Designer

Portfólio de designer gráfico

Portfólio de designer gráfico
Contente
  1. Como começar a construir um portfólio?
  2. Estrutura
  3. Qual formato você deve escolher?
  4. Erros comuns que os aspirantes a designers gráficos cometem

Qualquer designer gráfico em busca de trabalho. deve ser capaz de se apresentar ao empregador. Para fazer isso com competência, o mínimo de que ele precisa é um currículo e, claro, um portfólio. Qualquer pessoa que já procurou emprego pelo menos uma vez pode escrever um currículo hoje, mas nem todos podem organizar um portfólio com competência. Não existem regras iguais para todos, pois cada designer é único e se esforça para mostrar o seu melhor lado à sua maneira.

Como começar a construir um portfólio?

Qual deve ser exatamente o seu portfólio, ninguém sabe, exceto você. Se você vai postar em seu blog, galeria ou criar seu próprio site para esses fins - você decide. Seu principal objetivo é atrair a atenção de um potencial empregador e demonstrar seu potencial a ele. Não deve gritar sobre você, mas destacar todas as suas qualidades em uma luz favorável e se concentrar no seu melhor trabalho.

Muitas vezes o empregador não considera cada cargo da carteira separadamente, mas avalia todos juntos, prestando especial atenção à harmonia, seu estilo e forma de atuação. É improvável que ele preste atenção no autor, cujas obras estão caoticamente espalhadas pela página, e mesmo cada uma completamente diferente da outra. Isso se torna importante quando o designer recebe descrições de trabalho e exemplos.

É claro que, na maioria dos casos, é mais confortável para o empregador visualizar seu currículo e portfólio eletronicamente. Não precisa ser um site, você pode colocar seu trabalho em uma apresentação, vídeo ou um arquivo PDF simples.

Se sua escolha foi criar um site, não é recomendável dar preferência a serviços gratuitos para isso. Em sites criados desta forma, existem muitos anúncios estranhos, o que apenas estraga a impressão do seu trabalho. Melhor criar um blog separado, no qual você pode enviar todo o seu trabalho com pequenas explicações.

Estrutura

Divida todo o seu portfólio em várias partes principais.

  1. Cobrir. Deve ser minimalista. Basta escrever seu nome e especialização nele. Você também pode estilizá-lo adicionando um plano de fundo ou até mesmo uma moldura. O papel da capa é criar a primeira impressão e cativar o empregador. Colocar o seu melhor trabalho na capa apenas estragará a impressão do resto. Portanto, escolha sabiamente.
  2. Apresentando-se. Na segunda página, você pode postar um conto sobre seus próprios sucessos, seu caminho criativo e, em geral, o que você acha útil para o empregador. Coloque também nesta página os contatos pelos quais você pode ser contatado. Não inclua a idade, a menos que você tenha 25 anos. Os jovens profissionais são frequentemente ignorados pelos empregadores.
  3. Parte principal. Isso inclui as obras que você adiciona ao seu portfólio. Você pode classificá-los pela forma de desempenho, gênero ou algum outro critério. Também é útil adicionar pequenas legendas explicativas abaixo de cada trabalho.
  4. Conclusão. Na última página, você pode colocar um agradecimento pela atenção, bem como informações de contato duplicadas.

Organize seu portfólio para que você possa imprimi-lo posteriormente e dobrá-lo em um livro ou álbum. Numere as páginas, indente as bordas do papel e não se esqueça da capa traseira. Esse portfólio pode ser duplicado em formato eletrônico, bem como usar páginas prontas na criação de seu próprio site.

Qual formato você deve escolher?

Claro, você pode postar seu trabalho em seu blog ou em seu site pessoal, mas este formato não funcionará para uma entrevista ao vivo. É melhor ter sempre uma ou duas cópias impressas de seu portfólio com você, caso você precise viajar para a entrevista. Muitos impressores agora fazem versões de livros razoavelmente baratas em espirais ou em um fichário. Escolha papel espesso e brilhante para impressão. Será guardado por muito tempo em bom estado, não desbota nem enruga.

Se você deseja construir um site para o seu portfólio, existem muitas plataformas para ajudá-lo a fazer isso. O pagamento do domínio custa cerca de 150 rublos por mês. Cuide de para que seu site seja conveniente de usar, e só então bonito. Se você não sabe fazer sites e os recursos para um bom designer de layout não chegam, basta transferir seu portfólio para um blog. Será muito melhor do que um site mal projetado.

Não poste muitos trabalhos em uma página... Melhor fazer várias páginas separadas para cada trabalho. Isso os tornará mais atraentes e o empregador em potencial não ficará entediado ao folhear todos eles.

Se possível, crie uma página separada com comentários e contatos de clientes anteriores. Assim, uma pessoa pode contatá-los.

Erros comuns que os aspirantes a designers gráficos cometem

Não siga padrões diretos e padrões encontrados na Internet. Este é o seu portfólio, e você pode alterar o design de tudo nele de acordo com seu gosto e cor. E existem modelos idênticos bastante gastos em portfólios de baixa qualidade. Não pense que se você encontrar um modelo na página 143 de pesquisa, então ninguém o usou. Muito provavelmente, simplesmente não é mais relevante.

Não adicione todos os trabalhos que você já fez ao seu portfólio. O cliente sempre avalia a carteira com o pior desempenho. E é do seu interesse provar a ele que você não apenas sabe fazer bem, mas também regularmente. É por isso não se permita adicionar um trabalho ao seu portfólio a cada 3-4 meses.

O próximo grande problema para muitos, até mesmo para designers profissionais, é a baixa autoestima. Nunca escreva embaixo do seu trabalho "Sim, isso não é o ideal, há erros aqui e aqui, mas vou consertar tudo." Em vez disso, faça uma escolha e não inclua esse trabalho em seu portfólio ou mude tudo para que fique como deveria.

Portfólios abandonados e não renováveis ​​também são um grande problema. Se o empregador vir que seu último emprego foi adicionado há 6 meses, ele terá uma série de perguntas. Talvez você já tenha encontrado outro emprego e, portanto, não poste novos projetos, ou você saiu do seu emprego e é inútil entrar em contato com você. Reserve um tempo pelo menos uma vez a cada 2-3 semanas para atualizar seu portfólio e certifique-se de fazer o upload de novos trabalhos.

Se você ainda não teve projetos, faça você mesmo. Por exemplo, elabore uma tarefa técnica para você mesmo e conclua-a. É improvável que o empregador descubra se este edifício é real ou não.

Seu portfólio ajuda os empregadores a avaliar seu nível de habilidade. Portanto, torne-o o mais apresentável e visível possível para que seja escolhido entre dezenas de candidatos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa