Que assuntos você precisa levar ao designer?
A profissão de designer é multifacetada. Dependendo de suas inclinações criativas, você pode optar por design de interiores, paisagismo, modelagem de roupas ou se tornar um especialista em computação gráfica. No entanto, para entrar no corpo docente exigido, primeiro você precisa ser aprovado nos exames. Mas o que - você aprenderá com nosso artigo.
Exames básicos
Várias instituições de ensino exigem o ensino de disciplinas diferentes, mas também existem disciplinas básicas necessárias para que todos possam desaprender um designer. Aqui estão eles:
- Língua russa;
- literatura;
- história.
Além deles, os candidatos serão convidados a passar 2 verificações adicionais relacionadas com a identificação da criatividade. Primeiro, faça um desenho, mas não "da cabeça", mas do busto ou outro objeto fornecido. O candidato terá de 4 a 6 horas para passar no teste. Em segundo lugar, você precisará compor uma composição de vários objetos emitidos, por exemplo, podem ser formas geométricas de papel. Destes, você precisará construir um modelo tridimensional, dar-lhe um nome e desenhar seus diagramas em diferentes projeções. No final da prova, são somados os pontos obtidos na passagem em concursos criativos e as notas das disciplinas principais, e é dado o veredicto final.
Caso o candidato possua um portfólio, ou seja, uma coleção de amostras de trabalhos (desenhos, pinturas, desenhos), não será supérfluo submetê-lo à apreciação da comissão de seleção como um "trunfo" adicional. A participação em concursos e apresentações criativas também será uma vantagem.
Em geral, um portfólio não é obrigatório para a admissão, mas algumas instituições de ensino descontam pontos adicionais por sua presença.
Admissão após 9º e 11º ano
Se você planeja terminar as 11 séries, depois de passar no exame, pode se inscrever para ser admitido na universidade com segurança. Se você decidir se despedir da escola após a 9ª série, terá um caminho direto para a escola secundária - faculdade, escola técnica, liceu ou cursos especiais.
No entanto, é importante ressaltar que, ao fazer o ensino superior, a escolha da especialização será mais ampla do que quando você receber o ensino médio especializado. Então, você pode se tornar:
- designer gráfico;
- designer industrial;
- desenvolvedor de produtos impressos;
- artista;
- designer-designer;
- designer de roupas;
- designer de interiores;
- paisagista.
Lista das profissões disponíveis para ingresso no ensino médio: design de moda, design de interiores, paisagismo e computação gráfica. Ao enviar documentos para uma universidade, você será solicitado a fornecer os resultados do exame e poderá ser convidado a realizar uma tarefa criativa (dependendo da instituição educacional específica). Ao entrar em uma escola secundária, você precisará de um certificado com notas, onde eles podem ver as disciplinas básicas: russo, história, desenho (ou desenho).
Que assuntos tomar em direções diferentes?
Agora vamos considerar cada especialidade separadamente.
Desenho industrial
Designer industrial - este é um especialista que estuda um produto de mercado acabado e cria um análogo de alta qualidade. Em outras palavras, não inova, mas aprimora os itens do dia a dia.
Você pode estudar para ser designer industrial em uma universidade. Ao enviar documentos, você precisará dos resultados do exame estadual unificado nas disciplinas de educação geral, e também precisará passar nos exames de admissão na língua russa, estudos sociais, mostrar suas habilidades criativas passando no teste sobre um determinado tópico (desenho / composição).
Gráfico
É melhor estudar design gráfico em uma universidade, mas na ausência dessa oportunidade (ou desejo), você pode ir para uma escola secundária e para cursos especiais.
Aqui está uma lista de disciplinas para as quais você deverá ter os resultados do USE na universidade:
- Língua russa;
- literatura;
- Matemáticas;
- Ciência da Computação;
- física.
Designer de moda
Você pode aprender essa profissão tanto em uma universidade quanto em uma escola secundária ou em cursos. No entanto, você deve estar ciente de que o ensino superior ainda será preferível, especialmente se você quiser não apenas aprender a cortar e costurar, mas também desenvolver um novo design de moda.
Vamos falar sobre o ensino médio especializado. Você pode obter a profissão de cortador ou designer de moda. A principal diferença entre essas profissões está em suas responsabilidades funcionais. O cortador está empenhado em colocar padrões no tecido, cortar roupas, preparando-as para o encaixe. O designer estrutural desenha esboços e desenvolve padrões técnicos.
No final da faculdade, você receberá um diploma estadual. A admissão é possível tanto após o 9º ano (neste caso, você terá que estudar 4 ou 5 anos), quanto após o 11º ano (o período de estudos será de 3 anos). Inicialmente, você vai aprender a profissão de cortador, e depois - um designer de moda.
A admissão na 9ª série envolve uma entrevista. Com base em 11 classes, os exames (língua e literatura russa) são aprovados ou os resultados de um exame estadual unificado em matemática e russo são fornecidos. Há também um concurso de criação (desenho).
Design de interiores
Você pode aprender essa profissão tanto no ensino médio como em uma instituição de ensino superior, e não apenas pessoalmente, mas também à revelia e até online.
Lista de disciplinas a serem ministradas no ingresso na universidade:
- Língua russa;
- literatura;
- Matemáticas;
- história.
Além desses itens, você terá que estar pronto para um concurso criativo (desenho / composição / desenho). A admissão a uma instituição educacional secundária especializada requer uma entrevista. Se houver muitos que desejam estudar, mas houver poucos lugares, você precisará fornecer um certificado escolar com as notas. A propósito, você pode se inscrever em uma escola secundária após o 9º e 11º ano. É claro que, além do acima, também existem cursos especiais pagos que prometem dar a você o conhecimento necessário em alguns meses. Claro, você também pode começar com eles.
Mas, para uma atividade bem-sucedida, a quantidade de informações que você obtém sobre eles obviamente não será suficiente. Portanto, após concluí-los, esteja preparado para continuar aprendendo em um formato mais aprofundado.
Projeto paisagístico
O paisagista é uma profissão muito interessante para quem gosta de criar peças únicas utilizando os dons da natureza em conjunto com as criações humanas. Os desenvolvimentos do projetista devem basear-se não só na vontade do cliente, mas também nas características da área onde o projeto é requerido, bem como nas condições climáticas da região. Afinal, você deve admitir que não se pode cultivar palmeiras na Sibéria, por mais que se esforce e, portanto, um paisagista deve ser bem versado em plantas, mais precisamente, nas especificidades de seu cultivo.
Se você deseja obter essa educação, precisará ser aprovado nos exames das seguintes disciplinas:
- biologia;
- Matemáticas;
- geografia;
- Língua russa.
Designer de anúncios
Esta profissão é muito específica, visto que o designer- "anunciante" não cria obras de arte, mas desenvolve elementos visuais eficazes para o sucesso da publicidade de produtos ou serviços no âmbito de uma política de marketing. Suas atividades visam criar uma "cara" reconhecível da empresa por meio de ferramentas gráficas. Depende desse especialista como será a campanha de marketing, se o consumidor vai se interessar e fidelizar ou, ao contrário, se decepcionar.
Um designer de anúncios e itens promocionais deve ter gosto e habilidade artística, ser perspicaz e também ser capaz de responder rapidamente às mudanças nas tendências do mercado e usá-las em seus designs. Para se tornar um especialista em design de produto promocional / publicitário de sucesso, você precisa se formar. Pode candidatar-se à especialidade "Gráficos" ou "Desenho de impressos".
Lista de assuntos de USE necessários para entrega:
- Língua russa;
- literatura;
- história;
- Matemáticas.
Além disso, a maioria das universidades se oferece para passar no teste criativo, enviando um desenho, pintura ou outra composição. Existem também cursos pagos que duram cerca de 9 meses. Neles, futuros especialistas são treinados no uso de modernos programas de computador para o desenvolvimento e desenho de folhetos publicitários, livretos, catálogos, revistas, banners.
Após a conclusão dos cursos, os egressos recebem diplomas estaduais de reciclagem profissional.