curso de sua atividade profissional? Quais são os prós e os contras de trabalhar? Quanto ganha esse especialista, quais são as perspectivas de carreira? Você pode encontrar respostas para essas e algumas outras perguntas em nosso material.
Que é aquele?
O Web design é um campo de atividade profissional relativamente novo, mas, ao mesmo tempo, exigido e popular. Os especialistas que atuam nessa área se dedicam ao desenvolvimento de design e layout de sites, aplicativos e programas de computador. Assim, se você der a descrição mais curta possível da profissão, podemos dizer que é o web designer o responsável pelo surgimento de uma grande variedade de produtos da Internet.
As atividades de um web designer estão localizadas à beira do trabalho profissional de quem se dedica ao design gráfico. Nesse sentido, muitas vezes muitos empregadores atribuem as responsabilidades de um web designer e as tarefas que um designer gráfico deve realizar (por exemplo, trata-se do desenvolvimento de um logotipo corporativo). Pode-se concluir que durante o emprego, é muito importante, não nas primeiras fases, familiarizar-se com os requisitos que o empregador propõe aos candidatos a esta posição.
Um web designer nunca realiza seu trabalho como especialista independente. Ele definitivamente trabalha com outros profissionais: marqueteiros, designers de layout, programadores, etc.
Ao mesmo tempo, as responsabilidades profissionais de um web designer incluem um grande número de funções diferentes, portanto, um especialista deve ter uma grande quantidade de conhecimentos, habilidades e habilidades profissionais.
O que ele faz?
A principal tarefa de um web designer é formar uma imagem e um estilo individuais. No decurso da sua actividade profissional resolve um conjunto de tarefas que ajudam o site a tornar-se o mais cómodo e cómodo para o utilizador, mas também a ter um design e design exterior próprios e únicos. Assim, um web designer é um especialista responsável pela percepção visual de uma empresa, marca, etc.
Prós e contras da profissão
Apesar da elevada procura de especialistas nesta área, bem como do elevado nível de remuneração dos materiais, é de referir que a profissão associada ao web design apresenta não só características positivas, mas também aspectos negativos. Neste sentido, no processo de orientação profissional e na escolha de uma determinada profissão, é muito importante avaliar as suas capacidades e disponibilidade para sacrificar certas coisas para desempenhar com qualidade as suas atividades profissionais.
Começaremos nossa análise da profissão de web design examinando as vantagens dessa especialidade.
- Salários altos. Essa característica da profissão atrai muitos. Afinal, não é segredo que a maioria das pessoas trabalha para sustentar a si e às suas famílias. O salário de um web designer pertence à categoria "acima da média", pelo que todos os esforços que despender na formação e na obtenção das competências necessárias para o desempenho das actividades laborais serão totalmente recompensados.
- O componente criativo. O trabalho diário de um web designer, à primeira vista, pode parecer rotineiro e uniforme. No entanto, não é esse o caso. Portanto, para ser um especialista de sucesso e ser requisitado entre os empregadores, você precisa ter desenvolvido um pensamento criativo e um caráter criativo.
- A natureza remota do trabalho. Ao analisar as vagas de web designers que são postadas em sites da Internet, nota-se que a maioria dos empregadores oferece a possibilidade de trabalho remoto ou projeto. Isso significa que você não precisa perder tempo indo do trabalho para casa (e vice-versa). Além disso, você pode conseguir um emprego em uma empresa metropolitana, enquanto vive na província, aumentando significativamente seu salário.
- Carreira. Muitas vezes, os web designers, embora iniciem a carreira como funcionários, abrem as próprias empresas e tornam-se empresários. Ao mesmo tempo, ao escolher a profissão de web designer, é muito importante avaliar não só os aspectos positivos, mas também as características negativas do trabalho. Somente neste caso você não se decepcionará com suas futuras atividades profissionais.
Então, vamos dar uma olhada nas desvantagens de ser um web designer.
- Há muita competição no mercado de pessoal. Devido ao fato de a profissão de web designer em si ser muito popular entre os jovens, a cada ano um grande número de alunos ingressam em universidades e institutos nesta área de formação, e um grande número de alunos se graduam em universidades e são Procurando por trabalho.É por isso que você terá que despender muito esforço para se destacar na multidão de candidatos. Para fazer isso, é necessário ter não apenas as chaves, mas também conhecimentos, aptidões e habilidades adicionais.
- Altos níveis de estresse... No decurso da sua actividade profissional, um web designer comunica-se com um grande número de pessoas: colegas, patrão, clientes, etc. Não é segredo que qualquer trabalho relacionado com a comunicação interpessoal directa é acompanhado de muito stress: situações de conflito, podem surgir brigas, mal-entendidos, etc.
- Horário de trabalho irregular... Na maior parte, essa desvantagem causará transtornos para os especialistas que estão envolvidos em um tipo remoto de trabalho ou trabalham em projetos separados. Acontece que muitas vezes os clientes exigem mudanças imediatas (independentemente da hora do dia) - nesse sentido, você terá que trabalhar de manhã cedo ou tarde da noite, bem como nos feriados ou nas férias.
Como você pode ver, o trabalho de um web designer é caracterizado por prós e contras. É importante analisá-los e avaliá-los cuidadosamente antes de obter uma educação nesta especialidade.
Responsabilidades
As responsabilidades e tarefas de trabalho de um web designer podem diferir dependendo do local específico de trabalho, bem como dos desejos do empregador e dos clientes. É por isso que, ao se candidatar a um emprego, é muito importante se familiarizar com antecedência com a descrição do trabalho que o empregador lhe oferece. Tradicionalmente, este documento contém os seguintes pontos:
- análise do comportamento dos visitantes de um recurso online;
- determinação de suas tarefas e desejos;
- criação de esboços de design, que posteriormente serão finalizados para a criação do site final;
- finalização de modelos, designs e layouts existentes;
- trabalhar na criação de botões de navegação;
- criação de layouts;
- escrever especificações técnicas;
- desenvolvimento de um esquema de cores, a escolha de uma paleta específica;
- design visual e decoração;
- trabalho de design;
- criação de elementos de design individuais (por exemplo, banners, capas, etc.);
- registo de contas (públicas e pessoais) nas redes sociais e muito mais.
Conforme declarado acima, este conjunto de responsabilidades não é final e pode ser finalizado ou alterado.
Para quem é adequado?
Para ser um web designer de sucesso, você precisa ter muitas qualidades necessárias (profissionais e pessoais). Sua ausência pode complicar significativamente o desempenho das funções de trabalho.
Habilidades profissionais exigidas
Há uma série de habilidades profissionais que todo profissional deve possuir. Entre eles estão os seguintes:
- conhecimento e capacidade de trabalhar com programas e aplicativos de computador especializados;
- conhecimento de usabilidade;
- conhecimento das linguagens HTML e CSS;
- conhecimento dos princípios e regras de layout;
- conhecimento de marketing na internet, etc.
Ao mesmo tempo, dependendo de sua especialização ou das especificidades de um projeto em particular, é importante ter as habilidades adequadas.
Qualidades pessoais
Além das qualidades profissionais essenciais, existem outras características de um especialista às quais o empregador presta atenção. Entre eles:
- perseverança;
- pensamento criativo e criativo;
- boa memória;
- buscando a autoeducação e o autoaperfeiçoamento;
- tolerância;
- polidez;
- paciência;
- sociabilidade, etc.
Lembre-se que o empregador procura não só um especialista altamente qualificado, mas também uma pessoa que se enquadre perfeitamente na equipa de trabalho.
Quanto ele ganha?
Como afirmado acima, O salário do web designer é bastante alto. No entanto, deve-se ter em mente que esta afirmação se aplica principalmente a profissionais mais experientes e profissionais. Assim, os web designers que possuem uma vasta experiência de trabalho, possuem não apenas competências e aptidões essenciais, mas também competências e capacidades adicionais, uma vasta gama de conhecimentos diversos e estão envolvidos em projetos de prestígio, podem receber mais de 100.000 rublos por mês.
Quanto aos recém-chegados à profissão, a recompensa material por seu trabalho pode variar na faixa de 20.000 a 40.000 rublos. Além do mais, o salário de um especialista pode depender da região de residência - Os especialistas metropolitanos, assim como os funcionários que trabalham para grandes empresas privadas estrangeiras, ganham muito mais do que os que trabalham no serviço público ou vivem nas províncias.
Onde estudar?
Para se tornar um web designer profissional, você precisa entrar em uma universidade ou faculdade, concluir seus estudos com êxito e receber um diploma de educação adequado. Um especialista que possui evidências documentais de suas aptidões e aptidões é muito conceituado no mercado de trabalho e muito procurado pelos empregadores. Deve-se ter em mente que na admissão, deverá ser dada preferência às universidades da capital.
Depois de decidir sobre uma instituição educacional específica, você precisa descobrir quais matérias você precisa fazer nos exames e começar uma preparação completa. Ao mesmo tempo, lembre-se que você terá que estudar em uma instituição de ensino especializada de 3 a 6 anos. Além disso, existe a opção de realização de cursos de especialização. Dito isso, tanto os cursos online quanto os tradicionais cursos de atualização podem ser adequados. Independentemente de sua educação básica, você terá que passar por treinamentos regulares, monitorar constantemente novas tendências e tendências. Para isso, recomenda-se a frequência de master classes temáticas ou treinamentos.
Como se tornar um web designer do zero?
Um aspirante a web designer sem nenhuma experiência profissional relevante pode se inscrever para cargos iniciais (ou iniciais) em empresas. Deve-se ter em mente que você pode escolher tanto o trabalho no escritório quanto o trabalho em casa em um formato remoto. Dependendo de seu talento natural, bem como de sua diligência, você pode estar na posição inicial de vários meses a vários anos. Neste periodo é muito importante construir seu portfólio profissional em uma variedade de áreas.
Além disso, muitas vezes para criar um portfólio, muitos especialistas, além de seu trabalho, participam de projetos adicionais. Depois disso, você pode se inscrever para cargos superiores.
Perspectivas e crescimento na carreira
Especialistas que ocupam a posição de web designer, podem desenvolver suas carreiras profissionais de várias maneiras diferentes. Em primeiro lugar, eles podem subir na carreira como empregados e ocupar cargos de liderança. Além disso, existe a opção de começar o seu próprio negócio - neste caso, você se torna o empregador. Você também pode envolver-se em trabalho de consultoria.
Deve-se ter em mente que cada uma dessas opções tem vantagens e desvantagens e também pode exigir habilidades adicionais. Por exemplo, se você deseja iniciar seu próprio negócio, habilidades de liderança, conhecimento de processos de negócios, etc. serão úteis.Também deve ser observado que muitos designers da Web de sucesso trabalham como professores (por exemplo, em universidades). Eles também podem criar seus próprios cursos de direitos autorais ou se envolver em outras atividades educacionais.
Assim, você pode ter certeza de que web designer é uma profissão popular e exigida no mundo moderno. Atrai os jovens por vários motivos: salários elevados, criatividade, capacidade de trabalhar remotamente, etc.
No entanto, antes de iniciar o treinamento e o avanço na carreira, é importante avaliar todas as vantagens e desvantagens do trabalho, e também correlacionar de forma séria suas habilidades e aptidões com os requisitos da profissão.