Designer

Como compor e desenhar o portfólio de um designer?

Como compor e desenhar o portfólio de um designer?
Contente
  1. Regras básicas de compilação
  2. Estrutura
  3. Opções de formato
  4. Que lindo arranjar?
  5. Recomendações

Todo designer em busca de emprego sabe o valor de um bom portfólio. Não apenas mostra as realizações do autor, mas também o distingue favoravelmente da formação de outros performers. Poucos mestres novatos sabem projetar adequadamente seu portfólio, como preenchê-lo, para que o empregador se interesse por você.

Você pode começar sua jornada no mundo do design de diferentes maneiras. Por exemplo, você pode trabalhar como estagiário em algum estúdio de design ou pode montar esse estúdio sozinho. No entanto, talvez a maneira mais fácil e rápida de ganhar dinheiro seja freelancer. Permite pesquisar e realizar diversos projetos e ensina como se comportar em um ambiente altamente competitivo.

Porém, para que o cliente possa escolher você como intérprete entre dezenas de concorrentes, é necessário demonstrar suas habilidades a ele. É aqui que surge a questão do portfólio.

Regras básicas de compilação

O portfólio de qualquer designer que se preze deve seguir uma série de regras simples.

  • Ao adicionar uma obra ao seu portfólio, anexe a ela o texto da tarefa que o cliente lhe deu, ou reconte resumidamente o problema que você resolveu nesta obra. A beleza é boa, mas a praticidade é mais importante..

  • Não liste todos os projetos em seu portfólioem que você estava trabalhando. O empregador irá classificá-lo no pior trabalho que você fizer. No entanto, certifique-se de que seu portfólio comece e termine com seus melhores trabalhos. Isso deixará o cliente com uma boa impressão de você.

  • Imagine-se no local do cliente e analise cuidadosamente o seu trabalho... Você gostaria de trabalhar com essa pessoa? Parece puro o suficiente, o olho se apega a algum detalhe desnecessário?

  • Certifique-se de numerar as páginas... Mesmo se você não planeja imprimir seu portfólio. Em primeiro lugar, isso o torna visualmente mais agradável esteticamente e, em segundo lugar, depois de ver todas as obras, será mais fácil para o cliente voltar àquelas de que se lembrou.

  • Se você trabalha em vários estilos e deseja mostrá-los ao empregador, certifique-se de que haja uma transição suave entre eles. Trabalhos de grupo por estilo... Se forem feitos em uma estrutura estilística clara, você pode usar subtítulos como "trabalhar no estilo 1", onde "1" é o nome do estilo.

  • Como designer, você deve ser criativo em tudo, inclusive no seu portfólio.... Espera-se de você algo novo, seu próprio sabor, não um conjunto de modelos de trabalhos. Centenas de milhares de portfólios de amostra são vistos todos os dias por gerentes de RH e clientes em todo o mundo. Faça o seu se destacar da massa cinzenta.

  • Não mantenha seus papéis de estudo em um portfólio se você já tiver concluído seus estudos... Esses trabalhos foram criados por você apenas para dizer ao cliente "Isso eu já aprendi." A conclusão do treinamento implica que você já é um especialista bastante competente para criar seus próprios projetos exclusivos.

Estrutura

Um portfólio bem estruturado parece visivelmente melhor e é avaliado mais alto do que aquele em que o designer negligenciou a aparência. Deve consistir em quatro partes importantes:

  • folha de rosto;

  • página "sobre o autor";

  • parte principal;

  • conclusão.

A página de título é o seu cartão de visita. Não deve ser muito brilhante, chamativo ou fora do estilo geral. Você pode colocar um de seus trabalhos na página de título ou organizá-lo em um estilo minimalista.

O principal elemento que deve constar é o seu nome, apelido e especialidade. Você também pode especificar o (s) ano (s) em que o portfólio foi compilado.

A seguir está a página do autor... Aqui você pode inserir sua foto, duplicar seu nome completo, data de nascimento e algumas palavras sobre você. Se você tem menos de 25 anos, é melhor não indicar sua data de nascimento. Muitos empregadores não têm pressa em contratar jovens especialistas. Aqui você também pode especificar informações de contato: e-mail, número de telefone, links para redes sociais.

Parte principal... A sua criação e design demoram na maior parte do tempo. Inclui todos os trabalhos que você contribuiu para o seu portfólio. Ele pode ser categorizado por estilo, design ou até mesmo cor. O principal aqui é não misturar todas as obras e dar-lhes espaço suficiente. Você pode colocar vários pequenos esboços em uma página ou dedicar uma página inteira a um grande projeto.

Na parte final é comum inserir comentários de clientes satisfeitos, agradecimentos e também duplicar seus contatos. Não se esqueça do design da capa traseira. Deve ser uma adição ou continuação do lado frontal. Essa estrutura é adequada para qualquer pessoa, mesmo um ilustrador novato, designer de publicidade e impressão, designer de movimento e até mesmo designer de layout.

As habilidades de design de impressão serão muito úteis para você no design de um portfólio, mesmo que não esteja relacionado à impressão de forma alguma.

Opções de formato

Existem várias opções de formatos de portfólio. Você não deve se debruçar sobre apenas um deles. Em casos diferentes, você pode precisar de opções diferentes.

PDF

Este formato é versátil para quase todas as necessidades. Inicialmente, é melhor fazer o layout das páginas no Photoshop e só depois converter para PDF. Posteriormente, esse portfólio pode ser facilmente impresso em qualquer gráfica, enviado pelo correio ou mesmo levado com você em uma unidade flash. Como amostra, você pode pegar qualquer livro de arte ou portfólio de outro designer. Tente encaixar tudo em um arquivo de 10-15 páginas... Pode ser difícil para um empregador absorver muitas informações.

Apresentação

Hoje em dia, carteiras em formato de apresentação raramente são feitas, mas também tem suas vantagens. Por exemplo, a capacidade de adicionar trilha sonora ao seu trabalho.

No entanto, esse recurso deve ser usado com muito cuidado, pois os empregadores nem sempre o percebem de forma positiva.

Site pessoal

Talvez a melhor opção para trabalhar com clientes online. Você pode criar um site mesmo sem entrar em contato com um designer de layout experiente usando layouts prontos ou usá-los como um portfólio PDF. A mesma regra se aplica aqui como nas apresentações - não sobrecarregue o empregador com informações. Exemplos de bons sites podem ser encontrados com artistas profissionais em bolsas de freelance.

Que lindo arranjar?

Designers experientes têm o prazer de fornecer aos iniciantes muitas dicas de design. Mas todos também lembram que não existe um botão mágico "embelezar", e a escolha do design ainda cabe ao seu gosto artístico. Antes de começar a montar seu portfólio, dê uma olhada em como os profissionais o fazem. Marque ou mesmo anote, ponto por ponto, o que exatamente o atrai.

Não se esqueça da regra "um bom trabalho é melhor do que vários ruins."

A qualidade deve estar em primeiro lugar, e só então a quantidade... Você não precisa publicar todo o seu trabalho, pois apenas sobrecarrega seu portfólio e dilui o valor de projetos que realmente valem a pena. Trabalhos feitos com a alma ficam melhores. Certifique-se de incluí-los em sua apresentação.

É melhor remover alguns projetos enfadonhos e enfadonhos nos quais você não estava interessado em trabalhar, mas adicione um que você gostaria de continuar.

Conte uma história em seu portfólio. Que seja na forma de pequenas legendas para o trabalho com uma história sobre como você ajudou e como mudou o design para o seu cliente. E, ao final da apresentação, você pode coletar avaliações de clientes e logotipos de empresas com as quais já trabalhou. Isso conectará todo o trabalho em um único sistema.

Mantenha o design do seu portfólio simples. Se você está criando do zero, então deve pensar com antecedência como tudo ficará, qual será o fundo, a capa, a fonte. Embora seu portfólio deva parecer incomum, você deve evitar detalhes desajeitados e fundos excessivamente brilhantes.

Recomendações

Antes de começar a trabalhar em um portfólio, determine o propósito que ele terá. Seja para atrair clientes, demonstrar habilidades ou se apresentar para encontrar um emprego em um grande estúdio. Personalize-o para se adequar perfeitamente a essas metas. Exclua e adicione elementos dele. Não existe um portfólio único para todos.

Sinta-se à vontade para mostrar até as tarefas não concluídascom o qual você trabalhou. Você pode descrever resumidamente o que você teria melhorado neles. Mas não faça autocrítica. Um autor que não valoriza seu trabalho dificilmente será apreciado por um empregador. Mostre-se como profissional.

Se você ainda não teve nenhum cliente, atualize o design dos itens existentes ou apenas invente um cliente para você.... Ninguém em uma entrevista irá procurar essa empresa ou cliente para verificar se você realmente fez o trabalho por ele. Você não deve fazer isso com comentários. Também será útil para um designer novato participar de vários concursos.

Você pode não ganhar nenhum prêmio, mas terá uma ótima experiência e, possivelmente, criará trabalhos que poderão ser colocados em um portfólio.

Faça trabalhos de caridade dentro de limites razoáveis... Por exemplo, crie um logotipo para um clube literário local e eles lhe darão um feedback positivo em troca. Ou peça a seus clientes que encomendem seu trabalho não diretamente, mas por meio de uma bolsa freelance. No portfólio, você pode indicar que aceitou o pedido em uma troca específica.Claro, você terá que pagar uma pequena comissão, mas isso ajudará a aumentar sua classificação mais rapidamente e outros clientes irão tratá-lo com muito respeito.

Não use construtores de sites gratuitos para hospedagem... Há muitos anúncios neles que provavelmente não terão um bom efeito na percepção do seu portfólio pelo cliente. Melhor pagar um pouco para usar um nome de domínio e colocar o que quiser nele, até mesmo banners com propagandas, se se encaixa no estilo.

Em vez de uma simples demonstração de trabalho, adicione a ela alguns esboços que você fez enquanto trabalhava no projeto. Isso animará sua apresentação e dará ao cliente uma compreensão mais completa de como você estrutura seu fluxo de trabalho. Mas não o transforme em um diário com anotações. Não escreva muito. O excesso de texto desviará a atenção dos detalhes realmente importantes e ocupará muito espaço nas páginas. Não adicione mais de um pequeno parágrafo, cerca de 4-6 linhas.

Preste bastante atenção às pequenas coisas. Por exemplo, se você deseja trabalhar com design de logotipo, mostre-os com mais frequência nas páginas do portfólio, faça um logotipo para você e poste-o também. Ou você pode estilizar sua apresentação no estilo da empresa com a qual deseja fazer parceria. O principal não é copiar as ideias e o estilo dela, mas trazer algo de seu. Só você pode controlar a atenção do cliente, fazê-lo olhar onde e quando precisar. Use esta oportunidade com sabedoria e todos os caminhos estarão abertos para você.

Como construir um portfólio de designer, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa